quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Corrida Nº 152 - Jogos Abertos Municipais (Jamu's) Ubiratã-PR (29out2017)

.
Levei um susto no início.
Mas, a experiência falou mais alto no final.



"A vontade de se preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer.
Vencer será consequência da boa preparação."



Segue os dados da prova:

Prova Número: 152
Nome da prova: Jogos Abertos do Município de Ubiratã (Jamu’s)
Cidade: Ubiratã-PR
Data: Domingo, 29 de Outubro de 2017
Distância: 800 metros
Tempo: 2min16seg
Colocação: 1º lugar
Número de corredores: 12 atletas
Bairro representado: Jardim Panorama
Número da camiseta: 40



Apesar de haver 12 atletas para a disputa dos 800 metros, o pessoal da organização (Secretaria Municipal) não quiseram fazer as eliminatórias pelo fato de que queriam terminar logo com as provas e elas já vinham demorando bastante.
Afinal de contas, haviam muitos atletas e no total seriam oito provas a serem disputadas naquele dia e todas no masculino e feminino (100m, 200m, 400m, 800m, 1.500m, arremesso de peso, salto em distância e lançamento de dardo). E eles não queriam fazer como nas edições anteriores dos jogos quando se faziam as eliminatórias em um dia e as finais no outro. O que era mais certo, na minha opinião, e cobrei isso para a edição de 2018. Desta forma não demoraria tanto e os atletas teriam mais tempo para se recuperar de uma prova e outra. Mas, como este ano não tinha esta possibilidade, vamos com o que temos e esperamos para ver o que irá acontecer no ano que vem.

Bom, mas voltando à prova. Todos foram perfilados lado a lado em uma largada única.
Assim que deram o grito de largada saímos em disparada. Pois, apesar dos 800 metros ser uma prova de média distancia, ela é rápida e mesmo quem não pratica o atletismo como esporte principal tem boas chances de vencer. E foi quase o que aconteceu.

O Marcelo, que tem como esporte principal o vôlei, assumiu a ponta logo de cara e correndo num ritmo fortíssimo. Saí em segundo e fui acompanhando ele. Porém, eu tinha "bolado" uma estratégia de tentar manter pelo menos na casa dos 18 segundos a cada 100 metros e isso eu sabia que tinha condições de fazer e até, quem sabe, de forçar um pouquinho mais no final se fosse preciso.

Na passagem dos primeiros 400 metros o meu ritmo estava dentro do planejado. Na media de 18 segundos a cada cem metros. Tempo total de 1min08seg.
Eu ainda estava em segundo lugar e o Marcelo a uns 10 metros à minha frente.
Mas, após completarmos a primeira volta eu percebi que o ritmo dele começava a cair e o meu continuava no ritmo inicial.
E apesar dele estar numa distância considerável na minha frente, em se tratando de uma prova não muito longa, eu mantive o mesmo ritmo, e o mais importante, mantive a calma e a tranquilidade para saber o momento certo de atacar.

E faltando 200 metros para o final da prova o alcancei e ultrapassei e segui para a vitória com 2min16seg.
Longe dos 2min10seg que eu queria fazer. Mas, satisfeito pela vitória e por ter mantido a boa media de 18 segundos a cada 100 metros.
Com esta vitória me tornei bi-campeão nos 800 metros dos Jogos Abertos do Município de Ubiratã (2004 e agora em 2017). Além de um segundo lugar em 2003.
O Marcelo ainda acabou sendo ultrapassado pelo Júlio Cézar da Vila Recife e ficou em terceiro lugar, mas marcou 5 pontos para a nossa equipe (Panorama).

Após a prova procurei descansar um pouco porque logo mais teria ainda os 400 e os 1.500 metros.

E é isso. Este foi mais um breve relato de outra prova dos Jogos Abertos aqui de Ubiratã.
Na sequência terá novos relatos dos Jamu’s 2017. Aguardem...

Súmula dos 800 metros com o tempo dos 6 primeiros colocados que marcariam pontos para suas respectivas equipes.
.

Medalha de primeiro lugar.




Tutta Maratonista
www.correndocorridas.blogspot.com.br

Nenhum comentário: