quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Corrida Nº 235 - 5k na Maratona de Sorocaba (Sorocaba-SP) 25nov2023

Em busca de finalizar o meu desafio pessoal de fazer 3 maratonas em 21 dias, embarquei para Sorocaba na tarde do dia 24 de novembro de 2023 no ônibus da empresa Nordeste. Mas, antes da maratona, dia 26, ainda fiz uma 'provinha' de 5kms na véspera e o desempenho foi além do esperado...

"O sucesso não tem nada haver com sorte.
Mas, sim, com determinação, dedicação e trabalho árduo."



Segue os dados gerais da prova:

Corrida número: 235
Nome da prova: 5k da Maratona de Sorocaba
Cidade: Sorocaba-SP
Data: Sábado, 25 de novembro de 2023
Distância: 5kms
Tempo: 17min03seg
Media por quilômetro: 3min24seg
Colocação geral: 3º lugar
Atletas no geral: 352 concluintes
Número de pódios (fora de Ubiratã): 127 pódios
Pódios por classificação geral: 54 pódios
Pódios na categoria por faixa etária: 68 pódios
Pódios em equipes e/ou duplas: 5 pódios
Número de peito: 5639



Saí de Ubiratã às 15:00 horas do dia 24 de novembro de 2023 no ônibus da empresa Nordeste.
Chovia uma garoa bem fina no momento do embarque e esta chuvinha persistiu boa parte da viagem.
E como sempre, quase não consegui dormir. As estradas muito ruins. Muitos buracos e o ônibus bem ruim, foi complicado pegar no sono.
Apenas cochilei por poucos minutos após a meia-noite.

Desembarquei em Sorocaba cedo demais. Era 05:37h da manhã do dia 25/11, quando desci do ônibus e não pude fazer praticamente nada antes do meio dia.
A entrega de kit só começaria somente às 10:00 horas. E no hotel só poderia entrar às 14:00h. E precisava esperar um amigo de São Bernardo do Campo e ele só chegaria perto das 11 da manhã.

Então, fiquei um tempo ali mesmo na rodoviária. Tomei o meu café e resolvi ir numa pousada em frente à rodoviária perguntar se poderia me alugar um quarto por meia diária. Não foi possível, mas me cobraram 80% do valor da diária e como eu estava "caindo" de sono, resolvi aceitar.
E de certa forma foi bom. Pois, consegui dormir das 6 até às 10 da manhã e às 10:30h desci novamente para a rodoviária e encontrei com o Douglas e seguimos para a retirada dos kits.

Com o kit em mãos, fomos almoçar e de lá seguimos direto para o hotel. E a atendente queria cobrar 15 reais a mais na diária por que ainda faltava uma hora para o check-in. Mas, acabamos "negociando". Como não iríamos tomar o café da manhã no dia seguinte, a moça liberou a entrada sem o pagamento das 15 pratas. Que achei um absurdo. O quarto já estava vazio mesmo. Não custava nada ceder para que pudéssemos adentrar mais cedo. Mas, no final deu tudo certo.

Descansamos por aproximadamente umas duas horas e depois seguimos para o Parque das Águas, local da maratona no domingo e onde eu iria correr uma prova de 5km às 17 horas.
Chegamos com quase uma hora de antecedência no local com uma leve garoa que engrossou um pouco alguns minutos antes da largada.

Larguei meio embolado alguns metros atrás da fita de largada, mas consegui recuperar o tempo perdido na sequência e p
assei a marca do primeiro km com 3min20seg. Estava aproximadamente em 13° lugar na ocasião.

Nos dois kms seguintes passei com média 3min28seg, aproximadamente e já era o quinto colocado geral.
Ganhei mais uma colocação na sequência e antes de fazer o retorno por cima de uma ponte assumi o 3° lugar. Mas, o atleta que eu acabara de ultrapassar não deu muita moleza e começou a apertar o passo. Fazendo com que eu fizesse o mesmo. E por pouco não chego no segundo colocado que ao perceber que eu acelerava para não perder o 3° lugar, ele também acelerou para não perder o segundo. rsrs

Fechei o último km com 3min18seg e a prova com 17min03seg pelo tempo líquido oficial. Um dos meus melhores tempos em provas de 5kms.
Fui 3° colocado na classificação geral e até me surpreendi com o desempenho, pois eu vinha de duas maratonas em seguida. Uma maratona a uma semana antes. A viagem cansativa. Durou quase 15 horas. Mas, apesar de tudo isso, e com as graças de Deus, consegui me superar e alcançar este excelente resultado.
É lógico que o percurso favoreceu muito. Foi um dos melhores percursos que já corri. Praticamente quase sem subida.
Havia só uma inclinação mais acentuada por volta do km 3,5 mas, acredito que não chegava 100 metros de extensão.
O ruim da prova, foi o pós-prova com a demora na premiação que só foi feita às 19 horas.

Mas, após receber o troféu voltamos para o hotel e depois de um banho saímos para comer uma boa e deliciosa pizza. E p
osteriormente, passamos num supermercado para comprar umas coisinhas  retornamos para o hotel e fomos dormir por volta das 21 horas. Porque precisaríamos acordar às 03:30h, pois a largada da maratona seria às 5 da manhã.

E assim foi este meu "esquenta" pré-maratona de Sorocaba.


Segue abaixo algumas poucas fotos:

Antes da largada.
.
.

Esforço total nos metros finais para não perder o 3º lugar geral.
.
.

Prestes a cruzar a linha de chegada em 3º lugar com o extraordinário tempo de 17min03seg.
.
.

Foto feita pelo amigo Douglas após a minha chegada.
Apesar de ter feito uma prova em ritmo bem forte, gravei um pouco e o vídeo pode ser assistido lá no canal Tutta Maratonista.
.
.

Após a prova.
.
.

Medalha da prova.
.
.

No pódio já com o troféu de 3º lugar.
.
.

Pódio geral dos 5kms.
.
.

Os 15 primeiros colocados dos 5kms.
.
.
Até a publicação deste texto a classificação completa com todas as distâncias de 2023 estavam no site da PROEESP.
.
.

O belo troféu, a medalha e o numeral.




Agradecimentos:
Sempre a Deus em primeiro lugar, pelo dom da saúde e por sempre me proporcionar excelentes resultados, tanto em provas longas, como em provas curtas também...



Despesas:
Vide postagem da maratona.

Nenhum comentário: