terça-feira, 5 de março de 2019

Corrida Nº 175 - 7ª edição do Desafio de Equipes - Cascavel-PR - 27jan2019

.
... Postagem atrasada ...


Fui convidado pelo Sidney da Equipe Força Runners de Cascavel para participar de um desafio de equipes naquela cidade.
Mesmo estando iniciando os treinamentos de velocidade no ano acabei aceitando e acabei me surpreendendo com o desempenho obtido.


"Nenhum obstáculo será grande, se a sua vontade de vencer for maior!"



Segue abaixo os dados gerais da prova:

Prova número: 175
Nome da prova: 7ª Edição do Desafio de Equipes
Cidade: Cascavel-PR
Data: 27 de janeiro de 2019
Distância: 6,9kms
Tempo (meu): 24min42seg - da equipe: 2h39min10seg
Media por quilometro (minha): 3min34seg - da equipe: 3min50seg
Colocação geral (minha) 10º lugar - da equipe: 5º lugar
Atletas no geral: 102 corredores
Equipes no geral: 17 equipes (exceto equipes mistas e femininas)
Número total de pódio (fora de Ubiratã): 82
Pódios no geral: 28
Pódios na faixa etária: 53
Pódios em equipes: 1
Número de peito: 304



Como já disse logo no início, eu estava apenas iniciando os treinos de velocidade do ano, mas eu não quis dizer não ao convite do Sidney e fui para a prova sem saber ao certo qual seria o meu desempenho neste desafio que consistia no seguinte:
Cada equipe era composta por seis atletas e todos, e ao mesmo tempo, correriam uma distância de 7kms (que na verdade deu 6,9) e depois ao final da prova os tempos seriam somados e a equipe com o melhor tempo, no caso o menos, venceria a prova.


Como eu não tenho carro acabei nem dormindo direito na noite que antecedeu o evento. Pois, fui dormir por volta das 11 da noite e com o calor que estava fazendo quase não dormi e por volta de uma e pouco da manhã me levantei e fiquei assistindo tevê até dar o horário de ir para a rodoviária.
O ônibus sairia as 03:05h da manhã. Porém, atrasou cerca de uma hora. E segui até Corbélia. De lá, por volta das 06:00h da manhã, segui de carro com outro integrante da Equipe Força Runners: o Tite.
Chegamos com quase uma hora de antecedência na Faculdade Univel. Local da prova.
Pegamos o nosso  kit com o Sidney, que era composto apenas pelo numeral, quatro alfinetes e um copo de acrílico e em seguida ajudamos a equipe a armar a barraca e ficamos conversando.

Faltando cerca de uns 20 minutos para a prova fui me preparar e aquecer um pouco. Mas, devido a noite pessimamente dormida senti um cansaço bem rapidamente e abandonei o aquecimento.
Fiz apenas um breve e curto alongamento e em seguida me perfilei para a largada.

Procurei me posicionar bem a frente do pelotão, pois a somatória dos tempos seria por tempo bruto, então, qualquer segundo perdido poderia causar prejuízo à equipe que, assim como eu, procuraram um lugar bem à frente para a largada.

Teve um atraso de uns cinco minutos para a largada e assim que foi zerado a contagem regressiva todos nós saímos em disparada.
O Tite assumiu a ponta logo de cara. E eu, como sempre, fui meio cauteloso. Mas, após sair do estacionamento da faculdade já comecei a correr mais solto e buscando os 'adversários' à minha frente.


O Tite assumindo a liderança logo no início e eu meio cauteloso vindo logo atrás dos atletas da Equipe Abba de camisetas verde limão.


Passei a marca do primeiro quilômetro com o tempo de 3min19seg. Achei absurdamente rápido. Mas, isso não me surpreendeu mais do que ver uma prova, totalmente amadora, com um nível técnico muito elevado. Digo isso por que, desde a largada, se formou um pelotão de uns 15 ou 20 atletas correndo todos no mesmo ritmo. Parecia até uma prova com atletas profissionais onde se forma blocos com corredores fazendo exatamente o mesmo tempo.
Algo surpreendente e difícil de se ver em provas amadoras aqui na região.

E esse bloco continuou por cerca de dois quilômetros e somente depois é que uns começaram a abrir certa distância.
Eu, por exemplo, dei uma diminuída no ritmo, pois sabia que não tinha condições de manter abaixo de 3'30 por km por muito tempo.
E nos kms 2 e 3 marquei 3'42 e 3'43, respectivamente. Porém, havia uma leve subida neste trecho. E apesar do tempo ter ido lá pra cima, eu ainda estava bem colocado na prova. Estava ali entre os 15 primeiros.

Após o terceiro quilômetro fizemos um retorno e consegui melhorar um pouquinho o ritmo aproveitando a leve descida (3'34 e 3'25).
Mais ou menos ali no km 5 ultrapassei o Jilmar de Nova Aurora que se recuperou de lesão e fazia ali sua reestréia. No km seguinte ultrapassei outro grande amigo das pistas, o Jonh Cleiton de Pato Branco. Fazia um tempão que não o encontrava em provas. Apesar de ter completado a prova na frente dele, a equipe que ele representava ficou melhor colocada que a minha. Ironias do destino. rsrs


Momento em que eu ultrapassei o Jilmar.


Pouco depois da ultrapassagem sobre o Jonh, passei em frente ao local de chegada, porém teria que descer mais uma quadra e pouco, fazer o contorno no quarteirão e subir para entrar no pátio da faculdade novamente e cruzar o pórtico de chegada.

Na descida tentei ver se conseguia ganhar mais uma posição. Até cheguei perto do atleta que seguia à minha frente, mas na subida ele conseguiu manter o mesmo ritmo e eu caí um pouquinho e não consegui alcançá-lo.
Porém, fiz uma grande prova. Finalizando com o tempo de 24 minutos e 42 segundos na décima colocação geral.
Precisava contar agora com o bom desempenho dos outros cinco parceiros para conseguirmos uma boa colocação. Mas, apesar de todos terem feito uma boa participação, três deles fizeram um tempo um pouco mais alto e acabamos ficando apenas com a quinta colocação geral dentro das 17 equipes masculinas que entraram na disputa.
Não foi o que esperávamos. Mas, como a prova foi fortíssima então, não podemos desvalorizar essa conquista.
Fiquei satisfeito. Aliás, todos ficamos, pois conseguimos um pódio e ganhamos um troféu cada um.
pra mim foi excelente, pois estreei no ano já com pódio. Quer coisa melhor? rsrs

Após recebermos a premiação, voltei para Corbélia com o Tite e as 11:00h da manhã embarquei em definitivo para Ubiratã.
Somente no dia seguinte é que fui analisar o meu tempo e percebi que eu havia corrido bem até demais.
Além de ter sido o primeiro a chegar da Equipe Força Runners, o meu tempo médio foi de 3 minutos e 34 segundos por quilômetro. Achei fantástico, pois após a lesão que tive lá no mês de junho de 2018, eu vinha treinando muito pouco velocidade e neste ano de 2019, estava apenas na segunda semana onde havia feito apenas três ou quatro treinos de tiros...
Que bom que ainda continuo veloz... rsrs

Que Deus me permita bons treinos e provas em 2019.


Segue abaixo algumas fotos:


Meu número.
.
.

O copo que veio no kit de 50 reais.
No caso, 300 reais a equipe com 6 atletas.
.
.

Com o Tite antes da prova.
.
.

Logo após a largada.
.
.

Passando pela Havan pouco antes do retorno.
.
.

Após a passagem em frente a Univel virando para dar a volta no quarteirão e completar a prova.
.
.

Equipe Força Runners após a prova.
Tite, Júlio, Sidney, Gilberto, Renato e Tutta.
.
.

Com a amiga Lucia e outras duas amigas dela ao centro da foto.
.
.

Equipe Força Runners em 5ª lugar geral.
Obs: me deixaram ficar na posição 1, por ter sido o primeiro da equipe a completar a prova.
.
.

Valeu moçada.
.
.

As 5 primeiras equipes masculinas na classificação geral.
Houve ainda equipes femininas e mistas..
.
.

A medalha e o troféu da prova.




E é isso.


Agradecimentos:
Primeiramente sempre a Deus pelo dom da saúde.
A Equipe Força Runners pelo convite.
Ao Tite pelo translado Corbélia/Cascavel/Corbélia.
A Academia Boa Forma de Ubiratã, minha esposa e amigos.


#tuttamaratonista

Nenhum comentário: