sábado, 11 de novembro de 2017

Corrida Nº 150 - 4ª Etapa do 1º Circuito de Corrida de Rua Cidade das Flores - Corbélia-PR (12out2017)

.
Dez anos após o meu primeiro pódio no atletismo, lá estava eu em mais uma corrida de rua em busca de mais um pódio pra carreira. rsrs
Dia 12 de Outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida.
Nada melhor do que correr com uma camiseta com a Imagem da Santa que sou devoto.


Segue os dados gerais:

Prova Número: 150
Nome da prova: 4ª Etapa do 1º Circuito de Corrida de Rua Cidade das Flores
Cidade: Corbélia-PR
Data: Quinta-feira, dia 12 de outubro de 2017
Distância: 9kms
Tempo: 34min43seg
Media: 3min51seg por km
Colocação geral: 3º lugar
Atletas no geral: 21 corredores
Colocação na faixa etária de 31 a 40 anos: 1º lugar
Atletas na faixa etária: não divulgado
Número total de pódios: 70
Número de pódios na faixa etária: 47
Número de peito: 174


Como citei no início, dez anos atrás iniciava a minha trajetória de pódios em corridas de rua.
Foi lá em Foz do Iguaçu numa prova de 10kms em anexo com a 1ª Maratona de Foz que foi realizada no dia 12 de outubro de 2007.
Na ocasião eu completei os 10kms com 37min30seg e fui o oitavo colocado geral da prova e conquistei o terceiro lugar na categoria 30/34 anos.
Já neste 12 de outubro de 2017, a corrida era em Corbélia e a distância foi de 9km que começo a contar alguns detalhes nas linhas abaixo.

Para quem leu o texto anterior sabe que na noite que antecedeu esta prova em Corbélia eu havia participado da Corrida da Lua Cheia em Cascavel e havia sido campeão geral.
Após aquela prova eu retornei para casa onde cheguei por volta das 23 horas. Depois disso ainda fui tomar banho e jantar para somente depois ir dormir e tentar descansar um pouco.

Acordei por volta das 06:00h da manhã e havia combinado com o Alisson e sua namorada de sairmos as 06:30h. Ele chegou pontualmente na hora marcada em casa e fomos rumo a Corbélia juntamente com “nossas” mulheres.

Chegamos no Ginásio de esportes de Corbélia, local da prova, por volta das 07:20h. Ainda havia poucos atletas. Alias, nesta etapa o número de corredores diminuiu um pouquinho em relação a edição anterior. Talvez o fato do feriado prolongado fez com que o pessoal se programasse para outras coisas.
Mesmo assim foi uma corrida bacana. Apenas achei o percurso mais difícil do que no mês anterior.
E diferente das outras etapas, desta vez foi feito em duas voltas de 4,5km cada.

A largada se deu pontualmente as 08:00 horas e apesar de bastante cansaço devido a prova da noite anterior em Cascavel e da Meia Maratona Rotary em Toledo que eu havia participado no domingo anterior eu consegui manter um bom ritmo inicial. Acompanhando de perto os primeiros colocados e até consegui liderar a prova por uns 200 metros. Mas, assim que chegou na subida mais íngreme do percurso reduzi a velocidade e fui ficando para trás.


Segundos após a largada.
.

Momento em que eu seguia para liderar a prova por alguns metros.


O Luíz de Cascavel e o Jilmar de Nova Aurora começaram a abrir boa vantagem. Já o Rosinei que havia sofrido um acidente de moto na semana que antecedeu esta corrida foi o atleta que menos se distanciou e durante a primeira volta a gente ia se revezando na terceira colocação.

Pouco antes de completarmos a primeira volta eu abri uns 10 metros de vantagem pra ele. Mas, ele acelerou, e de certa forma eu reduzi um pouco o ritmo, para passarmos lado a lado naquele ponto.
Pelo fato de estarmos, um cansado devido as competições em sequência e o outro acidentado, passamos relativamente bem. Com o tempo na casa dos 17 minutos, aproximadamente, para os 4,5kms.

Quase completando a primeira volta.
.

Conferindo o tempo da primeira volta.
Aproximadamente 17 minutos.


Após completarmos esta primeira volta, logo depois o Rosinei começou a ficar para trás e assim fui abrindo vantagem. Quando cheguei na subida mais forte do percurso achei que ele poderia me alcançar. Coisa que eu não queria que acontecesse, pois, mesmo ele estando acidentado, eu queria vencê-lo de novo. rsrs (já havia chegado na frente dele na meia em Toledo cinco dias antes).

Esta subida tinha mais ou menos umas duas ou três quadras mais intensas e depois ia se minimizando até chegar na avenida da rodoviária onde fazíamos, tipo um cotovelo, e neste ponto eu olhei de lado e não avistei o Rosinei. Mas, mesmo não o vendo fiquei com receio de que ele pudesse tirar forças guardadas e me surpreender com uma ultrapassagem mais para o final.

Depois de passar por uma rotatória gigante em volta de uma praça, faltaria cerca de um quilômetro para finalizar a prova. E dali em diante foi um dos momentos mais difíceis pra mim. Pois, o cansaço pegou de vez e eu não queria olhar para trás para ver a diferença que estava do Rosinei para não dar a impressão a ele de que eu estava usando as minhas últimas forças para completar os metros que ainda faltavam.
Mas, eu não queria ser ultrapassado de jeito nenhum. rsrs

Mas, quando finalizei a subida e avistei o pórtico de chegada a uns 400 metros a minha frente eu não me contive e olhei para trás. Porém, não vi o Rosinei e isso me tranquilizou bastante e pude relaxar um pouco para seguir e finalizar os 9kms com 34min43seg onde fiquei em 3º lugar na classificação geral e 1º lugar na categoria 31/40 anos.
Mesmo que o Rosinei chegasse na minha frente eu venceria a categoria, pois ele era da 16/30. Mas, independente de qualquer outra coisa é sempre bom vencer atletas que correm mais do que você. Mesmo que as vezes eles estejam lesionados ou acidentados. rsrs


Completando os 9kms da prova com 34min43seg e nem sinal do Rosinei.


Após a prova peguei minha medalha, comi algumas bananas acompanhadas com um pouco de água, conversei com os amigos, principalmente com o Rosinei para saber como ele estava e depois fiquei na espera do Alisson e dos demais participantes completarem suas participações para então começar a cerimônia de premiação no pódio para depois voltarmos pra casa para o descanso merecido.

E assim foi a prova em que comemorei 10 anos do meu primeiro pódio conquistando ali mais um. O 70º pódio na carreira.


Segue abaixo alguma fotos:
Meu número da prova.

O mesmo da etapa anterior.

.

.

Eu e o Alisson antes da prova.
O Alisson parou de correr depois da Maratona de Porto Alegre do ano passado e esta prova marcou a sua reestreia.
Ele não foi muito bem, porque havia recomeçado os treinos a cerca de duas semanas e ficou bastante cansado e dolorido após a prova. Coisa normal para quem está recomeçando.
Seu tempo, nem a colocação foram anotados.
.
.

Luiz Gustavo de Cascavel, vencedor de todas as quatro etapas do Circuito.
.
.

Jilmar de Nova Aurora, segundo colocado.
.
.

Tutta de Ubiratã, em terceiro.
.
.

Rosinei "acidentado", mas guerreiro, de Cascavel em 4º lugar
.
.

Alisson de Ubiratã em sua reestreia.
.
.

Eu após a prova.
.
.

Devido ao cansaço precisei ser ajudado para subir ao pódio. rsrs
.
.

Recebendo a medalha de Campeão da categoria de 31 a 40 anos.
.
.

Pódio da categoria por faixa etária dos 31 aos 40 anos.
Pena não haver uma classificação geral com os nomes e os tempos dos atletas.
.
.

2º, 1º, 3º
.
.

Medalha de participação.
.
.

Medalha de 1º lugar na faixa etária.
.
.

Pontuação masculina após a 4ª etapa.
.
.

Pontuação feminina após a 4ª etapa.






Agradecimentos:
Sempre a Deus em primeiro lugar pelo dom da saúde.
Ao Alisson e sua namorada pela carona.
Ao Paulo Silva Personal Trainer pelos suplementos.
A Academia Boa Forma pelo apoio no trabalho de fortalecimento muscular.
A minha esposa Cileide pela companhia de sempre e a todos os amigos que sempre torcem por mim e também para os leitores que acompanham este simples blog de corrida.

Abraço a todos e até a próxima...


Tutta Maratonista
www.correndocorridas.blogspot.com.br

Nenhum comentário: