quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Corrida Nº 233 - Maratona de Jurerê - Florianópolis-SC (05nov2023)

No dia 3 de novembro de 2023, às 11:30h saí de casa rumo ao meu maior desafio, pelo menos de forma oficial, no atletismo que seria: fazer 3 maratonas em 21dias.

"O primeiro passo para tornar um sonho realidade é acreditar que ele é possível."




Segue os dados gerais da prova:

Corrida número: 233
Nome da prova: Maratona de Jurerê
Cidade: Florianópolis-SC
Data: Domingo, 05 de novembro de 2023
Distância: 42,2kms
Tempo: 2h41min06seg
Media por quilômetro: 3min49seg
Colocação geral: 9º lugar
Atletas no geral: 273 atletas
Colocação na categoria por faixa etária 45/49 anos: 1º lugar
Atletas na fixa etária: 31 corredores
Número de pódios (fora de Ubiratã): 126 pódios
Pódios por classificação geral: 53 pódios
Pódios na categoria por faixa etária: 68 pódios
Pódios em equipes e/ou duplas: 5 pódios
Número de peito: 42353


Um mês e meio após a Maratona de Gramado, lá já estava eu novamente embarcando para viajar e encarar mais uma maratona. E desta vez, seriam 3 maratonas em sequência num único mês.
A começar por Jurerê em Santa Catarina no dia 05/11, depois dia 19/11 em Curitiba e por fim, dia 26/11 em Sorocaba. E em Sorocaba é bem provável que terá desafio extra. Mas, este ficará como surpresa. rsrs

Mas, vamos pelo começo.

Às 12:30h embarquei no ônibus da empresa Expresso Maringá e segui até Cascavel.
Cheguei lá às 14:30h. Mas, como a viagem com a equipe Força Runners do Carlos e Acorrer Cascavel seria só às 19:00 horas. Ao desembarcar na rodoviária, segui direto até a Catedral de Nossa Senhora Aparecida e fiquei boa parte da tarde por lá. E só sai para procurar algum restaurante para poder jantar por volta das 18 horas. Mas, como não encontrei nada ali no centro de Cascavel, o jeito foi comer um simples pastel e fui para o embarque no Ginásio Ciro Nardi de onde saímos as 19:30h.

Desta vez fomos com o ônibus da empresa Kaire de 40 lugares.
Relativamente bem confortável. Poltronas largas, porém não reclinavam tanto. Fui numa poltrona individual, mas como foi na primeira poltrona da parte de baixo, não tinha espaço o suficiente para esticar as pernas (que não são pequenas kkkk) pois à frente havia a parede do ônibus que separava a parte dos passageiros com o corredor e o banheiro. E praticamente não consegui dormir durante a viagem. Ficava me virando o tempo todo procurando uma boa posição para dormir mas, foi meio em vão. rsrs
Só consegui mesmo é dar umas pequenas cochiladas. rsrs

E por fim, chegamos em Jurerê po
r volta das 10 horas da manhã ou um pouquinho antes. E de imediato fomos direto e reto retirar os kits e ficamos um tempão por lá e só nos encaminhamos para o hotel próximo ao horário de check-in. E após feito, fomos almoçar.

O kit top da Maratona de Jurerê com direito a personalização gratuita na camiseta.


Após o almoço, muitos preferiram ir para à praia, mas eu segui para o hotel para descansar porque os meus objetivos eram o de fazer uma prova sub-3h no dia seguinte.

Dormi boa parte da tarde e só acordei para assistir a vitória do Fluminense sobre o Boca Juniors na final da Libertadores. Em seguida, fui no mercado pegar uma Coca-Cola e uma água de coco e nem saí para jantar. Comi os lanches que eu havia levado de casa mesmo e fui dormir novamente após às 21:30h. Mas, demorei uma eternidade para pegar no sono. Acho que fiquei mais de duas horas para conseguir dormir de verdade. rsrs
Apesar de já estar bem experiente em maratonas, às vezes a adrenalina é demais e a ansiedade bate forte. rsrs

Dormi bem pouco e acordei às 03:30h da manhã e enrolei uns minutinhos até me levantar em definitivo às 04:00h, pois às 04:30h o ônibus nos levaria para a largada que começaria às 05:30h com a meia maratona e 15 minutos depois era a vez da maratona.

Na praia de Jurerê próximo ao local da largada alguns minutos antes da corrida.


Raramente faço aquecimentos para uma maratona e assim que fomos liberados para entrar no local de acesso à largada, segui para bem próximo ao portal e quando deu a largada, saí num ritmo, aparentemente, confortável. Mas, na grande maioria das vezes o tempo batia na casa dos 3min40seg por km ou até menos. E isso que eu quase nem estava fazendo tanto esforço.
Percurso plano, fácil de correr. Foi top demais.

Logo após o primeiro retorno contei 16 atletas à minha frente e demorei para começar a ganhar alguma colocação.

Na marca dos 10kms estava com cerca de 38 minutos e cheguei nos 21km com aproximadamente 1h18. Talvez um pouquinho mais. O  meu relógio deu 'zica' e não conseguia ver as parciais dos kms e como eu acionei o Strava bem antes da largada, ele não "falava" o tempo correto. Sem contar que a distância do Strava nunca batia com a marcação da quilometragem da prova e com isso eu corri o tempo todo quase sem saber ao certo qual era realmente o meu tempo de prova e qual era o tempo de cada km. E acredito que isso me prejudicou um pouco, pois, no final eu poderei fazer algum sprint e quem sabe, até poderia ter feito recorde pessoal. Mas, agora já foi e isso agora nem vem mais ao caso. kkkkk
Mas, já estou providenciando um Garmin e acredito que isso me dará mais controle do tempo que eu estarei fazendo em cada km da prova e no tempo total também.

Mas, voltando à prova.
Após o retorno do km 21 ganhei uma colocação e depois passou a ser frequente. E quando cheguei na primeira e única subida do percurso, após quilômetro 30. Uma subida bem leve, eu já havia ganho umas 4 ou 5 colocações.

Passei alguns atletas de elite caminhando e/ou trotando bem de leve. E por fim, após o km 36 ganhei mais duas colocações e a partir do km 38 comecei a diminuir o ritmo. O calor já estava apertando um pouco e o cansaço também. E
 como eu estava bem à frente dos demais competidores e não tinha ninguém na minha frente para buscar, me acomodei um pouco e segui apenas administrando até cruzar a linha de chegada da minha 34ª maratona na carreira com o tempo líquido oficial de 2h41min06seg. Fui o 9° colocado na classificação geral e venci, com sobras, a minha categoria por faixa etária chegando mais de 22 minutos à frente do segundo colocado.

E aí foi só pegar a minha belíssima medalha e esperar a demorada premiação. Mas, antes, ainda conheci a Sandra Cella, organizadora da Maratona do Vinho em Bento Gonçalves que havia me presenteado com uma inscrição para 2024.

Com a organizadora da Maratona do Vinho, Sandra Cella.

Fiz foto também com o atleta e treinador Tiago Mecabo (ele estava caminhando todo 'torto' após a prova, enquanto eu estava inteiraço. kkk).
E reencontrei o amigo das antigas, André Savazoni. Fomos parceiros de pace sub-1h45 na Meia de Pomerode em 2012.



Com Tiago Mecabo na foto acima e abaixo com André Savazoni.




E por fim, fui chamado para subir ao pódio
 e receber o meu 5° troféu em 5 maratonas no ano.

Chegando no pódio.


Em seguida segui para hotel e às 13 horas embarcamos de volta para casa.
E a viagem de volta foi uma festa só dentro do ônibus.
Caso queiram conferir um pequeno vídeo é só clicar aqui.

Chegamos em Cascavel às 05:00h da manhã e a convite do Schmitt, fiquei na casa dele até às 10 horas onde pude dormir e descansar um pouco e em seguida ele me levou para a rodoviária e às 10:50h 
embarquei em definitivo para Ubiratã onde cheguei às 13:00h e dormi o restante da tarde. rsrs

E assim foi mais uma corrida de rua na vida deste atleta amador que vos escreve...


Segue abaixo mais algumas fotos:

Na entrega dos kits.
.
.

Pouco antes da largada.
.
.

No início da prova atrás de um fera do atletismo, Célio Roberto.
.
.

"Os bons resultados surgem quando o foco no objetivo se torna um hábito."
.
.

"Nem sempre há flores e alegrias durante os 42kms. Mas, a dor e o sofrimento fazem parte e para alcançar os nossos objetivos é preciso mantermos firmes e seguir em frente."
.
.

Durante a única subida do percurso.
.
.

Completando a minha 34ª maratona na carreira com o tempo líquido oficial de 2h41min06seg.
Fui 9º colocado na classificação geral e CAMPEÃO da categoria 45/49 anos.
.
.

Após a prova.
.
.

Campeão da categoria 45/49 anos.
.
.

Os 3 primeiros colocados da categoria 45/49 anos.
.
.

Os 15 primeiros colocados nos 42kms masculino.
Resultados (não sei até quando) AQUI.
.
.

"Cada novo passo que dou à frente é uma nova conquista na história da minha vida."
.
.

A bela medalha da prova.
.
.

Numa da praias de Jurerê já pronto para voltar pra casa.
.
.

Galera de Cascavel presente em Jurerê-SC.
.
.

As 15 primeiras colocadas nos 42kms feminino.
.
.





Agradecimento:
Primeiramente a Deus pelo dom da saúde e por ter me proporcionado correr mais uma prova em alto nível.
Agradecimentos também ao Carlos pelo excelente excursão realizada e ao Schmitt e sua esposa pelo repouso até a hora do meu embarque para casa.




Despesas: 

Inscrição: R$149,90
Ônibus Ubiratã/Cascavel ida e volta: R$84,71
Ônibus Cascavel Jurerê ida e volta + hotel: R$650,00
Alimentação + gastos extras: R$350,00

Total: R$1.234,61


Nenhum comentário: