Paixão, ou Loucura???
.
Pedal de ida, volta e prova.
Segue os dados gerais da prova:
Prova número: 183
Nome da Prova: 2ª Prova Pedestre Corrida e Caminhada de Moreira Sales
Cidade: Moreira Sales-PR
Data: Domingo, 16 de junho de 2019
Distância: 8kms
Tempo: 26min40seg
Colocação geral: 1º lugar
Atletas no geral: Não divulgado
Colocação na faixa etária de 36 a 45 anos: 1º lugar
Atletas na faixa etária: 16 corredores
Número total de pódios (fora de Ubiratã): 91
Pódios por classificação geral: 33
Pódios na categoria por faixa etária: 57
Pódios em equipes e/ou duplas: 1
Número de peito: 552
Só mesmo um 'apaixonado', ou um "louco" seria capaz de fazer o que eu fiz naquele final de semana.
Sem consegui encontrar ninguém que pudesse me levar à Moreira Sales no domingo dia 16 de junho, encarei de bicicleta os quase 80kms que separavam Ubiratã de Moreira.
Saí de casa por volta das 14 horas de sábado, dia 15. Já meio tarde, pois estava atrás de alguém para me levar no domingo de manhã para a prova. Mas, nenhum dava certo e quando resolvi sair já era meio tarde. Fui na cara e na coragem. Minha esposa nem queria que eu fosse, pois achava muito perigoso ir sozinho. E era. Mas, sei que Deus estaria comigo me acompanhando. E fui.
Para "ganhar" tempo, fui por estrada de terra até o Distrito de Primavera e segui por asfalto até Goioerê.
De Goioerê até Moreira Sales a minha intensão era seguir novamente por estrada de terra, mas o sol já estava quase se encobrindo no horizonte e achei que seria muito ruim pedalar no escuro em estrada de terra e segui de novo por asfalto. O problema é que na rodovia não tinha acostamento e o perigo era constante, mas no fim deu tudo certo e cheguei no portal da cidade perto das 19 horas.
.
Na entrada de Moreira Sales.
Segui até o centro. Dei uma pequena volta pela avenida principal e depois parei no único hotel da cidade onde fiz o check'in e ainda "chorei" por um descontinho alegando que vim de Ubiratã de bicicleta somente para correr a prova do dia seguinte e paguei "deizão" a menos na diária. rsrs
O que não deu para pagar menos foi na pizza e na coca-cola que me foi cobrado um valor absurdo por uma de 8 pedaços e um refri de 2 litros. Tudo muito mais caro do que aqui em Ubiratã. Mas, como eu precisava me alimentar bem o jeito foi encarar o preço salgado mesmo.
Comi 5 dos 8 pedaços e quase um litro e meio dos dois de coca. Deixei um pouco para o dia seguinte, pois pretendia não almoçar antes de voltar para casa e por volta das 22 horas fui dormir para descansar para a prova do dia seguinte.
.
Lanchinho...
Acordei por volta das 07:15h. Comi um pedaço da pizza que havia deixado da noite anterior, mais dois ou três bombons que havia levado e um copo de coca-cola e fui para o local da largada da corrida que ficava a menos de uma quadra do hotel. A prova tinha previsão de largada apenas para as 08:30h. Porém, ainda atrasou em meia hora e começou com um sol forte e uma temperatura lá nas alturas as 09:00h da manhã.
A princípio eu achei que seria uma daquelas provas em que eu não conheceria ninguém. Mas, me enganei.
Havia três amigos presentes no evento e isso colocou uma pitadinha de desafio a mais na disputa, pois sei que eles são bons corredores. No entanto, um deles (Alexandre) opto pela prova menor (4km) e o Juninho e o Gerson correriam os 8kms. O Gerson é de Iporã e vez ou outra me vencia nas provas do Circuito SESC e na largada ele saiu forte. Achei que não daria conta de acompanhá-lo desta vez devido ao cansaço do pedal feito no dia anterior.
.
Momentos antes da largada.
O Gerson é o de camiseta branca do meu lado esquerdo e o Alexandre de laranja do lado direito.
Na largada, teve um "tiozinho" de Moreira Sales que assumiu a liderança e quando eu chegava perto dele ele acelerava e não deixava passar. Mas, não durou muito. Com menos de um quilômetro eu já assumi a liderança e o Gerson veio junto. O Alexandre que fazia os 4kms também nos acompanhava.
Passei a marca do primeiro quilômetro com 3min13seg. Como era boa parte em descida e movido pela adrenalina inicial saí bem forte.
Já no segundo quilômetro pegamos uma subidinha leve, porém, foi o suficiente para diminuir o ritmo e fazer 3min25seg naquele km. O Gerson ainda me acompanhava. No entanto, do segundo quilômetro em diante eu não mais ouvia os passos deles. Ou seja, eu já começava a abrir alguma vantagem e tinha mesmo que fazer isso naquela parte inicial, pois na segunda volta eu poderia estar cansado e de repente perder aquela corrida. Coisa que não estava nos planos. Apesar do cansaço do pedal. Fui com intensão de vencer e não queria voltar pra casa sem essa vitória. rsrs
Já um pouco 'sossegado' na liderança, eu começava a "administrar" a vantagem e comecei a correr um pouco mais devagar.
Passei pelo terceiro e quarto quilômetro com o tempo batendo na casa dos 3min30seg e 3min40seg e assim cheguei para completar a primeira volta com o tempo acumulado de 13min50seg, aproximadamente.
Cheguei na frente até do Alexandre que venceu os 4kms com o tempo de 14min10seg, se não me engano.
E comecei forte a segunda volta, como era quase toda em decida aquele km, fui no embalo e marquei 3min27seg.
Depois disso, bem folgado na liderança, relaxei no ritmo das passadas e fiz dois, dos três quilômetros finais, acima dos 3min45seg e cheguei para cruzar a linha de chegada como CAMPEÃO GERAL dos 8kms com o tempo de 28min40seg. Um feito histórico nesta minha carreira de atleta amador pelo fato de ir pedalando um dia antes e vencer uma corrida e ainda voltar pedalando.
O Gerson, segundo colocado, chegou um minuto e três segundos depois.
.
Momento em que cruzo a linha de chegada.
A foto ficou meio 'esquisita', mas, já vinha caminhando a uns dois ou três passos e nesse exato momento estava fazendo o 'nome do pai' agradecendo a Deus pela prova.
Uma prova simples, mas gostosa de se participar e se tiver novamente em 2020, eu quero estar presente. Mas, desta vez não pretendo ir pedalando. O cansaço é demais. rsrs
Fui até aplaudido por todos quando anunciaram que eu havia ido de bicicleta. Pena não ter registrado isso em vídeo.
A prova não ofereceu medalha de participação. Também não cobrou inscrição. Mas, uma medalhinha de participação deveria ter. Pois assim, poderia incentivar mais pessoas a participar outras vezes.
Mas, apesar de não haver medalhas de participação, eu acabei recebendo uma pela vitória na faixa etária de 36 a 45 anos e subi no pódio duas vezes. Coisa que também não acho correto essa de dupla premiação. Mas, enfim... a organização assim definiu ...
Primeiro subi no pódio na faixa etária e depois, sozinho, para receber o troféu de campeão geral da prova. E em seguida voltei para casa, novamente pedalando, com a sensação do dever cumprido...
Segue abaixo mais algumas fotos:
.
Meu número.
.
.
Largada.
.
.
Pódio da faixa etária de 36 a 45 anos.
2º Rodrigo Rosan - Quarto Centenário
1º Claudemir (Eu) Ferreira - Ubiratã
3º José Reinaldo - Moreira Sales
2º Rodrigo Rosan - Quarto Centenário
1º Claudemir (Eu) Ferreira - Ubiratã
3º José Reinaldo - Moreira Sales
.
.
Pódio geral.
Sozinho recebendo o troféu de campeão do prefeito de Moreira Sales.
Sozinho recebendo o troféu de campeão do prefeito de Moreira Sales.
.
.
Eu - campeão geral da prova e da faixa de 36 a 45 anos,
Juninho de Umuarama - segundo colocado na faixa de 26 a 35 anos nos 8kms e
Gérson - vice-campeão geral nos 8kms e campeão da faixa de 46 anos acima.
Juninho de Umuarama - segundo colocado na faixa de 26 a 35 anos nos 8kms e
Gérson - vice-campeão geral nos 8kms e campeão da faixa de 46 anos acima.
.
.
Com o jovem prefeito de Moreira Sales, Rafael Bolacha.
.
.
Saindo do Hotel com destino a Ubiratã.
.
.
Medalha e Troféu da prova.
.
.
Agradecimentos:
Primeiramente e especialmente a Deus pelo dom da saúde, coragem e disposição para ir participar desta prova.
Um agradecimento especial a dupla João Vitor e Ricardo pela colaboração em parte das despesas e a Academia Boa Forma onde faço reforço muscular.
Abraço a todos e até uma próxima oportunidade se assim Deus nos permitir...
#tuttamaratonista
Nenhum comentário:
Postar um comentário