sexta-feira, 23 de março de 2018

Corrida Nº 162 - 2ª Corrida Cidade das Flores - Corbélia-PR (11mar2018)

.
A minha estreia em corridas no ano de 2018 não poderia ter sido melhor.


"Podemos conquistar tudo aquilo que queremos.
Basta termos fé e acreditar em nossa capacidade."



Segue os dados gerais da prova:

Prova Número: 162
Nome da Prova: 2ª Corrida Cidade das Flores
Cidade: Corbélia-PR
Data: Domingo, 11 de março de 2018
Distância: 6kms
Tempo: 20min20seg
Colocação geral: 1º lugar
Total de pódios (fora de Ubiratã): 74
Número total de pódio no geral: 24
Número de atletas: 83 corredores
Número de peito: 406



Fui para Corbélia com o objetivo de acompanhar de perto o atleta Jilmar (com “J” mesmo) de Nova Aurora. Ele, provavelmente, seria o melhor atleta presente na corrida e eu tinha o desejo de fazer uma boa prova e nada melhor do que acompanhar o melhor atleta presente no evento.
O acompanhando eu poderia, de repente, quem sabe, surpreendê-lo no final e até vencer a corrida e com isso eu manteria o excelente desempenho que venho tendo nos últimos pódios conquistados, onde, todos os últimos 7 foram de primeiro lugar.
Isso já era um recorde gigantesco para a minha simples carreira de atleta amador e se pudesse aumentar ainda mais esse recorde, seria mais que extraordinário pra mim.

Se acaso eu não conseguisse manter o ritmo do Jilmar, ou dos demais bons competidores que por ventura poderiam estar na prova, eu simplesmente diminuía o ritmo ou parava. Simples assim.
Esse era o meu pensamento. Não tinha nada a perder mesmo. Então, vam’bora arriscar tudo. rsrs

Na viagem para Corbélia tive a companhia do Alisson e do Júlio Cesar que nos levou com seu carro e quero aqui agradecer pelo apoio.
Chegamos na Cidade das Flores por volta das 06h40h da manhã. A largada estava marcada para as 07:00h, mas houve um pequeno atraso e largamos as 07:20h com os termômetros marcando 24 graus.

O percurso  foi de apenas 6kms sem muita subida.
A largada foi em descida no sentido contrário ao centro da cidade, mas com pouco mais de 300 metros fizemos o retorno e passamos novamente em frente ao pórtico e do ginásio de esportes e seguimos rumo ao centro.

Como não haviam muitos corredores, larguei bem na frente e fiz uma boa largada e mesmo tendo alguns atletas abrindo certa distância naquele início eu procurei seguir o meu objetivo que era acompanhar de perto o Jilmar e assim eu ia fazendo.


Momentos antes da largada.


Ao chegarmos no primeiro retorno eu estava cerca de 2 metros na frente dele que acabou cortando caminho pelo canteiro e quando nos “aprumamos” novamente em linha reta ele já estava uns cinco metros na minha frente. Tudo por conta do corte sobre o canteiro.

Antes daquele primeiro retorno eu era o quinto colocado e após, caí para oitavo devido a outros corredores também terem passado pelo canteiro.
Cobrei esse corte, principalmente do Jilmar, e ele alegou que não dava para passar pela rua por que iria “trombar” em outros corredores.
Até aí tudo bem, mas na minha opinião, ele  deveria diminuir o ritmo na sequência e deixar quem estava na frente dele passar. Mas, não.
Ele cortou caminho e acelerou muito na subida assumindo na sequência a liderança da prova.

Em conversa com o secretário de esportes ao final da corrida e com o apoio de outros corredores que também foram prejudicados naquele início, o secretário disse que dá próxima vez irá colocar fitas para evitar estes cortes.
Assim espero.


Mas, voltando a corrida...

Como citei acima, após o retorno o Jilmar puxou muito o ritmo na subida e abriu boa vantagem.
Até chegarmos novamente em frente ao pórtico de largada ele já estava a uns 15 metros ou mais na minha frente e eu que havia recuperado algumas colocações vinha em terceiro.
Assumi a vice-liderança logo em seguida. Por volta do km 1 que passei com 3min17seg e segui em busca do líder.
Se ele é bom em subida, eu sou bom em descida e após o primeiro quilômetro pegamos uma descida até perto do km 2 onde eu já tinha tirado a diferença e estava lado a lado com ele.

Nesse momento começou mais uma subidinha leve, mas ele não conseguiu abrir.
Mantive-me firme ao lado dele até completarmos o quilômetro 2 onde o meu tempo foi de 3’25.
Corremos alguns metros juntos e depois tomei a dianteira para não deixar mais.
Porém, como o percurso ali era em subida, apesar de não ser uma subida muito forte, me poupei um pouco, mas mesmo assim comecei a abrir certa distância.
Ao chegar no km 3, já em descida, o meu cronometro marcou 3’31 e ao chegar no retorno, após o km 3, eu já seguia mais de 30 metros na frente do Jilmar. Que segundo me relatou no final da prova, ali ele passou antes da placa. Ou seja, cortando mais alguns metros do percurso. Tanto é que o garmin dele marcou apenas 5.921 metros. Enquanto o meu Strava marcou os 6kms redondinhos.

Pouco depois do retorno um dos staffs que estavam entregando água até brincou comigo dizendo para diminuir um pouco o ritmo para dar chance aos outros. Apenas sorri e segui rumo a linha de chegada. rsrs

O percurso ali era bom.
Uma leve descida até esse retorno e depois uma leve subida, tipo um plaino-falso, seguida de um longo trecho de descida até próximo do quilômetro cinco e meio, mais ou menos.
Os meus tempos ali foram bons: km 4 em 3’24 e km 5 em 3’23.
.
Já estava bem cansado e até pensei naquela ideia do início: de diminuir ou talvez até parar. Mas, como eu estava na liderança e com boa vantagem para o segundo colocado, essa ideia de parar não vinha ao caso. E nem diminuir o ritmo. Já que estamos aqui, vamos até o fim e continuei forçando.
Ao chegar na avenida do ginásio de esportes pensei em olhar para trás para saber a diferença que estava, mas, como ali começava a última subida do percurso resolvi manter-me focado na prova para não me desconcentrar e nem para dar a impressão ao adversário de que eu estava preocupado com ele.

Do mesmo jeito que eu vinha do percurso em descida eu subi aqueles pouco mais de 300 metros e desci mais uns 300 para cruzar a linha de chegada com o tempo de 20 minutos e 20 segundos (3’20 no último km) e fechar a prova como CAMPEÃO GERAL e assim iniciei o ano com o pé direito.
Juntamente com o esquerdo também. rsrs


Completando a prova como campeão geral.


Até já perdi as contas de quantas vezes eu venci uma prova no geral. Sei que foram poucas. Umas cinco ou seis eu acho. rsrs
Mas, foram o suficiente para marcar a minha carreira. E poder aumentar este número, mesmo já estando com quase 41 anos nas costas é bom demais.
Assim que eu contabilizar certinho quando provas venci no geral eu volto aqui e reedito o texto.
Por enquanto fica assim mesmo. rsrs

O Jilmar chegou 33 segundos depois de mim me parabenizando e dizendo que corri muito.
E graças a Deus corri mesmo. Media de 3 minutos e 23 segundos por quilômetro.
Correndo como um menino. Apesar dos meus quase 4.1 rsrs

Após a prova recebi minha medalha e fui me reidratar com água gelada e algumas bananas e fiquei na expectativa da disputa dos dois ubiratanenses para saber quem era o segundo melhor corredor da cidade e desta vez deu Alisson.
Ele terminou em oitavo no geral com o tempo de 23min22seg e venceu a categoria 18/24 anos.
O Júlio Cesar completou com 25min07seg e foi o segundo da categoria 30/34 anos.

Logo após ao término da prova houve uma caminhada e duas corridas infantis para somente depois sermos premiados no pódio e na sequência já voltamos para casa onde eu ainda fui para o campo e joguei mais uns 25 minutos de futebol como lateral e não tomamos nenhum gol durante o tempo em que estive atuando. Apesar de termos perdido a partida por 9 a 4. rsrs

E assim foi mais uma prova, a primeira de 2018, na vida de deste corredor amador.

Abraço e até a próxima...



Segue abaixo mais algumas fotos:
 
Meu número que precisou ser devolvido depois para ser usado na 2ª edição do Circuito Cidade das Flores que começará em maio.
.
.

 Júlio, Tutta e Alisson antes da prova.
.
.

Com o amigo Tite que foi o segundo colocado dos moradores de Corbélia e seu filho e sobrinha que participaram da corrida infantil.
.
.

Pódio da categoria 18/24 anos.
1º Alisson
2º Diego
3º Mayki
.
.

Pódio da categoria 30/34 anos.
1º Cristiano
2º Júlio Cesar
3º Sandro
.
.

Pódio geral masculino:
1º Tutta
2º Jilmar
3º Renato
4º José Carlos
5º Sidnei
.
.

Júlio, Tutta e Alisson após a prova.
.
.

Vídeo do pódio geral masculino.
.
.

Percurso da prova.
 


Agradecimentos:
Primeiramente a Deus pelo dom da saúde, a academia Boa Forma pela parceria na parte de reforço muscular, ao Paulão Silva pelos suplementos e novamente ao Júlio César pela carona.


Tutta Maratonista
www.correndocorridas.blogspot.com.br

Nenhum comentário: