quinta-feira, 24 de maio de 2018

Corrida Nº 163 - 4ª Etapa do Circuito SESC - Toledo-PR (25mar2018)


.
Venci. Mas, acabei sendo vencido...




Segue os dados gerais da prova:

Prova número: 163
Nome da prova: 4ª Etapa do Circuito SESC de Corrida de Rua
Cidade: Toledo-PR
Data: Domingo, 25 de março de 2018
Distância: 10kms
Tempo: 36min03seg
Colocação geral: 2º lugar
Atletas no geral: 83 corredores
Número total de pódios (fora de Ubiratã): 75
Número total de pódios no geral: 25
Número de peito: 382



Para esta prova do Circuito SESC em Toledo eu buscava mais uma vitória no geral.
Mas, no ato da retirada do kit, no sábado, vi que não seria nada fácil, pois o atleta Márcio da equipe Correr Toledo constava na relação de inscritos para os 10kms e até já havia retirado seu kit.
Então, a páreo seria duro.

No ano passado (2017) ele me venceu na prova do SESC em Cascavel por sete segundos (35’02 dele contra 35’09 meu).
Mas, já que ele estaria na prova de domingo o jeito seria arriscar tudo e partir pra cima como eu fiz com o Jilmar na prova de Corbélia duas semanas antes.
Mas, vamos começar o relato do início, como eu sempre faço.

Saí de Ubiratã para Toledo por volta das 12:30h do sábado com minha esposa e antes passamos por Cascavel e por fim Toledo onde ao chegarmos já fomos direto para o hotel deixar os nossos pertences e em seguida nos encaminhamos até a unidade do SESC Toledo para a retirada do kit e depois fomos até o shopping Panambi dar uma volta, mas logo voltamos ao hotel para descansar um pouco.

A noite saímos para comer um lanche e a chuva quase nem deixou a gente chegar á lanchonete.
Choveu bastante, porém a chuva mais forte durou pouco tempo.
Após o lanche voltamos para o hotel debaixo de um chuvisqueiro e antes de dormir fui assistir um filme. Mas, antes de terminar a chuva apertou novamente e o sinal da Sky acabou caindo e por volta das 23 horas fomos dormir sem saber o final do filme. Que era muito bom, por sinal. Pena que agora nem lembro amis que filme era. kkkk

A chuva permaneceu por praticamente toda a madrugada. Dando apenas uma pequena trégua de manhã antes da largada da prova.

O meu objetivo nesta prova seria fazer uns 35 minutos. Ou, na pior das hipóteses, acompanhar o amigo e atleta Márcio e tentar surpreendê-lo no final e chegar na sua frente dele.
Márcio é um cara que corre demais e sempre me vence nas provas em que disputamos juntos e por este motivo eu queria tentar acompanha-lo. Para  assim, poder correr novamente uma prova de 10kms abaixo dos 35 minutos.

O clima prometia chuva durante a prova e o aquecimento foi feito com chuviscos e as 07h30 foi dada a largada com uma chuvinha um pouco mais forte.
Fiz uma boa largada, mantendo-me entre os cinco primeiros.
Pouco depois um atleta dos 5kms começou a abrir vantagem, pouco atrás um outro atleta, o Márcio e eu.
Nisso, por volta de uns 500 metros de prova um outro atleta passou disparado por nós.
Pelo ritmo que ele passou a impressão é que ele estaria na prova de 5kms e que estava tentando buscar o primeiro colocado da prova dele.

Largada.


O Márcio seguia um pouco na minha frente e eu vinha atrás, logicamente, não deixando ele se distanciar muito. Porque depois seria muito difícil alcançá-lo.
Completei o primeiro quilômetro com 3min14seg. Ritmo bem forte.
Logo em seguida emparelhei com o Márcio e pouco depois completamos o quilômetro dois, já um pouco mais lento. Com 3min25seg.

Pouco mais a frente, mais ou menos km 2,5 tivemos um retorno e pude constatar que o primeiro colocado era mesmo da prova de 5kms, mas o segundo, aquele que passou feito um foguete logo no início da prova era dos 10kms e ele já seguia a uns 30 metros de distancia.
Após fazer o retorno, deixei a companhia do Márcio e segui em busca deste atleta que até então eu não sabia quem era.
Mas, a busca foi em vão.
Do quilômetro 2,5 em diante parece que passamos a correr no mesmo ritmo.
Devido a chuva, a roupa começou a ficar encharcada demais e isso acabou atrapalhando um pouco a performance e o meu ritmo não era o mesmo que eu pretendia.
O terceiro quilômetro ainda foi dentro do planejado (3min29seg) mais do quarto em diante todos foram acima de 3min30seg.

Ainda assim passei bem a primeira volta.
Completei os primeiros 5kms com o tempo de 17min18seg e seguia a uns 30 metros de distancia do primeiro colocado e segui na tentativa de buscar o tal atleta que depois fiquei sabendo que ele se chamava Pedro e era de Perobal e que a especialidade dele é correr na chuva, mas que antes da prova ele procurou informações com outros atletas para saber quem ali corria bem, pois ele não conhecia ninguém dali da região.
Provavelmente as informações foram que o Márcio e eu corríamos forte e nisso ele fez o sprint logo no início até abrir uma boa vantagem para depois apenas administrar a liderança até o final.

Mais ou menos lá pelo km 8 a chuva apertou de vez.
Como eu corri sem boné, mal conseguia enxergar à frente, tamanho era a “pacanda” d’água  e ela persistiu assim até o final e quando cheguei na esquina do shopping Panambi já vi que não tinha mais condições de buscar o atleta à minha frente. Ele não havia se distanciado muito depois de passarmos pela metade da prova. Estava a uns 50 metros de distância, mas, o meu ritmo não saía como o esperado.
A chuva atrapalhava muito o meu desempenho. E pra piorar, eu havia feito um treino forte na quinta-feira e musculação na sexta e isso deva ter influenciado um pouco na falta de desempenho.

Como eu seguia bem a frente do terceiro colocado, procurei apenas manter o ritmo para fechar a prova que deu quase 10,2km com o tempo de 36min03seg no meu cronometro e no aplicativo Strava. Já na classificação oficial o tempo foi de 36min15seg contra 35min58seg do campeão...

Menos de 1km para o final com muita chuva.


Mais um pódio pra conta. Porém, com este segundo lugar acabei quebrando a sequência de pódio na primeira colocação. Haviam sido 8 pódios seguidos de primeiro lugar.
Mas, nem por isso fiquei triste, pois eu havia vencido um grande atleta que é o Márcio e estas ‘vitórias’ particulares, sempre me motivam a buscar uma melhor preparação para as demais competições.
É como eu disse lá no início: “Venci, mas acabei sendo vencido.” Ou seja, venci o Márcio, que era o principal objetivo, mas acabei sendo vencido pelo Pedro que veio de Perobal para acabar com a minha sequência de primeiros lugares. rsrs
É claro que, se eu tivesse feito a prova com os 35 minutos, que também era um dos objetivos, talvez o resultado teria sido melhor. Mas, enfim... não devo me lamentar e sim, agradecer a Deus por ter me proporcionado saúde para participar de mais esta prova.

Após a corrida, recebi minha medalha, comi algumas frutas e logo em seguida fui encontrar minha esposa e voltei para o hotel para tomar um banho e tirar a roupa molhada e na sequência retornamos ao SESC para a premiação.
Depois ainda fomos para a casa dos compadres Paulo e Patrícia para o almoço e as 18h30 embarcamos de volta para Ubiratã.

E assim, foi mais uma corrida de rua (com postagem super atrasada, diga-se de passagem) na vida deste atleta amador.

Segue abaixo mais algumas fotos e agradecimentos:


Meu numeral.
.
.

Passeando com minha esposa pelas ruas de Toledo.
Aqui é na Praça Japão.
.
.

Antes da prova.
.
.

Completando debaixo de bastante chuva com o tempo de 36min03seg.
.
.

Após a prova e a hidratação e com uma pequena trégua na chuva mais forte.
.
.

Pódio geral masculino e feminino dos 5kms.
.
.

Classificação das 20 primeiras colocadas dos 5kms feminino.
.
.
Classificação dos 20 primeiros colocados dos 5kms masculino.
.
.

Recebendo o troféu de vice-campeão dos 10kms.
.
.

Pódio geral masculino e feminino dos 10kms.
.
.

Classificação dos 20 primeiros colocados dos 10kms masculino.
.
.

Classificação das 20 primeiras colocadas dos 10kms feminino.
.
.

Cadeirante, Rosenildo, de Curitiba presente na prova de 5kms.
.
.

Com o outro amigo Márcio vice-campeão dos 5kms.
.
.

Eu vice, Pedro campeão, Reinaldo campeão dos 5kms e Márcio terceiro colocado nos 10kms.
.
.

Medalha e troféu da prova.
.
.

Minha esposa e eu com nossa afiliada de Toledo.
.
.

Agradecimentos:
Primeiramente sempre a Deus por intercessão de Nossa Senhora Aparecida e Sagrado Coração de Jesus pelo dom da saúde e por sempre me proporcionar ótimas viagens, estadia e provas.
E um agradecimento não menos especial a Academia Boa Forma em nome dos professores e proprietários João e Ricardo por estarem sempre me apoiando e acreditarem no meu potencial e aos demais professores Paulão, que sempre me fornece suplementos, e Eltinho.


Abraço a todos e até a próxima... 

Nenhum comentário: