quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Corrida Nº 165 - 11ª Meia Maratona das Cataratas - Foz do Iguaçu-PR (10jun2018)

.
Uma das melhores meias do Brasil. Porém, este ano teve muitos problemas na premiação de algumas categorias por faixas etárias. Mas, no final deu tudo certo e os erros foram corrigidos.
.
"Aqueles que não são corajosos o suficiente para assumir riscos, nunca conquistaram nada na vida!"


Segue os dados gerais da prova:

Prova de número: 165
Nome da prova: 11ª Meia Maratona das Cataratas
Cidade: Foz do Iguaçu-PR
Data: 10 de junho de 2018
Distância: 21,1kms
Tempo: 1h17min15seg
Colocação geral: 7º lugar

Número de atletas no geral: 964 corredores
Colocação na faixa etária de 40 a 44 anos: 1º lugar
Número de atletas na faixa etária: 161 corredores
Número total de pódios (fora de Ubiratã): 76
Número de peito: 309



Com o objetivo de apagar a má participação do ano passado, lá fui eu para mais uma Meia Maratona das Cataratas.
Saí de Ubiratã na madrugada de sexta para sábado (09 de junho) e cheguei na cidade de Foz do Iguaçu as 08:00h da manhã e me encaminhei direto para o Marco das Três Fronteiras para retirar o kit que estaria sendo entregue a partir das 10 horas.
Na saída do ônibus da Expresso Maringá na rodoviária de Foz, encontrei o amigo Clodoaldo Prestes de Juranda, cidade vizinha de Ubiratã, e fomos juntos buscar o kit.
Chegamos uma hora adiantado ao local e ficamos aguardando o horário juntamente com outras dezenas de corredores.


Na entrada do Marco das Três Fronteiras esperando o horário de abertura para retirar o kit.


Com o kit em mãos, fizemos algumas fotos no local e conversamos um pouco com o cascavelense Ademir, que viria a ser o segundo colocado geral no dia seguinte.
Logo em seguida fomos ao ponto esperar o ônibus que nos levaria de volta ao centro de Foz.

.
Marco das Três Fronteiras...


Ao chegar próximo ao Supermercado Muffato o Ademir seguiu para a sua pousada e o Clodoaldo e eu descemos e almoçamos por ali mesmo.
Após o almoço combinamos de ir a pé até o Iguassu Eco Hostel, onde ficaríamos hospedado lá próximo a entrada do Parque Nacional do Iguaçu. O percurso dava cerca de 13kms, mas com 6,5kms o Clodoaldo começou a reclamar de bolhas nos pés e então resolvemos pegar um ônibus.
Erramos na escolha da circular e pouco depois tivemos que descer no mesmo ponto onde embarcamos para pegar o ônibus certo que nos levaria até a entrada do Parque.

Chegamos no hostel pouco mais de três da tarde e descansamos um pouco.
Lá pelas 17h fomos dar mais uma caminhada até a entrada do Parque Nacional e Parque das Aves e quando retornamos cada um tomou o seu banho, e como não havia jantar no hostel, cada um se virou com o que tinha. Essa é a única desvantagem daquele hostel. Não há jantar e nem lanchonete por perto.
Como eu já sabia disso, prepararei alguns sanduíches em casa e levei. O Clodoaldo acabou comendo uma lasanha que o dono do hostel disse que havia sobrado do almoço dele e que estava na geladeira. Eu preferi ficar no meu sanduíche mesmo e fui dormir por volta das 22:30h.


Acordei as 5h da manhã.

Comi alguns dos meus sanduíches que haviam sobrado da janta e logo me encaminhei para a entrada do Parque Nacional onde pegaria o ônibus para "descer" lá no Porto Canoas onde seria a largada e a chegada da prova neste ano.

Estava relativamente frio, e demorei um pouco para tirar o agasalho e guardar no guarda volumes. Fiz isso faltando uns 30 minutos para da largada e depois de um breve aquecimento me perfilei próximo ao pórtico.
A largada seria em subida e assim que foi dado o sinal de partida, parti, literalmente pra cima e fechei o primeiro quilômetro com surpreendentes 3min45seg. Digo surpreendentemente por que era subida demais para apenas 1km de prova. Pena que o meu Strava não sincronizou os dados para mostrar a altimetria daquele km e, consequentemente, da prova toda.


Como demorei para escrever este texto, e como o meu Strava não salvou os dados da prova, pouco me lembro de alguns fatos durante o percurso e das passagens dos kms.
Mas, lembro que após o primeiro quilômetro eu estava em 12º lugar e bem próximo de vários corredores e a medida em que os kms iam se passando eu ia ganhando uma ou outra colocação.

Ia fazendo uma ótima prova. O tempo de cada km sempre batia ali na casa dos 3min40seg a 3min50seg. as vezes um pouquinho mais. Mas, raramente passava muito disso.
Cheguei no km 10 com 37 minutos baixo e era o oitavo colocado no momento.
Pouco depois fizemos o retorno e ao chegar no 15º km o meu tempo estava em menos de 58 minutos e no 17º km encontrei com o pessoal dos 8kms que faziam o retorno e dali em diante foi um "Deus nos acuda". Não havia espaço para se correr. Haviam atletas vindo e voltando, usando os dois lados da pista. Muitas vezes tive que correr na grama para sair do congestionamento.

Pouco depois desse encontro com os atletas da prova menor ganhei mais uma colocação.
Já vinha perseguindo o atleta sétimo colocado a muito tempo e quando chegou nesse tumulto ele, assim como eu, encontramos muitas dificuldades para correr, mas apesar disso, acabei me saindo melhor do que ele e com menos de 500 metros após encontrar com os atletas dos 8kms acabei ganhando esta colocação dele.

Cerca de 1km depois a pista da esquerda, onde os atletas iam, ficou vazia e aí encontrei espaço bom para correr. No entanto, o ritmo já não era mais o mesmo do início.
Agora, a média estava quase sempre batendo ali na casa dos 4 minutos por quilômetro. Algumas vezes até acima disso. Mas, como o esforço foi grande no início, isso já era 'esperado' para o final.

No último km, que foi praticamente todo em subida no início, agora era quase todo em descida e consegui dar um bom sprint, fazendo abaixo de 3min40seg e finalizei assim a minha 7ª participação na Meia Maratona das Cataratas em 7º lugar no geral com o tempo líquido de 1h17min15seg.
A chegada ficou bastante desvalorizada por conta da chegada dos atletas da prova menor. Mas, a felicidade por estar de novo fazendo um tempo deste em uma meia maratona foi grande e será sempre muito bem lembrada.


Minha chegada bem desvalorizada por conta dos atletas da prova de 8kms.


Após a prova peguei meu lanche e medalha e fiquei na expectativa da classificação que demorou uma eternidade e quando saiu veio cheia de falhas em algumas faixas etárias.
Atletas que se inscreveram nos 21kms, acabaram correndo apenas a prova de 8kms que teve largada meia hora depois e os nomes, com os respectivos tempos dos mesmos saíram na classificação dos 21kms e causou um verdadeiro alvoroço.
Eu, por exemplo, apareci em terceiro lugar na minha categoria. No entanto, como eu fui o sétimo geral, na pior das hipóteses teria que ser o segundo colocado. O que não estava acontecendo.
Daí fui olhar os tempos dos primeiros colocados e me surpreendi. Os tempos eram dignos de recordes mundiais. O primeiro e o segundo da minha categoria tinham os tempos de 56'04 e 1h03'43, respectivamente, e comecei a reclamar, e muitos quiseram saber o motivo. Foi aí que mostrei os tempos dos atletas da minha categoria e de outras três que haviam tempos, absurdamente, baixos e daí, todos os atletas que estavam sendo prejudicados por conta disso acabaram se revoltando e entraram em contato com os árbitros que estavam no local reservado da premiação e que, a primeiro instante, tiraram o "deles da reta" e pediram para ver lá na cronometragem.


Foi uma confusão tremenda. Um corre daqui, outro reclama dali e depois de muita confusão e tumulto, onde principalmente eu falava a todo tempo, que tinha que dar um prêmio para aqueles atletas, pois aquilo era digno de recorde mundial. Outros já falavam que o tempo dos 'caras' eram mais rápidos do que o campeão da prova e então eles deveriam receber a premiação geral e não a das categorias.

O sexto colocado geral também 'brigava' por sua primeira colocação. Ele, obrigatoriamente deveria ser o primeiro colocado da sua categoria, pois a premiação geral era até o quinto e ele, sendo o sexto, constava em segundo na categoria.

Só estando lá mesmo e sendo um dos envolvidos para saber a canseira que foi conseguir fazer com que a organização revesse estes erros.

Abaixo vou postar as fotos que tirei no ato que publicaram a classificação das faixas etárias lá na hora da premiação para mostrar os tempos absurdo acontecido nesta edição da Meia das Cataratas.
Menos mal que foi tudo esclarecido depois. Porém, com muita demora que me fez perder dois ônibus para voltar para Ubiratã.
Eu deveria chegar em casa por volta das 19 horas, mas acabei chegando quase 3 da manhã.
E se não mudarem o estilo da largada para 2019 certamente acontecerá a mesma coisa deste ano.

.
Categoria 30/34 e parte da 35/39
.
Categoria 40/44
.
Categoria 45/49
.
Categoria 50/54
.

Estas foram as 4 categorias que tiverem problemas na classificação na meia de Foz. Mas, como eu disse, os erros foram corrigidos e os tempos absurdos excluídos e, consequentemente, os atletas desclassificados.


Segue abaixo mais algumas fotos:
.

Meu número.
.
.

Estreando meu novo uniforme.
.
.

Marco das Três Fronteiras.
.
.

Em frente a entrada dos Parque Nacional e das Aves.
.
.

O meu "jantar" e posterior café da manhã.
.
.

Antes da prova com o amigo jurandense Clodoaldo.
.
.

Após o retorno dos 10,5kms.
.
.

Após a passagem do 20º km.
.
.

Após a prova nas Cataratas 1.
.
.


Após a prova nas Cataratas 2.
.
.


Medalha da prova.
.
.


Após a prova nas Cataratas 3.
.
.


Com o ubiratanense João.
Ele completou a meia maratona com 2h11min36seg e ficou em 731º lugar na classificação geral e em 111º lugar na sua categoria (45/49 anos).

.
.


Com o Clodoaldo de Juranda.
Ele completou a meia maratona com 1h30min10seg e ficou em 60º lugar na classificação geral e em 14º lugar na sua categoria (35/39 anos).

.
.


Com mais amigos ubiratanenses Fernando e Luciano, que correram a meia e suas respectivas esposas, Sabrina e Mariana, que correram a prova de 8kms.
Fernando completou os 21kms com 1h49min25seg e ficou em 308º na classificação geral e em 49º lugar na sua categoria (30/34 anos).
Já Luciano completou os 21kms com 2h01min36seg e ficou em 556º lugar na classificação geral e em 83º na sua categoria (30/34 anos).
Sabrina completou os 8 kms com 1h04min04seg e ficou em 772º lugar na classificação geral e em 143º na sua categoria (30/34 anos).
Já Mariana completou os 8kms com 1h03min18seg e ficou em 751º lugar na classificação geral e em 141º lugar na sua categoria (30/34 anos).

.
.


Pódio geral masculino dos 8kms.
.
Os 25 primeiros colocados dos 8kms masculino.
.


As 25 primeiras colocados dos 8kms feminino.
PS: acabei não chegando a tempo de fazer uma foto com o pódio feminino.

.
.


Pódio geral masculino dos 21kms.
.
Os 25 primeiros colocados dos 21km da prova masculina com destaque em vermelho para a minha colocação.
.
.


Pódio geral feminino dos 21kms.
.
As 25 primeiras colocadas dos 21kms da prova feminina.
.
.


Pódio da categoria 40/44 anos.
.
Os 25 primeiros colocados da faixa etária 40/44 anos.
.
.

O troféu.
Esse ano tiraram o 'Quati' tanto da medalha como do troféu.

.
.

Agradecendo ao Ricardo, um dos donos da Academia Boa Forma, na semana seguinte a prova, pelo apoio de sempre.
.
.


Apesar do atraso desta postagem, é isso que tenho para contar e mostrar...


Para finalizar quero agradecer a Deus pela saúde e por me proporcionar ótima viagem, estadia e prova em Foz do Iguaçu.
E um agradecimento não menos especial ao pessoal da Academia Boa Forma de Ubiratã.


Um abraço a todos e até sempre ...
.
"Para sê ter grandes conquistas, devemos abandonar o que nos prende a mesmice .. !"


#tuttamaratonista

Nenhum comentário: