domingo, 7 de abril de 2019

Corrida Nº 178 - 4ª Etapa do Circuito SESC de Corrida de Rua - Foz do Iguaçu-PR - 17mar2019


.
... Postagem atrasada ...
.
.

Mesmo sem muito interesse em participar desta prova, resolvi fazer um projeto como “teste" e encaminhei à Secretaria Municipal de Esportes de Ubiratã e para minha surpresa, com três dias o projeto foi aprovado.
Agora, o jeito era ir. Mesmo não querendo. rsrs
Poucos dias depois o dinheiro caiu na conta e de imediato fiz a inscrição, reservei o hotel e comprei as passagens e no dia 16/03 ao meio-dia e meio embarquei para Foz do Iguaçu.
.
Antes da prova em Foz.

Crédito pela foto: Léo Nunes




Segue os dados gerais da prova:

Prova número: 178
Nome da prova: 4ª Etapa do Circuito SESC de Caminhada e Corrida de Rua
Cidade: Foz do Iguaçu-PR
Data: 17 de março de 2019
Distância: 12kms
Tempo: 44min49seg
Media: 3min44seg por quilômetro
Colocação geral: 2º lugar
Atletas no geral: 163 corredores
Número total de pódios (fora de Ubiratã): 85
Pódios por classificação geral: 30
Pódios na faixa etária: 54
Pódios em equipes e/ou duplas: 1
Número de peito: 848


Esta seria apenas a minha segunda participação em provas do Circuito SESC naquela cidade.
A primeira vez foi em 2007. Ou seja, 12 anos atrás.
Quando o circuito estava ‘nascendo'.
Na ocasião a prova aconteceu no dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, e era em anexo à Maratona de Foz e eu havia sido o oitavo geral e tinha conquistado o terceiro lugar na faixa etária.
Para esta nova participação o objetivo era obter uma melhor colocação do que aquela de 2007.

Pra isso, embarquei para Foz no início da tarde de sábado, véspera da prova e cheguei em Foz do Iguaçu por volta das 17:00 horas com uma chuva torrencial.
Por sorte, uns 30 minutos depois ela deu uma trégua e aproveitei o momento para ir, a pé mesmo, até o Super Muffato onde jantei e depois, novamente a pé, segui até o hostel.
Por volta das 22 horas fui dormir e acordei as 05:30h da manhã. Aliás, nem dormi direito. Não sei se era ansiedade para a prova ou era porque eu não tinha me adaptado bem às dependências do hostel. Que era muito boa por sinal.

Comi o meu lanche que sempre levo para os meus ‘cafés da manhã’ em vésperas de provas e tive que dividir com outros dois companheiros. Dois cachorros que de estimação dos donos do hostel e por volta das 05:50h me encaminhei, outra vez a pé, até a unidade do SESC, local da prova, onde retirei o meu kit e após me troquei, deixei meus pertences no guarda volume, fiz um breve aquecimento e me perfilei para a largada que se deu pontualmente às 07:30h da manhã.
.
Momentos após a largada.


No momento caia um leve chuvisqueiro...
Saí meio no “bolo" devido à largada estreita não consegui me posicionar mais à frente do pelotão. Mas, assim que saímos das dependências do SESC e entramos na avenida, que seguia rumo a Itaipu Bi-Nacional, já consegui achar espaços e fui ganhando algumas colocações.
Passei o primeiro km com 3’40 e nesse momento contei 15 atletas na minha frente. Lá no início da prova havia bem mais de trinta.
Um quilômetro depois, havia somente 8. Passei esse km, que era o 2, com 3’35.

No km seguinte quem faria a prova de 6kms fazia o retorno e quem iria para os 12, o meu caso, seguia em frente.

Nesse momento só havia uns cinco atletas na minha frente e praticamente todos viraram e eu assumi ali a segunda colocação geral da prova de 12km. O primeiro colocado, e amigo Uriwagner, seguia a uns 100 metros de distância.
Nesse momento também, comecei a sentir um cansaço nas pernas. Uma fraqueza e achei que isso poderia me prejudicar na prova. Talvez ocasionada pela caminhada de cerca de 10km do dia anterior, ou da noite mal dormida, ou ainda pela falta de reforço muscular. Tenho apoio da Academia Boa Forma de Ubiratã nesse quesito, mas raramente estou indo. Pois, o meu trabalho é muito cansativo e as vezes prefiro descansar à ir para academia.

Mas, apesar da moleza, segui, tentando manter o pensamento positivo.
No km 6 fizemos o retorno e percebi que os atletas que me seguiam estavam bem próximos então, eu não podia fraquejar.
O primeiro colocado conseguiu abrir alguma vantagem e seguia a uns 150 a 200 metros à minha frente
Buscá-lo não sei se daria. Mas, o objetivo principal naquele momento era de manter, no mínimo, aquele segundo lugar.

Nesse retorno, km 6, passei com 22’10 de tempo total.
O percurso até ali era bem favorável. Com uma ou outra subidinha não muito intensa.
Já para voltar, aí era mais complicado. Havia mais subidas do que descidas. Por sorte, o tempo estava nublado, porém em certos momentos bem abafado. Mas, vez ou outra caia um chuvisqueirinho e isso amenizada o abafamento.
Correr com sol e temperatura alta nesse percurso acho que seria bem complicado. Mas, a temperatura e o clima estava bem bacana e então o jeito era manter a pegada até o final.

Como citei, o percurso na volta era mais difícil, tanto é que, já nesse primeiro km, voltando, eu ultrapassei a marca dos 4 minutos, fazendo 4’04 do km 6 ao 7.
Ainda assim eu seguia a uma distância 'segura' do terceiro colocado. Enquanto lá na frente, o Uriwagner começou a abrir mais vantagem.

Sem chances de alcançá-lo o jeito era manter firme ali e segurar aquele segundo lugar e assim, quem sabe, fazer uma moralzinha com a Secretaria de Esportes e isso poderia facilitar pra mim na hora de pedir novos patrocínios. rsrs
Após o km 9 a fraqueza nas pernas voltaram, mas como agora faltava pouco, procurei me manter focado no objetivo e segui firme.
Passei a marca dos 10kms com 37’22.
Tempo relativamente alto em relação a outras provas já feitas este ano e principalmente no ano passado. No entanto, estava sendo o suficiente para me manter bem colocado nesta que estava sendo a quarta etapa do Circuito SESC neste ano de 2019.
Nesse momento, km 10 em diante, já comecei a encontrar os retardatários dos 6kms.

Até pensei em olhar para trás para ver a diferença que estava para o terceiro colocado. Mas, como não gosto muito de fazer isso para não dar a impressão ao adversário que estou cansado mantive firme, olhando para frente e segui para completar a minha quarta prova no ano com pódio.
E cruzei a linha de chegada com o tempo de 44min55seg marcado pelo meu Strava. Depois, no tempo oficial do SESC deu 44'49. Media de 3min44seg por quilometro. Tempo relativamente alto. Mas, foi o que deu para fazer no dia.

E um fato que achei bem legal antes de cruzar o pórtico de chegada foi ouvir o locutor falar meu nome completo, o nome da minha cidade e em seguida o meu apelido. E eu nem conhecia o locutor. Bacana demais isso.
Raramente esse fato acontece nas provas. E isso é sinal de que sou bem conhecido nas corridas. Fiquei feliz demais da conta por ser reconhecido. rsrs
.
Vídeo da minha chegada.


Após completada a prova, comi muita melancia e banana, peguei minha medalha, tirei a roupa toda encharcada. Nem tanto pela chuva, pois apenas chuviscou durante a prova. Mas, sim pelo suor, devido ao abafamento. E fiquei no aguardo da premiação que demorou um pouco, pois após as 9 da manhã caiu muita água.

Após recebida a premiação me encaminhei à rodoviária, só que desta vez tive que ir de ônibus, pois chovia demais e saí de Foz às 12 horas rumo a minha querida e amada cidade de Ubiratã onde cheguei por volta das 16:30h e também com chuva.

E assim foi mais uma prova na vida deste atleta amador que vos escreve...


Segue abaixo algumas fotos:
.
Meu número que somado dá 2.

Parece indicando a colocação que eu ficaria.
.
.

Largada na unidade do SESC Foz.
.
.

Em torno do km 2. Talvez um pouquinho mais e eu ali atrás vindo em oitavo lugar.
.
.

Concentrado na prova.
.
.

Chegando para completar os 12kms.
Crédito da foto: Léo Nunes.

.
.

Completando com o tempo oficial de 44min49seg.
Crédito da foto: Léo Nunes.
.
.

Finalizando o exercício no Strava.
Sim. Eu corro com celular... Já me acostumei.

.
.

"Todos dizem que acabou. Mas, eu não consigo parar!"
Obrigado Deus por mais esta prova.
Crédito da foto: Léo Nunes.

.
.

Após a prova.
.
.

Medalha da prova.
.
.

Flagrado pelo Léo Nunes na hidratação.
Olha minha cara de assustado. rsrs
Valeu pelo click Léo.

.
.

Recebendo o troféu de vice-campeão.
Crédito da foto: Léo Nunes.
.
.

Mais um pra coleção.
Crédito da foto: Léo Nunes.

.
.

Pódio geral dos 12kms.
.
.

O belo troféu da prova.
.
.

Certificado de conclusão da prova.
.
.

Os 15 primeiros colocados nos 12kms.
.
.

As 15 primeiras colocadas nos 12kms.
.
.

Os 15 primeiros colocados nos 6kms.
.
.

As 15 primeiras colocadas nos 6kms.
.
.




Agradecimentos:
Primeiramente sempre a Deus por 
interseção de Nossa Senhora Aparecida e Sagrado Coração de Jesus pelo dom da corrida e da saúde.
à Academia Boa Forma, Dr. Marcus e especialmente à Secretaria Municipal de Esportes de Ubiratã.



#tuttamaratonista

Nenhum comentário: