quarta-feira, 27 de maio de 2009

Dia do Desafio 2009

CURIOSIDADE





O Dia do Desafio começou em 1983 no Canadá, em época de frio intenso e fortes nevascas.
Devido as condições climáticas e o sedentarismo da população, eram registrados muitos casos de doenças, foi então que resolveram criar o evento.
O objetivo era despertar nas pessoas o interesse pela prática de esporte e melhorar a qualidade de vida.
A ação é realizada sempre na última quarta-feira do mês de maio para mostrar que é necessário fazer exercícios físicos durante a semana, combinando com os afazeres diários.
No Paraná, a ação é realizada desde 1997.
O Município de Ubiratã participou de quatro edições e perdeu somente em 2003.

Este ano (2009) a Secretária Municipal de Esporte e Lazer programou uma ação esportiva que será a mais longa da história da cidade.
A programação começou às 00h00 e vai até às 21h00 deste dia 27 de maio.
Os detalhes foram debatidos na quinta-feira (21/05) com representantes das escolas municipais, estaduais e do distrito de Yolanda, além dos coordenadores do Centro de Educação, Asssociação Comercial e Empresarial de Ubiratã (ACEU) e Projetos Sociais do município.
As modalidades principais deste evento aqui em Ubiratã serão, futsal, basquete, handebol, vôlei de aréia, queima, além de sessões de alongamentos e dança, entre outros.

Eu já fiz a minha parte.
Não nestas modalidade citadas acima, mas na minha modalidade favorita: o ATLETISMO.
Corri o suficiente para registrar o meu nome pela primeira vez no Dia do Desafio.

Você deve estar se perguntando:
- Pow, o Tutta disse que já fez a parte dele, se for assim ele já correu, mas ainda são uma e pouco da manhã, como pode?
É, pra vocês verem meus amigos, madruguei hoje, hehehe, ou, quer dizer...nem dormir e fui na hora zero fazer minhja corridinha.
Ou seja, saí a meia noite em ponto de casa
(pode ser loucura isso que fiz, mas quem é que neste mundo vive sem ser um louco de vez enquando) e dei uma volta no centro da cidade e fui lá no ginásio de esportes registrar meu nome e ver algumas “celebridades” do município disputando queima, futsal e basquete e voltei pra casa.hehehe


E só lembrando, que neste Dia do Desafio cada pessoa deve se exercitar durante pelo menos 15 minutos ou mais se quizer, e após isso registrar sua participação atravéz de uma ligação gratuita para o número 0800-643-6690 (pelo menos este número é válido para Ubiratã e região, não sei se em todos os lugares do Brasil é o mesmo).

Vale lembrar ainda que no evento de hoje, o que vale não é a competição, mas sim, incentivar a prática de exercícios físicos constantemente.

Ah, e mais um detalhe antes de terminar o post.
Em 2007, Ubiratã foi destaque estadual por formar uma frase com pessoas no gramado do Estadual Municipal Claudinão, isso logo pela manhã, com temperatura em torno dos 10 graus ou menos. (Veja foto abaixo.)
Talvéz não tenha ficado muito nítida a foto, pois foi tirada com celular, mas nela está escrito: UBIRATÃ (com pessoas adultas)
Lugar de Gente Feliz (com crianças).
.

.

.

Notas:

1 – A minha participação neste Dia do Desafio de 2009, foi uma corrida leve, não sei ao certo qual foi a distância, mas durou 20 minutos 10 segundos e 63 centéssimos.
Pode ser pouco, mas pra quem não queria mais correr, tá de bom tamanho.
E o meu “desafio” continua.
Pois hoje é o marco de um novo começo no atletismo pra mim.
Depois de ficar vários dias sem correr e não querendo mais voltar. Voltei hoje, e pra FICAR.
Daqui pra frente vou correr sempre e vou adotar este lema: “DEVAGAR E SEMPRE”.
O que valerá pra mim de agora em diante é correr e simplesmente correr, sem preocupações com tempo, resultado ou outra coisa qualquer.
Vou correr pelo prazer, como eu sempre fiz.
E como diz a frase do meu blog: A CORRIDA NÃO É SEMPRE PARA O MAIS RÁPIDO... MAS PARA AQUELE QUE CONTINUA CORRENDO... Então conitnuarei por muuuuuuuitos kms ainda...


2
– Só lembrando mais uma coisinha.
No domingo próximo (31/05) acontecerá em São Paulo a Maratona, na qual eu já estava inscrito desde o dia 10 de abril.
Mas devido a umas dores no joelho que me impediu de correr por 3 semanas depois da corrida Tiradentes em Maringá (21/04) e depois o desanimo todo da volta aos treinos, estou cancelando minha participação na prova, justamente por falta de treino.
Pois, correr 42.195 metros praticamente sem treino acho que pode ser pior e as chances de não terminar, ou de terminar mal, pode afetar em muito na minha decisão de continuar correndo ou não. Haverá outras oportunidades pela frente.


Bom amigos, é isso.
Abraços a todos.

---> tutta <---

ubiratã-pr.

http://www.correndocorridas.blogspot.com/

5 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Tutta meu camarada, bom dia, como vc me disse ontem pelo orkut que estaria fazendo esse desafio ai na sua cidade, pois é amigo lhe parabenizo vc e outras pessoas que estão fazendo este desafio, hj de manhã eu entrei no seu blog e vi que vc postou sobre esse desafio e que vc colocou o nº do telefone 08006436690 para as pessoas ligarem e informar sobre o desafio e vc disse que naõ sabia se serviria para outras cidades eu fiz o teste e a atendente do SESC que me atendeu foi a Sra. Denise e ela me disse que o registro seria só para os moradores do Paraná, daí ela me perguntou como eu fiquei sabendo desse desafio e do telefone eu disse para ela o seu nome e que tinha visto no seu blog e perguntei para ela se era possível anotar o meu desafio, pois disse a ela que estava ligando do Rio de Janeiro e que o meu desafio hj foi acordar as 5 horas da manhã e correr 2 horas, pois ela me perguntou seu eu tinha o seu telefone pois eu disse que só lhe conhecia por aqui e que não possuía o seu telefone dai ela registrou o seu nome de Ubiratã. E ela me solicitou para que eu entrasse no site do SESC para ver se o Rio de Janeiro estava participando desse DESAFIO, vou dar uma olhada tão logo eu posto essa msg.
Quero também lhe parabenizar pela atitude que vc teve correndo sempre e sem pretensão de ir ao pódio correndo por amor é isso ae amigo.

Quanto ao seu joelho tome cuidado, boa recuperação amigo.

Desejo a vc uma boa semana e bons treinos.

Um forte abraço,

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

Unknown disse...

Um dia vou ai so pra te conhecer meu amigo

tutta disse...

Jorge,
Muito obrigado pelo comentário.
É, realmente o telefone era só para o Paraná, mas espero que a cidade do Rio de Janeiro também tenha participado deste desafio e que vc tenha conseguido se registrar lá.
Pois levantar as 5 da matinha e correr 2 horas é um verdadeiro desafio para qualquer um.hehe
Ah, e só pra completar, quero agradecer por vc ter registrado o nome de Ubiratã nesta ligação que vc fez, e quero dizer que na parte da manhã,assim que acordei liguei lá e registrei o nome, pois também mereço por sair correndo a meia noite pelas ruas vázias da minha querida Ubiratã..rsrsrs
Abraços.


Carlos,
Será um prazer poder conhecê-lo amigo.
Tudo de bom pra vc e que Deus trilhe um caminho e que nele esteje os nossos passos em frente a um pórtico de largada da vida.


---> tutta <---
ubiratã-pr.
www.correndocorridas.blogspot.com

Diego da Costa disse...

Parabéns Tutta, pela força de vontade e determinação. E que você possa continuar correndo e tendo bons momentos no esporte. Abraços e boas corridas!!!

tutta disse...

Valeu.
Muito obrigado pelo incentivo amigo diego.
Tudo de bom vc.

...tutta...
ubiratã-pr.
www.correndocorridas.blogspot.com