terça-feira, 30 de agosto de 2022

Corrida Nº 215 - São Paulo City Marathon - São Paulo-SP (31jul2022)


Mesmo sem muitos treinos após a Maratona de Campo Grande (10/07) fiz uma São Paulo City Marathon impecável.


"A vida é cheia de desafios.
E todo esforço tem a sua recompensa.
Mas, nenhuma recompensa se conquista sem esforços."


Segue os dados gerais da prova:

Corrida número: 215
Nome da prova:  São Paulo City Marathon
Cidade: São Paulo-SP
Data: Domingo, 31 de julho de 2022
Distância: 42,2kms
Tempo: 2h49min22seg
Media por quilômetro: 4min01seg
Colocação geral: 23º lugar
Atletas no geral: Completaram 2.971 corredores
Colocação na categoria por faixa etária (40/49 anos - pré-veterano): 12º lugar
Atletas na faixa etária: Completaram 1.172 corredores
Número de pódios (fora de Ubiratã): 111 pódios
Pódios por classificação geral: 43 pódios
Pódios na categoria por faixa etária: 64 pódios
Pódios em equipes e/ou duplas: 4 pódios

Número de peito: 10617


Três semanas após ser o 2º geral na Maratona de Campo Grande lá estava eu me aventurando em mais uma maratona.
Embarquei para São Paulo na noite de sexta-feira dia 29 de julho de 2022 às 20:40h e 12 horas depois já estava desembarcando na rodoviária Barra Funda.
De imediato segui para o local de retirada dos kits que era em Santo Amaro e retornei rapidamente para a capital paulistana para almoçar e 'procurar' o hotel. Que deu trabalho encontrar. kkkk
Foi a primeira vez que resolvi ficar no bairro República e me 'embananei' bastante para conseguir me localizar por lá. Mas, depois foi de boa. rsrs

Antes de ir em definitivo para o hotel eu almocei e só adentrei às dependências do Hotel Della Rouse depois do meio-dia e de imediato resolvi dormir para descansar da viagem.
Desde vez acabei não indo na casa do meu tio no bairro de Perus, pois, como a largada da prova no dia seguinte seria bem cedinho, eu precisava descansar.

Apesar dos novos ônibus da Brasil Sul serem super confortáveis, não há nada melhor do que uma boa e velha cama para dar aquela relaxada e descansada extra.
Acordei por volta das 16 horas. rsrs

Após um bom banho fui na missa na Catedral Nossa Senhora da Consolação e na volta para o hotel passei no mercado para fazer umas comprinhas e ainda passei numa pizzaria pegar uma pizza para o 'jantar'. hehe

Catedral Nossa Senhora da Consolação.
.


Às 21 horas com tudo arrumado fui dormir, ou tentar. 
Como eu fiquei num quarto próximo a entrada do hotel não conseguia pegar no sono devido ao barulho da companhia e das conversas dos hóspedes na hora do check-in. 
Por sorte, por volta da meia-noite o barulho e as conversas deram uma trégua e pude dormir. Ainda assim acordei umas duas vezes antes das 4 da manhã para verificar o horário. Ou seja, quase não dormir nada. rsrs

Ao acordar, tomei o meu café "especial" que sempre levo de casa e às 04:30h peguei um Uber,.
Resolvi ir mais cedo para não acontecer o mesmo que aconteceu em Porto Alegre onde quase perdi a largada. rsrs

Ao chegar na Praça Charles Miller, em frente ao Pacaembu, ainda haviam poucos atletas. E era de se esperar, pois ainda era bem cedo. Se bem que, a largada seria bem cedo também, às 6 da manhã.
Mas, eu cheguei lá bem antes da 05:00h da manhã.
E aos poucos foram chegando os atletas. 

O clima estava bem fresquinho. Na casa dos 13 graus, aproximadamente. Por conta disso deixei para levar os meus pertences ao guarda-volumes faltando uns 20 minutos para a largada que se deu pontualmente às 6 horas.

Como não costumo aquecer quase nada quando se trata de maratonas, procurei sair num ritmo mais tranquilo.
No entanto, não foi tão tranquilo assim. kkkk
Fechei o primeiro quilômetro com 4min19seg e o segundo com 3min38seg. Muito rápido para quem tinha o objetivo de apenas completar a prova. É lógico que, se fosse possível completar abaixo das 3 horas seria fantástico. Mas, se não fosse possível (já que eu vinha de duas outras maratonas sub-3h nas últimas semanas) se eu fechasse em 3h15 já ficava híper satisfeito.

Mas, como o clima estava bom e o ritmo vinha fluindo naturalmente, mudei as estratégias e o objetivo agora era tentar chegar aos 21kms com no máximo 1h25 e tentar administrar a segunda metade da corrida e assim fazer a minha 3ª maratona em sequência sub-3.

Cheguei no km 10 com 39min40seg e nos 15kms com exatos uma hora de corrida
Tava tudo indo muito bem e com isso, novamente mudei os planos. Agora o objetivo seria tentar manter a média de 4 minutos por quilômetro até o km 30.

O percurso estava muito fácil. Com exceção de uma subidinha mais longa, porém não muito acentuada na Avenida 23 de Maio que ia do km 9 ao 11, aproximadamente.

Cheguei na marca da meia maratona melhor do que o esperado. Com 
1h23.

Pouco depois, por volta do km 26 durante um retorno contei aproximadamente 30 atletas na minha frente. O top 100 estava praticamente garantido também. Este era o segundo objetivo, e de repente, talvez tão importante quanto completar a prova abaixo das 3 horas. rsrs

Enfim, km 30 e 1h58'30 (tempo aproximado). Excepcional e sentia que dava para manter algo entre 4 a 4min20, no máximo, por km e se assim fosse, eu fecharia a prova abaixo de 2h50.

E a minha motivação foi maior ao chegar no km 40 com 2h40 cravado. Agora era só administrar para chegar bem e conforme ia se aproximando da chegada, a animação do público mais me fazia acreditar que seria possível e graças a Deus, deu tudo certo. Cheguei e cruzei a linha de chegada com 2h49min35seg (tempo do meu cronômetro) que depois foi corrigido e o tempo oficial foi de 2h49'22.

Como eu havia contado quantos atletas haviam na minha frente lá no km 26 e eu também contei, mais ou menos, quantos eu havia ultrapassado, eu acreditava que tinha ficado entre os 20 aos 25 primeiros colocados. Tudo ia depender dos tempos dos atletas que largariam nas baias anteriores. Por volta das 06:10h e 06:30h da manhã.
E ao buscar a minha medalha do Top-100 pude constatar o óbvio, 18° lugar geral. Logicamente que os 5 primeiros colocados não estavam naquela listagem, pois eles foram pódio geral e com isso a minha colocação oficial foi o 23º lugar de um total de mais de mais de 3.000 atletas. É claro que alguns não completaram a prova ou excederam o tempo (52 atletas) ou foram desclassificados (2 atletas) mas, eu não tenho culpa. kkkkkk

Nem preciso dizer que fiquei feliz demais da conta com o resultado. E com isso estabeleci um novo marco histórico na minha carreira de atleta amador: o de completar 3 maratonas no período de sete semanas e todas abaixo de 3 horas.
Eu já havia feito algo parecido em 2015 quando corri 3 maratonas em 13 semanas e em 2016 quando corri, também 3 maratonas, porém, no período de 11 semanas. No entanto, somente agora em 2022 é que eu fiz todas as 3 abaixo de 3 horas e ainda reduzi o período para apenas 7 semanas.
Mas, acho que nunca mais faço isso de novo. kkkk

E para comemorar, tomei 3 cervejas que estavam sendo entregues de cortesia após a prova. Raramente tomo mais que uma kkkk

Na sequência segui para a estação Cidade Jardim e de lá para o hotel onde saí às 13 horas e após um almoço 'tropeiro' (que de tropeiro não tinha nada e o preço era um absurdo de caro) segui para a rodoviária Barra Funda e aguardei ainda mais 3 horinhas apenas para pegar novamente o ônibus da Brasil Sul rumo ao Paraná. Mais precisamente Ubiratã, onde cheguei às 6 horas da manhã e às 8 já estava no trabalho.

Vida de atleta amador não é fácil não. Kkkk


Segue abaixo algumas fotos:

O kit.
.
.

O número já afixado na camiseta.
.
.

Pronto para mais uma.
.
.

Parece que cheguei cedo demais. rsrs
.
.

Não parece, mas tava frio. rsrs
.
.

Dentro de um dos túneis.
É show demais correr dentro dos túneis. rsrs
.
.

Água ou Red Bull? kkkkk
.
.

A felicidade estampada no rosto pelo excelente desempenho feito na prova.
.
.

Completando a minha 4ª maratona no ano e 26ª na carreira com o tempo oficial de 2h49min22.
Top-100 pela segunda vez na SP City e estabelecendo novo recorde na prova.
Em 2016 (na primeira edição) eu fiz 2h53min19.
.
.

Os 25 primeiros colocados no geral dos 42kms.
Resultados
.
.

Após a maratona.
.
.

Pode por mais uma pra conta aí. rsrsrs
.
.

Atleta Top-100.
.
.

Medalha de Participação.
Medalha Top-100.
E a cervejinha para comemorar. rsrs
.
.



Primeiramente sempre a Deus pelo dom da saúde e por me proporcionar excelentes participações nas provas que eu participo.
E um agradecimento especial aos colaboradores do Canal Pé Frio Loterias no YouTube, pois sem a ajuda deles não seria possível a minha participação nesta prova. Se inscrevam lá para me ajudar. hehe



Despesas (aproximadas):

Inscrição: R$ 205,19
Ônibus: R$R$ 377,27
Hotel: R$ 80,00
Alimentação: R$ 200,00
Transportes (Uber, Trem e Metrô): R$ 45,00
Outros (fotos): R$ 80,00

Total: R$ 987,46

Nenhum comentário: