terça-feira, 14 de novembro de 2017

Um pouquinho da minha história no Atletismo

.
Em 12 de Outubro de 2007 eu conquistava o meu primeiro pódio em corridas de rua lá em Foz do Iguaçu.
Em 12 de Outubro de 2017, 10 anos depois, eu conquistava o meu 70º pódio na carreira lá em Corbélia. É claro que aqui não estou contando as provas dos Jogos Abertos do Município de Ubiratã (Jamu’s) senão este número aumentaria um pouco mais. Conto apenas com os pódios conquistados fora do município onde nasci e moro.

Não sei se todos sabiam, mas iniciei no mundo das corridas incentivado por um amigo de Ubiratã, o Ricardo, que começou a correr em 1998 e em meados de 1999 me convidou para treinar também. Porém, aleguei que estudava e trabalhava e não tinha tempo para treinar, mas ao terminar os estudos do Ensino Médio começaria os treinos (mais alguns detalhes aqui).

E dei início ao "treinamento" em 1º de Janeiro do ano 2.000. Foi um treino de aproximadamente 4,5kms que depois passei uma semana inteira dolorido. rsrs
Treinava muito pouco no início, pois não tinha muito conhecimento de nada e assim ia seguindo com um, ou no máximo dois dias de treinos por semana. Às vezes por mês.
Já havia feito uma prova lá em 1994 quando mudei do sítio para cidade e na época nem sonhava que um dia eu poderia me dedicar realmente às corridas de rua.

Depois de “iniciado os meus treinos” fui convidado a participar de uma prova de 10kms em Santa Helena-PR que completei com 42min53seg. A motivação aumentou um pouco após esta prova. Mas, como o conhecimento sobre tênis, treinamento e provas era bem escasso, continuei treinando muito pouco.
Somente em meados de 2007 é que comecei a me dedicar mais intensamente ao atletismo e levar mais a sério o treinamento tudo porque, minha até então, namorada Fernanda, terminou um relacionamento comigo que já durava quatro anos.
Depois do término deste namoro eu me vi ‘perdidinho da silva’. Num sofrimento imenso e para tentar esquecer um pouco dela voltei a treinar e na primeira prova que eu participei após este acontecimento eu já conquistei o primeiro pódio numa prova de 10km em anexo a primeira Maratona de Foz do Iguaçu. Havia sido o 8º geral e o 3º na categoria 30/34 anos.

Em janeiro de 2008, após a minha segunda participação na São Silvestre. O Magaiver, outro amigo corredor de Ubiratã, me apresentou seu cunhado, Luiz Carlos Smanhoto, que era professor de Educação Física e iniciamos um treinamento.
Logo de cara já me lesionei o joelho e após a recuperação retornamos firmes aos treinos e em um ano e meio de parceria conquistei muitos pódios e grandes resultados como é o caso da Maratona de Foz do Iguaçu de 2008 quando completei com 2h39min43seg (recorde até hoje). Além de outros bons resultados todos descritos aqui no blog.

A parceria só terminou após minha terceira lesão em um ano e meio de treinos.
Queria dar um tempo no treinamento, pois estava muito cansado, não tomava suplemento algum para repor nada e o desgaste só estava aumentando e já vinha correndo por obrigação. Corria mesmo porque ele queria e não porque eu tinha vontade.
Aí escrevi um texto e postei no blog, ele leu e não gostou do que falei e acabamos terminando a parceria.
Dei um tempo nas corridas, na época, e depois de uns dois meses retornei por conta própria.

Claro que tive muitas frustrações em treinar sozinho. Principalmente quando fui correr a Maratona de Foz em 2009 quando quebrei no km 22. Mas, segui meio aos trancos e barrancos até finalizar com 3h39min20seg. Mas, também tive muitos momentos bons também, como foi o caso da Meia Maratonas das Cataratas de 2011 quando completei com 1h14min18seg. Recorde pessoal até hoje. Quando treinava com o Smanhoto o meu melhor tempo em meias foi de 1h15min23seg também na Meia das Cataratas, em 2008.

Tenho muitos outros bons resultados, tais como: 5 vitórias no geral, 15 maratonas completadas no total. Chegando a marca agora de 150 provas disputadas. Uma sequência de 8 pódios neste ano de 2017, a maior sequência da minha história em corridas, e chegando a marca de 70 pódios na carreira em provas disputadas fora da cidade de Ubiratã e outros tantos resultados também todos descritos aqui neste blog.

E assim é mais ou menos meio resumido a minha história no atletismo.
Se eu fosse contar tudo, tintin por tintin, ficaríamos muuuuuuito tempo aqui. rsrs

Pra finalizar quero agradecer a Deus, em primeiro lugar, pelo dom da saúde que tem me proporcionado ao longo de todos estes anos e aos amigos, familiares e patrocinadores que me ajudaram e me ajudam até hoje.

Abraço a todos...


Tutta Maratonista
www.correndocorridas.blogspot.com.br

Nenhum comentário: