sábado, 1 de setembro de 2018

JANEIRO 2018 - Desafio Pessoal

.
Voltando um pouco na minha história no atletismo, no dia 1º de janeiro do ano 2.000 eu fazia o meu primeiro treino de corrida. No entanto, eu já havia feito uma prova, sem treinos, seis anos antes, que não vem ao caso agora. O que vem ao caso é que, neste dia 1º de janeiro de 2018 eu estava comemorando 18 anos nessa modalidade e resolvi me lançar a um "Desafio Pessoal".

Sei que para muitos isso não significará nada. Outros até tiram de letra isso que fiz neste mês de janeiro. Mas, para mim era algo nunca feito antes e seria, sem dúvida nenhuma, um grande feito "PESSOAL" para mim.
E o que consistia esse desafio?
Correr a quilometragem correspondente ao dia. Ou seja, no dia 1º eu correria apenas 1km. No dia 2 faria 2kms e assim sucessivamente até chegar ao dia 31 correndo 31kms.

Mesmo depois de ter corrido a São Silvestre no dia 31 de dezembro, os primeiros dias de treinos em janeiro seriam fáceis e as dificuldades deveriam surgir apenas após o 15º dia, pois aí cada dia seria quase um longão. Sem contar o cansaço da sequência de dias treinados. Coisa também nunca feita por mim.
O máximo de dias seguidos de treinos que eu havia feito até então, acredito que não chegava a dez dias seguidos e neste mês de janeiro seriam 31 dias e se contar com a prova feita em São Paulo no último dia de 2017 seriam 32 dias ininterruptos de corrida.


E assim iniciei o desafio e como o previsto, os primeiros dias foram fáceis demais e somente após a segunda semana é que começou a ficar um pouco mais difícil. Não tanto por conta da distância a ser percorrida no dia. Mas, sim, pelo cansaço acumulado dos dias seguidos de atividade física. Em alguns dias eu forçava um pouco mais o ritmo, em outro ia mais na manha e sempre ia postando os treinos em um grupo de Whatsapp e ia recebendo apoio de alguns corredores e um em especial, a Vanuza, que é ultramaratonista e muito experiente em treinos longos e sequenciais.
Ela me orientava e sempre me pedia para ir mais devagar.
Ela achava que eu estava correndo rápido demais e que poderia pagar o preço, principalmente na última semana, onde seria um longão por dia e sempre com um km a mais.
As vezes eu até tentava diminuir o ritmo, mas sempre estava mais rápido do que o planejado.
Parecia estar fácil. O difícil era somente a coragem para sair, pois o cansaço do trabalho e dos treinos estavam se acumulando. Mas, bastava calçar os tênis e começar a correr que o cansaço desaparecia, literalmente, e o treino fluía perfeitamente bem. E sempre mais rápido do que a Vanuza me pedia.
Correr mais devagar, eu não conseguia. Mesmo querendo. Não dava. rsrs


Os dias foram passando e o desafio ia dando cara de que seria completado com êxito, pois a cada treino realizado a motivação era grande para o treino do dia seguinte.
Nos últimos dez dias o mais ruim, como citei acima, era apenas encontrar coragem para sair e rodar a quilometragem correspondente ao dia. Mas, no final sempre acabava dando tudo certo.

Treinei quase uns dias seguidos com chuva e quando não chovia, parece que havia faltado alguma coisa no treino.
Peguei muita lama em certos dias. Mas, foram treinos maravilhosos.


No total do mês, somando todos os 31 dias, eu deveria correr 496kms. Média de 16kms por dia. Se for ver bem, não é muito. Até fui questionado por um amigo de Foz do Iguaçu no início do desafio para fazer os 16kms por dia todos os dias, pois assim seria mais "fácil", segundo ele. Não tenho dúvida de que seria muito mais fácil mesmo. Mas, aleguei que para mim assim não teria graça. O legal do desafio seria chegar no dia 25 correndo 25kms. No dia 26 correndo 26kms e assim chegar no dia 30 e 31 correndo os 30 e os 31kms correspondentes ao dia.

Faltando uns 5 dias para o encerramento do mês e do meu desafio pessoal, eu já pensava em ultrapassar um pouco a quilometragem do último dia para arrendondar em 500kms. no mês
Como eu vinha correndo usando o aplicativo Strava, seria legal ter essa marca registrada por lá.

Pensei bem e um ou dois dias depois resolvi que faria isso mesmo. Completar os 500kms no mês.
Porém, não contava com uma falha no aplicativo dia 30, um dia antes do término do desafio.
O aplicativo literalmente travou.
Tentei de todas as maneiras fazer com que ele voltasse a funcionar, mas nada adiantou.
Fiquei um tempão parado numa estrada rural, quase noite e com tempo fechado para chuva, tentando reiniciar o aplicativo, mas sem sucesso.

Ele travou com 18kms, dos 30 que eu deveria percorrer no dia.
Percebi que ele parou porque demorou demais para dar a parcial do km 19.
Além do aplicativo, eu corria com um cronometro e sempre olhava o tempo nele quando o aplicativo dava a parcial e quando conferi o tempo no cronometro havia se passado quase 10 minutos em relação ao km anterior. Ou seja, eu estava quase completando o 20º km e o aplicativo ainda não havia dado a parcial do km 19.
Como eu não consegui reiniciar o aplicativo, corri mais 55 minutos e dei por finalizado o treino daquele dia acreditando que havia feito sim os 30kms. Mas, alguns dias depois eu refiz o percurso e até havia passado um pouco de 30kms. Havia dado 30,8kms.


Mas, por causa deste problema no aplicativo, os 500kms ficou muito longe de ser batido nele. Pois, como ele travou no km 18, eu precisaria correr 47kms no dia 31 para ter essa marca "validada".
A Vanuza até me havia dito isso também. Mas, achei que não seria capaz e fui dormir com esse pensamento dos 47kms na cabeça.

No dia 31, acordei meia hora mais cedo e decidido: "- Esse aplicativo não vai me tirar esse gostinho de ter a marca dos 500kms!" E saí para correr.
Como eu trabalhava, tive que dividir os treinos em três etapas.
Fiz 8kms de manhã, antes do trabalho.
Mais 8kms no horário do almoço e fechei o dia, na pista de atletismo, correndo 77,5 voltas totalizando 31kms que somados com os outros dois treinos de 8kms deu os 47kms no dia e os 500kms registrados no aplicativo. Meta alcançada.
Talvez você esteja se perguntando: "Você ganhei alguma coisa com isso?"
Te respondo que não.
Mas, confesso que a minha satisfação por ter alcançado este feito foi grande.
Nunca havia feito algo assim em toda minha carreira de atleta amador e sair da minha "zona de conforta" foi crucial para saber que eu sou capaz de tudo aquilo que quero fazer. Basta eu ter coragem para dar o primeiro passo..
.

No total do mês deu 512,8kms, já que o treino do dia 30 deu tantos 30,8kms.

E assim se foi o meu Desafio Pessoal em comemoração aos 18 anos de atletismo e antes de finalizar, quero agradecer muito a Vanuza e a galera que me incentivava lá no grupo Sebo nas Canelas no Whatsapp.
E um agradecimento mais que especial a Deus, pois sem Ele, eu não teria forças para completar esse desafio.

Abaixo vou postar os prints que fazia do aplicativo após cada treino para não deixar dúvidas.

.



Dia: 1

Distância 1km
Tempo: 5min05seg.
.

Dia: 2
Distância: 2kms
Tempo: 11min15seg
.

Dia: 3
Distância: 3kms
Tempo: 11min36seg
.


Dia: 4
Distância: 4kms
Tempo: 17min25seg
.


Dia: 5
Distância: 5kms
Tempo: 17min17seg

.

Dia: 6
Distância: 6kms
Tempo: 24min36seg
.

Dia: 7
Distância: 7kms
Tempo: 31min04seg
.

Dia: 8
Distância: 8kms
Tempo: 40min
.

Dia: 9
Distância: 9kms
Tempo: 37min50seg
.

Dia: 10
Distância: 10kms
Tempo: 50min
.

Dia: 11
Distância: 11kms
Tempo: 45min55seg
.

Dia: 12
Distância: 12kms
Tempo: 57min03seg
.

Dia: 13
Distância: 13kms
Tempo: 1h02min23seg
.

Dia: 14
Distância: 14ikms
Tempo: 1h04min14seg
.

Dia: 15
Distância: 15kms
Tempo: 1h19min30seg
.

Dia: 16
Distância: 16kms
Tempo: 1h11min05seg
.

Dia: 17
Distância: 17kms
Tempo: 1h25min58seg
.

Dia: 18
Distância: 18kms
Tempo: 1h29min15seg
.

Dia: 19
Distância: 19kms
Tempo: 1h31min43seg
.

Dia: 20
Distância: 20kms
Tempo: 1h41min18seg
.

Dia: 21
Distância: 21
Tempo: 1h46min02seg
.

Dia: 22
Distância: 22kms
Tempo: 1h53min21seg
.

Dia: 23
Distância: 23kms
Tempo: 1h44min23seg
.

Dia: 24
Distância: 24kms
Tempo: 1h58min38seg
.

Dia: 25
Distância: 25kms
Tempo: 2h11min54seg
.

Dia: 26
Distância: 26kms
Tempo: 2h20min06seg
.

Dia: 27
Distância: 27kms
Tempo: 2h21min10seg
.

Dia: 28
Distância: 28kms
Tempo: 2h23min43seg
.

Dia: 29
Distância: 29kms
Tempo: 2h25min
.

Dia: 30
Distância: 30,8kms
Tempo: 2h47min
PS: como dito, o aplicativo travou no km 18.
E no cronometro marcando o tempo total do treino.
Já abaixo, o percurso refeito dias depois.
.

.

Dia: 31
Distância: 8kms
Tempo: 38min22seg
PS: 1º treino do dia
.

Dia: 31
Distância: 8kms
Tempo: 36min45seg
PS: 2º treino do dia.
.

Dia: 31
Distância: 31kms
Tempo: 2h28min43seg
PS: 3º treino do dia com a quilometragem correspondente.

Ficou faltando o print com o resumo do mês feito pelo aplicativo que eu, infelizmente não printei.



#tuttamaratonista

Nenhum comentário: