quinta-feira, 30 de abril de 2020

Retrospectiva 2019

.
... Postagem atrasada ...
.

Aproveitando a folga das corridas que a pandemia do corona-vírus está nos proporcionando eu vou colocando em dia as postagens do blog e hoje trago a minha retrospectiva do ano passado, 2019.
Como sempre, primeiro faço um resumão e depois um breve resumo mês a mês.



RESUMÃO:


► Foram 121 treinos de corrida que totalizaram 1.279kms750mts feitos em 87h42min04seg (media de 4min06seg por quilômetro).
► Foram 24 competições, sendo xx pelos Jogos Abertos Municipais, que totalizaram 341kms800mts feitos em 23h49min51seg (media de 4min10seg por quilômetro).
► Na quilometragem total corrida no ano foram 1,622kms550mts feitos em 111h34min55seg (media de 4min07seg por quilômetro).
► Na bicicleta foram 54 pedais que totalizaram 2.115kms800mts.
► Na caminhada foram 13 atividades que totalizaram 102kms100mts.

► Além de 30 sessões na academia.
► E em 141 dias foram de folga. Ou seja, sem treinamento algum.

No quesito provas, foram 24 competições (4 delas pelos Jamu's) e 21 pódios no total (3 deles pelos Jamu's), sendo:

► 5 pódios como campeão geral (3 deles nos Jogos Abertos Municipais e 1 em equipes);
► 3 pódios como campeão na categoria por faixa etária;
► 3 pódios como vice-campeão geral;
► 1 pódio como 3º lugar geral;
► 2 pódios como 3º lugar na categoria por faixa etária;
► 1 pódio como 4º lugar geral;
► 6 pódios como 5º lugar geral (1 deles em equipes, e 1 como dupla premiação).



Agora segue um breve resumo mês a mês:




Mês onde fiz 13 treinos de corrida que totalizou 159,3kms feitos em pouco mais de 12 horas.
Ainda fiz 3 caminhadas, um pedal e fui 4 vezes à academia e participei de uma competição no Desafio de Equipes de Cascavel onde representei a equipe Força Runners e obtivemos a 5ª colocação geral e eu acabei sendo o melhor atleta da equipe e o xx no geral da prova. Completei os 7kms, que na verdade deu apenas 6,9kms com o tempo de 24min42seg.





Mês de poucos treinos. Só 60,4kms nas 7 vezes que saí para correr.
Fiz uma caminhada, 3 pedais que ultrapassaram os 250kms.
Fui só duas vezes à academia e participei da Maratona do Vinho em Bento Gonçalves-RS no dia 10.
Uma prova dificílima, com um percurso bastante desafiador que acabei completando com 3h30min57seg. Fui o xx no geral e conquistei a 3ª colocação na minha categoria.





Mês de quase 170kms em 14 sessões de treino.
Na bike fiz apenas 3 pedais curtos que não chegaram a 90kms no total.
Fui 4 vezes à academia e acabei participando de duas competições.

A primeira foi no dia 10 na Corrida Cidade das Flores de Corbélia. Uma prova com 6kms de distância que completei em 20min56seg e fui o 5º colocado geral.
A outra foi na semana seguinte, dia 17, na 4ª Etapa do Circuito SESC em Foz do Iguaçu. Completei os 12kms com 44min52seg e fui vice-campeão geral.





Este foi o mês que 'virei' ultra-maratonista. Na verdade, fui à Brasília correr a Maratona Monumental e acabei errando o caminho e corri 44kms com o tempo de 3h02min27seg. Apesar de ter errado o caminho e percorrido 2kms a mais, ainda conquistei a 3ª colocação na minha categoria.
Já no quesito treinos, foram menos de 100kms em 10 sessões.

Ainda fiz 4 pedais curtos que não chegaram a 90kms no total. Fiz duas caminhadas, uma delas de mais de 22kms em Brasília e fui 5 vezes á academia.





Corria pouco mais de 150kms nas 13 vezes que saí para correr.
Pedalei pouco mais de 120kms em outras 4 oportunidades e fui 6 vezes á academia. Além, é claro, de ter participado da 1ª Etapa  do Circuito de Corrida de Rua Cidade das Flores em Corbélia onde terminei na 6ª colocação geral e venci minha categoria completando os 6kms com 20min57seg.





Mês com 3 competições e menos de 110kms percorridos nos treinos.
A primeira competição foi logo no dia 2 na 12ª Meia Maratona das Cataratas onde obtive a minha melhor colocação de todos os tempos naquela prova. Fui o 3º geral e completei os 21,1kms com 1h15min55seg.
No dia 9, participei da 2ª Etapa do Circuito Cidade das Floress em Corbélia e obtive o recorde pessoal na distância de 6kms. Finalizei a distância no tempo de 19min59seg e fui o 5º geral.
Uma semana depois, no dia 16, venci no geral a 2ª Prova Pedestre Cidade de Moreira Sales de pois de ter pedalado quase 80kms no sábado, saindo de Ubiratã à Moreira e voltando pedalado após a prova.
Completei os 8kms lá em 28min40seg.
No total do mês pedalei quase 240kms em 6 pedais.
Ainda fiz uma caminhada e fui 3 vezes à academia.





Foram só 132,4kms de treinos nas 12 sessões de corrida no mês e mais duas competições.
No dia 14 fui 5º geral na 3ª Etapa do Circuito Cidade das Flores onde fechei os 6kms com 20min17seg.
E no dia 28 participei mais uma vez do Desafio de Equipes de Cascavel onde, novamente representei a equipe Força Runners e dessa vez fomo campeões geral e vencemos a equipe 2ª colocada por apenas 1 segundo de vantagem. Na prova eu fechei os 7kms com 24min25seg e fui o xx no geral e 3º da equipe.
Nas demais atividades do mês fui apenas uma vez para a academia e pedalei pouco mais de 150kms nas 5 vezes que fui pedalar.





Mês com pouco mais de 120kms de treinos de corrida e duas competições.
A primeira foi na 4ª Etapa do Circuito Cidade das Flores onde fui novamente 5º colocado geral. Fechando os 6kms da prova com o tempo de 20min31seg.
A outra competição foi na Maratona de Assunção no Paraguai e nessa eu fiz uma prova fantástica. Completei os 42,2kms com 2h44min51seg. Fui o 5º geral e melhor brasileiro na prova. Recebi uma premiação de 2 milhões de guarani, o que deu em torno de 1.300 reais.
Nas demais atividades, foram 2 pedais curtos que apenas ultrapassaram os 70kms somados as duas pedaladas. Uma caminhada de 8,5kms, que foi em Assunção e fui apenas uma vez à academia.





Como a maratona de Assunção havia sido quase final de agosto, me dei alguns dias de folga no início de setembro e no dia 16 reiniciei uma nova preparação para uma outra maratona. A de Manaus. Mas, acabei sentindo algumas dores logo no primeiro longo e a preparação, que seria de apenas 9 semanas, já começava complicada.
Na bicicleta fiz apenas 115,3kms em dois pedais e fui apenas uma vez à academia.
Andei 'matando' muito esta atividade nos últimos meses.
E este, foi o único mês de 2019 em que não participei de nenhuma competição.





Continuava a preparação para a maratona de Manaus, mas não ia nada bem.
Acabei indo parar no hospital no dia 5 com dores no peito e dificuldade para respirar. Nada de sério foi diagnosticado. Apenas esforço físico excessivo - disse o médico. Mas, já aproveitei o ocorrido e comecei a fazer alguns exames e nada de anormal foi encontrado. Então, acredito que deva ter sido esforço físico demais mesmo. Afinal de contas, já tinha feito 4 maratonas desde novembro de 2018 até aquele outubro de 2019 e vinha em preparação para a quinta maratona. Fora as meias maratonas e outras inúmeras provas curtas e tudo isso, após 3 meses afastado para o recuperação na lesão do joelho esquerdo. Ou seja, foi o esforço para chegar em alto nível foi intenso.
Apesar de ter ido parar no hospital no dia 5, no dia 6, participei da quinta e última etapa do Circuito Cidade das Flores. Mas, fui cauteloso na prova e terminei na 10ª colocação geral e venci a minha categoria. E ainda fechei o circuito na 5ª colocação geral e recebi um valor de 200 reais como premiação e este valor já me ajudou com as despesas de um dos dois exames que eu faria na seqüência.
Na semana seguinte, dia 13, participei da 4ª Meia Maratona Internacional das Três Fronteiras. prova com largada e Ciudad Del Leste no Paraguai, passagem por Foz do Iguaçu no Brasil e encerramento em Puerto Iguassu na Argentina. Completei os 21,4kms com 1h23min39seg e fui o campeão da minha categoria.
E no dia 20, mesmo estando com pressão alta e um pouco de tontura, encarei mais uma meia maratona. É claro que aqui eu abandonei performance e fui apenas para completas os 21,1kms da 18ª Meia Maratona Rotary em Toledo. Acabei apenas na 17ª colocação na minha categoria e 117º no geral.





Mês de várias provas. Porém, quatro delas pelos Jogos Abertos Municipais.
As primeiras provas do Jamu's foram logo no dia 2 e comecei pelos 200 metros rasos e acabei sentindo uma fisgada na parte posterior da coxa e abandonei a disputa e fechei em último na minha bateria.
Depois de recuperado voltei com cautela nos 800 metros e venci com certa tranquilidade com o tempo de 2min30seg. 
Por fim, fui para os 1.500 metros mais confiante e venci com soberania com o tempo de 4min44seg.
No dia 10, fui vice-campeão nos 6kms da 22ª Etapa do Circuito SESC na cidade de Campo Mourão. Completando a prova com 16min18seg.
Dois dias depois, venci a Mini-maratona dos Jogos Abertos de Ubiratã com o tempo de 16min18seg para os 4,6kms do percurso e a minha equipe, o Panorama, foi a 3ª no geral. Lembrando que são apenas 6 equipes/bairros.

E enfim, chegou o dia da 2ª Maratona de Manaus, e como o esperado, fui mal. Assim como toda a preparação.
Só não foi pior porque conheci uma parte do Brasil que tinha muita vontade de conhecer. Mas, no resultado da prova, foi o pior que eu já havia feito em uma maratona 3h47min06seg. No entanto, ainda conquistei a medalha top-80.
E, na semana seguinte à maratona, estive participando do Circuito de Corrida de Goioerê e acabei na 2ª colocação geral e faturei 100 pratas de premiação.
Só pra fechar, e pra constar, fiz 233kms de bike nas 7 vezes que saí para pedalar.





Neste mês deixei um pouco a corrida de lado e foquei na bicicleta.
Fiz menos de 40kms em treinos de corrida e mais de 630kms de bike e fechei o mês e o ano de 2019 na 95ª Corrida Internacional de São Silvestre fazendo a minha 14ª prova ali e completei os 15kms com surpreendentes 58min21seg. Eu disse surpreendente porque quase não corri naquele mês. Mas, acho que o pedal me deu bastante ritmo, pois, procurava pedalar um pouco mais forte a cada dia que pegava na bike.
Acabei ficando na 94ª colocação entre os amadores e em 161º no geral.
Na categoria fui o 14º.

E assim encerro, com super atraso, a minha retrospectiva do ano de 2019...


#tuttamaratonista

Nenhum comentário: