sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Corrida Nº 245 - Maratona Internacional de Assunção - Assunção - Paraguai (25ago2024)

Não fiz aquela preparação perfeita. Pois, nos últimos três meses que antecederam a prova, foi início de obra e o serviço foi muito tenso e o desgaste físico foi elevadíssimo. E tudo isso ainda somado com os treinos diários do #Desafio366. Mas, mesmo assim segui para Assunção para 'tentar' completar mais uma maratona.

"Para cada primeiro passo, há uma grande conquista."

Segue os dados gerais da prova:

Corrida número: 245
Nome da prova: Marathon International d'Asuncion (MIA)
Cidade: Assunção-PY
Pódios na categoria por faixa etária: 69 pódios
Pódios em equipes e/ou duplas: 6 pódios

Número de peito: 4791

Saí de casa na tarde/noite do dia 23 de agosto de 2024 rumo a rodoviária de Ubiratã onde embarquei às 19:07h, com um atraso de 37 minutos, como já é de praxe dos ônibus da Expresso Maringá e segui até Cascavel onde cheguei às 21:05h e já de imediato solicitei um Uber e fui até o ginásio Ciro Nardi encontrar com outros quase 60 atletas que também iriam em mais uma excursão organizada pelo Carlos da equipe Força Runners.
Fui um dos últimos a chegar no local, mas ainda dentro do horário estimado e às 22 horas saímos em definitivo em um ônibus fretado da empresa Valdir Tur rumo à Assunção - capital do Paraguai "onde eu vi as paraguaias sorridentes a bailar." kkkkk.

Chegamos em Assunção às 06:45h, horário local.
E já fomos direto para o Shopping Del Sol para a retirada dos kits. No entanto, precisamos ficar aguardando até ás 9 horas para abrir o shopping.

Parte da galera de Cascavel durante a retiradas dos kits.

O kit da prova.

Depois ainda, ficamos mais um tempo por aí e às 11 horas seguimos para o hotel, fizemos o check-in e saímos para almoçar.
A galera se dividiu um pouco e fui com outros 4 amigos até o Bellini onde comemos um belo prato de spaguette. rsrs

Super delicioso.

Já após o almoço fizemos um pequeno passeio até o local da largada e após o retorno para o hotel resolvi dormir um pouco e por volta das 18 horas fui fazer um treininho e a noite nem saí para jantar.
Comi apenas alguns lanches que havia levado e às 22 horas fui dormir, pois, precisava acordar antes das 4 da manhã porque a largada seria às 05:00hs.

Dormi muito bem e acordei às 03:45h.
Tomei o meu café enquanto me preparava e por volta das 04:10h, com um friozinho de uns 13 graus, segui para a largada.

Como sempre faço em maratonas, nem me aqueci, pois teria 42kms pela frente pra isso. kkkkkk
E como não havia feito uma das melhores preparações, previ completar a prova entre 3h10 e 3h30 e saí sem preocupação com o ritmo. No entanto, ele vinha saindo naturalmente e sem grande esforço. É claro que, o percurso todo plano no início ajudava imensamente para isso.

Cheguei nos 5 quilômetros com pouco mais de 19 minutos e p
recisei dar uma aceleradinha entre os kms 2 ao 5 e depois dos 7 aos 9 por conta de um cidadão estar correndo na minha cola se aproveitando que eu ia na frente 'segurando' o vento.
Mesmo eu fazendo alguns zigue-sangues para despistá-lo, ele ia acompanhando e o bater do tênis do cidadão no chão fazia um barulho alto e aquilo me incomodava.

Mesmo acelerando e fazendo os zigues-zagues não teve jeito. O cara não saía da minha cola, então resolvi diminuir um pouco o ritmo após o km 10 e ele me passou e seguiu.
Até pensei em segui-lo também e fazer o mesmo que ele vinha fazendo. Mas, não o fiz. rsrs

Na passagem pelos 10 quilômetros estava em algo perto dos 38min30seg.
E já sem o estorvo e sem o tal barulho no pé do ouvido por conta das batidas forte do pé do cidadão no chão e com o cara já há uns 50 metros na minha frente voltei ritmo ao normal e cheguei no quilômetro 15s com cerca de 58 minutos
Ainda bem rápido para quem não havia feito treinos pra correr naquele ritmo. Mas, tava fácil e procurei manter.

Depois que saímos das margens da baía do Rio Paraguai, pegamos um trecho pela cidade com uma pequena elevação, mas nada que assustasse e logo em seguida já passei novamente pelo ponto de largada completando assim, a metade da prova com pouco mais de 1h22.

Dali em diante era só repetir o percurso mais uma vez e pela frente mais uns 14 ou 15kms totalmente plano e o ritmo continuou bem forte.
Praticamente todas as passagens dos kms eram abaixo dos 4 minutos.

Quando fizemos o retorno, quase no final da Avenida Costanera contei 16 atletas na minha frente. Alguns bem próximos, mais nem fiz questão de acelerar para alcança-los, pois já estava satisfeito com o resultado até o momento.

Cheguei nos 30 quilômetros com 1h57 e nos 40k com 2h38 e dali para a linha de chegada foi um pulinho. rsrs
E cheguei para cruzar a linha de chegada e completar a minha 38ª maratona na carreira com o tempo oficial de 2h48min14seg.
Nem preciso dizer que fiquei super satisfeito.
A expectativa agora era pra ver se tinha dado pódio ou não. Mas, não deu. Pois, dos 50 anos para baixo as categorias eram de 10 em 10 anos e nesta categoria estendida fui o 6° colocado.
Mas, nem me frustrei, pois o desempenho que havia obtido já foi extraordinário.

Mais para o final da prova ainda conversei algumas palavrinhas com Mirtha Doldan, organizadora da corrida. Com os Baleias Wu, que também havia encontrado no início da prova, e Zilda e por fim fui dar os parabéns para a lenda Nilson Lima que completou ali a sua maratona de número 368.

Por fim, segui para o hotel, e após o check-out, embarquei com a galera de Cascavel e fomos em busca de um restaurante para almoçar e após as 14 horas partimos para Cascavel onde chegamos próximo a meia noite
e a convite do amigo Schimit passei a noite na casa dele e ao amanhecer ele me levou até a rodoviária e quero agradecer pela gentileza e hospitalidade e às 10:50h embarquei em definitivo para Ubiratã onde cheguei às 13 horas.

E assim foi mais um final de semana emocionante.
Só tenho que agradecer a Deus
pela saúde e por ter nos permitido fazer uma viagem tranquila e perfeita e por me permitir correr mais uma prova de forma fantástica.
Agradeço também a companhia de todos em mais esta estupenda viagem. E um agradecimento especial ao Carlos pela disponibilidade e competência em organizar algo tão especial pra gente.
Foi show.

Segue abaixo mais algumas fotos:

Encontrando meu nome durante a entrega de kits.

Meu número.

Na igreja durante o passeio após o almoço.

Passeando com parte da galera.

Em frente a orla da bacia do Rio Paraguai.

Clima meio frio pouco antes da largada.

Pouco antes da largada.

Já após a prova completada.

A medalha da prova.
Achei bem simples.

Com Mhyrta Doldan - organizadora da prova.

Com os atletas Baleias Wu, que correu a maratona e já tem mais de 80 na carreira e Zilda que correu os 7kms e o multi-maratonista Nilson Lima que fez a sua 368ª maratona.

Os 20 primeiros colocados geral da maratona.

Os 10 primeiros colocados da categoria por faixa etária dos 40 aos 49 anos.

Até a data desta publicação os resultados de 2024 poderia ser conferidos no site da Chronotrack.

E o meu vídeo feito na prova prova pode ser visualizado no canal Tutta Maratonista.