domingo, 19 de maio de 2013

Corrida Nº 100 - 39ª Prova Rústica Tiradentes - Maringá-PR (21abr2013)

.
Uma prova para ficar na história.
Esta foi a corrida número 100 da minha carreira de atleta amador. Isso, lógico, contando desde os tradicionais 100 metros rasos até à maratona.
E não menosprezando esta prova, eu a fiz apenas como um 'treino' forte, pois eu vinha em preparação à Maratona de Brasília que aconteceria duas semanas depois (05/05/2013). E mesmo achando que eu não iria correr muito rápido, me surpreendi com o resultado final.

 Segue os dados gerais da prova:

Data: Domingo, 21 de Abril de 2013
Cidade: Maringá-PR
Nome da Prova: 39ª Prova Rústica Tiradentes
Distância: 10kms
Tempo: 35min32seg
Média Por Km: 3min33seg
Número de Peito: 2208
Atletas Concluintes na Categoria Geral Masculina: 1.826 corredores
Colocação Geral: 47º Lugar
Atletas Concluintes na Faixa Etária de 35 a 39 Anos: 276 corredores
Colocação na Faixa Etária: 7º lugar


 Depois de anos sendo disputada na parte da tarde (17:00h), neste ano de 2013 a prova aconteceu na parte da manhã e na minha opinião os organizadores acertaram em cheio. Mesmo tendo a largada somente as 09:00 horas. Isso ajudou muito no desempenho dos atletas em geral e deu mais tranquilidade para quem mora longe voltar pra casa ainda durante o dia.

Este ano também teve uma novidade no chip em relação as outras vezes que participei. O chip desta vez era descartável
Outra novidade também em relação as outras vezes que participei da prova foi a largada da elite e geral feminina com 10 minutos de antecedência em relação a elite e geral masculina o que "facilitou" um pouco na hora da tumultuada largada.
A hidratação durante o percurso foi boa. Porém, em copos grandes e água na temperatura ambiente (pra não dizer quente).
A "coisa" mais ruim da Prova Rústica Tiradentes é a medalha que continua bem fraquinha. Mas fora isso a prova é muito boa. Sem dúvida nenhuma é uma das melhores provas de 10kms da região e sempre com muita gente. Tanto assistindo como competindo. Este ano o número de concluintes ultrapassou os 2.500 atletas.
Outro detalhe é que recebíamos via torpedo o tempo líquido obtido na prova. Porém, o mesmo veio com bastante atraso. No meu caso, eu recebi o torpedo 4 horas após ter finalizado a corrida.

Eu fui com os amigos Amauri, Osdival, Braguinha e o Magaiver que voltou a competir depois de cerca de 2 anos parado. E ainda encontrei com vários outros amigos de Ubiratã na prova maringaense.
Demoramos cerca de 2h20min no trajeto Ubiratã/Maringá e chegamos com tempo o suficiente (cerca de uma hora) para retirarmos os nossos kits e nos preparamos para a prova com muita tranquilidade.

 Parte do grupo de ubiratanenses em Maringá


O meu objetivo inicial era de fazer uma prova o mais rápido possível. Porém, não achei que poderia ir tão rápido como fui. A ideia era de completar em abaixo dos 37 minutos. Já que eu vinha fazendo uma preparação para a Maratona de Brasília (relato em breve) com bastante treinos longos e num ritmo próximo aos 4min por km.

Procurei um espaço mais ou menos na frente do pelotão para perder o mínimo de tempo na hora da largada. Porém, mesmo assim não adiantou muito. Acredito que perdi cerca de 30 segundos só no primeiro km que completei com 3min46seg.
No segundo km já consegui dar uma equilibrada boa e passei com 7min05seg de tempo total. Depois disso veio a primeira subida e junto dela as mulheres que haviam largado 10 minutos antes e isso "ajudou" a dar uma piorada no meu tempo, pois muitas vezes tinha que diminuir drasticamente o ritmo ou ficar fazendo zigue-zague para poder ultrapassá-las. Acredito que perdi mais uns 30 segundos ou quase isso durante os próximos dois km que acabei me esquecendo o tempo das passagens dos mesmos.

Na metade da prova (km 5) eu passei com 18min06seg. Mantendo este ritmo daria um tempo final muito bom. Pouco acima dos 36min. Porém, como o clima estava bom e as ruas já sem tantos atletas eu consegui até aumentar um pouco o ritmo mesmo tendo algumas "subidinhas" até o final da prova. E fechei a metade final com 17min26seg e a prova, que marcou a minha corrida de número 100 e a 7ª vez que corri a Prova Rústica Tiradentes em 35min32seg.

Depois de terminada a minha prova fui ao encontro do meu amigo Emerson que em Maringá e que tinha algumas cédulas de dinheiro antigo para me entregar. As cédulas, na verdade, era de um amigo dele, Joel Antiqueira, que iria jogar fora, mais como ele havia visto a minha coleção atravez do Facebook no ano passado disse que se eu quissese ele só avisar. E atravez do Emerson esta doação acabou se evetivando. Obrigado Joel pelas cédulas e a você Emerson por internediar a entrega.

Depois disso fiquei no aguardo da classificação e como havia ficando em 7º na faixa etária e não daria pódio voltamos pra casa.


Segue abaixo algumas fotos:

 O número da minha 100ª corrida.
.
.

 A camiseta da prova.
.
.

 Equipe Correbira antes da prova: Tutta, Amauri, Braguinha, Magaiver e Osdival.
.
.

Em determinado momento da prova e com passadas largas e firmes. Estava bem.
.
.

Passando em frente ao local da largada/chegada pouco antes da metade da prova.
Crédito da foto: Carlos Novais.
.
.

Completando a minha 100ª  prova no tempo líquido de 53min32seg.
Crédito da foto: Carlos Novais.
.
.

 Parte do grupo de ubiratanenses após a prova.
.
.

Equipe Correbira após a prova:
Amauri: 1.408º no geral e 115º de 135 na faixa etária 50/54 com o tempo de 1:00:17;
Magaiver: 386º no geral e 41º de 174 na faixa etária 45/49 com o tempo de 46:14;
Osdival: 772º no geral e 72º de 135 na faixa etária 50/54 com o tempo de 52:06;
Braguinha: 705º no geral e 68º de 135 na faixa etária 50/54 com o tempo de 51:11;
Tutta: 47º no geral e 7º de 276 na faixa etária 35/39 com o tempo de 35:32.
.
.

Apesar desta de ter sido uma prova histórica na minha carreira de atleta amador, infelizmente eu não pude marcá-la ainda mais usando o Manto Coral Baleias. Já que eu havia prometido a empresa BCA Transportes que correria com o boné e a camiseta deles em forma de agradecimento por todas as vezes que eles me ajudam financeiramente nas provas em que participo pela região.
.
.

A fraca medalha da minha 100ª  corrida sendo compensanda com a beleza da Catedral de Maringá ao fundo.
.
.

Emerson me entregando a pasta do Joel com 39 cédulas e 12 réplicas de notas antigas.
.
.

 Colocação geral das 10 primeiras colocadas na prova feminina.
.
.

Colocação geral dos 10 primeiros colocados na prova masculina com detalhe ao 1º lugar que bateu o recorde da prova.
.
.

Colocação dos 10 primeiros colocados na faixa etária de 35 a 39 anos.
.
.

 Minha colocação na classificação geral.
.
.


Tempo das minhas 7 participações nesta prova:

2003 = 40min50seg
2004 = 39min28seg
2008 = 35min24seg
2009 = 36min14seg
2010 = 35min20seg
2011 = 34min59seg
2013 = 35min32seg


Agradecimento:
Primeiramente a Deus por ter proporcionado a mim e aos meus amigos uma ótima viagem e uma excelente prova. Agradecimento também ao Amauri que foi com seu carro e nos levou, ao José Bocalon do BCA Transportes que ajudou com 15 litros de combustível, ao vereador Osdival que conversou com o Luizinho, (Secretário de Esportes) e conseguiu junto a Secretaria Municipal de Esportes de Ubiratã um apoio no restante do combustível, ao Fábio do Ubiratã On Line, ao Jalmir Martins do Jornal a Verdade e ao Jabuti Faceiro da Rádio Nova Clube AM pela divulgação.

Mais sobre a prova no Eucorro.com.


tutta/Baleias-PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br

6 comentários:

ivana. disse...

Nossa, amigo, baita tempo, PARABÉNS. Beijo e obrigada pelo carinho.

tutta disse...

Resposta a Ivana:
Obrigado Ivana.
Beijo e tudo de bom.



tutta/Baleias-PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br

Roberto Encarnação (Bikeselva) disse...

Tutta,
Tempaço. Isso sem levar em conta que estava "apenas" treinando para a Maratona, mas como você mesmo destacou uma prova tão forte e disputada como esta (em que mesmo fazendo os 10 na casa de 35' você ficou apenas em 7º da categoria), merecia uma medalha de melhor qualidade.
A evolução com o passar dos anos é uma coisa que nos deixa muito feliz não é? 10 anos mais velho nesta prova e correndo-a 10 minutos mais rápido. Como diria minha mãe: Benza Deus!
Parabéns!

luizz disse...

Muito legal Tutta.
Ainda vou correr essa também
Parabéns pela corrida e pelas fotos

FELIZ CORRENDO disse...

Olá meu amigo. Realmente você não corre, voa. Seu tempo nos 10k é meu tempo nos 5k. Parabéns pela centésima prova, tenho certeza que a emoção é igual ou até maior que a primeira.
Abraços e bons treinos

tutta disse...

Resposta ao Roberto Encarnação (Bikeselva):
A prova Tiradentes é bem disputada pelo fato de haver dinheiro nas faixa etárias. Somente as medalhas de participação que são bem fraquinhas. São de agrílicos (ou coisa parecida) com um "adesivo" com dados da prova.
E graças a Deus que mesmo estando 10 anos mais velhos que a minha primeira participação eu estou correndo mais rápido hoje. Porém foram 'somente' 5 e não os 10 minutos mais rápidos Roberto. Mais tá valendo. hehe
Abraço.


Resposta ao Luiz Souza:
Esta é uma das melhores provas da minhas região Luiz.
E quanto ao seu desejo de correr ela, porque não vem no ano que vem. Pois em 2014 ela estará completando 40 edições. E de Curitiba à Maringá você são apenas 40 minutinhos de avião. Da pra vir e voltar no mesmo dia numa boa. Fica aí a dica.
Abraço.


Resposta a Corredora Feliz:
Obrigado amiga. Na verdade, eu procuro sempre fazer o meu melhor a cada prova. E quanto ao meu tempo nos 10k ser igual ao seu nos 5k, tenho certeza que o esforço e a força de vontade minha e sua é a mesma.
Em relação a 100ª prova, eu tinha sonhado em fazê-la na São Silvestre do ano passado, mais por conta de um 'desânimo' nos treinos acabei não indo em duas provas no final de 2012 e aí só fui completar agora nesta prova. Mas a satisfação e emoção foram enormes.
Abraço e bons treinos a você também.


tutta/Baleias-PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br