terça-feira, 30 de outubro de 2018

Corrida Nº 168 - Duatlo aquático - Jamu's 2018 - Ubiratã-PR (28out2018)

.
Não tinha interesse em participar dos Jogos Abertos Municipais aqui em Ubiratã neste ano de 2018 pela falta de apoio da Secretaria de Esportes.
Mas, muitos amigos acabaram me convencendo e estou participando. Não pela secretária, mas sim, para ajudar o bairro que até então era o líder dos jogos. Porém, assim como em 2017, há muita "panelagem" para o bairro Vila Recife e por conta disso acabamos perdendo a liderança neste último sábado. Detalhes logo mais abaixo.


Antes da prova.



Segue os dados gerais da prova:

Prova Número: 168
Nome da prova: Duatlo aquático (natação+corrida) Jogos Abertos Municipais - JAMU'S
Cidade: Ubiratã-PR
Data: 28 de outubro de 2018
Distância: 50mts (Natação) + 1.200kms (Corrida)
Tempo: 0min58seg (Natação) + 3min53seg (Corrida)
Media por km (na corrida): 3min14seg
Colocação geral: 2º lugar
Atletas no geral: 6 competidores em cada modalidade (natação/corrida)
Bairro representado: Jardim Panorama (Conj. Novo Ubiratã, Parque do Lago e Ipê e Jd. Panorama)



A parte de natação do Duatlo Aquático foi realizado nas dependências do Ubiratã Cowntry Club a partir das 16 horas de sábado, dia 28 de outubro. Já a parte da corrida, saía de frente a piscina e após cerca de 100 metros dentro do terreno do club seguia pela Avenida João Medeiros, sentido Vila Recife. Descíamos duas quadras, acompanhando as dependências do local, e voltávamos para o local de entrada do club completando assim a primeira volta e depois retornávamos, fazendo assim a segunda volta
 e finalizando a disputa na lombada em frente a entrada do club.

Cada bairro podia escalar um nadador e um corredor.
No caso do Jardim Panorama, meu bairro, o nadador era o Dr. Marcus e o corredor, logicamente que seria eu. rsrs

Nos primeiros 25 metros de nado, o Dr. Marcus foi muito bem e completou até bem também os outros 25 metros, voltando.
O tempo dele foi de aproximadamente 45 segundos. O primeiro nadador fez com 35.
O Dr. foi o terceiro a completar o nado, porém, ele demorou uma eternidade para conseguir sair da piscina e tocar em minha mão me liberando assim para a corrida.

Ao completar os 50 metros de natação ele bateu as mãos para sair da piscina e caiu na água novamente.
Tentou pela segunda vez e caiu de novo. Nisso todos os 5 atletas que competiam conosco já haviam saído para correr e eu ali, esperando o doutor sair da piscina. rsrs
Gritei tentando dar um incentivo pra ele e na terceira tentativa enfim, conseguiu sair.
No entanto, veio rolando pelo chão dificultado o toque em minha mão.
Quando consegui bater na mão dele saí feito um louco das dependências do club até tomar a rua e quando cheguei lá, o primeiro colocado já estava quase uns 200 metros de distância e tirar isso tudo em apenas oito quadras (1.200 metros) não seria nada fácil.

Com cerca de uma quadra na rua pulei da última para a penúltima colocação (de 6º para 5º) e após o primeiro retorno, já subindo, conquistei mais duas colocações praticamente de uma única vez e uns 30 metros depois assumi a vice liderança da prova.
Nisso o primeiro colocado já havia completado a metade do percurso e seguia para a sua segunda e última volta.

Quando completei a minha primeira volta e peguei novamente a descida tentei acelerar o máximo que pude para tentar tirar um pouco a diferença e pegar o tal atleta na subida.
No último retorno o atleta do bairro Josefina estava a uns 50 metros de distância, fiz a curva e mantive-me no mesmo ritmo que vinha da descida. Mas, a distância ainda era considerável.
Nessa altura acredito que o atleta já seguia apenas administrando a vantagem feita e percebi que ele vinha já diminuindo o seu ritmo.

Quando faltava mais ou menos uns 100 metros para ele completar a prova, percebi que ele deu uma olhada para trás e assim que ele viu que eu vinha forte e tirando a vantagem, acelerou por alguns metros para não dar chance de encostar nele, mas logo voltou ao ritmo mais lento, mais aí já era tarde demais.
Segundos depois ele completou a prova na primeira colocação e eu cheguei uns cinco ou seis segundos depois. Cerca de 25 a 30 metros com o tempo de 3min53seg.

Se o percurso fosse feito ao redor das dependências do club, como a princípio seria, eu teria chances de ultrapassá-lo sem dúvida nenhuma, pois teríamos ainda mais quatro quadras pela frente e essa vantagem, de no máximo 30 metros, seria fácil tirá-la. Mas, de última hora resolveram fazer apenas na avenida alegando facilidade para controlar o trânsito, que nem havia, se tivesse feito nas ruas ao redor do club. Enfim. Fui prejudicado, pois não sou muito veloz. Minha especialidade é mais resistência.

E fui, de certa forma "prejudicado"  pelo doutor. Se bem que ele não fez aquilo por querer e, consequentemente, não teve culpa. Mas, se ele tivesse conseguido sair da piscina logo na primeira tentativa, esse atleta do Josefina não teria feito toda aquela vantagem e aí eu conseguia buscar o primeiro lugar.
Mas, enfim... Fiz o que pude e a minha colocação foi considerada como boa. Pois, saí em último e cheguei em segundo lugar, marcando assim 7 pontos para o Jardim Panorama.

Mas, como dito lá no início. está havendo muita "panelagem", novamente, para o Bairro Vila Recife.
Nesse duatlo podia se inscrever um atleta para o nado e um para a corrida e no caso da Vila Recife haviam dois no nado e dois na corrida o que beneficiou e muito a pontuação da equipe deles. E infelizmente não conseguimos mudar a situação, pois os organizadores e árbitros desta modalidade eram todos de lá.
Argumentamos muito. Mas, eles disseram que estava no regulamento. Porém, ninguém nos mostrou este regulamento. O representante do Panorama disse que participou de todas as reuniões e em nenhuma delas haviam dito algo sobre isso. Os juízes até ficaram meio confusos na hora e acabaram desconversando.
Ainda estamos na briga para rever esta modalidade. Mas, duvido que teremos boas notícias.
Nas, demais categorias na natação também fomos prejudicados e das seis modalidades disputadas naquele sábado, cinco delas foram beneficiadas, quer dizer, vencidas pela Vila Recife e acabamos perdendo a liderança dos jogos naquela ocasião.
Mas, ainda tem muitos jogos e várias modalidades. Ainda dá para reverter.
Os jogos terminam somente dia 11/11.
Aguardemos...


Eu e o Dr. Marcus após a disputa do duatlo.
.
.

Percurso via satélite
.
.

Tempo registrado pelo aplicativo Strava.




Agradecimentos:
A Deus pelo dom da saúde e a todos que torceram por mim.





#tuttamaratonista


Nenhum comentário: