sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Corrida Nº 170 - Mini Maratona dos Jogos Abertos Municipais - Jamu's - Ubiratã-PR (14nov2018)

.
Pelo fato de eu não ter participado de algumas provas de pista nos Jogos Abertos Municipais aqui em Ubiratã, a minha equipe (Panorama) acabou perdendo a segunda colocação geral dos jogos e para tentar "compensar" isso que fiz, resolvi participar da última prova. A tal Mini-Maratona.

.
Vencer é uma mistura de luta, esforço, otimismo e principalmente não desistir nunca...



Segue os dados gerais da prova:

Prova número: 170
Nome da prova: Mini-Maratona dos Jogos Abertos Municipais - Jamu's
Cidade: Ubiratã-PR
Data: 14 de novembro de 2018
Distância: 4,6kms
Tempo: 16min01seg
Media por quilômetro: 3min28seg
Número de atletas: não divulgado
Equipe Representada: Panorama (Conj. Novo Ubiratã, Parque do Lago e Ipê e Jardim Panorama)



Devido a bagunça feita nas provas de pista dos Jogos Abertos Municipais aqui em Ubiratã neste ano de 2018, eu acabei ficando muito insatisfeito com os organizadores e acabei não participando de algumas provas de pista e isso acabou custando a queda do Panorama, bairro que represento, do segundo para o terceiro lugar na classificação geral.
Para tentar redimir essa minha atitude feita, acabei aceitando o convite para correr e montar uma boa equipe para participar da última prova dos jogos intitulada como Mini-Maratona.

Não foi fácil, pois ninguém queria correr.
Uns diziam ter compromissos, outros estavam lesionados e outros por motivos pessoais não queriam participar. Enfim... Não foi nada fácil mesmo.
Porém, apesar de tudo eu tinha que dar o exemplo e fazer a minha parte.


No dia da prova apareceram várias pessoas. No entanto, foram apenas para participar e não para competir, pois diziam não ter velocidade para correr.
Os poucos que foram para competir tentei dar algumas dicas e partimos para a largada que teve mudança este ano e que também desaprovei e com isso o percurso foi reduzido.


No ano passado a largada foi na Avenida Nilza esquina com a Rua Brasília, praticamente em frente ao Banco do Brasil e seguia até a Avenida dos Pioneiros e voltava. Passava em frente ao banco e descia até a esquina com a Rua Ernesto Novais de Souza e fazia o retorno e finalizava em frente ao banco (local da largada).
Mulheres fazia uma volta (2.550 metros) e homens duas voltas (5.100 metros).

Já este ano a largada foi no centro da Praça Horácio Ribeiro, que também fica em frente ao banco e fazia praticamente o mesmo trajeto. A única diferença é que o retorno era feito em frente ao banco, não descendo até a rua Ernesto. Mulheres faziam uma volta (2.300 metros) e homens duas voltas (4.600 metros).
Essa mudança se deu porque alegaram que a lombada gigante que tem em frente à prefeitura quando se subia do retorno da rua Ernesto Novais de Souza era perigosa e os atletas podiam tropeçar e cair. Porém, aleguei que ela era menos perigosa do que as placas de pisos quebradas e soltas a menos de 30 metros de onde seria a largada e posterior chegada. Sem contar que tínhamos que descer e subir um meio-fio para sair da praça e entrar na rua.
Seria mais fácil alguém tropeçar e cair por ali do que na lombada que tinha toda uma sinalização no chão. Diferente do meio-fio e pisos quebrados que iríamos enfrentar logo na largada e depois na chegada. Todo cuidado era pouco ali.
Mas, enfim... Vamos para a prova assim mesmo.

Como previsto, a largada se deu as 19:15h e como no ano passado saí no meu ritmo e vários atletas começaram na minha frente. Bem como, dois garotos da APAE. Mas, ninguém seria páreo pra mim. Pelo menos enquanto não houver um incentivo maior e um apoio com instruções, treinos e criação de uma equipe de corredores por parte da Secretaria Municipal de Esportes de Ubiratã eu serei sempre imbatível em provas de media e longa distância por aqui.
Não tô aqui querendo me engrandecer. Mas, essa é a realidade da minha cidade e tenho um sonho de ver isso mudado antes de parar de correr.
Se eu parasse hoje, a representatividade competitiva na modalidade de atletismo do município em outras cidades pararia junto. E eu não queria que isso acontecesse.
Mas, infelizmente é a realidade do município.

E apesar de levar o município "nas costas" não tenho apoio da secretaria de esportes local.
Mas, isso não vem ao caso. Vamos seguir falando da prova...


Após dada a largada e ao sair da praça e entrar na avenida eu estava ali entre os dez primeiros e fui pegando um a um.
O Sassá, um garoto da APAE disparou, e assim como no ano passado, eu só fui alcançá-lo próximo ao Banco Itaú. Uns 800 metros após a largada e mais uns 100 metros depois assumi a liderança da corrida e segui para a vitória sem grandes preocupações.

Um atleta que poderia me dar um pouco mais de trabalho era o Clodoaldo Prestes de Juranda que foi convidado à participar dos jogos por trabalhar em uma empresa abatedora de frangos em Ubiratã.
Sabendo disso procurei manter um ritmo forte desde o início.
Passei o primeiro quilômetro com 3min17seg.
Após o primeiro retorno eu estava a uns 50 metros de distância dele e continue firme.
Pouco depois completei o quilômetro dois com 3min27seg e segui para fechar a metade da prova. Acabei não olhando o tempo nesse momento, mas a distância havia aumentado.

Lá em cima no último retorno, na Avenida dos Pioneiros, eu estava mais de 200 metros de vantagem e o que fiz foi apenas administrar essa distância na volta para cruzar a linha de chegada com o tempo de 16 minutos e 1 segundo.

Apesar da minha vitória, que garantiria 10 pontos para a minha equipe, eu tinha que torcer para não ter dois atletas do Bairro Josefina entre os seis primeiros colocados, pois, isso não nos garantiria mais o vice campeonato dos jogos municipais.

Então fui aguardando a chegada dos atletas e um minuto e seis segundos depois chegou o Clodoaldo que representava o Distrito de Yolanda e marcou 7 pontos para eles.
Em seguida veio o Baiano do Josefina marcando 5 pontos e a preocupação aumentou.
Mas, por sorte deu tudo certo. Em quarto lugar chegou o Júlio César da Recife, Roni também da Recife  em quinto e Manu do Boa Vista sexto lugar. 3, 2 e 1 pontos, respectivamente.
Com isso passamos o Josefina em 1 ponto. Mas, eu havia esquecido de um detalhe importantíssimo: A prova feminina.

Ao lembrar deste "detalhes" fui imediatamente fui ver o resultado com o pessoal da Secretária de Esportes e fiquei aliviadíssimo ao ver duas atletas do Panorama entre as seis primeiras colocadas e nenhuma do Josefina.
Enfim, o segundo lugar geral dos Jamu's 2018 era nosso. Era do Panorama.
Inclusive a confraternização está acontecendo hoje. Eu acabei não indo. Acho que não fiz por merecer.

Após a prova naquele dia. Todos foram convidados a irem no Ginásio de Esportes para a demorada cerimônia de premiação que foi criticada até pelo prefeito que alegou que a premiação das modalidades deveriam ser entregues no ato do término da modalidade e não no último dia, como é feito desde o ano passado, pois assim a demora é demais.
Concordei com ele. Mas, isso parece não entrar na cabeça do secretário de esportes.

No momento da entrega da premiação para as equipes o ginásio já estava vazio.
Nem mesmo os atletas esperaram até o final. Uma pena.

E assim foi...


Segue abaixo algumas outras fotos:

.
Parte dos corredores que representaram o Panorama nesta última prova dos Jogos Municipais.
.
.

Largada.
O Sassá é este primeiro disparando aí na frente.
O segundo também estuda na APAE de Ubiratã.
.
.

Quase chegando para a vitória
.
.

Mais uma vitória nos Jogos Abertos Municipais.
Até já perdi as contas de quantas vezes venci a última prova do Jamu's. rsrs
Vou pesquisar nas minhas anotações e depois reedito aqui.
.
.

Meio bagunçado, como o evento em si, o pódio da mini-maratona.
O de branco sou eu - CAMPEÃO
O de amarelo é o Clodoaldo - VICE
O de verde está representando - 3º Lugar
Os de azul são o Júlio e o Roni - 4º e 5º Lugares e o 6º não compareceu.
.


Classificação.
Infelizmente não marcaram os tempos de ninguém.
O pessoal tem muito o que aprender.
.
.

O pódio feminino.
Só quatro atletas apareceram.
A de azul estava representando a Pirinha. Bi-campeã da Mini-Maratona.
.
Essa foi a classificação feminina.
.
.

O troféu de vice-campeão da equipe Panorama.
.
.

Com o Vanderlei que insistiu para que eu participasse dos jogos estes ano.
.
.

A medalha.
Igual a do ano passado. Porém, este ano não veio o nome da modalidade disputada.
.
.

E a classificação final do Jamu's 2018 ficou assim...




Agradeço a Deus por mais esta prova e um abraço a todos que me acompanham.


Nenhum comentário: