quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Corrida Nº 190 - 18ª Meia Maratona Rotary - Toledo-PR - 20out2019

.
Muitas vezes precisamos abrir mão da performance e correr apenas para completar um desafio e superar obstáculos. E isso não nos faz derrotados. Pelo contrário. Nos torna fortes e vencedores da mesma forma...
.
"As vezes é preciso seguir devagar para se chegar mais longe."


Segue os dados gerais da prova:

Prova número: 190

Nome da prova: 18ª Meia Maratona Rotary Club
Cidade: Toledo-PR
Data: Domingo, 20 de outubro de 2019
Distância: 21,1km
Tempo: 1h39min42seg
Media: 4min43seg por quilômetro
Colocação geral: 117º lugar
Atletas no geral: 276 corredores
Colocação na categoria por faixa etária de 40 a 44 anos: 17º lugar
Atletas na categoria: 28 corredores
Número de peito: 232
Patrocinadores: BCA Transportes, Salão do Deguinha e recursos próprios
Apoio/suporte: Academia Boa Forma de Ubiratã



A semana que antecedeu esta prova eu passei bastante mal de saúde. Acredito que tenha sido por algo que comi na rodoviária de Foz do Iguaçu no retorno da Meia Maratona das três Fronteiras no domingo anterior.
Mesmo assim, bastante debilitado resolvi ir para Toledo com minha esposa e o amigo Magaiwer.
Fomos no sábado a tarde, pois não encontramos alguém para nos levar no domingo de madrugadinha.

Apesar de termos ido no sábado, não chegamos a tempo de retirar os kits, que foi feito na manhã da prova.
Ao acordar eu já percebi que não estava muito bem. Tinha passado um semana bastante conturbada, mas no sábado estava relativamente bem. Porém, amanheci no domingo com um pouco de febre, meio zonzo e com a visão meio embasada.


Cerca de meia hora antes da prova eu ainda estava na dúvida se correria ou não e por insistência da minha esposa fui medir a pressão que estava 14/7. Relativamente alta para quem pretendia correr 21k.
As enfermeiras que me atenderam disseram que não seria bom arriscar correr.
Mas, acabei decidindo ir assim mesmo e há qualquer sinal de 'pioramento' (não sei se essa palavra existe) eu pararia imediatamente.

Resolvi então fazer um aquecimento para ver como eu estava realmente e percebi que não estava nada bem. Mesmo assim me perfilei para a largada. no entanto, decidi abrir mão de performance e seguir do jeito que dava. Queria apenas completar. Pelo menos isso.

O único problema de correr apenas para completar é que eu perderia a sequência de pódio no ano que somavam 15 em 15 provas disputadas. Mas, por outro lado, correndo e participando da prova eu honraria o patrocínio que tive na inscrição e numa das passagens entre Cascavel e Toledo. E pensando por este lado já valeria a pena.

As 07:30h foi dada a largada e desta vez saí do meio para trás do pelotão para assim não atrapalhar ninguém com o meu ritmo mais lento.
Comecei num ritmo em torno dos 5 minutos por quilômetro e talvez um pouquinho antes de completar esse quilômetro já pegamos uma subida mais intensa. Na verdade uma rampa de uns 300 metros mais ou menos.
O percurso mudou em relação aos anos anteriores e colocaram esta ladeira logo no início da prova.
Depois, o percurso segue em descida e oscilando ora ou outra. Porém, eu particularmente gostei deste novo percurso e se o atleta tiver bem preparado dá para fazer uma excelente participação.
Conforme os quilômetros iam passando, aprece que eu ia melhorando. Não ao ponto de correr no ritmo que eu pretendia. Mas, sentia melhora.


Neste novo percurso a prova segue até o Lago do Povo. Um outro lago na cidade de Toledo e na volta de lá, por volta dos quilômetro 12 para o 13, ou 13 para o 14, não lembro ao certo, teve mais uma subida forte de uns 400 pra 500 metros, mas que ia se minimizando conforme ia chegando mais acima.
Do mais, achei o percurso tranquilo. Para o próximo ano pretendo voltar e buscar um pódio ali. E este era o desejo inicialmente. E que pelos tempos da 17ª edição daria para 'brigar' pelo primeiro e segundo lugares, o que me garantiria mais uns trocados pro bolso. rsrs
Mas, não deu. Infelizmente.
Menos mal que consegui completar a prova sem maiores problemas e consegui até aumentar o ritmo depois do quilômetro 14 e nos últimos três, na companhia da Eduardo de Cascavel que fazia o revesamento, cheguei a fazer abaixo de quatro minutos e cheguei junto com ele e sua esposa para cruzar os 21,1kms com o tempo de 1h39min42seg.

Este foi um dos piores tempos que já fiz em uma meia maratona.
Só não foi pior porque em 2011 fiz 1h43'18 em Pomerode-SC quando fui marcador de ritmo sub1h45 para a revista Contra Relógio e em 2013 ali mesmo em Toledo quando eu voltava de lesão e resolvi correr com a camiseta sub1h45 que ganhei da revista da em Pomerode e fiz 1h43'49.

Mas, se por lado foi ruim porque quebrei a minha sequência de pódios no ano de 2019. Por outro foi bom, haja vista como eu havia passado naquela semana e como eu estava momentos antes da largada.
Só tenho à agradecer a Deus por ter me guiado e dado forças para completar mais uma corrida de rua.

Segue abaixo algumas fotos:

.
Meu número.
.
.

Na noite anterior com minha esposa Cileide e o Magaiwer comendo uma boa pizza.
PS1: agora, no momento da edição deste texto foi que eu percebi que aquela pizza poderia ter feito a minha pressão subir no dia da prova, pois ela estava bem salgada.
.
.

 
Na porta do quarto onde estávamos hospedado.
PS2: talvez o número 13 tenha sido o que me deu azar na prova. rsrs
.
.

Eu e o Magaiwer antes da prova.
Aparentemente eu estava bem.
.
.

Quase completando os 21kms ao lado do Eduardo que voltava de lesão e fazia o revezamento com sua esposa que fez a primeira parte e entrou no finalzinho para completar juntos.
E nos últimos três quilômetros eu vim com ele num ritmo muito bom.
.
.

Praticamente encerrando a prova com um semblante todo de sofrimento. Mas, gratidão com gratidão a Deus por ter me dado forças para completar mais estes 21km na minha trajetória no atletismo.
.
.
 
Enfim, cruzando a linha de chegada depois de 1h40min19seg de tempo total.
1h39'41 de tempo líquido oficial.
.
.

Os 10 primeiros colocados no geral masculino nos 21kms.
.
.

As 10 primeiras colocadas no geral feminino nos 21kms.
.
.

Os 5 primeiros colocados da minha categoria por faixa etária (40/44).
.
.

Meu tempo, pace, colocação geral e categoria.
.
.

Diploma de conclusão da prova.
.
.

As 5 primeiras no geral feminino nos 6kms.
.
.

As 5 primeiras colocadas no geral feminino nos 6kms.
.
.

Magaiwer quase completando.
.

Resultado do Magaiwer.
.
.







Agradecimentos:
Especialmente Deus por me permitir completar mais uma prova.
Ao BCA Transportes de Ubiratã em nome do proprietário José Bocalon.
Ao Deguinha do Salão de Cabeleireiro do Deguinha.
E à Academia Boa Forma.

Abraço e até uma próxima oportunidade...



#tuttamaratonista

Nenhum comentário: