sábado, 16 de fevereiro de 2019

Corrida Nº 174 - 94ª Corrida Internacional de São Silvestre - São Paulo-SP - 31dez2018


... Postagem atrasada ...


Após a Maratona de Curitiba em meados de novembro de 2018 eu praticamente não treinei corrida.
Apesar das duas provas vencidas em dezembro eu mais pedalei do que corri neste mês. Foram mais de 1.000kms pedalando. Então, eu não podia me cobrar muito nesta que foi a minha décima terceira participação na Corrida Internacional de São Silvestre. Mas, o resultado não foi dos piores.


"Você nunca chegará ao seu destino se parar e ficar reclamando e colocando defeitos e obstáculos em tudo..."



Segue abaixo os dados gerais da prova:

Prova número: 174
Nome da prova: 94ª Corrida Internacional de São Silvestre
Cidade: São Paulo-SP
Data: 31 de dezembro de 2018
Distância: 15kms
Tempo: 1h00min23seg
Média por quilômetro: 4min01seg
Colocação geral: 208º lugar
Atletas no geral: 17.775 concluintes
Colocação na faixa etária de 40 a 44 anos: 25º lugar
Atletas na faixa etária: 2.892 atletas
Número de peito: 2461



Como eu ia dizendo, quase não treinei corrida após a Maratona de Curitiba em novembro e fui para São Paulo com o intuito de apenas completar esta que seria a minha décima terceira participação na corrida mais tradicional do Brasil: a São Silvestre.

Parti para a capital paulista no sábado dia 29/12 e viajei com outros dois amigos no mesmo ônibus.
O João de Ubiratã que iria para a sua segunda participação e o Tite de Corbélia que estrearia na corrida.
Chegamos as 8:00h da manhã na rodoviária Barra Funda em São Paulo e fomos a pé até o ginásio do Ibirapuera onde, até então, tradicionalmente eram entregues os kits.
Mas, para a nossa surpresa não havia movimentação nenhuma no local.
Daí resolvemos conferir no site e vimos que a entrega este ano estava sendo feita no Centro de convenções Anhembi e isso ficava bem longe dali.
Acionamos um Uber e logo chegamos ao local.

Com o kit já em mãos, o João foi para a Mooca e o Tite e eu partimos, mais uma vez a pé, até a rodoviária e terminal metropolitano do Tietê e pegamos um metrô e seguimos para a Paulista, mais precisamente no Soul Hostel onde ficaríamos hospedado.
Feito o check-in fomos procurar um local para almoçar e depois seguimos para o Parque do Ibirapuera caminhar um pouco.

Tite, João e eu na retirada do kit.


Ficamos um bom tempo por lá tomando água de coco e só voltamos para o hostel a tarde.
Nesta caminhada fizermos quase 10kms.
Chegando no hostel, tomamos banho e saímos para jantar. Como não achamos nada legal, acabamos comendo algum lanche na Paulista mesmo.
Pouco depois retornamos ao hostel e as 22 horas fomos dormir.

Acordamos pouco antes das seis da manhã.
Tomamos café e partimos para a Paulista onde seria o local da largada.
Como foi a estreia do Tite, ele estava bem ansioso e bem antes das sete da manhã já quis se perfilar para a largada que seria as 9, talvez uns minutinhos mais.
Mesmo achando muito cedo para isso acabei o acompanhando e esperamos até o momento da Globo “liberar" o horário para a largada que se deu as 09:05h daquela manhã não muito quente, pra nossa sorte.

Antes da prova.


Na largada o Tite disparou e eu acabei ficando.
Sempre faço péssimas largadas por ser cauteloso demais e na São Silvestre o cuidado deve ser ainda mais redobrado, pois uma queda ali pode causar sérios ferimentos podendo até impedir de concluir a prova.
Acabei ficando engarrafado no meio da multidão de corredores, mas ainda assim passei pelo primeiro quilômetro com um tempo até que razoável (4’08).

Depois deste km já consegui mais espaços e procurei correr um pouco mais rápido para tentar recuperar o tempo perdido e com isso buscar mais uma sub-1h nesta prova.
Até consegui tirar alguns segundos nos kms seguintes, mas a falta de treinos de velocidade estavam fazendo falta.
Reencontrei o Tite somente no km 4, e pouco depois completei os primeiros 5kms com 19’43 e já comecei a perceber que não seria nada fácil completar a prova abaixo de uma hora.
Estava bastante sofrido manter o Pace perto dos 4 minutos por km e ainda teria a Brigadeiro lá na frente.

Lá pelo km 8 já comecei a tirar a ideia de buscar mais um sub-1h e ir apenas para completar mesmo.
Mais a frente passei os 10kms com 39’53. Com esse tempo e a essa altura da prova já dava pra ver que seria muito difícil terminar com uma hora. Pra não dizer impossível.
A menos que eu subisse a brigadeiro com média de 4 minutos ou menos. Coisa que eu nunca havia feito nas outras 12 participações na prova.

Apesar de já ter desistido, fiz uma boa subida. Mas, aí já era tarde pra buscar o tempo pretendido inicialmente. Ainda tentei forçar o ritmo ao chegar na Paulista, mas foi em vão. Porém, foi por pouco.
Completei a prova com uma hora, zero minuto e vinte e três segundos e com sensação de um dever cumprido. E logicamente que tenho muito o que agradecer, pois foi um ano muito bom, apesar da lesão e dos três meses de recuperação.

O Tite chegou logo depois com o tempo de 1h02min57seg na 331ª colocação na classificação geral e em 54º lugar na sua faixa etária.
Após concluída a prova, saímos da Avenida Paulista com nossas medalhas. Antes, porém, fizemos algumas fotos e depois fomos ao hostel e fizemos check’out, almoçamos e segui com o Tite até a rodoviária e aguardei até o seu embarque de volta à Corbélia e depois segui para o Bairro de Perus onde passei o reveillon na casa dos meus tios.

Em relação à participação do João, ele acabou sendo derrubado, e se machucou um pouco nos joelhos logo no início da prova, mas por sorte os ferimentos foram apenas superficiais, sem gravidades e ele conseguiu voltar e completar a prova perto de 1h40.

Após o réveillon, aproveitei e fiquei uns dias a mais em São Paulo e no dia 6 fui para Campos do Jordão onde encontrei com minha esposa, pais e vários amigos que seguiam para uma romaria em Aparecida do Norte e fui com eles e retornamos para casa somente no dia 10/01.

Em Aparecida do Norte-SP com minha esposa.



Segue abaixo mais algumas fotos:
.
Meu número.

Incrível que somando este número dá um total de 13. Parece se referindo a minha 13ª participação na prova. rss
.
.

Passando pelo Teatro Municipal de São Paulo.
.
.

Após a prova no Masp.
.
.

Minha 13ª São Silvestre.
.
.

A bela medalha da prova.
.

.
.

Na entrega de kits com o atleta Cleberson Souza que correu os 1.000km Brasil em 10 dias.
.
.

A bela camiseta da prova.
.
.

Os 10 primeiros no geral masculino.
.
.

A minha colocação no geral.
PS: este ano só foi divulgado os resultados dos 100 primeiros colocados tanto no geral como nas faixas etárias e por isso ficou impossível saber quantos completaram...
Lamentável...

.
.

A minha colocação na faixa etária.
.
.

As 10 primeiras no geral feminino.
.





E assim foi mais uma prova, com direito a férias, deste pobre, simples, humilde, mas feliz atleta que vos escreve.
Abraços e até uma próxima oportunidade.


Agradecimentos:
Primeiramente sempre a Deus pelo dom da saúde;
à Academia Boa Forma;
Tite;
João,
Tia Maria;
Minha esposa.
Além de todos os amigos, inimigos e leitores deste simples blog de corrida de rua.


#tuttamaratonista


Nenhum comentário: