domingo, 24 de janeiro de 2021

Corrida Virtual Nº 002 - 1ª Maratona de Dois Vizinhos - Desafio Acordovi - Ubiratã-PR (15dez2020)

 .
Como eu vinha treinando para a 1ª Maratona de Ponta Grossa-PR que tinha data marcada para o dia 13 de dezembro de 2020 e a prova acabou sendo cancelada 4 dias antes da realização devido a um decreto do Governo Estadual proibindo aglomerações, acabei entrando no Desafio da Associação dos Corredores de Dois Vizinhos, onde tenho alguns amigos corredores, e fiz 1ª Maratona de Dois Vizinhos (evento virtual).


Segue os dados gerais da "prova":

Prova Virtual Nº: 002
Noma da prova: 1ª Maratona de Dois Vizinhos - Desafio Acordovi
Cidade: Ubiratã-Paraná-Brasil-Mundo
Data: Quarta-feira, 15 de dezembro de 2020
Distância: 42,2kms
Tempo: 3h23min31seg
Media por quilômetro: 4min49seg
Colocação geral: 1º lugar
Atletas no geral: Não divulgado
Número de peito: Sem número de peito


Infelizmente 15 meses de preparação foram por água abaixo devido ao covid-19.
Este foi o tempo em que vinha em preparação para a Maratona de Ponta Grossa que acabou sendo cancelada faltando apenas 4 dias para a realização. A prova agora acontecerá, se tudo se normalizar, em setembro de 2021. E com isso, fiquei sem participar de uma maratona no ano de 2020. No entanto, realizei 7 treinos de 42kms e um deles foi nesta Maratona Virtual de Dois Vizinhos.

O meu objetivo era fazer sub-3h. Mas, para manter o ritmo abaixo de 4min15seg por quilômetro em treinos a gente precisa estar bem motivado e como eu me desanimei depois do cancelamento oficial da prova não foi fácil e nem consegui. rsrs

No dia 13, dia em que seria a corrida em Ponta Grossa, tentei fazer os 42kms aqui em Ubiratã na BR-369 mas desisti com 8,3kms.
Vinha fazendo muito esforço para manter o ritmo e com certeza quebraria na metade do caminho. E menos mal que resolvi abortar a corrida, pois, cerca de uma hora depois veio um temporal forte e iria me pegar bem no meio do treino.

Já no dia seguinte, dia 14 de dezembro, com tempo de chuva, não deu para trabalhar, fui tentar fazer os 42kms na Avenida da Arcapu. Lá, dez dias antes eu havia feito 21kms com media de 4min07seg. Mas, nesta segunda tentativa do sub-3 para os 42kms não consegui manter a mesma pegada daquele treino e, assim como no dia anterior, estava fazendo muito esforço para manter o ritmo e parei com apenas 2kms.

A entrega do print do aplicativo com os 42kms para a Associação dos Corredores de Dois Vizinhos (Acordovi) seria somente até o dia 16, ou seja, eu teria apenas mais dois dias para tentar fazer a minha maratona.
E na quarta-feira, dia 15 de dezembro, após o dia de trabalho, fui para a pista do Lago Municipal aqui de Ubiratã tentar fazer a maratona. No entanto, neste dia tirei da cabeça a ideia de tentar o sub-3 e fui num ritmo mais tranquilo e acabou dando certo.

Comecei a corrida após as 18 horas e os primeiros 21kms fui até bem. Cheguei nesta marca com pouco mais de 1h26 minutos.
Durante esta primeira parte teve um amigo que correu umas 10 voltas comigo e na segunda parte um outro amigo apareceu e correu mais umas 15 voltas e terminei perto das 22 após quase 87 voltas ao redor do lago de Ubiratã.

Pelo aplicativo Strava deu um pouco mais de 42,2kms que completei com 3h23min31seg.
Já no outro aplicativo (Relive) que confio mais do que o Strava, deu a distância exata da maratona.

Após a corrida, me hidratei bem, fui para casa, passei gelo nas pernas, me alimentei melhor, enviei o print do Strava para a organização e fui dormir para voltar a vida normal de trabalhador no dia seguinte.

Segundo um dos amigos que tenho lá em Dois Vizinhos, não houve classificação, mas segundo ele, eu fui o atleta que fez o melhor tempo nos 42kms. Ou seja, então fui o campeão. rsrs

E assim fiquei 2020 sem participar de nenhuma maratona oficial, infelizmente.


Segue abaixo algumas fotos do dia do desafio:
.

Ao iniciar o treino.
.
.


Ao completar os 42kms.

.
.

Registro feito pelo aplicativo Strava.
.
.

A medalha do Desafio recebida uns 10 dias depois.
.
.


Diploma do desafio.




Agradecimentos:
Primeiramente a Deus por me permitir desafiar os meus limites me proporcionando muita saúde, disposição e coragem.
E um agradecimento especial à minha esposa por ter ido lá no lago me ver completando os últimos 12kms.



Tutta Maratonistta...

Nenhum comentário: