sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Corrida Nº 149 - 117ª Corrida da Lua Cheia - Cascavel-PR (11out2017)

.
Três dias após a Meia Maratona de Toledo lá estava eu perfilado na linha de largada de mais uma corrida de rua.
Desta vez a prova era mais curta, de apenas 8,6kms na cidade de Cascavel.


"O primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer."



Segue os dados gerais da prova:

Nome da prova: 117ª Corrida da Lua Cheia
Cidade: Cascavel-PR
Data: Quarta-feira, dia 11 de outubro de 2017
Distância: 8,6kms
Tempo: 28min55seg
Media: 3min21seg por km
Colocação geral: 1º lugar
Atletas no geral: 74 corredores
Número de peito: 822



Para esta prova eu tive o apoio do Edson Leite e de sua esposa que me auxiliaram no transporte e não cobraram nada para que minha esposa e eu pudéssemos ir e voltar de Cascavel neste dia e aqui já quero deixar os meus agradecimentos ao casal.

A Corrida da Lua Cheia em Cascavel é sempre numa quarta-feira à noite e em semana de lua cheia. Porém nesta semana não havia a lua cheia, fato este acontecido na semana anterior, mas como no dia seguinte (12/10) seria feriado a organização fez esta pequena mudança na ‘rotina’ da prova. O que não mudou em nada o clima festivo e ao mesmo tempo, competitivo do evento.

Neste dia eu trabalhei o dia todo. Até por volta das 17:40h, subindo e descendo escadas com baldes de massa e tijolos. Até achei que não faria uma boa prova, tamanho era o cansaço nas pernas.
Cheguei em casa quase em cima da hora combinada com o Edson. Quase nem deu tempo direito de tomar um banho e comer um lanche que já estava dando 18:10h. Hora combinada de nos encontrarmos a algumas esquinas pra cima de casa.

Saímos de Ubiratã as 18:15h e chegamos no Lago Municipal de Cascavel, local da prova, as 19:40h. Atrasamos um pouquinho porque ainda passamos em um supermercado onde a esposa do Edson iria comprar algumas coisas que não encontra aqui em Ubiratã. Apesar de termos chegado quase em cima da hora (a largada seria às 20 horas), deu tempo mais do que o suficiente para pegarmos os nossos numerais e ainda tirarmos fotos com o outro ubiratanense presente na prova, o João, que não vem perdemos nenhuma corrida em Cascavel. Esta já deve ter sido a sexta ou sétima Lua Cheia que ele participa este ano. Além de outras tantas que nem sei enumerar aqui. Daqui a alguns dias ele me alcançará em número de provas tamanho é a dedicação dele. rsrs
E só lembrando que seremos os dois ubiratanenses presentes na São Silvestre este ano. Eu, para a minha 12ª participação e ele para a estréia.
Mas, esse assunto virá apenas no texto referente a São Silvestre lá em Janeiro.
Por enquanto vamos seguir nesta da Lua Cheia.

Depois de tudo pronto me perfilei para a largada.
Desta vez nem fiz aquecimento. O sobe e desce de escadas o dia todo acho que já era mais que o suficiente. Rsrs

Diferente das provas do ano passado, este ano a largada foi realizada do outro lado da barragem do lago. O que facilitou e muito a dispersão dos atletas até entrarem na pista estreita ao redor do lago.

Não consegui sair muito na frente porque quando entrei no local já estava lotado de corredores. Fiquei a uns cinco metros de distância do pórtico. Mas, como a rua era larga e tínhamos pelo menos uns 500 metros até adentrarmos na pista oficial do lago, seria mais do que o suficiente para ultrapassar grande parte dos corredores que estavam na minha frente.

A largada das duas provas (4,3 e 8,6kms) foi dada ao mesmo tempo. Pontualmente as 20:00 horas.
De início já procurei me livrar do máximo possível de corredores e quando chegamos para entrar na pista do lago só haviam uns dez ou doze atletas na minha frente.
Pouco depois ouvi o garmin de algum corredor apitando. Marcando, possivelmente, o primeiro quilômetro. Olhei no meu cronometro importado, de Ciudad Del Leste rsrs, e o tempo era de 3min44seg. Eu já era o quinto geral naquele momento. No entanto, não dava para afirmar com certeza qual a colocação que eu estava na prova de 8,6kms. Sabia apenas que havia quatro atletas na minha frente. Teoricamente eu era o quinto geral. Somando as duas provas.

Após passarmos pela ponte, e o primeiro ponto de água, só havia dois corredores na minha frente. O Eduardo, que liderava, e um outro corredor que não conheço, mas que estava a poucos passos de distância de mim.
Inclusive, no momento de pegar o copo de água ele acabou deixando cair o dele. Como eu havia pegado, tomei um gole e acelerei um pouco e ofereci o restante pra ele e aproveitei para ultrapassá-lo. rsrs
E assumi assim a vice-liderança geral da prova. Mas, ainda sem saber qual das duas opções de distância o Eduardo, que seguia na frente, estava participando.

A dúvida ficou ainda maior pouco antes de cruzar a ponte, pois nesse momento um dos batedores ficou parado esperando o atleta que seguia na minha frente e eu passar por ele e então nos seguiu. O outro batedor seguia na frente guiando o Eduardo.
Quando eu ultrapassei esse atleta que lhe ofereci água, percebi que o batedor seguiu atrás de mim. Mas, não sabia ao certo se ele me escoltava como líder da prova de 8,6kms, ou se guiava o corredor que eu acabara de ultrapassar.
Pois, se ele guiava o corredor de trás, era sinal de que o Eduardo estava correndo sim a prova de 8,6kms e eu era o segundo colocado real e o atleta de trás seguia nos 4,3kms.

A dúvida só acabou a uns 200 metros antes de fechar a primeira volta que foi quando o batedor que seguia na frente do Eduardo ligou as sirenes anunciando que o primeiro colocado dos 4,3kms estava chegando e que este atleta era o Eduardo.
Isso significava que eu era o líder da prova de 8,6kms, pelo menos, desde a passagem pela ponte. Ou, de repente até antes. Pois, não me recordo quem era o tal atleta que ultrapassei após o posto de água.

O Eduardo completou os 4,3kms com 13min53min. Eu passei logo em seguida com 14min10seg.
Lá em Toledo, na meia três dias antes eu havia vencido ele. Mas, quero deixar bem claro que ele havia me relatado lá na prova que vinha de lesão e estava apenas fazendo uma rodagem. Aqui, nesta prova da Lua Cheia, ele já colocou ordem nas coisas e me venceu. rsrs
Recebi o cumprimento dele após passar pelo pórtico e assim completar a primeira volta e segui para a segunda e mais difícil.
Mais difícil porque, na minha opinião, correr com alguém na frente você tem uma noção de ritmo. Correr sozinho, não tem isso. E você não sabe se o atleta que vem atrás está melhor do que você ou não.
Se bem que dá para olhar pra trás para ter uma noção de distância. Mas, isso, na minha opinião, demonstra fraqueza e o atleta pode impor um ritmo mais forte o que vai fazer te deixar preocupado e acabar te desconcentrando e poderá até perder a corrida.

Mas, após receber o cumprimento do Eduardo, segui firme e confiante que poderia sim vencer aquela prova, pois de acordo com a maioria dos resultados das edições anteriores, quase ninguém vinha fazendo os 8,6kms com menos de 30 minutos. E esse tempo eu acreditava que conseguia fazer "brincando", ou talvez com algum sofrimento. rsrs

Quando estava quase para entrar na pista do lago de novo, lá do outro lado, ouvi o locutor falando que o segundo colocado dos 8,6kms estava completando a primeira volta naquele momento. O que me tranquilizou um pouco, já que a distância era de aproximadamente 500 metros. Mas, não perdi o foco. Continuei no ritmo que havia feito a primeira volta.

Como não há placas de quilometragem nas provas realizadas ali no lago devido as marcações no chão a cada 100 metros, estas marcações as vezes acaba passando despercebidas e você nem nota. Apesar dos números serem relativamente grandes.
Mas, como eu estava sozinho lá na frente resolvi prestar um pouco mais de atenção no chão e marcar a passagem dos dois últimos quilômetros pra ver com eu vinha correndo e de certa forma até me surpreendi com as parciais, pois passei com 3min31seg no km 7 e 3min35seg no km 8.
Acho que seria muito difícil ser ultrapassado por alguém correndo naquele ritmo. A menos que os corredores que vinham atrás fizessem os quilômetros todos abaixo de 3min10seg. Coisa que não aconteceu.

Nos últimos 600 metros ainda ouvi me chamarem de “queniano” devido a velocidade em que passava pelos atletas que vinham para completar sua primeira volta. E assim segui, como um “queniano” para completar os 8,6kms da 117ª edição da Corrida da Lua Cheia e 10ª edição de 2017 com o tempo de 28min55seg.
O segundo colocado só chegou um minuto e vinte seis segundos depois com 30min21seg.

Finalizada a prova, recebi os cumprimentos de vários amigos e após uma pequena conversa com todos fui pegar minha medalha e o lanche e fiquei no aguardo dos dois ubiratanenses.
Após a conclusão de todos os atletas a premiação começou logo em seguida e eu fui mais uma vez chamado ao lugar mais alto do pódio e desta vez como CAMPEÃO GERAL.
Pouco antes até brinquei com minha esposa dizendo: -"Quase velhinho e ainda vencendo prova no geral." rsrs

Só pra constar: esta foi a terceira vez em que venço uma prova no geral ali no Lago Municipal de Cascavel.
As outras foram em 2011 e 2014.

Com a premiação recebida o jeito foi voltar pra casa pois, no dia seguinte haveria mais uma corrida. Mas, esta eu conto depois. rsrs


Segue abaixo alguma fotos:




Meu número.
Juntamente com os alfinetes são os únicos itens do kit.
A inscrição custa R$45 reais e a camiseta é vendida separadamente a R$25 reais.

.
.

Antes da prova.
.
.

Edson Leite completou os 8,6kms com 44min20seg e terminou em 53º no geral e em 5º na faixa etária 55/59 anos.
Eu, campeão geral dos 8,6kms completados em 28min55seg.
E João, que completou os 8,6kms com 47min07seg e terminou em 60º lugar no geral e em 8º na faixa etária 45/49 anos.
.
.

Momentos antes da largada.
.
.

Vindo para completar a primeira volta.
.
.

Quase completando.
.
.

Muito cansado.
.
.

Atras o batedor que me escoltava.
.
.

Passada perfeita.
.
.

Após a prova com a belíssima medalha.
.
.

Primeiro colocado.
.
.

Mais uma vez no lugar mais alto do pódio.
PS: o senhor do meu lado direito só estava representando um atleta da equipe dele que ficou em segundo lugar.
Pensa num senhor chato. Nunca tinha visto algo do tipo em uma corrida de rua. Normalmente todos os atletas são gente boa. Mas, vi que existem exceções.
.
.

Pódio geral dos 8,6kms.
.
.

Classificação geral dos 20 primeiros colocados da prova de 8,6kms.
.
.

Classificação geral das 20 primeiras colocadas dos 8,6kms.
.
.

Classificação geral dos 20 primeiros colocados dos 4,3kms.
.
.

Classificação geral das 20 primeiras colocadas dos 4,3kms.
.
.

Troféu de campeão geral e medalha de participação.
.
.






Agradecimentos:
Sempre a Deus em primeiro lugar pelo dom da saúde.
Ao Edson Leite e sua esposa pelo apoio no translado Ubiratã/Cascavel/Ubiratã.
Ao Paulo Silva Personal Trainer pelos suplementos.
A Academia Boa Forma pelo apoio na trabalho de fortalecimento muscular.
A minha esposa Cileide pela companhia de sempre e a todos os amigos que sempre torcem por mim e também para os leitores que acompanham este simples blog de corrida.

Abraço a todos e até a próxima...


Tutta Maratonista
www.correndocorridas.blogspot.com.br

2 comentários:

Silvio Prolo - Assessoria e Consultoria em Segurança do Trabalho disse...

Parabéns Tutta!

tutta disse...

Resposta ao Silvio Prolo:
Muito obrigado Silvio.


Tutta maratonista
www.correndocorridas.blogspot.com.br