quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Corrida Nº 216 - 12ª Etapa do Circuito SESC de Corrida de Rua - Etapa Cascavel-PR (21ago2022)

Depois de quase 2 anos e meio sem participar de uma prova do Circuito SESC-PR de Corrida de Rua devido a pandemia, no dia 21 de agosto de 2022 pude retornar às participações e apesar de ultimamente só vim participando de provas longas achei o meu desempenho nos 12kms muito bom. Aliás, foi excepcional. rsrs

"Aquele que não é corajoso o suficiente para assumir riscos, nunca será capaz de realizar algo grandioso na vida."
Foto no momento em que eu liderava a prova e seguia para a vitória.



Segue os dados gerais da prova:

Corrida número: 216
Nome da prova:  12ª Etapa do Circuito SESC-PR de Corrida de Rua
Cidade: Cascavel-PR
Data: Domingo, 21 de agosto de 2022
Distância: 12kms
Tempo: 41min27seg
Media por quilômetro: 3min27seg
Colocação geral: 1º lugar
Atletas no geral: 66 corredores
Número de pódios (fora de Ubiratã): 112 pódios
Pódios por classificação geral: 44 pódios
Pódios na categoria por faixa etária: 64 pódios
Pódios em equipes e/ou duplas: 4 pódios
Número de peito: 349


A pandemia do covid-19 atrapalhou muito os planos e a vida de muita gente entre 2019 até o final de 2021 e/ou começo de 2022.
Na época (antes da pandemia) eu vinha fazendo muitos treinos bons e estava bem veloz. Já com o início da pandemia acabei meio que, dando uma relaxada no treinamento, e quando retomei, voltei fazendo provas mais longas e com isso o ritmo fica mais devagar um pouco. Ou não. rsrs
Foram 6 maratonas desde o dia 15 de novembro de 2021 até a data desta prova de 12kms em Cascavel ocorrida no dia 21 de agosto de 2022. E apesar disso, continuei rápido. Não sei se melhor ou pior que em 2019. Mas, ainda estou bem rápido. Kkkkk

E então, resolvi me inscrever para esta prova, e fiz isso faltando uma semana para a sua realização.
E com isso a ideia também era voltar a encontrar com os amigos feito ao longo deste circuito que foi praticamente onde tudo começou e onde mais corri e conquistei pódios.
Alias, o primeiro pódio que conquistei no atletismo foi numa prova do circuito em 2007 lá em Foz do Iguaçu no dia 12 de outubro.

E para isso, acordei às 02:10h da manhã fria de domingo e me encaminhei para a rodoviária de Ubiratã para seguir à Cascavel no ônibus da empresa Expresso Maringá.
O ruim de não ter carro é isso, precisar madrugar, ou, em muitos casos, viajar um dia antes e gastar com hotel e alimentação para participara das corridas.

Até tenho parceiros de atividades aqui na minha cidade que vão para as mesmas provas, mas nem sempre dá para ir juntos, ou não convidam para ir e me oferecer para ir junto eu acho meio chato. E é chato também ter que convidar pessoas para me levar, pois talvez a pessoa não gosta ou têm outros compromissos e se obrigam a me levar só para não dizer não. E por este motivo, prefiro me 'sacrificar' e fazer tudo independentemente.

O ônibus atrasou um pouquinho e acabei saindo de Ubiratã quase 3 e meia e cheguei em Cascavel às 05:15h.
A corrida seria às 07:30h então tratei de tomar um 'café da manhã' com um Gatorade e uns 'bisnaguitos' que havia levado e por volta das 06:00h da manhã peguei um táxi "caríssimo" e fui até as dependências do SESC Cascavel onde peguei o meu kit e me preparei para a largada que se deu pontualmente às 07:30h com um friozinho básico de uns 12 a 13 graus, aproximadamente.

                           
                                   Não havia nenhum atleta quando cheguei no local da prova.


A estratégia era acompanhar, ou pelo menos tentar acompanhar o Lielzio de Cascavel pela maior distância possível. Já que ele corre bem mais rápido que eu.
Mas, ao sairmos de frene as dependências do SESC e subirmos até adentrarmos a Avenida Brasil, ele começou a ficar e haviam alguns atletas mais a frente e tentei não deixá-los distanciar muito achando que o Lielzio poderia forçar o ritmo e encostar na galera mais pra frente.


Passei o primeiro quilômetro com 3min21seg e antes de completar o segundo quilômetro já emparelhei com o primeiro colocado, que na verdade estava fazendo a prova de 6kms. Então, eu já era o primeiro colocado dos 12kms deste uns 500 metros atrás. E segui firme com o atleta dos 6kms por alguns quilômetros. Passando pelo quilômetro 2 com 3min24seg e 3min20seg no quilômetro 3, quando fizemos o retorno lá pra baixo da rodoviária e na volta o ritmo subiu um pouco devido a forte subida depois da rodoviária.
 
O atleta que liderava a prova dos 6kms me acompanhou até por volta do km 4, mais ou menos. Despois segui sozinho e correr sozinho é bem ruim. A gente não tem muita noção de ritmo e acabei que correndo mais devagar. Mas, eu seguia relativamente bem. Acima dos 3min30 por km, mas abaixo dos 3min40 e o Lielzio, que era o segundo colocado estava a mais de 200 metros atrás. Porém, conhecendo ele, como eu conheço, achei que ele poderia me alcançar e ultrapassar mais para frente. Pois, pensei que eu não iria dar conta de manter aquela pegada até o final. rsrs

Após sair da Avenida Brasil e pegar uma outra rua que me levaria de volta ao SESC para completar a primeira volta (6kms) levei um susto ao ouvir passos se aproximando. Quando olhei achei que era o Lielzio. Pois, era um atleta moreno e ao olhar para trás ele me tranquilizou dizendo que estava na prova de 6kms. Era o 'Café'. Esse é o apelido do Wagner que fez uma largada mais tardia e mesmo assim teve forças para buscar a vitória nos 6kms que foram completados com 20 minutos e 20 segundos. E isso que ele vinha voltando de lesão. rsrs

Ao saber que ele estava nos 6kms, nem quis acompanhá-lo naqueles metros seguintes, pois eu tinha mais uma volta para fazer. 
Fechei a primeira metade dos 12kms com 20min35seg e segui sozinho os outros 6kms.

Lá em baixo, no retorno da rodoviária vi o segundo colocado, Lielzio, a uns 400 metros de distância. Então, era só manter o ritmo nos próximos 3kms e vencer a prova.
Na marca dos 10kms o meu Strava marcou 34min39seg. E a partir desse momento até dei uma desacelerada, pois ao olhar para trás não vi ninguém, então a vitória estava certa. E segui para fechar os 12kms (na verdade 11,84kms) no tempo de 41min27seg.
Media de 3 minutos e 30 segundos por quilômetro.
Lielzio, 51 anos chegou 1 minuto e 17 segundo depois.
Um outro amigo, o Renato "Bolacha", 43 anos foi o 3º com 44'02.
Três veteranos nas três primeiras colocações nos 12kms do Circuito SESC etapa de Cascavel.

                             
Vencendo os 12kms com o tempo de 41 minutos e 27 segundos.


Nem preciso falar, ou melhor, escrever, que fiquei feliz demais da conta.
Em certos momentos nem eu mesmo acredito no que fui capaz de fazer. Pois, três semanas antes eu havia feito uma maratona com 2h49. Ou seja, o corpo nem teve tempo para se recuperar e consegui fazer um tempo excepcional como este em Cascavel.
Só tenho que agradecer a Deus por tudo de bom que Ele tem proporcionado na minha vida.

Após completada a prova, fui me hidratar e ao final da premiação voltei de carona para casa com o Fernando e sua namorada Marluce.
Ambos também conquistaram pódios. Os dois como vice-campeões de suas respectivas categorias por faixa etária.
João e Patrícia também marcaram presença para aumentar o time de corredores de Ubiratã presentes na prova. E assim foi mais uma. rsrs


Segue abaixo mais algumas fotos:

Momentos antes da largada.
.
.

Lielzio, Renato e Tutta.
2º, 3º e 1º nos 12k.
.
.


As medalhas.
.
.

Patrícia, 36ª colocada geral nos 6kms com o tempo de 35'06;
João, 46º lugar geral nos 12kms e 5º na faixa etária com 1h05'36;
Tutta, Campeão nos 12km com 41'27;
Fernando, 7º geral nos 12kms e 2º na faixa etária com 47'42 e
Marluce, 9ª colocada geral nos 12kms e 2ª na categoria com 1h03'10.
.
.


Pódio geral masculino dos 12kms.
.
.

Os 15 primeiros colocados nos 12k masculino.
.
.

As 15 primeiras colocadas nos 12k feminino.
.
.


Os 15 primeiros colocados nos 6k masculino.
.
.

As 15 primeiras colocadas nos 6k feminino.
.
.

Fernando em 2º lugar na 30/39 com Márcio Lottermann em 1º e Márcio Fabiano em 3º.
.
.

Marluce em 2º lugar na 30/39 com Ana Carolina em 1º e Elisa Vanessa em 3º.
.
.

"É como o primeiro passo que se inicia uma vida de vitórias e conquistas."
Obrigado Deus por me proporcionar mais uma grande conquista na minha carreira amadora no atletismo.
.
.

A medalha da prova.
.
.

A medalha e o belíssimo troféu..
.
.

Com o amigo Wagner "Café".
Campeão dos 12 e campeão dos 6k.
.
.

Já em Ubiratã, no Bar do Edinho, comemorando com os companheiros Fernando e Magaiwer.
.
.



Agradecimentos:
Primeiramente sempre a Deus pelo dom da saúde.
Agradecimento também ao Fernando pela carona de volta e principalmente aos colaboradores do Canal Pé Frio Loterias no YouTube, pois sem a ajuda da galera seria bem mais complicado marcar presença nesta prova.



Despesas:

Inscrição: R$ 45,00
Passagem de ônibus: R$ 41,90
Gatorade: R$ 8,00
Táxi: R$ 25,00
Extras (chopp e cerveja) R$ 105,00
Fotos: R$ 10,74

Total: R$ 227,64



 Tutta Maratonista ...

Nenhum comentário: