quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Corrida Nº 234 - Maratona de Curitiba (Curitiba-PR) 19nov2023

Já recuperado, ou quase, da Maratona de Jurerê, segui para Curitiba no dia 17 de novembro de 2023, para mais uma maratona. A segunda no Desafio Pessoal de correr 3 maratonas em 21 dias.

"Nenhum obstáculo será grande se a sua vontade de vencer for maior."



Segue os dados gerais da prova:

Corrida número: 234
Nome da prova: Maratona de Curitiba
Cidade: Curitiba-PR
Data: Domingo, 19 de novembro de 2023
Distância: 42,2kms
Tempo: 2h55min52seg
Media por quilômetro: 4min10seg
Colocação geral: 56º lugar
Atletas no geral: 1.945 atletas
Colocação na categoria por faixa etária 45/49 anos: 4º lugar
Atletas na categoria: 284 atletas
Número de pódios (fora de Ubiratã): 125 pódios
Pódios por classificação geral: 53 pódios
Pódios na categoria por faixa etária: 67 pódios
Pódios em equipes e/ou duplas: 5 pódios

Número de peito: 1409


Saí de Ubiratã às 19:30h numa Van com o maratonista, Fernando Matiussi e outros passageiros exclusivos da Viação Garcia que nos levaria até Campo Mourão e de lá, saímos às 22:48h no confortável ônibus cabine cama da Viação Garcia.
Chegamos em Curitiba às 06:15h da manhã do dia 18/11, véspera da prova.

A Marluce, namorada do Fernando já estava na rodoviária nos esperando.
Passamos no hotel deles e eles deixaram os seus pertences e seguimos para o café da manhã, e depois de um "tour" chegamos no Museu do Olho (Oscar Niemeyer) para a retirada dos kits.
Ficamos um bom tempo por lá revendo grande amigos e conversando sobre a prova do dia seguinte.

Eu, Renato "Bolacha", Diego e Fernando.
.
.

Com dois feras do esporte.
Ao centro o Multi-maratonista Nilson Lima que completou em Curitiba a sua maratona de número 349 na carreira e o excelente fotógrafo da Revista Contra Relógio, Tião Moreira.



Por volta do meio-dia fomos almoçar no Shopping Müller e ao sairmos do almoço percebemos que havia chovido. E enquanto Fernando e Marluce aguardavam o Uber para seguir para o hotel deles, eu segui a pé até o meu, que ficava a poucas quadras dali.

Fiz check-in e dormi até por volta das 5 da tarde, quando levantei, tomei um banho e saí para comprar água de coco e água natural e por pouco não tomo um banho de chuva. Parei um tempinho na Catedral até minimizar e após "às compras" voltei para o hotel (Palace Hotel).

Nem jantei. Comi apenas os lanches que havia levado e fui dormir por volta das 22 horas com uma leve chuvinha lá fora e essa chuva prometia aparecer também durante a prova no dia seguinte.

A largada da maratona estava prevista para às 05:10h da manhã e programei o relógio para me acordar às 4.
Mas, demorei para dormir.
O ventilador parecia um helicóptero de tão barulhento e se desligasse ele, os pernilongos, que não eram poucos, vinham acabando com o mundo com aquele zumbido chato. rsrs
Após matar vários, e já exausto de sono, conseguir dormir entre meia-noite e 3 e meia da manhã, mais ou menos. E acordei com muita chuva.

Me preparei.
Tomei meu café da manhã e por volta das 04:20h, com apenas uma garoa, segui a pé até o local da largada que precisou ser atrasada meia hora devido há várias quedas de árvores no percurso da maratona.
Inclusive, a prova correu o risco de ser até cancelada. Mas, por sorte os organizadores agiram rápido e conseguiram solucionar os problemas e a prova correu perfeitamente bem.

Faltando meia hora para a largada abriram as baias e cada atleta pôde entrar em seu devido lugar. Eu, por engano, acabei entrando duas baias à frente da minha. Como meu numeral era laranja, procurei a baia laranja mais próxima do pórtico e entrei. Faltando somente uns 10 minutos para a largada é que comecei a reparar que na frente do Setor laranja, escrito no numeral, tinha as letras, A, B e C. No setor que eu estava todos estavam com a letra A no numeral e a minha era a letra C.
Mas, como faltava pouco para a largada e o meu ritmo iria ser compatível com o pessoal que estavam ali, resolvi ficar ali mesmo. rsrsrs

Pouco antes da largada.


Dada a largada da elite feminina, teria mais 5 minutos para a nossa, mas como começava a chover, liberaram dois minutos antes e saímos naquela multidão e apesar do tempo fechado para chuva, havia milhares de pessoas nas grandes ao longo do primeiro quilômetro gritando e incentivando os corredores. Top demais.

Passei o km 1 com 4min04seg e no km 2 encontrei com o fera cascavelense Renato "Bolacha" que fez com que eu segurasse o ritmo e acho que isso me ajudou. Pois, como eu vinha de uma maratona muito forte em Jurerê, duas semanas antes, e estava imprimindo um ritmo também forte ali. Acho que isso faria eu quebrar mais à frente e seguindo "mais devagar" com certeza foi fundamental para que eu fizesse uma boa corrida. Só espero que eu não tenha feito o Bolacha quebrar, pois ele queria ir a uns 4min15seg e várias vezes passávamos abaixo dos 4min10seg. rsrs

A partir do km 8 começou a chover mais forte e chegamos nos 10k com 41min15seg.
Dali para o km 15 foi um "pulinho". Cheguei com 1h01min31seg e após o km 10 o Bolacha foi ficando um pouco para traz. Mas, eu seguia mantendo o mesmo ritmo. Em torno de 4min10seg ou um pouco menos por km.

E a partir do km 15 a distância ia só aumentando. Percebia isso porque olhava frequentemente para traz e após o km 19 já não conseguia mais vê-lo.

Cheguei nos 21k com 1h25min55seg e no km 22 abaixo de 1h30. Faltava apenas 20k e se eu mantivesse no máximo a 4min30seg por km até o final, eu faria mais uma prova sub-3. E fui em busca disso.

No km 30 o cronômetro marcava 2h03 e cheguei até bem no km 35. Estava abaixo de 2h25. Ou seja, mesmo mantendo a média na casa dos 5 minutos, nos últimos 7kms, ainda daria sub-3. Mas, dali em diante as pernas já começavam a sentir o cansaço acumulado das duas maratonas e procurei reduzir um pouco. Mas, não sei se havia alguma plaquinha de quilometragem errada entre o km 35 e o 40, pois  cheguei no marca dos 40k com 2h45min55seg. Mas, acho que tinha, pois percebi que passei muito rápido de uma determinada placa para uma outra, neste intervalo.

Mas, agora só faltavam 2kms e eu tinha praticamente 15 minutos de 'lambuja' e quase com 100% de certeza que eu conseguiria mais um sub-3 na carreira.

No km 41, a atleta de elite, Jéssica, quinta colocada na prova passa por mim e me pergunta se eu estava na maratona porque ela achava que tinha errado o caminho. Respondi que estava na maratona sim e que faltava menos de um km. Ela agradeceu e seguiu.

Eu havia alcançado e ultrapassado ela lá no km 32. E agora ela estava me dando o troco. kkkk
Pensei até em seguir com ela naqueles metros finais. Mas, resolvi ir mais tranquilo por conta da maratona da semana seguinte em Sorocaba.
E logo cheguei para cruzar a linha de chegada da minha 35ª maratona. 
Sexta em 2023 e sexta na capital paranaense e ainda 19ª abaixo de 3 horas.
Tempo líquido oficial 2h55min52seg. Bom demais.

Na sequência peguei minha medalha que achei top, encontrei com o Fernando que fez RP na meia e a Marluce que faz uma ótima meia após recuperada de lesão e fui para a massagem. Em seguida peguei meus pertences no guarda volume, e lá encontrei com a esposa do Bolacha e na sequência com ele e ele me disse que não quis me acompanhar por que eu estava um pouco forte. rsrs
Ele fechou os 42kms com 3h09min16seg.

E antes de sair a classificação fui brindar com o Fernando e tomamos aquela boa e deliciosa Heineken trincando.
Ao sair a classificação, vi que não havia dado pódio (fiquei em 4° na categoria) e segui para o hotel e a tarde fui comer um delicioso churrasco na casa da tia da Marluce em Colombo.
Mais a noitinha seguimos para o shopping de Colombo e após uma ótima porção de polenta, batatas e linguiça, além do chopp. Seguimos para a rodoviária e às 20:35h embarcamos no ônibus da empresa Nordeste com destino à Ubiratã onde chegamos às 7 da manhã e às 8 já estava eu chegando no trabalho e voltando à vida de trabalhador. rsrs

Um fato que me chamou muito a atenção e me deixou de certa forma emocionado, foi ver o amigo Clémerson Neis, que foi campeão geral dos 5kms. Após ele receber o seu troféu e descer do pódio ele foi até mim, me cumprimentar e me parabenizar pelas maratonas. Na verdade, seria eu que deveria ter parabenizando ele pela vitória. Mas, não. Ele veio até a mim me parabenizar. Acho que, como forma de reconhecimento pelo fato de que eu venho correndo várias maratonas em sequência e num ritmo muito bom. Reconhecimento esse, que não tenho aqui na minha cidade. Infelizmente.
Mas, muito obrigado Clémerson, por me proporcionar aquele momento único na minha vida. Só faltou mesmo uma foto para registramos o momento. Mas, deixo abaixo a foto do pódio dele.

Pódio geral dos 5k.
.

Classificação dos 5 primeiros colocados dos 5k.



Segue abaixo mais algumas fotos:

Na retirada do kit.
.
.

Com o fera Sérgio Rocha do Corrida No Ar.
.
.

O kit bem básico da prova.
A camiseta é bem bonita.
.
.

Ainda no início da prova com o Bolacha de boné preto bem próximo de mim.
.
.

A atleta Jéssica, 5ª geral na maratona me ultrapassando após o km 41.
.
.

Completando minha 34ª maratona na carreira com o tempo líquido oficial de 2h55min52seg.
Fui o 56º no geral e 4º na faixa etária 45/49 anos.
.
.

Imediatamente após a prova.
.
.

Com o atleta Célio Roberto que está em busca da sua 100ª maratona e completou em Curitiba a maratona número 72.
.
.

Com o parceiraço Fernando que fez 1h26min48seg na meia estabelecendo ali seu recorde pessoal em meia maratona.
.
.

Após a prova e aguardando a classificação.
.
.

Os 15 primeiros colocados da faixa etária 45/49 anos.
.
.

Voltando para o hotel.
Preferi não postar a outra foto. rsrs
.
.

Minha classificação no geral.
.
.

Certificado de conclusão.
.
.

A bela medalha da prova.
.
.

Os 15 primeiros colocados dos 42k masculino.
.
.

As 10 primeiras colocadas nos 42k feminino.
.
.

Não sei até quando, mas as classificações na data desta postagem estavam publicadas no site da Chiptimig.
.
.

Vídeo da prova no canal Tutta Maratonista.



Agradecimentos:
Primeiramente a Deus pelo dom da saúde e por me permitir correr tão bem tantas provas longas em sequência. Agradeço também minha esposa e amigos que sempre estão na torcida por mim, e a todos os colaboradores e inscritos do meu canal de loterias no YouTube.


Despesas:

Inscrição: R$ 187,95
Passagens ida e volta: R$ 419,71
Hotel: R$ 69,30
Alimentação + gastos extras (aproximadamente): R$ 250,00
Uber: R$ 12,00

Total: R$ 938,96

Nenhum comentário: