domingo, 5 de setembro de 2010

Treinos para a Maratona de Foz (semana 6)

.
Mais uma semana de treinos já se foi.
E esta foi a sexta semana, agora só faltam mais três.


Os treinos desta semana que se passou foram os seguintes:

No domingo dia 29 de agosto fiz um trote leve de 6k na grama ao lado do gramado do Estádio Municipal de Ubiratã, Claudinão, às 16h30.

Na segunda dia 30/08 estava programado um fartlek de 1h15 que eu preferi mudar para um treino de ritimo a 3min45seg/km que foi realizado após às 18h00 nas margéns da Rodovia BR 369.
O treino (de 1h15) no ritimo citado acima (3min45seg) daria 20k que foram completados com êxito. Porém, ultrapassando 45 segundos do previsto.

Na terça dia 31/08, mais treino leve na grama (8k) no Estádio Municipal após às 18h00.

Na quarta dia 1º de setembro estava programado 4 tiros de 3.000 metros, mas devido a noite mal dormida preferi "abortar" o treino.
Dormi mal (acredito eu) pela troca de cama.
É isso mesmo. rsrs
Ao longo de toda a minha vida dormi em cama de casal (mas, sou solteiro, hehe) a não ser uma vez ou outra quando viajo pra algum lugar.
Mas, a "troca" de cama foi necessária, pois o meu quarto é muito pequeno e tudo aqui estava apertado demais. A minha mão (Dona Cida) vivia reclamando na hora de fazer a faxina.
Daí, aproveitei que tinha uma cama de solteiro "sobrando" no quarto do meu irmão, vendi a minha (pelo menos já consegui o "din din" pra ir pra Foz do Iguaçu no dia 26, rsrs) e peguei aquela do quarto do meu irmão. E é claro, estranhei um "bocado". rsrs
Aliás, ainda estou estranhando tudo isso. hehe
Ainda não caí de cima dela, mas...
... Uma hora isso pode acontecer... rsrs
Afinal, dormir em uma cama de 1m38 de largura e derrepente mudar para uma de apenas 88 centímetros. Melhor nem comentar né??? rsrs
Mas vamos ao que interessa. Aos treinos. hehehe

Na quinta dia 2, seria um trote leve novamente ao redor do gramado do Estádio Municipal após às 18h00, porém, como eu não corri os "tiros" do dia anterior, preferi fazê-los neste dia e "abandonar" este trote leve que não iria me fazer ganhar rendimento nenhum.
O treino (como citado) seria de 4 tiros de 3000 metros, que eu "adaptei" para 6 tiros de 2000 metros, já que (na minha opinião) eu ando (corro) fazendo os tiros de 3.000 muito acima do que eu quero.
Daí, os treinos em tiros de apenas 2.000 metros fluiram numa boa. Passando acima do previsto (7 minutos cada tiro) apenas nos tiros de número 4 e 5, devido à escuridão e dos faróis altos dos carros, caminhões e ônibus que travegavam pela Rodovia BR 369 naquele horário (aqui já passavam das 7 da noite).

Na sexta dia 3, estava marcado um descanso na planilha, no qual eu segui. hehe

No sábado, o dia do tão "sonhado" longão de 32k.
Saí às 16h10 no sentido ponte do Rio Piquiri.
Seriam 16k de ida e mais 16k de volta.
Planejei (como na semana anterior) apenas completar o longão abaixo de 4min/km.
Porém, na ida estava querendo fazer em média 3min50seg/km, já que teria apenas uma subida mais forte entre os kms 4,5 e 5,5. O restante do percurso seria em descida ou plano.
E assim o fiz.

Os primeiros 4,5km eram todos em descida, mas procurei me conter porque a volta seria complicado.
Mantive um bom ritimo (apesar do vento forte contra).
A temperatura estava boa. Algo em torno de uns 25 graus e nublado.
Caí mais drasticamente de ritimo apenas entre os kms citados acima (4,5 e 5,5) com 4min19seg (mas era estratégia para não me desgastar tanto logo no início do treino, hehe). Os demais kms foram todos abaixo ou pouco acima de 3min50.
Por volta do km 13 começou uma leve garoa, mas que parou logo em seguida.
No km 15 ela voltou um pouco mais "grossa" e logo foi embora denovo.
Fiz o retorno no km 16 a cerca de 50 metros da ponte e do Rio Piquiri com 1h02min1oseg.

Mas, daí o "bicho" pegou literalmente.
Pois dos 16kms da volta, pelo menos 9,5 eram em subidas e entre eles, os próximos dois (km17 e km18) e os 4,5 kms finais.
Só que eu tava com planos de fazer o longão completo e talvés aumentando para 33k (já que este ano completei esta idade).
Mas não deu. Fiz apenas os 32k mesmo.
A partir do km 28 (já dentro dos 4,5kms finais em subida) as pernas "pediram" arrego.
Que não dei é claro.
Mantive (como no longão da semana passada) um ritimo de 5min/km neste finalzinho de treino para assim finalizar o meu "primeiro" longão COMPLETO para a preparação para esta maratona. Fechei os 32k num ritmo médio de 4min09seg/km.

E assim foi mais uma semana de preparação e ainda na expectativa de ser liberado ou não pela Drª Célia para poder participar desta prova. Tenho consulta agendada para o próximo dia 21 (5 dias antes da prova, hehe).

Segue abaixo o resumo da semana:

Dom/29/08/2010: 6km = 27min (trote grama)
Seg/29/08/2010: 20km = 1h15min45seg (ritimo)
Ter/31/08/2010: 8km = 39min (trote grama)
Qua/01/09/2010: Não treinei (cansado)
Qui/02/09/2010: 6x2.000 (6min53, 6min52, 6min46, 7min01, 7min04, 6min50) ---> 12km = 41min26seg (tiros)
Sex/03/09/2010: Desanso
Sab/04/09/2010: 32km = 2hs12min51seg (longão)


Resumo da semana (7 dias)
5 dias de treinos (média 15,6km/dia)
77kms de 88 proposto (88,63%)
5hs16min02seg (média: 4min03seg/km)


Abraço a todos e tenham uma ótima semana.




tutta
www.correndocorridas.blogspot.com
Twitter: @tuttacferreira

7 comentários:

Thiago Melo disse...

Tá com um ritmo bom...continua seguindo a planilha que com a liberação da médica vc fará uma ótima corrida.
Abraços,
Thiago Melo
http://corredoraprendiz.blogspot.com/

Tiago Antunes disse...

Grande tutta!!!

Valeu pelo comentário.. cara to voltando mesmo, e agora treinando mais focado, peguei uma planilha e estou iniciando por ela. Corria a lá louca e me prejudiquei, porque impus um ritimo que não suportava... e agora tenho que voltar do zero...

Sabes que tem minha torcida para a Maratona de Foz!!!

Abraços

Danilo Pedal disse...

Tudo bem Tutta?

Este é um treino específico para maratona, a minha intenção é só terminar, pois está será a primeira.
Vc esta muito bem pelos treinamentos. Espero q. possa participar e torço para que este ano vc leve o troféu para casa.
Nos encontramos dia 26.

Bons treinos...
Um abraço...

FREE ATLETA disse...

Belos treinos guerreiro, muito bom mesmo. Vai voar na maratona !!!rs Show, boa semana e boa continuação nos treinos man.

tutta disse...

Resposta ao Thiago Melo:
Obrigado amigo.
A minha intensão (se liberado pela médica) é fechar bem abaixo de 3hs. 2h48 se for possível... hehe
Abraço.


Resposta ao Tiago Antunes:
É isso aí.
Eu quase sempre corri sem orientação e sem planilha, mas sei que com instruções e indicações de o que fazzer e de como fazer é muito importante para evitar exageros por nossa parte e conseqüentemente evitar lesões.
Estou na torcida por você também.
Abraço.


Resposta ao Danilo:
Tudo bem sim e com você?
O meu treino é bem especifico sim, porém, não estou seguindo-o na "risca" não, pois é bastante "puxado" hehe. A minha intensão também é terminar. Entrentanto, tenho as minhas pretensões. Abaixo de 3hs e se der, 2h48. hehe
Abraço, boa sorte e se a médica me liberar, nos encontraremos lá dia 26.
Valeu amigo.
Obrigado.


Resposta ao Joka:
Obrigado amigo.
A intensão é fazer uma boa prova, caso eu participe dela mesmo, pois ainda preciso de liberação médica... hehe
Abraço e tudo d bom pra você.


tutta
www.correndocorridas.blogspot.com
Twitter: @tuttacferreira

Anônimo disse...

Tutta,
Tenho acompanhado o seu treinamento e percebi que você está muito bem. Esse longão de 32 km no sábado já é um indicativo de que a maratona vai ser um passeio.
Grande abraço e bons treinos!
Gilmar
http://fotocorridagilmar.blogspot.com/

tutta disse...

Resposta ao Gilmar:
Obrigado por estar acompanhando os meus treinos para esta maratona.
Mas, em relação ao "passeio" que você citou que eu vou dar lá na prova, eu não sei se isso vai acontecer não, pois estou deixando alguns treinos sem fazer devido ao cansaço da alta quilometragem semanal. E além do mais, correr uma maratona é bem diferente do que correr uma outra prova menor.
Tudo vai depender do dia também.
Mas, estou com uma boa expectativa e super confiante de que irei fazer uma boa prova. Tomara que dê tudo certo. rsrs
Abraço.


tutta
www.correndocorridas.blogspot.com
Twitter: @tuttacferreira