terça-feira, 7 de abril de 2020

Retrospectiva 2018

.
... Postagem atrasada ...

.

O ano de 2018 já passou a muito tempo, mas só agora é que venho trazer a minha retrospectiva dele.
E como sempre, primeiro eu trago um "RESUMÃO" de como foi o ano e somente depois trago um breve resumo mês a mês de tudo o que aconteceu em 2018.



RESUMÃO:

  • Foram 140 treinos de corridas que totalizaram 1.684,75kms em 130h59min16seg (media de 4min39seg/km).
  • Foram 13 competições que totalizaram 157,1kms em 10h12min33seg (media de 3min53seg/km)
  • Na quilometragem total do ano em corridas foram 1.842,15kms feitos em 141h11min49seg (media de 4min35seg/km).
  • Na bicicleta foram 37 pedais que totalizaram 1.710,9kms.
  • Na caminhada foram 11 atividades que totalizaram 78,5kms
  • Além de outras 25 sessões na academia.
  • E foram 159 dias sem nenhum tipo de treinamento.

No quesito provas, foram 13 competições e 10 pódios, sendo:

  • 5 pódios de campeão geral (2 deles nos Jogos Abertos Municipais);
  • 1 pódio de campeão na faixa etária;
  • 2 pódios de vice-campeão geral (1 deles nos Jogos Abertos Municipais);
  • 1 pódio de 3º lugar na faixa etária e
  • 1 pódio de 4º lugar geral





Neste mês marcou a primeira vez na história em que eu corri todos os dias do mês.
Foram 31 treinos onde realizei o meu Desafio Pessoal que foi correr a quilometragem correspondente ao dia. Acabei ultrapassando um pouco no dia 30 por conta de um erro no aplicativo Strava e no dia 31 exagerei um pouco correndo em três etapas do dia um total de 47kms simplismente para ter a marca de 500kms registrado no aplicativo. Mas, por azar, acabei esquecendo de printar a tela do celular como prova do feito alcançado. Porém, a distância foi batida e até ultrapassada.
Foram 521,8kms em 42h09min39seg.






Foi um mês de apenas 77,4kms rodados nos 8 dias em que treinei.
Não participei de nenhum competição.






Já foi um mês onde treinei mais.
Foram 14 sessões de corrida que totalizou 152,1kms em pouco mais de 11 horas de treinamento e foi também o mês que estreei em provas no ano de 2018.
Logo no dia 11 venci a 2ª Corrida Cidade das Flores em Corbélia fazendo 20min20seg nos 6kms do percurso e no dia 25 fui segundo geral na 4ª Etapa do Circuito SESC em Toledo onde marquei 36min03seg nos 10,1kms da prova.
Mês também onde entrei no Desafio do Deuses do aplicativo Icorreu e conquistei o terceiro lugar geral nesta primeira, de quatro, etapas do desafio percorrendo mais de 224kms. A meta do desafio era de apenas 50kms.






Mês de bons treinos e de uma prova quase perfeita na 44ª Prova Rústica Tiradentes em Maringá.
O tempo feito na corrida foi sensacional (35'02) só faltou o pódio para fechar o final de semana com chave de ouro. Mas, por "brechas" deixados no regulamento pela organização acabou prejudicando muitos amadores onde o pódio, de algumas faixas etárias, foram compostos por atletas de elite tudo porque, os três primeiros de cada faixa etária receberiam uma premiação maior do que os atletas que ficaram entre o sexto e o décimo lugar na classificação geral e com isso amarguei um quarto lugar na 40/44 anos.
Mês também que fechei a segunda etapa do Desafio dos Deuses correndo quase 220kms e mais uma vez obtendo o terceiro lugar geral. A meta do desafio era de 100kms.






Mês onde não participei de nenhuma prova.
Fiz 18 dias de treinos de corrida onde percorri pouco mais de 190kms em pouco mais de 13 horas e 30 minutos.
E fechei a terceira etapa do Desafio dos Deuses que tinha como meta 150kms, mas acabei percorrendo mais de 265 quilômetros somados os aquecimentos, trotes, rodagens e o treino propriamente dito.






Mês do meu aniversário (dia 1º) e de uma prova fantástica em Foz do Iguaçu (dia 10) onde concluí os 21kms com 1h17min15seg e fui campeão da faixa etária e mês de uma lesão séria no joelho esquerdo na semana seguinte a Meia das Cataratas que me afastou dos treinos por três longos meses.
Neste mês de junho seria também a última etapa do Desafio dos Deuses e estava liderando a disputa no aplicativo Icorreu, mas como não pude mais correr devido a lesão, acabei não concluindo o desafio e ficando em oitavo lugar na classificação geral.
E devido a lesão, fiz apenas 8 dias de treinos que não chegou a 110kms. Somados com a quilometragem da prova nas Cataratas deu um total de 127,75kms corridos em 9h22min32seg.





Mês de quase nada de treinos por conta da lesão.
Foram apenas três tentativas de voltar a correr em vão. Pois, às vezes, até ao caminhar o joelho doía e inchava. Porém, consegui pedalar um pouco e ultrapassei os 100kms na bicicleta.







Mais um mês onde praticamente não treinei. Fiquei mais no repouso para a total recuperação da lesão no joelho acometida em junho. Ainda assim, fiz quatro tentativas de trotes que não chegaram a 22kms no total.





Mês de retomada aos treinos depois de 3 meses afastado por conta da lesão.
E de cara, já iniciei fazendo um treinamento em preparação para uma maratona: a de Curitiba em novembro. E apesar da recente lesão, em saí bem neste primeiro mês de retorno aos treinos. Sem dores nenhuma percorri pouco mais de 150kms nos 12 dias que corri naquele mês de 2018.







Em outubro de 2018, pouco mais de um mês após a recuperação da lesão no joelho, já voltei a competir.
A primeira competição após o retorno aos treinos foi na 6ª Etapa do Circuito Cidade das Flores em Corbélia onde acabei sendo o 4º colocado na classificação geral.
Depois, fui à Tríplice Fronteira onde participei da 3ª Meia Maratona Internacional das Três Fronteiras que teve largada no Paraguai, passando pelo Brasil e finalizando na Argentina. Um percurso bastante desafiador e, para a minha 'consagração', acabei conquistando um pódio na minha categoria. Fui o 3º colocado.
E por fim, nos Jogos Abertos Municipais, numa competição de Duatlo em duplas, acabei conquistando o 2º lugar.
No quesito treinos, rodei naquele mês, pouco mais de 180kms.






Enfim, chegou o mês de retorno às maratonas depois da lesão no joelho.
Antes porém, realizei duas provas menores válidas pelos Jogos Abertos Municipais.
Fui campeão dos 1.500mts e da ’Mini-maratona’ na semana que antecedeu a Maratona de Curitiba que completei com 3h09. Achei um resultado excelente, pois a preparação não foi tão boa como acontece em outras ocasiões.
No quesito treinos, foram apenas 7 atividades no mês que que totalizou 63,1km.
Ainda fiz duas caminhadas (11,5kms) e pedalei pouco mais de 318kms em 6 pedais no mês







O mês de dezembro do ano de 2018 foi um mês de pouquíssimos treinos, porém, de 3 competições.
Fiz muitos pedais naquele mês. Chegando a atingir mais de 1.030 quilômetros em 21 pedaladas.
Nos treinos foram apenas 30,3kms nos 4 dias que resolvi correr.
Já nas competições atingi 33kms e comecei por Goioerê onde venci no geral a 6ª Etapa do Circuito de Corrida de Rua daquela cidade logo no dia 9.
Dez dias depois, no dia 19, venci mais uma competição no geral. Desta vez foi em Cascavel na 3ª Etapa do Circuito da Onça e por fim, no dia 31, fui à São Paulo participar da 94ª Corrida Internacional de São Silvestre para fechar o ano com chave de ouro.
E lembrando que, esta havia sido a minha 13ª participação na prova paulistana...



E assim; bastante atrasado, fechei a minha Retrospetiva do ano de 2018.

PS: Nos próximos dias estarei postando o resumo mês a mês do ano de 2019, bem como a retrospectiva do ano.

Antes, porém, farei um breve relato de uma corrida virtual, em casa, que participei no último domingo (05/04/2020) que considerei como: "coisa de retardado". kkkk

Abraço e até breve...


#tuttamaratonista

Nenhum comentário: