segunda-feira, 28 de maio de 2018

Corrida Nº 164 - 44ª Prova Rústica Tiradentes - Maringá-PR (22abr2018)

.
Fiz uma prova impecável.
Venci a categoria, mas acabei sendo “jogado” para quarto...
.
Com o vencedor do prova Dennis Kemboi.


Segue os dados gerais da prova:

Prova número: 164
Nome da prova: 44ª Prova Rústica Tiradentes
Cidade: Maringá-PR
Data: Domingo, 22 de abril de 2018
Distância: 10kms
Tempo: 35min02seg
Colocação geral: 38º lugar
Atletas no geral:  2.481 corredores
Colocação na faixa etária de 40 a 44 anos: 4º lugar
Atletas na faixa etária: 347 corredores
Número de peito: 330



Fui para Maringá no sábado a tarde e fiquei hospedado na casa do amigo Marcos que lesionado não pôde participar da prova.
O Alisson e sua namorada haviam viajado comigo no mesmo ônibus, mas ao chegar em Maringá eles foram para a casa das amigas da namorada dele e eu fui dar uma volta no shopping até dar o horário combinado para que o Marcos fosse me buscar. O kit já estava com ele, então eu não tinha muito o que me preocupar.

Por volta das 18:30h o Marcos e sua esposa chegaram e fui com eles até o salão de festas da igreja deles ajudar o pessoal a preparar pizzas para um evento da igreja no dia seguinte e mais ou menos lá pelas 22 horas o Marcos me levou para sua casa onde tomei um banho e saí para comer um lanche.
Retornei uma hora depois e por volta das zero horas fomos dormir.

Acordamos no dia seguinte as 06:00h da manhã e após o café nos encaminhamos para o local da prova onde fui encontrar com minha esposa que havia ido para a cidade algumas horas depois de mim no sábado.
As 07:30h deixei meus pertences no guarda volumes e me encaminhei para o meu setor de largada.
Antes eu ainda havia encontrado com o Emerson, outro amigo de Maringá, e ele me indicou um amigo dele que faria a prova com 34 minutos e como essa era a minha meta procurei por ele e me perfilei ao lado dele na largada.

Consegui um bom posicionamento e não perdi tempo algum após a largada.
Já saí no ritmo planejado e seguia de perto o atleta indicado pelo Emerson.
Passei o primeiro quilômetro com 3min08seg.
Aproveitando o percurso em descida continuei acelerando e fiz 3min12seg no km seguinte.
Já no terceiro quilômetro o tempo subiu para 3min30seg e daí meio que estabilizei nesse ritmo. Mas, continuava seguindo de perto o atleta da equipe do Edmilson Team.
Cheguei na metade da prova com 17min22seg e o sub-35min  parecia que viria nesse dia.

Tudo fluía bem, até chegar no km 7 onde tem uma subida mais acentuada e um pouco mais longa e foi aí que deixei fugir o meu sub-35.
Neste km eu passei com 4min04seg. Arrebentando completamente o tempo ganho nos kms anteriores. Mas, ainda assim seguia o atleta Maicon. Só que, após este km ele havia se distanciado um pouco e não mais consegui aproximação.

Após a leve subida do km 9 tentei um Sprint final mais não adiantou muito. Consegui ganhar alguns segundos, mas não o suficiente para alcançar o atleta que vinha sendo o meu coelho na prova e nem para completar os 10kms abaixo dos 35 minutos.
Cruzei a linha de chegada com 35min04seg no tempo marcado no meu cronometro.
Se eu tivesse feito um tempo melhor naquele quilômetro sete, ou conseguido acompanhar o atleta amigo do Emerson até o final eu teria alcançado minha meta.
Ele completou com 34'54 e eu, no tempo corrigido pelo site deu 35min02seg.
A frustração por não ter feito o sub-35 foi grande. Mas, ainda assim estava muito satisfeito, pois não é todo dia e nem qualquer um que consegue fazer 10kms na casa dos 35 minutos e estava bastante confiante de que daria no mínimo um segundo lugar na categoria.


Porém....

Tentando compensar o erro na elaboração do regulamento, a organização da prova “jogou” os atletas de elite nas categorias, pois os prêmios do sexto ao décimo geral eram menor do que os prêmios dos três primeiros colocados nas categorias.

Quando saiu o resultado das categorias, na minha que era a 40/44 anos, havia nada mais nada menos do que três atletas de elite e eu, assim como outros atletas de outras categorias fomos prejudicados.
Abaixo segue a foto da listagem postada no mural após a prova em Maringá e depois dois prints que fiz no site oficial. O primeiro foi no dia seguinte à prova onde o meu nome constava em primeiro lugar na faixa etária. O outro foi feito alguns dias depois onde meu nome já aparece em quarto lugar na categoria.
.
Foto tirada da listagem das categorias publicada no mural em Maringá após a prova.
Na penúltima categoria é a minha e meu nome não consta entre os três.
.
Print da classificação geral masculina publicada no site no dia seguinte a prova.
Categoria 40/44 consta meu nome em 1º lugar.
.
Classificação da faixa etária 40/44 anos mais ou menos uma semana após a prova.
Meu nome já aparece em quarto.


Quem entra no geral, não pega nas categorias. Essa é a lógica.
A lógica também é: atleta de elite só concorre ao prêmio geral.
Mas, nesse caso da Tiradentes não foi bem assim.
O primeiro e o segundo colocado da minha categoria foram, respectivamente, o sexto e o sétimo geral. Já o terceiro, é um atleta de elite.

.
Os 10 primeiros no geral masculina.

Foto tirada no mural após a prova em Maringá.

Podem reparar o sexto e o sétimo e conferir na categoria 40/44.


Depois deste acontecimento ouve-se muito falatório.
Uns diziam que os atletas de elite podiam optar por uma ou outra premiação. Outros falaram que os atletas de elite não se inscreveram como elite por causa da pequena quantia oferecida, principalmente, do sexto ao décimo geral. Já outros diziam que a organização deixou “brechas” no regulamento e por isso causou toda essa confusão.

Mas, em todo caso, e na minha opinião, foi um erro grotesco da organização. Onde já se viu colocar prêmios de 300 reais para o décimo colocado geral e de 600 reais para o primeiro colocado da faixa etária!
Se um atleta for o décimo primeiro geral ele será, automaticamente, o primeiro da faixa etária e irá receber o dobro de quem chegou na frente dele. No caso o oitavo, nono e décimo, respectivamente.
Um absurdo isso.
E por conta disso, eu que acabei vencendo a minha categoria acabei não recebendo o dinheiro correspondente e ainda fui “jogado” para quarto na faixa etária.
Fiquei bem decepcionado com os organizadores da 44ª Prova Rústica Tiradentes esse ano.
Só fui para a prova porque tinha reais chances de vencer a categoria e esse dinheiro iria me ajudar a quitar algumas continhas atrasadas. Não ganhei nada e ainda aumentou a minha dívida.

Mas, enfim...

Após ver a classificação no mural, nem fiz 
muita questão de reclamar, pois saberia que não iria adiantar nada. Vi muitos atletas reclamando, mas sem sucesso.
Então o jeito foi me encaminhar para a casa dos parentes da minha esposa onde tomei um bom banho e almoçamos e às 16 horas partimos para a rodoviária e de lá para Ubiratã.

Segue abaixo mais fotos e agradecimentos:

Meu número.
.
.

Antes da prova.
.
.

Acompanhei a elite feminino por uns 3 kms.
Quando chegou na subida do km sete elas se distanciaram e não mais alcancei.
.
.

Chegando "acabado"! rsrs
.
.

Cheguei.
.
.

Após a prova.
.
.

Com os ubiratanenses:
Braguinha fez 53'10 - colocação geral 1.023 faixa etária 55/59 anos 52º lugar.
Alisson fez 43'39 - colocação geral 310 - faixa etária 20/24 anos 22º lugar.
Tutta fez 35'02 - colocação geral 38 - faixa etária 40/44 anos 4º lugar
Fernando fez 44'52 - colocação geral 366 - faixa etária 30/34 anos 47º lugar.
.
.

Mais ubiratanenses:
Wagner correu sem inscrição.
Leonardo fez 59'39 - colocação geral 1570 - faixa etária 65/69 anos 27º lugar.
.
.

Com o grande amigo 'Minerin di Minas'.
Ele completou a prova com 42'13 - classificação geral 232 - faixa etária 60/64 anos 5º lugar.

.
.


Com o atleta Cosme Ancelmo de Souza.
Ele abandonou a prova por volta do km 4.

.
.


Com a atleta Marcela Cristina do Cruzeiro vice-campeã na prova feminina com 34'44 e atleta Ancelmo que ficou um pouco ocultado pela sombra..
.
.

Minha esposa e o filho dela na 'tietagem' com a galera da elite brasileira.
.
.


A fraquinha camiseta e a medalha da prova.
.
.


Os 20 primeiros colocados da prova masculina.
.
.


Minha colocação no geral.
.
.


Os 17 primeiros na faixa etária de 40 a 44 anos.
.
.


As 20 primeiras colocadas da prova feminina.
.
.

Resultados



Agradecimentos:
Primeiramente sempre a Deus por intercessão de Nossa Senhora Aparecida e Sagrado Coração de Jesus pelo dom da saúde e por sempre me proporcionar ótimas viagens, estadia e provas.
E um agradecimento especial ao casal Marcos e Meire e seus filhos pela receptividade em Maringá e a Academia Boa Forma em nome dos professores e proprietários João e Ricardo por estarem sempre me apoiando e acreditando no meu potencial e aos demais professores Paulão, que sempre me fornece suplementos e Eltinho.


Abraço a todos e até a próxima...


Tutta Maratonista
www.correndocorridas.blogspot.com.br


Nenhum comentário: