sábado, 21 de março de 2009

Prova Número 43

Data: Domingo, 15 de março de 2009
Cidade: Campo Mourão-Paraná
Nome da Prova: 9ª Prova Rústica São José
Distância: 10.000 metros
Tempo: 38min52seg
Número de Atletas na categoria masculino adulto: 155
Colocação Geral: 42º
Colocação Faixa-etária 18 a 35 anos: 21º
Atletas Faixa-etária: 47



No domingo, 15 de março de 2009 foi realizada na cidade de Campo Mourão-Pr, a 9ª edição da Prova Rústica São José, em homenagem ao dia do padroeiro da cidade.
A prova foi de 10km compreendendo duas voltas de 5km cada.
É organizada e realizada pela Secretária Municipal de Esportes com o apoio da Prefeitura Municipal de Campo Mourão.

Fui nesta prova apenas para participar e acompanhar uns amigos de Ubiratã que estariam correndo por lá, pois na semana anterior a esta prova (08/03) eu estava em São Paulo correndo a Meia Maratona da Yescon, e na volta para casa peguei um resfriado devido ao ar condicionado do ônibus e daí nem treinei direito durante a semana que antecedeu esta corrida de Campo Mourão, a não ser: acadêmia na terça-feira (10/03, apenas duas sessões de cada exercícios, faço 10 exercícios ao todo, em breve postarei fotos aqui) e uma corridinha leve de 9km na quarta-feira (11/03) na média de 4min10seg/km, sugerida pelo meu treinador Luís Carlos Smanhoto (mas quase nem consegui realizá-lo).
Fui ao médico na quinta-feira (12/03), ele me receitou uns remédios e hoje (21/03) já estou bem melhor, mas no dia da prova de Campo Mourão eu estava péssimo. Fui mesmo para participar e porque já estava inscrito. E uma curiosidade, no ano passado (2008), eu me inscrevi para esta prova, paguei a inscrição, (10,00 reais na época) e na terça-feira da semana da prova, me lesionei no joelho esquerdo e não pude participar. Este ano, peguei o tal do resfriado também na terça-feira da semana da prova. A única diferença neste ano é que eu ainda não havia me inscrito, mas me inscrevi na terça mesmo. Queria ir de todo jeito, pra ver se assim eu quebrava essa "maldição" da corrida de São José. rsrsrsrs
E parece que deu certo. Tô me sentindo muito bem, vocês confirmaram isso nos treinos que postarei amanhã (domingo 22/03).
Mas tá, deixa isso por enquanto de lado e vamos ao que interessa, não é mesmo? rsrsrs

Saímos de Ubiratã às 7h30 da manhã (meu pai nos levou de carro, meu primo, Cléber de São Paulo foi conosco, mas não correu e o Magaiver também estava junto com a gente).

Por volta das 8h45 chegamos ao local da largada e fomos (Magaiver e eu) direito para a retirada do kit e que graças a Deus não teve grande tumulto (o kit veio apenas o chip de cronometragem e o número de peito com os quatro alfinetes). Não houve a camiseta da prova.


Meu número.


Por lá também encontramos outro atleta de Ubiratã (Edson Leite que foi com sua esposa, mas ela não correu).

E pra nossa surpresa, Vanderlei Cordeiro de Lima estava por lá e iria participar da prova (ele que encerrou sua carreira como profissional na São Silvestre 2008 e agora corre como amador).

Magaiver, Vanderlei e eu antes da prova.



Mas, além de Vanderlei, haviam outros atletas conhecidos como: o Anoé dos Santos, Elenilson da Silva (que acabou sendo o 10º colocado da prova com 33min19seg e que depois nos contou que não corria a mais de três meses).
Haviam também atleta do Cruzeiro, além de duas atletas quenianas, (Sara e Milka, ambas foram primeira e segunda colocadas da prova feminina– 35min43seg e 35min45seg respectivamente. Disseram que foi um pega e tanto na chegada das duas).

Após retirado o “kit” fomos tirar fotos em frente ao chafariz da igreja que fica em frente a largada da prova.





Meu pai, eu e Magaiver.



E flagrei as duas quenianas fazendo o seu aquecimento.


Sara e Milka atletas do Quênia.


Depois fomos ver as largadas das catedorias menores e só depois disso fomos fazer o nosso aquecimento.
Fizemos-o junto do Vanderlei. Que honra pra nós simples atletas amadores.

Durante o aquecimento encontramos o amigo Luís Ornóbio de Juranda (cidade a 25km de Ubiratã. Ele acabou sendo o 18º colocado geral com o tempo de 35min55seg e foi o quinto na categoria veterano 1 (36 a 40 anos), a mesma do Vanderlei).


Terminamos o aquecimento, fizemos um pouco de alongamentos, fomos ao banheiro, tomamos água e ficamos esperando a hora da largada que estava marcada para às 10h00.
Mas devido as categorias menores ter atrasado suas largadas, conseqüentemente a prova principal também atrasou (30 minutos). Daí todo o aquecimento/alongamento e concentração foram pro espaço.
Largamos as 10h30 com um calor de 31 graus.
E pra piorar as coisas, a água servida nos postos de hidratação (2 postos na primeira volta e 3 na segunda) estavam quentes. E pra complicar mais, teve uma subida que mais parecia um Monte Everest (cerca de 400m de pura subida mesmo) entre os kms 3 e 4, isso na primeira volta, porque na segunda teríamos que passar por ele denovo.
Fiz os primeiros 4kms na média de 3min40seg/km, mas não consegui manter o ritmo até o final devido ao resfriado. A respiração fica bastante complicada, além do cansaço parece chegar mais cedo.


Completei a prova com 38min52seg pelo meu cronômetro, mas a organização da prova fez a classificação pelo tempo bruto (39min06seg).
Obtive a 42ª segunda colocação dentre os 155 atletas que completaram a prova (muitos desistiram já na primeira volta devido ao calor). Já na faixa etária que compreendia os atletas com idades de 18 a 35 anos eu fui o 21º de 47.


Magaiver foi o 72º no geral e o 10º dos 23 atletas na faixa etária de 41 a 45 anos com o tempo bruto de 45min42seg.


Edson Leite foi o 116º no geral e o 17º atletas dos 22 na faixa etária de 46 a 50 anos com o tempo de 54min32seg.


O vencedor da prova foi o atleta do Distrito Federal, Paulo Alves dos Santos com 30min55seg, seguido pelo atleta do Cruzeiro, Marcos Alexandre Elias (31min30seg), e o Anoé dos Santos foi o terceiro.
Vanderlei Cordeiro de Lima foi o sexto colocado da prova com 32min02seg e foi o campeão da categoria veterano 1. Mas infelizmente não tirei foto dele no pódio.

Ao final da prova não teve o kit lanche.
Uma falta de respeito com os atletas na minha opinião.
A única coisa servida ao final da prova foi mesmo a água, e quente também, a exemplo do que foi servido no percurso.

É isso aí pessoal, nem tudo nessa vida são maravilhas. Esta foi então a minha 43ª prova na carreira de atleta amador, minha 3ª prova no ano de 2009.


Segue abaixo mais algumas fotos.

Magaiver, eu e Edson Leite ao final da prova.




Eu, Elenilson e Magaiver.




Vanderlei terminando a prova com o seu já tradicional aviãozinho.





Minha 34ª medalha, 3ª em 2009.


Pontos falhos da prova na minha opinião:

- Largada muito tarde (10h30 da manhã);

- Água quente ao longo do percurso;

- Sem o kit lanche no final da prova;

- E camiseta do evento.



Nota:
Para esta prova contamos com o apoio financeiro das empresas:
Farmácia Moritafarma, Mecânica do Ivo e Calçados Menos, além do BCA Transportes que nos brindou com as camisetas minha e do Magaiver.

Agradecimento:

Jornal O Vale do Piquiri, pelo publicação da matéria referente a participação nesta prova.


Dinheiro gasto com a participação nesta prova:

Inscrição: 18,00 R$
Combustível: 30,00 R$
Pedágio: 15,80 R$

Total: 63,80 R$


Dinheiro arrecado pelo Magaiver como patrocínio para esta prova:


Farmácia Moritafarma: 10,00 R$
Mecânica do Ivo: 10,00 R$
Calçados Menon: 5,00 R$

Total: 25,00 R$



...tutta...
ubiratã-pr.

www.correndocorridas.blogspot.com

6 comentários:

Jorge disse...

Tutta meu amigo, mesmo com todos os percalços que vc teve como por exemplo o refriado que vc estava vc mandou bem na prova, parabéns amigo, pois será que eu ficar resfriado também vou voar nas provas...hehehe...Cara de acordo com suas condições que vc estava, uma semana antes ter feito a meia de são paulo com um belissimo tempo, ficou resfriado e completou na casa de 38minutos, po tá bom demais, imagina se estivesse 100% é isso ae amigo PARABÉNS!!!!
E ainda bem que já conseguiu ficar bom.
Pelo que eu vi só pegando os bons fluidos com o Vanderlei hein, quanto a maldição que vc disse que aconteceu ano passado e esse ano com vc nessa prova, acredite em Deus, tenha ele sempre dentro de vc que nada lhe acontecerá, basta acreditar nisso camarada. Parabéns também para organização dessa belíssima prova que distribuiu prêmios ao preço módico de 10 reais...
É isso ae, bom domingo para vc também e por também conferir o meu blog.

Um abraço,

JORGE CERQUEIRA

Jorge disse...

Tutta, quando postei a msg anterior não tinha visto o seu recado no meu blog sobre o que vc comentou de eu correr quase 4 horas, bom vou explicar, estou treinando também para maiores distâncias de 42km, em junho temos a Maratona do Rio e provavelmente em Agosto terá os 50km de Friburgo também aqui no Rio de Janeiro e estou a fim de fazè-lo de novo, vou te contar uma coisa os amigos já estão me chamando para correr ultras maratonas, já me chamaram para correr a BR 217 que são 135 milhas aqui no Brasil essa prova para quem faz te habilitar a vc correr mais de 200kms no deserto dos Estados Unidos que se chama BADWATER e vc passando pela Badwater ela te habilita a vc correr mais 200 e poucos Kms na Neve dos Estados Unidos, se aparecer PATROCÍNIO quem sabe eu não faço essas, não sei se vc conhece o Ultramaratonista Márcio Villar pois ele treina na mesma equipe do que eu Acoruja e já fez essas três ultras acima o cara é fera, visite também o blog do nosso amigo GENTIL www.ultramaratonista.com ele está se preparando para a BADWATER eu acho que é em Julho veja as informações no blog dele. Bom amigo é isso ae.

Um abraço,

JORGE CERQUEIRA

Carlos Lopes disse...

Puxa Tutta, tu voa muito baixinho. Correr com essas condição e fazer esse tempo não é para todos. abraços

Angela disse...

Amigo,
falei q sempre q entrasse na net viria aqui e vim...rs
parabéns por mais uma prova com belíssima participação...
Eu corri uma 10k hoje... Mas, nessas provas qdo começo a me aquecer a prova acaba...kkk
Marizete Rezende correu... aí já é covardia né??? kkkkk
Recomecei meus treinos semana passada..To ainda moída pq vai um tempo até o organismo se readaptar né amigo?
To treinando tiros (200,400 e 600) , rampas e rodagem (15 em diante)...
Quero pegar a mulherada de 40...Mas, amigo, elas voaaammmm..ehehe
Ainda meu tempo nos 10k é pra 52min... Ano passado tirei 6 minutos..fazia pra 58..
Ahh esse ano resolvi juntar o útil ao agradável...Amo Correr..E, pq não, GANHAR?? eheheh Isso tbém é prazeiroso né?
Abços, ótimos treinos e vitórias...
(Angela)

Diego da Costa disse...

É isso ai Tutta, parabéns pela prova. E bons treinos. Abraços!!!

...tuttA... disse...

Jorge,
Agradeço pelos elogios no primeiro comentário deixado por vc neste post. E quanto ao segundo, desejo sorte pra vc e que vc possa realizar provas acima dos 42kms sim, e se for para a BR 217, desejo muitíssimas sortes pra vc.


Carlos Lopes,
Voo nada rapaz. rsrsrs.
Mas agradeço o comentário.
Tudo de bom pra vc.


Angela,
Muito obrigado amiga.
Vc também fez uma belíssima prova.
E quanto as dores, isso é normal, principalmente quando se fica um tempinho sem treinar, mas vc é uma guerreira e vai superar tudo isso.
E é bom sim juntar o útil ao agradável, tô nessa também, pois ganhar um "dimdim" fazendo o que gosta não é nada mal.hehehe
Espero te encontrar dessa vez la na Maratona de São Paulo em maio, ok?
Ótimos treinos pra vc.
E volte sempre.


Diego,
Muito obrigado.
Bons treinos pra vc também.


...tutta...
ubiratã-pr.
www.correndocorridas.blogspot.com