terça-feira, 3 de setembro de 2019

Corrida Nº 185 - 8º Desafio de Equipes - Cascavel-PR - 28jul2019

.
As vezes 1 segundo não significa nada.
Já em outras ocasiões, esse mesmo 1 segundo pode salvar uma vida, definir um recorde mundial ou uma vitória.

Tempos das equipes Força Runners 3 e Guaíra Runners.



Dados da prova:

Prova número: 185
Nome da prova: 8º Desafio de Equipes
Cidade: Cascavel-PR
Data: Domingo, 28 de julho de 2019
Distância: 7kms

Tempo (individual): 24min25seg
Media: 3min29seg por quilômetro
Tempo da equipe: 2h30min31seg
Colocação geral (individual): 6º lugar
Atletas no geral (equipes masculinas): 108 corredores
Colocação geral da equipe (equipes masculinas): 1º lugar
Número de equipes masculinas: 18 equipes

Número total de pódios (fora de Ubiratã): 93
Pódios por classificação geral: 34
Pódios na categoria por faixa etária: 57
Pódios em equipes e/ou duplas: 2
Número de peito: 375



No último domingo de julho, dia 28, estive em Cascavel onde participei da 8ª edição do Desafio de Equipes.
A convite, estive representando a Equipe Força Runners de Cascavel.
Esta é a segunda vez que sou convidado por eles para representá-los neste desafio.
Lembrando que, neste desafio, cada equipe são compostas por seis atletas. Todos largam juntos e percorrem 7kms, totalizando 42kms, e no final, somam-se os tempos e a equipe com menor tempo é a campeã.

Na edição de Janeiro deste ano (2019), a disputa foi mais acirrada. Haviam mais atletas competitivos ao meu ponto de vista. Pois, percebi que nos primeiros dois quilômetros haviam inúmeros atletas correndo num mesmo ritmo.
Já, nesta edição de julho, a disputa parecia ser um pouco mais “fraca". Pois, não se formou aquele "bloquinho" correndo no mesmo ritmo. No entanto, ainda assim não deixou de ser uma corrida com grandes corredores. Haviam muitos atletas bons. E a equipe Força Runners estava com um plantel de respeito.

A princípio, eu nem ia para a prova. Estava inscrito, porém, sem condições ($$) para me deslocar para Cascavel no dia do evento.
A equipe Força Runners até se reuniu para fazer uma “vaquinha" para me ajudar nas passagens. Mas, depois, acabei combinando com o amigo Tite de Corbélia de posar na casa dele de sábado para domingo. Assim, eu poderia ir de bicicleta até lá e não gastaria nada com passagens. E foi o que fiz.

Pedalei quase 56kms de Ubiratã à Corbélia no sábado. Posei na casa dele e no dia seguinte fomos para Cascavel.
.
Chegando na casa do Tite no sábado a noite.


Saímos de Corbélia bem cedo e chegamos na Univel, local da prova, cerca de 40 minutos antes da largada. Tempo mais que suficiente para conversar com os amigos, pegar os kits, nos prepararmos para a prova e aquecermos com tranquilidade. Eu, porém, quase nem em aqueci. Já havia aquecido demais um dia antes. rsrs

E logo nos perfilamos e 'fechamos' literalmente a ala dianteira em frente ao pórtico no aguardo da largada e devido ao grande número de atletas fazendo a retirada dos kits, atrasou um pouco.
Aproximadamente 08:10h foi dada a largada e apesar de estar bem na frente, acabei me enrolando um pouco na saída e perdi várias posições. Mas, fui recuperando-as no decorrer da prova.

Apesar de cansado devido ao pedal do dia anterior, seguia num ritmo bem forte.
Passei com 3’19 no primeiro km. No segundo e terceiro já foi um pouco mais lento, 3’35 e 3’34, respectivamente. O que não deixa de ser um ritmo forte.
Já no quarto km fiz com 3’18 e seguia ali em oitavo geral e vinha melhorando a colocação da etapa de janeiro onde eu havia ficado em 10º no geral.



Passei pela marca dos 5kms com menos de 18 minutos e ia encostando no 6º colocado que também era da equipe Força Runners.
Cheguei nele perto do sexto quilômetro e já cheguei ultrapassando e abrindo vantagem.
Em seguida passei em frente ao pórtico de chegada, porém, eu deveria seguir em diante por mais algumas quadras, dar a volta no quarteirão e retornar para completar a minha participação e a completei com o tempo de 24 minutos e 25 segundos. Media muito boa: 3'29 por quilômetros e confirmei o sexto lugar no geral e o terceiro da equipe.

Depois fiquei no aguardo dos companheiros de equipe completarem suas participações e ficamos na expectativa do término da prova e acreditávamos que teríamos sido campeões. Pois, havíamos colocado 4, dos 6 atletas da equipe entre os 10 primeiros da prova.
Enquanto não tínhamos os resultados, fomos nos hidratar e tirar fotos.

Quando saiu o resultado, foi até que o esperado. Mas, o surpreendente foi que vencemos a equipe de Guaíra por apenas 1 segundo de vantagem. Isso mesmo: 1 segundo.
As vezes 1 segundo não parece nada, mas neste caso serviu para nos dar o título do desafio.
Os tempos dos nossos atletas e dos deles foi bem parecidos, como pode ser constatada na imagem que abre esta postagem.

Acho até que tivemos um pouco de sorte. Pois largamos todos juntos e saímos logo em frente à fita de largada. E como a somatória dos tempos é feita pelo tempo bruto, qualquer segundo perdido ali, na largada, faria toda a diferença.

E após sair os resultados, apenas esperamos o momento de subirmos no pódio e receber o troféu de campeões do 8º Desafio de Equipes. Antes, porém, fomos convidados à frente do pódio para recebermos o troféu de maior delegação. Equipe com o maior número de atletas.

Já após as premiações, voltei com o Tite para Corbélia onde peguei minha bike e segui rumo à Ubiratã.
E apesar de não ter gasto nada com passagens, mesmo assim a Equipe Força Runners manteve a 'vaquinha' e o dinheiro arrecadado foi repassado ao Tite que me entregou na volta para Corbélia.
Não queria aceitar, mas a insistência dele foi tanto que acabei aceitando e o dinheiro foi guardado para ser usado, quem sabe, no próximo desafio.


Segue abaixo algumas fotos:
.
Momentos antes da largada.
.
.

Largada.
Olha eu ficando lá atrás...
.
.

Perto do sexto quilômetro.
Chegando para ultrapassar o Wagner, companheiro de equipe, e assumir em definitivo a sexta colocação no geral.
.
.

Após a prova.
.
.

Equipe Força Runners.
.
.


Equipe recebendo o troféu de maior delegação.
.
.

Equipe Força Runners 3.
Recebendo os troféus de campeões do desafio.
Da esquerda para a direita: Tite (26'52), Tutta (24'25), Wagner (24'38), Lielzio (23'33), Maziero (24'15) e Sidney (26'47).
.
.

Classificação das 5 primeiras equipes masculinas.
Houve 18 equipes na disputa.
.
.

Classificação das 5 primeiras equipes mistas.
Houve 34 equipes mistas.
.
.

Classificação das 5 primeiras equipes femininas.
Houve 22 equipes femininas.
.
.

O troféu, a medalha e o número da prova.
.
.


Agradecimentos:
Primeiramente a Deus pelo dom da saúde e por me proporcionar mais uma excelente participação em uma corrida de rua. Bem como, me proteger durante todo o trajeto que fiz de bike: Ubiratã/Corbélia – Corbélia/Ubiratã.
Agradecimento também à equipe Força Runners pelo patrocínio na inscrição e pela “vaquinha" que fizeram, mesmo eu tendo ido e voltado de bicicleta, e me doado o dinheiro.
Agradeço também ao Tite e sua mãe pela hospedagem e jantar na noite de sábado lá em Corbélia e a academia Boa Forma de Ubiratã por sempre deixar as portas abertas para que eu possa fazer um trabalho de fortalecimento muscular.

Abraço e até uma próxima oportunidade se assim Deus me permitir.


#tuttamaratonista

Nenhum comentário: