segunda-feira, 18 de junho de 2018

Lesão, justo agora!?!

.
Justamente agora que eu vinha em um bom condicionamento físico. Vinha fazendo bons treinos, uma boa preparação e uma sequência de duas provas fantásticas que foi o caso da Prova Rústica Tiradentes realizada no dia 22 de abril em Maringá onde completei os 10kms com 35 minutos e 2 segundos e agora no último dia 10 de junho na Meia Maratona das Cataratas em Foz do Iguaçu onde completei os 21kms com 1h17 (relato em breve) veio uma queda em um treino super leve, depois de tropeçar num parceiro de treino que tropeçou e caiu centímetros a minha frente e não pude me desviar e acabei tropeçando nele e caindo com o joelho em cheio em uma pedra numa estrada da paralelepípedos e me lesionando mais seriamente.
Este seria o último treino mais leve antes da retomada para a fase final de preparação para a São Paulo City Marathon que será no dia 29 de julho, onde buscava bater o meu recorde pessoal na distância, ou, de pelo menos chegar o mais perto possível dele que são 2h39.


A princípio eu não queria fazer o treino por aquela estrada. Queria um treino com mais subidas. Mas, como os dois parceiros optaram por um local "mais plano" decidimos ir por lá mesmo. Não estou culpando nenhum deles pelo acontecido, pois acidentes acontecem a todo instante e eu concordei em ir por lá. Mas, poderíamos ter evitado. Porém, agora já foi.
O fato é que esse, sem dúvida nenhuma, é a lesão mais séria que tenho nestes quase 19 anos de atletismo.
Após a queda, levantei-me e a princípio não tinha nada da anormal. Apenas um machucado no joelho que sangrava um pouco.
Dei uns dois ou três passos para cruzar a estrada e nisso percebi que o meu joelho começava a inchar como se, pegasse uma bexiga e fosse soprando até estourar. Eu via a pele do joelho inflando. Achei que ia estourar realmente.
A musculatura da coxa ficou toda contraída e a "bola" só ia crescendo.

No momento passou uma pessoa com um carro e paramos ele para pedir socorro, mas quando coloquei a perna esquerda dentro da carro ela não dobrava. Foi então que falei que seria melhor ligar para o SAMU. Todos concordamos, mas o celular estava ruim de sinal. Era numa baixada.
O Fernando que teve apenas escoriações superficiais nos joelhos e cotovelos se afastou um pouco até que conseguiu ligação. No entanto, o senhor que havia passado com o carro por nós, seguiu para a cidade, avisou o SAMU e retornou ao local para avisar que a ambulância viria dentro de instantes. O que acabou acontecendo.


Feito todos os procedimentos fui encaminhado para o Hospital Santa Casa de Ubiratã, onde a primeiro momento o médico de plantão disse que havia fraturado a patela e que deveria seguir para Campo Mourão para fazer cirurgia.
Acabei solicitando um raio-x antes, mas também era só em Campo Mourão, ou feito particular aqui mesmo em Ubiratã.
Como eu não tinha dinheiro e a clínica não aceitava cartão o Fernando gentilmente me emprestou o dinheiro e fiz o raio-x que não constatou fratura.
Um outro médico disse que poderia ter se rompido um ligamento e pediu apenas um repouso até segunda-feira (hoje) e tomasse a medição receitada pelo médico de plantão e caso não melhorasse eu terei que ir ao posto de saúde pegar um encaminhamento com um ortopedista.
 Fiz isso hoje de manhã e o médico do posto já veio com outra versão dizendo que a patela havia se deslocado.
Porém, o ortopedista disse que, a princípio está tudo normal. Não deu certeza, pois como ainda está bastante inchado não deu para fazer alguns movimentos para testar a região afetada.
Pediu apenas para continuar com os medicamentos e usar gelo e retornar dentro de uma semana.


De tudo isso que aconteceu, o única certeza que tenho é que a lesão parece ser séria e eu não sei quando poderei voltar aos treinos novamente e nem sei se poderei voltar e se voltar, não sei como será a reação deste joelho. O desempenho poderá ser afetado. Tudo poderá ser diferente.
Enfim; tudo o que fiz nestes quase 19 anos de corrida poderá ter se acabado em menos de 7kms a um ritmo de quase 6 minutos por km.

Queira Deus que não...

Em breve trarei mais informações!

.



2 comentários:

ivana. disse...

Eu vi no face, amigo ... Puxa vida, te desejo uma pronta recuperação !

tutta disse...

Resposta a Ivana:
Valeu Ivana. Muito obrigado.


#tuttamaratonista