domingo, 19 de setembro de 2010

Treinos para a Maratona de Foz (semana 8)

Esta postagem era pra ter sido publicada ontem, mas enfim... vai hoje mesmo... rsrs
Alias, o atraso foi por uma boa causa. Estava lendo as várias atualizações dos amigos blogueiros que estava em atraso. hehe
Ainda falta muitas, mas logo logo eu deixo tudinho em ordem. rsrs

Mas, então vamos a postagem...


Mais uma semana de treinos já se foi.
Esta é a oitava e semana que vem (26/09) já será a maratona.
Os exames estão todos em mãos, porém, ainda estou na torcida pelo atestado médico, a consulta é na terça-feira dia 21, tomara que a Drª Célia me libere, pois acredito estar em plenas condições de saúde para correr os 42 quilômetros mais os 195 metros da maratona de Foz do Iguaçu.
Digo isso com convicção, pois não senti nada de anormal durante estas semanas de treinos fortes e longos.

Mas, vamos ao que interessa. hehe
Treino da oitava semana.


No domingo (12/09) começou com uma competição de 10k na cidade de Maringá.
A prova serviria apenas de um treino trote, pois no sábado que antecedia a prova eu teria um longão de 35km, mas como citei na outra semana, uma partida de futebol havia me deixado com o corpo todo dolorido e não fiz este longão. Daí parti pra Maringá pra fazer um treino forte.
Não foi tão forte assim, fiz os 10km em 37min03seg.
A tarde corri por mais uma horinha pra "compensar" (vamos dizer assim) o longão não feito no dia anterior. Foram mais 13km (6,5 de ida e mais 6,5km de volta) com saída de casa até o sítio dos meus primos na Estrada Medeiros.

Na segunda (13) fiz uma folga pra poder fazer os treinos seguintes numa boa.
Tentei seguir a planilha postada na primeira semana destes treinos, porém, com alteração devido a prova do dia 12 e ainda com um aumento na quilometragem, já que na semana passada fiz pouco mais de 30% dos treinos propostos.

Terça-feira (14) fiz um treino de ritmo após o meu expediente de trabalho (18h00) às margens da Rodovia BR 369 no sentido Comunidade Jandaia.
O treino previsto era de 1h15 ou 20k em ritmo médio de 3min45seg/km.
Acabei ultrapassando 2 minutos e 33 segundinhos e completando 21km.

Na quarta-feira (15) um trote regenerativo de 8km na grama dentro do gramado do Estádio Municipal de Ubiratã (o Claudinão) após às 18h00.
Este é sempre o meu horário de treinos, com exceção do sábado que sempre saio um pouco mais cedo.

Quinta-feira (16) fiz 4 tiros de 2.000 metros (seriam só 3) às margens da BR 369 (os tempos seguem no resumo da semana logo abaixo).
Ah, uma coisa que nunca comentei aqui é no quesito "tempo de recuperação entre um tiro e outro".
Dou um intervalo entre 3 e 6 minutos.
Muitos ao lerem isso podem achar um tempo extremamente alto, mas é só assim que consigo fazer os meus treinos de tiros longos. E de uma certa forma tem dado resultado, já que em duas das 4 provas de 10k que fiz este ano os tempos foram em 34min25 e 34min24seg em Cascavel (01/05) e Marechal Cândido Rondon (13/06). Além é claro do recorde batido na Meia Maratona das Cataratas do Iguaçu (16/05) com o tempo de 1h15min04seg.

Sexta-feira (17) folga programada na planilha.

Sábado (18) como sempre é dia de longão.
Preferi pegar o trecho da Rodovia Br 369 onde não há tantas subidas para que eu pudesse fazer um bom treino e assim ficar mais animado e confiante para a maratona.
O trecho escolhido é onde mais faço treinos (sentido Comunidade Jandaia).
Saí às 17h20 em frente ao km 448 da rodovia em direção ao trevo de acesso a cidade de Campina da Lagoa no km 435 (13km ida e mais 13km volta).
No meu outro treino (dia 28/08) neste mesmo percurso eu havia feito os 26km em mais de 1h55.
O planejamento para este novo treino seria algo em torno de 1h40. Pois no outro tive uns incomodos que podem ser visto e/ou relembrados clicando aqui.

Acredito ter feito um ótimo treino.
Passei a marca dos 10k em 37min44 e fechei a métade (13km) em 49min18.
O retorno foi um pouco mais lento, mas dentro do previsto.
Os útlimos 3kms foram o mais altos, pois comecei a sentir umas dores próximo a região da virilha e não quiz nem saber de forçar muito o ritmo.
Ainda assim, o último km fiz em 4min2o, fechando assim o treino às 19h00 com o tempo de 1h40min15seg.

Agora é rezar muito pra conseguir o "tal' do atestado médico e se Deus quiser, fazer uma boa corrida no dia 26 lá em Foz do Iguaçu.
Torçam por mim... hehe


Segue abaixo o resumo da semana:

Dom/12/09/2010: 23km = 1h37min03seg
Seg/13/09/2010: Descanso
Ter/14/09/2010: 21km = 1h17min33seg
Qua/15/09/2010: 8km = 39min00
Qui/16/09/2010: 4x2.000 metros (6min53, 7min04, 7min06, 6min39) ---> 8km = 27min42seg
Sex/17/08/2010: Descanso
Sab/18/09/2010: 26km = 1h40min15seg

Resumo da semana (7 dias)
5 dias de treinos (17,2km/dia)
86kms de 75 proposto (média 114,66%)
5h51min33seg (média 4min05seg/km)


Nesta semana que inicia hoje (19) serão apenas só 3 dias de treinos e todos em ritmo bem confortável.
O primeiro seria pra ser realizado hoje, mas preferi deixar pra amanhã. hehe

Abraço a todos.


tutta
www.correndocorridas.blogspot.com
Twitter: @tuttacferreira

10 comentários:

martinsatleta disse...

Desejo boa sorte lá em Foz eu ia participar mais estou, com muitos km rodados então vou descansar e me preparar para o Sul Americano Master no Chile.

martins disse...

Boa sorte espero que tudo dê certo que vc possa fazer boa prova, minha inscrição foi feita mais eu vou descançar estou com muito km rodado.
abraço

Rinaldo disse...

Olá Tutta,

Marcas invejáveis, deste jeito vai ser pódio na maratona!

Grande abraço e continue assim!

Claudio Rinaldo
http://numerodepeito.blogspot.com/
http://cicloviadigital.blogspot.com/

Dani disse...

Oi Tutta. Te desejo uma boa semana de treinos e que tudo dê certo na Maratona de Foz. Eu e o Vinicius estaremos torcendo muito por vc.
Bjos,
Dani

Giba ( Junior ) disse...

Salve Amigo Tutta !
Parabéns pelos treinos e pelos esforço.
Continuo esperando a sua vinda a SP, para ao menos largarmos juntos em uma corrida.
Obrigado pela visita e postagem em meu Blog.
Saudações
Giba
correndopelacidade.blogspot.com

Giba ( Junior ) disse...

Salve Amigo
Obrigado pelas visitas e postagens no meu Blog.
Parabéns pelo treino e torço por ti na Maratona de Foz.
Continuo na espe da sua visita a SP.
Giba
correndopelacidade.blogspot.com

E disse...

oi, tutta!!!

êêê, só falta uma semana!!!
firme e forte nos treinos!
tenho certeza que a médica vai liberar você pra maratona!!!

nem acredito que já está tão perto!
parece que foi há pouco tempo você começou essa planilha!!! mas já são 8 semanas!!!!
agora falta pouco!

boa sorte!!!

bjs
http://elismc.blogspot.com

tutta disse...

Resposta ao Martinsatleta e Martins, pois são os mesmos. hehe:
Obrigado e boa sorte lá no Sul-Americano Master.
Abraço.


Resposta ao Rinaldo:
Valeu amigo.
Espero pelo menos (quem sabe) um quinto lugar na faixa etária para pelo menos ganhar o din din das despesas. hehe
Abraço.


Resposta à Dani:
Ok amiga.
Obrigado pela força.
Diz ao Vínicius que mandei um abraço pra ele, ok?
Bjinhus pra você. hehe


Resposta ao Giba (Júnior):
Obrigado caro amigo.
E quanto a minha ida aí pra São Paulo, esse ano não vai dar, a não ser na São Silvestre.
Lá é meio difício de nos encontrarmos, mas poderemos combinar, o que acha? hehe
Abraço e obrigado por você também passar por aqui e deixar seu comentário.
Abraço.


Resposta à Elis:
É amiga, o tempo passa e a gente nem vê.
Parece que foi ontem mesmo que comecei os treinos pra esta prova e já está quase chegando o grande dia.
Espero poder fazer uma boa prova lá.
E quanto ao atestado médico.
Tô liberado.
Fiquei sabendo hoje.
Vou até fazer um pequeno post de dizendo isso já já. hehe
Bjinhus e obrigado pela força e incentivo de sempre.


tutta
www.correndocorridas.blogspot.com
Twitter: @tuttacferreira

FREE ATLETA disse...

Afffff...Ta afiadão man !!! rs

tutta disse...

Resposta ao Joka:
Mais ou menos amigo. rsrs
Vamos ver na hora da prova. hehe
Abraço.


tutta
www.correndocorridas.blogspot.com
Twitter: @tuttacferreira