quarta-feira, 1 de maio de 2013

Retrospectiva 2012

Olá galera, ainda lembram de mim?
Sou o Tutta, estou de volta e espero que não tenham me esquecido. hehe

Fiquei os últimos três meses sem internet em casa pelo fato de eu ter casado e com isso saído da casa dos meus pais e ido morar com minha esposa. Confesso que foi longos três meses.
Na verdade eu não fiquei totalmente desconectado da rede. Acessava sempre pelo celular, mas como ele é fraco de recursos eu não entrava no blog. Acessava sempre o Facebook e o email para saber algumas novidades. Mas, graças a Deus e com muito sacrifício consegui instalar uma internet via rádio de 2 megas de velocidade na última semana aqui na minha nova casa. Porém, o preço está um pouco 'salgado', R$ 60,00 (sessenta reais). Mas espero conseguir pagar sempre em dia para assim poder estar sempre conectado aqui com vocês.


E antes que me perguntem como está a vida de casado eu respondo: é totalmente diferente da de solteiro. hehe
Solteiro você tem mais liberdade, menos responsabilidades. E casado tudo muda. No entanto, é gratificante demais estar sempre do lado de quem nos ama e quer bem. Espero que tudo dê certo e que a gente (minha esposa e eu) possamos viver sempre felizes.

Mas, não é para falar do meu casamento que estou aqui.
Na minha última postagem, lá no dia 31 de janeiro, eu disse que tinha algumas coisas para postar mais que iria voltar contando primeiramente a minha retrospectiva do ano de 2012.

Então vamos a ela.




O blog completaria 3 anos logo no dia 7 e uma semana depois (14) eu receberia o meu Diploma de Maratonista 2011 elaborado pela revista Contra Relógio e enviado junto com a edição de janeiro da revista.
Em relação aos treinos. A primeira metade do mês foi sem treino algum. Já na segunda metade fiz 9 dias de treinos que totalizou 75,4kms num total de 5h09min50seg. Média de 4min06seg/km.
Não participei de nenhuma prova neste mês.




A exemplo de janeiro também não participei de nenhuma prova neste mês. No entanto, participei da 2ª Caminhada da Amizade do Jardim São Paulo no feriado de Carnaval (dia 21) aqui em Ubiratã.
No início do mês (dia 1º) elaborei a minha Retrospetiva 2011.
Em relação aos treinos, foram 16 dias treinados e 144,4kms percorridos num total de 9h49min24seg. Média de 4min04seg/km.




Foi o mês onde fiz a minha primeira prova no ano. A participação foi na 3ª etapa do Circuito SESC de Corrida de Rua que foi realizada na cidade de Toledo-PR no dia 25 e já de cara subi no lugar mais alto do pódio e na estréia na nova faixa etária (35/39 anos) e na, também estréia, do Tênis Personalizado Baleias que recebi seis dias antes da prova (dia 19).
Entre a competição em Toledo e os treinos foram 17 dias de corrida onde corri 148,5kms num total de 9h35min50seg. Média de 3min53seg/km.




Foi um mês apenas de treinos.
No total corri 169,2kms em 11h02min44seg. Média de 3min55seg/km.




A exemplo de abril, o mês de maio também só foi de treinos, porém, com algumas novidades.
Passei a fazer parte do Grupo Birabike no dia 1º e a pedalar com alguma freqüência aos sábados.
No dia 18 quebrei o meu recorde, em treino, nos 5kms fazendo com 15min50seg. Lembrando que cerca de 4,5kms deste percurso é em descida.
No total do mês eu corri 144,8kms em 9h45min23seg. Média de 4min02seg/km.




Neste mês, logo no dia 1º foi o meu aniversário e no dia 3 recebi um dos melhores presentes que eu poderia receber. Venci no geral os 5kms da 9ª etapa do Circuito SESC de Corrida de Rua em Marechal Cândido Rondon com o tempo de 16min46seg e depois ainda tive pique para correr os 10kms em 37min27seg e assim aumentar a quilometragem como preparação para a Maratona do Rio no mês seguinte.
Contando esta prova e os treinos eu corri 220,5kms neste mês de junho. O tempo total foi de 15h00min09seg. Média de 4min04seg/km.




Foi um mês de poucos treinos, pois logo no dia 8 eu participei da Maratona do Rio de Janeiro onde completei o belíssimo percurso em 2h54min36seg.
Depois da maratona, mesmo tendo uma outra maratona pela frente (Assunção) eu não consegui treinar legal devido, acredito eu, pelo desgaste causado no Rio. 
Entre treinos e a maratona foram 130,195kms neste mês. Num total de 8h55min31seg. Média de 4min06seg/km.




Foi um dos meus piores meses do ano de 2012, devido, principalmente, a Maratona de Assunção que seria no dia 26. Neste mês não consegui dar uma seqüência legal nos treinos. Era tanto desânimo que me vi 'obrigado' a mudar a inscrição da maratona e fazer apenas a Meia em Assunção e ainda assim em um dos piores tempos de todos os tempos em uma meia maratona (1h21min30seg). Nem mesmo o pódio foi o suficiente para amenizar o mal tempo que fiz na prova. Ainda mais que na hora fui premiado em terceiro na categoria e quando cheguei em casa o meu nome estava em segundo na classificação. Até solicitei o troféu de segundo lugar, mas acabou vindo errado novamente. Veio o troféu de primeiro na categoria, mas da maratona.
Agosto de 2012 foi um mês, praticamente, para esquecer. hehe
No total de treinos e a prova eu corri apenas 9 dias. Foram 103,097kms em 6h43min16seg. Média até muito boa: 3min54seg/km.




Os primeiros e os últimos dias deste mês não fiz treinamento algum. O desânimo ainda persistia.
Nos dias intermediários do mês até treinei bem e fiz até uma prova no dia 23: a 18ª etapa do Circuito SESC de Corrida de Rua em Cascavel e mesmo não tendo feito um tempo bom, consegui um pódio de segundo lugar na categoria e voltei pra casa invicto naquela cidade. Ou seja, de todas as vezes que corri em Cascavel eu nunca voltei para Ubiratã sem um pódio ou na categoria ou no geral. 
A quilometragem total do mês foi uma das mais baixas do ano de 2012. Foram apenas 76,8kms em 13 dias de corrida. Total de 5h18min23seg. Média de 4min08seg/km.




Foi apenas de treinos e não muitos. Foram apenas 112,2kms em 7h48min23seg. Média de 4min10seg/km.




Participei de duas provas neste mês de novembro. A primeira foi logo no dia 4 na 19ª etapa do Circuito SESC de Corrida de Rua em Campo Mourão. E nesta corrida eu fui apenas para acompanhar a minha, até então, namorada, (agora esposa) que estrearia em corridas de rua e ela se saiu muito bem. Completou os 5kms em 29mins38seg.
A outra prova em que participei em novembro foi na 20ª e última etapa do Circuito SESC de Corrida de Rua em Curitiba no dia 25. Nesta etapa reúne todos os campeões de todas as categorias de todas as etapas do ano. Como eu venci a categoria na etapa de Toledo no início do ano eu estava classificado e fui para Curitiba pelo quarto ano consecutivo com todas as despesas pagas pelo SESC-PR. Mas, com mudanças do percurso em relação ao ano anterior e o mesmo feito em duas voltas com cerca de 70 em subida foi praticamente impossível alguém fazer a prova com um tempo bom.
Eu fechei a corrida com 38min09seg. Um dos meus piores tempos em provas de 10kms depois que comecei a treinar pra valer.
No total da quilometragem do mês eu corri 138,4kms em 9h30min16seg. Média de 4min07seg/km.



DEZEMBRO
PS: mês ainda sem postagem com o resumo

Sem dúvida nenhuma o meu pior mês do ano em relação aos treinos.
Tive que trabalhar vários dias em horário especial (depois das 18:00h) e com isso os treinos ficaram em segundo plano. Fiz apenas 4 treinos ao longo dos 31 dias do mês e ainda ainda fui para a 88ª Corrida Internacional de São Silvestre e até me surpreendi com o resultado final.
Completei os 15kms da prova com 1h00min21seg.
No total do mês corri apenas 44kms em 3h03min13seg. Média de 4min09seg/km.


E assim foi o meu ano de 2012.
Com 8 provas disputadas e em 4 delas subi no pódio. Sendo 1 pódio de campeão geral, 1 de campeão na faixa etária e outros 2 pódios de 2º lugar também na faixa etária.
Foram 148 dias de treinos (contando com o dia em que corri depois de uma prova), 8 dias de provas e 211 dias sem treinar.
No total, em quilometragem, eu corri 1.507,492kms, sendo 118,492kms em provas e 1.389,2kms em treinos. No total em horas deu 101h42min40seg, sendo 7h52min29seg em provas e 93h50min21seg em treinos.

Porém, há um pequeno erro que corrigirei depois.
O erro é o seguinte: somando as horas das provas e dos treinos, dá o equivalente a 10 segundos a mais do que o tempo total.


Abraço a todos e sejam novamente bem vindos.

Ah, em relação ao blog, não fiz nenhuma mudança, como vocês mesmo puderam constatar. Achei que tá legal assim. hehe



tutta/Baleias-PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br

5 comentários:

sacadura disse...

Olá Tutta,bom retorno,continuei acompanhando seus treinos pelo face, boa maratona em Brasília abçs.

Sergio disse...

Tutta,
Parabéns pelo casamento! espero que esteja conseguindo treinar na nova rotina!
2012 foi bom, mas quero que seu 2013 seja ainda melhor!
grande abraço,
Sergio
corredorfeliz.blogspot.com

HELENA CHRISTINA CLEBSCH VIDAL disse...

Tutta, seja bem-vindo de volta ao blog. Desejo felicidades na vida a dois e bons km's pela frente. Que 2013 seja ainda melhor!!!
Forte abraço,
Helena
correndodebemcomavida.blogspot.com
@Correndodebem

ivana. disse...

Bahhh, mas tu corres muuuuito, amigo, PARABÉNS pelos excelentes tempos. Que bom que retornas, beijo ao casal querido !

tutta disse...

Resposta ao Sacadura:
Obrigado Sacadura.
Eu via mesmo as suas curtidas das minhas postagens dos treinos lá na face.
Abraço e obrigado sempre.


Resposta ao Sérgio:
Obrigado Sérgio.
Quanto aos treinamentos, estou treinando menos dias na semana, mais estou conseguindo fazer bons treinos.
Abraço e também desejo que seu ano de 2013 seja bem melhor.

E aí, vai pra Assunção este ano?


Resposta a Helena Clebsch Vidal:
Obrigado Helena. É bom estar de volta. Estava sentindo falta de estar aqui. hehe
Abraço e tudo de bom pra você.


Resposta a Ivana:
Todo mundo diz que eu corro muito mesmo Ivana. E eu estou até começando a acreditar nisso. kkkkk
Mais, sendo sincero, eu não acho que sou esse cara não. rsrs
Dou umas corridinhas assim, "de leve" de vez enquando, e só isso. kkkkk
Mais, deixando a brincadeira de lado, quero agradecer a você e a todos que veem aqui e me dão forças e incentivos atravéz dos comentários. É por isso que eu corro muito. Pois, tem um pouquinho de cada um de vocês em mim. hehe
Obrigado e beijo do "casal querido" pra você também.


tutta/Baleias/PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br