quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Corrida Nº 172 - 6ª Etapa do Circuito de Corridas de Goioerê - 09dez2018

.
... Postagem atrasada ...
.

.
Querendo vencer mais uma corrida no geral, lá fui eu para a cidade de Goioerê, cidade vizinha aqui de Ubiratã.
Sabia que a prova lá era bem simples e fraca no quesito 'performance' dos atletas.
Haja vista que, o vencedor das últimas duas etapas era um amigo meu da cidade de Corbélia e eu havia chegado na frente dele em todas as vezes que participamos de uma corrida juntos.
Não quero aqui dizer que ele corre mal não. Pelo contrário. No último ano ele melhorou e muito o seu desempenho. Porém, eu ainda consigo chegar na frente dele nas nossas disputas particulares. Só não sei até quando isso vai durar. rsrs
Mas, sabendo que eu tinha chances de vencer mais uma no geral eu não podia deixar escapar esta oportunidade. rsrs


Segue abaixo os dados gerais da prova



Prova número: 172
Nome da prova: 6ª Etapa do Circuito de Corridas de Goioerê
Cidade: Goioerê-PR
Data: 9 de dezembro de 2018
Distância: 9,6kms
Tempo: 35min10seg
Media por quilômetro: 3min39seg
Colocação geral: 1º lugar
Atletas no geral: 13 corredores
Pódios na faixa etária: 53
Pódios no geral: 27
Número total de pódios (fora de Ubiratã): 80
Número de peito: 402



A princípio iríamos em quatro atletas de Ubiratã para a prova que tinha inscrição gratuita e podia-se fazer na hora. Mas, dois desistiram em cima da hora e acabamos indo somente o Júlio César e eu, além da minha esposa Cileide que foi como acompanhante, e desde já quero deixar o meu agradecimento pelo translado ao "Juninho" como ele é conhecido aqui.

Chegamos próximo das oito da manhã ao local e havia pouquíssimos atletas.
Depois ficamos sabendo que a cidade, que não é muito grande, estava tendo três eventos esportivos naquele mesmo dia. Uma caminhada, um evento de mountain bike e esta corrida. E com isso os atletas se dividiram.

Ao chegarmos pegamos os nossos numerais que eram "confeccionados" na hora, com tecido tnt, e fomos nos preparar para a corrida.
Troca de camiseta, aquecimento, etc, etc, etc...
Antes, porém, acabei tendo um "dedinho" de prosa com o Tite, o tal amigo de Corbélia que citei acima, e com outros corredores da cidade dele.

Por volta das 08:15h foi dada a largada com menos de 25 corredores somado o masculino e o feminino.
Achei estranho por não haver batedor.
Antes da prova o Tite já havia me alertado para isso e que era preciso ficar atento aos cones, pois haviam marcações próximo deles indicando o caminho a seguir.

Dada a largada tem sempre uns "loucos" que disparam na frente. Como eu não conhecia o real ritmo destes "loucos" fui no embalo deles. De um deles, mais precisamente.
No entanto, o Tite também já havia me alertado para isso antes da prova e fomos nós dois num mesmo ritmo.
Com menos de dois minutos depois da largada eu e o Tite já dividíamos a liderança da prova e por duas ocasiões eu ia passando direto. Mesmo vendo os cones. Por sorte estava junto com o Tite e ele apontou a direção a seguir nas duas ocasiões. Somente num terceiro cone foi que reparei no chão a flecha apontando para onde deveria virar.

Completamos o primeiro quilômetro com 3 minutos e 16 segundos. Bem forte.
No segundo marcamos 3 minutos e 30 segundos e dali em diante já comecei a ganhar alguns metros de vantagem do Tite que vem numa evolução fantástica neste último ano (2018).
O terceiro quilômetro completamos com 3 minutos e 39 segundos e na sequência pegamos uma forte e longa subida e com vento contra e ali abri imensa vantagem mesmo completando o quilômetro quatro com 4 minutos e 12 segundos.
Pouco depois completei a metade da prova passando pelo local da largada e não vi ninguém no local. Todos estavam dentro da Biblioteca Municipal. Só saíram quando eu já estava passando. rsrs

O Tite havia ficado bem para trás e sem ninguém mais para ameaçar a minha vitória procurei não quebrar muito o ritmo e segui para a vitória completando os 9,6kms do percurso com o tempo de 35 minutos e 10 segundos.
O Tite chegou bem depois na segunda colocação seguido do seu amigo, Carvalho, para fechar o pódio geral e o ubiratanense Juninho foi o quarto colocado.

Uma coisa que achei errado na prova foi a dupla premiação. Ou seja, quem subiu no pódio geral, também subiria nas categorias. A princípio até comentei sobre isso, mas me informaram que já começaram o circuito dessa forma e não iam mudar isso no meio da disputa. Ou no caso, na última etapa do ano.
Espero que em 2019 voltem com este circuito e que mudem o formato de premiação. Pois, assim dará oportunidade para outros corredores sentirem o gostinho de estar no pódio.
O legal também seria ter medalhas de participação. Coisa que não houve em toda as seis etapas deste circuito e só ganharia quem subisse ao pódio. Menos mal que para os atletas de Goioerê foi entregue troféus para os melhores do circuito em suas respectivas categorias.

E após os meus dois pódios, campeão na categoria e no geral voltamos para casa.
E assim foi mais uma corrida na vida deste atleta amador que vos escreve.


Segue abaixo algumas fotos:
.

Antes da prova.

.
.

Júlio César, eu, Tite, Carvalho, Rodrigo e sua mãe.
.
.


Os poucos atletas perfilados para a largada.
.
.


Chegando para completar a prova como campeão geral com o tempo de 35 minutos e 10 segundos para os 9,6 quilômetros do percurso.Já comentei outras vezes que preciso contar o número de vezes que venci no geral. Ainda vou ficar devendo desta vez. Não tive tempo de contar. rsrss
.
.


Pódio da categoria 40/49 anos.
Pódio número 53 na faixa etária e 79 no total.

.
.


Pódio geral.
2º Tite, 1º eu, 3º Carvalho.
Pódio número 27 no geral e 80 no total.

.
.


Acima a chegada do ubiratanense 'Juninho' e abaixo ele no pódio da categoria 30/39 anos.
.
.


O Juninho e eu após o pódio.
.

.


As medalhas.
A segunda dá pra perceber que foi sobra de outras etapas, pois tem uma mancha de tinta preta bem no local que indicava a etapa. rs

.
.


O numeral confeccionado com tecido tnt.
.
.


Vídeo com a chegada dos 13 atletas da prova masculina.
Lembrando que a prova feminina foi apenas uma volta. Ou seja, 4,8km.






Agradecimentos:
A Deus em primeiro lugar pelo dom da saúde.
A Academia Boa Forma pelo trabalho de fortalecimento.
Ao Júlio César pela carona.
A minha esposa Cileide que torce por mim e me acompanha sempre que dá.
E a todos os amigos e inimigos que torcem, ou deixam de torcer por mim. Que Deus lhes permitam muita paz, saúde e sucesso...


#tuttamaratonista

Nenhum comentário: