quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Corrida Nº 129 - Meia Maratona e Rústica Rotary - Toledo-PR (11out2015)

.
Quase sempre eu não estou muito bem preparado na época da Meia Maratona Rotary em Toledo, mas, apesar disse sempre obtive bons resultados na prova. E nesta edição de 2015 não foi diferente.

Quase completando a prova e aplaudindo a vitória da campeã Marcela Cristina que chegou a poucos metros à minha frente.


Segue abaixo os dados gerais da prova:


Nome da prova: 14ª Meia Maratona e Rústica Rotary
Cidade: Toledo-PR
Data: Domingo, dia 11 de outubro de 2015
Distância: 21kms
Tempo: 1h16min50seg - (1:17:09 - tempo bruto)
Média por km: 3min39seg
Colocação geral masculino: 43º lugar
Atletas concluintes no geral masculino: 328 corredores

Colocação na faixa etária de 35 a 39 anos: 5º lugar
Atletas na faixa etária: Não divulgado

Número de peito: 214


Duas semanas após a Maratona de Foz lá estava eu em mais uma prova longa.
Fui para Toledo com minha esposa (que correria a rústica) no sábado a tarde.

Primeiro paramos em Cascavel onde trocaríamos de ônibus e onde encontramos o Gallo, sua esposa Maria e o filho deles que também estavam indo para Toledo buscar os kits. Conversamos um monte e eles sempre contando as experiências vividas nas ultras maratonas. Um pessoal da mais boa qualidade.
Chegamos em Toledo por volta das 17:00 horas e nos encaminhamos para o Lago Municipal local onde estava sendo entregue os kits. No caminho liguei para o meu amigo Paulo que reside por lá e onde eu e minha esposa Cileide ficaríamos hospedados e marcamos de nos encontrar no Shopping Panambi, ao lado do lago, assim que retirássemos os nossos kits.
Além do kit da minha esposa e do meu eu aproveitei e retirei os kits dos outros quatro ubiratanenses que iriam para Toledo no dia seguinte.


Com os kits de todos os corredores de Ubiratã.
Chovia de fininho nessa hora.


Retirado os kits me despedi dos amigos de Cascavel que já haviam encontrado uma galerinha por lá e me encaminhei para o shopping encontrar com o Paulo e fomos para sua casa onde ele estava terminando de se mudar e encontramos tudo desarrumado e praticamente sem móveis nenhum, pois ele e sua esposa, Patrícia, preferiram vender tudo e ir comprando aos poucos de acordo com o gosto deles.
Ajudamos eles a carregarem as poucas coisas que faltavam e fomos para a casa nova.


Com o Gallo (boné preto), sua esposa maria na frente dele e o filho deles ao meu lado junto com a uma galera bem animada.


Jantamos, ou melhor, comemos duas boas pizzas por volta das 21:00 horas e as 23:00 horas fomos dormir.
Dormimos no chão mesmo, mas, até que foi muito bom, pois o meu corpo no dia seguinte estava sem nenhuma dor. Diferente de quando durmo em casa no meu colchão que, apesar de quase novo, já está na hora de trocar.
Acordamos as 06:00h da manhã com uma leve chuvinha.

Tomamos um café da manhã, levado de Ubiratã, e por volta das 06:45h ele nos levou até o local da prova e depois retornou para ajudar sua esposa para dar uma 'ajeitada' melhor na casa.

Por volta das 07:10h liguei para os amigos de Ubiratã para saber se eles estavam chegando e após a chegada deles entreguei todos os kits, fizemos uma foto rapidamente e na sequência guardei meus pertences no guarda volumes, fui ao banheiro e me perfilei para a largada que seria as 08:30h.

Com o José Bocalon que assim como eu estava com a camiseta da Acadêmia Boa Forma de Ubiratã.
.
.

Agora com o restante do time ubiratanense:
Cileide, Magaiver, Alisson, Marcos e eu.


A largada em Toledo é um caso a parte, pois a rústica e a meia maratona largam juntas.
Na minha humilde opinião, acho que a meia deveria largar uns 5 ou 10 minutos antes da rústica, para que assim, um atleta de uma prova não atrapalhasse a largada do atleta da outra prova. E pra piorar, a largada é em forma de "S", dificultado ainda mais a saída.

Eu sempre perco um tempo danado naquela largada. rsrs
Minha esposa acabou sendo esbarrada e acabou se enroscando em uma das grades laterais. Por sorte nada aconteceu a não ser um pequeno buraco na camiseta.
Por conta do tumulto da largada e dela ser em forma de "S" há muitos corredores que "cortam" alguns metros do percurso passando 'reto na curva' como pode ser visualizado na foto abaixo.


Acima momentos antes da largada.Abaixo o pessoal 'cortando' caminho logo no início da prova.


A minha meta para esta prova seria terminar em torno de 1h20, talvez 1h18.
E apesar de todos estes 'probleminhas' da largada eu consegui iniciar muito bem e passei pelo primeiro km com 3min48seg. E segui mantendo esse ritmo relativamente forte apesar de ter corrido uma maratona 15 dias antes. Porém, eu me sentia bem e por isso forçava o ritmo. O clima nublado e garoando com temperatura em torno dos 16 graus ajudava ainda mais a manter um ritmo mais forte.

Com passadas mais do que firmes antes do primeiro km.


No km 6 alcancei as quatro atletas da elite feminina e mantive-me "colado" nelas.
Passamos o km 10 com 36min48seg. O objetivo era pelo menos 38 minutos. Mas, não queria me desgrudar das atletas e por isso o ganhei preciosos segundos.
No km 12 elas começaram a cair de produção e eu acabei as ultrapassando. Pensei em diminuir e manter no ritmo delas que ainda era muito bom nessa altura da prova. Mas, esperto como sou, pensei comigo, que no final da prova elas iriam apertar o ritmo e eu poderia não acompanhá-las mais. Por isso resolvi seguir e se elas realmente fizessem isso que eu imaginei eu já estaria lá na frente e aí teria mais chances de chegar lado a lado com elas, ou com pelo menos uma delas no final.

Passei os 15kms com surpreendentes 55min28seg.
E no km 17 a primeira colocada, Marcela, me alcançou e começou a abrir vantagem. No momento era em leve subida e eu acabei ficando. Mas depois resolvi acelerar e manter o mesmo ritmo dela. Porém, não estava sendo nada fácil. Mas, como eu não tinha nada a perder continuei no ritmo dela.
Nos últimos 2kms eu emparelhei com ela e ia orientando-a sobre a distância que a segunda colocada estava dela.
A menos de um km do final, durante a corrida da criançada que vinha no sentido contrário, porém, em cima da calçada. Um dos pais dos garotos ofereceu um copo de água pro filho que cruzou na frente da Marcela e venho pra cima de mim. O impacto foi inevitável. Gritei alto, mas mesmo assim não foi possível nem a criança e nem eu desviarmos da pancada. Por sorte esta criança não se chocou com a corredora pois do contrário poderia por a vitória dela em risco.
Acredito que a criança não se machucou pois se levantou rapidamente e ficou me zingando junto com seu ignorante pai me culpando pelo incidente como se eu estivesse errado. E não estava. A corrida da criançada estava sendo feita na calçada e ele se chocou comigo em cima da faixa da ciclovia que fica entre a calçada e a rua. Ou seja, quem estava errado era a criança. Ou, o idiota do pai, pois não tinha cabimento oferecer água após 100 metros de largada com uma corrida tendo apenas 300 metros. Aquela água não ia fazer o filho dele voar para ultrapassar os mais de 100 atletas que estava na frente do 'piá'.


Acabei nem socorrendo o garoto e segui acompanhando a primeira colocada e quando faltava uns 100 metros para o final comecei a desacelerar para deixar ela chegar sozinha a linha de chegada e assim receber, exclusivamente, os flashs das câmeras.
Cheguei na sequência com 1h16min50seg. Quase dois minutos mais rápido do que o esperado.


A campeã Marcela quase completando os 21kms e eu vindo desacelerando lá atrás.


Após o término encontrei minha esposa que completou os 6kms da rústica com 34min22seg, comi algumas frutas e sorvetes oferecidas pela organização e fiquei na expectativa da chegada dos demais ubiratanenses.


O primeiro a chegar foi o jovem Alisson, de 19 anos, que surpreendeu ao completar sua primeira meia com 1h35min07seg com apenas 50 dias de treinamento.
Na sequência chegou o Marcos com 1h39min46, desbancando o Magaiver que sempre vinha chegando muito na frente dele nos treinos em Ubiratã. Magaiver completou com 1h43min40seg e alegou que começou a sentir algumas dores leves e ficou com medo de manter o ritmo mais forte e as dores aumentarem. rsrs
Por fim chegou o José Bocalon com 1h55min24seg.
Lembrando também que o amigo Marcos "Doceiro" de Maringá que sempre treina comigo aqui em Ubiratã esteve presente na prova. Infelizmente não fizemos nenhuma foto juntos mas, quero deixar registrado que ele correu muito bem e completou os 21kms com 1h25min31seg.


Minha esposa correu os 6kms e  terminou em 58º lugar dentre as 126 atletas que completaram a prova na categoria feminina e ficou em 32º lugar dentre as 41 atletas da faixa etária de 18 a 35 anos.
.
.

Chegada do estreante Alisson com 1h35min07seg.
Ele terminou a prova em 161º lugar dentre os 328 atletas que completaram os 21kms e ficou em 12º lugar na faixa etária de 16 a 24 anos.

.
.

Chegada do Marcos com 1h39min46seg.
Ele terminou em 191º lugar na classificação geral e ficou em 31º lugar na faixa etária de 35 a 39 anos.
.
.

Magaiver quase completando.
Ele completou com 1h43min40seg e ficou em 214º lugar na classificação geral e em 27º lugar na faixa etária de 45 a 49 anos.
.
.

José Bocalon completando exausto com 1h55min24seg.
Ele terminou a prova em 281º lugar na classificação geral e em 24º lugar na faixa etária de 55 a 59 anos.
.
.

Marcos "Doceiro" de Maringá completando com 1h25min31seg.
Ele terminou em 93º lugar na classificação geral.



Após o término da prova fiquei esperando a premiação debaixo das tendas, pois já chovia mais grosso nesta hora e para coroar a boa participação fui chamado em 5º lugar na categoria 35 a 39 anos onde recebi um belo troféu e mais R$ 70,00 reais de premiação.

Na sequência fui reencontrar o Paulo no shopping onde almoçamos e encaminhamos para sua casa para tomar um banho e descansar um pouco e as 17:00 horas ele nos levou até a rodoviária onde embarcamos em definitivo para Ubiratã para o verdadeiro descanso.

E assim foi mais uma corrida de rua na minha carreira de atleta amador.




Sobre a organização do evento:

Tirando o fato das duas largadas serem juntas a organização é perfeita.
Inscrições pelo site (www.meiamaratonarotary.com.br/) a um valor de R$ 55,00 a R$ 70,00 reais na meia e de R$ 40,00 a R$ 50,00 na rústica dependendo da data a ser feita.
Entrega dos kits feitas um dia antes e no dia do evento.
Largada as 08:30h. Um pouco mais tarde, mas neste ano de 2015 o clima nublado e chuvoso ajudou bastante.
Hidratação com água a cada 3kms e dois postos de hidratação com Gatorade na meia maratona.
Boa premiação em dinheiro, além de troféus, para os 10 primeiros no geral masculino e feminino e para os 5 primeiros de cada categoria na meia maratona.
Premiação em dinheiro para os 3 primeiros no geral masculino e feminino na rústica e para os 3 primeiros de cada categoria. Sendo que na rústica há apenas 3 categorias.
Agilidade e sem falhas ou erros na entrega da premiação.
Camiseta regata alusiva ao evento de boa qualidade. Bela medalha e de tamanhos diferente para a meia e a rústica.
Apesar de cada atleta ter recebido um vale lanche junto com o kit podia-se pegar f
rutas, lanches e sorvetes a vontade ao final da prova.

Troféu simples, mais bem bacana.



Segue abaixo mais algumas fotos:

Meu número.

.
.

Antes da prova.
.
.

Mais uma foto antes da prova.
.
.
Três das quatro atletas da elite feminina e eu vindo logo atrás.
.
.

Por volta do km 8 com passadas firmes e na cola da elite feminina.
.
.

Vindo lá atrás lado a lado com a líder da prova feminina.
Este atleta em primeiro plano foi o 4º colocado da minha categoria. Eu fui o 5º.
.
.

Quase chegando junto com a campeã dos 21kms.
.
.

A poucos metros da linha de chegada.
.
.

Desacelerando para que a campeã chegasse sozinha na frente e recebesse todos os aplausos e flashs.
.
.

Após completar mais uma meia maratona.
.
.

Momentos após completar prova.
.
.

Já após a prova com minha esposa Cileide.
.
.

Tutta, Marcos, Magaiver, Cileide e Alisson após a prova.
.
.

Grande amigo e médico Dr Matheus "Baleias" Tonello de Cascavel subiu no lugar mais alto do pódio na categoria médico. Completando os 6kms da prova com 23min30seg.
.
.


Outro Baleias no pódio.
Eu na 5ª colocação da dificílima faixa etária de 35 a 39 anos.
Fiquei atrás do 4º colocado por apenas 2 segundos. É mole ou quer mais. rsrs

.
.


Mais uma foto da faixa etária de 35 a 39 anos.
.
.


Como estava tudo bagunçado no site da Chiptiming eu fiz uma montagem com os nomes dos 5 primeiros colocados da faixa etária de 35 a 39 anos.
.
.


Todo contente pela corrida, pelo pódio e pelo 'chequinho'. rsrs
.
.


Com alguns grandes amigos.
Moisés Carmona do meu lado direito, Nilmar Olímpio do meu lado esquerdo, além do Juninho Bagnara e Márcio Lottermann.

.
.


Ao final da premiação com minha esposa.
.
.


Exibindo o troféu e o cheque.
.
.


Numeral, cheque, medalha e o troféu.
.
.


A bela medalha da prova.
.
.


O troféu.
Muito parecido com o do ano passado.

.
.


Classificação geral dos 30 primeiros colocados dos 21kms da prova masculina.
Clique na imagem para ampliar.

.
.


Minha colocação na classificação geral dos 21kms e continuação do 31º ao 50º colocado.
Clique na imagem para ampliar.
.
.


Classificação geral das 20 primeiras colocados dos 21kms da prova feminina.
Clique na imagem para ampliar.
.
.


Classificação geral dos 20 primeiros colocados da rústica de 6kms da prova masculina
Clique na imagem para ampliar.
.
.


Classificação geral das 20 primeiras colocadas da rústica de 6kms da prova feminina.
Clique na imagem para ampliar.
.
.


Modelo da bela camiseta da prova
.
.


Mapa dos trajetos.
.
.

Mais sobre a prova e centenas de fotos podem ser conferidas no eucorro.com.


Agradecimentos:
Sempre a Deus, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida e do Sagrado Coração de Jesus.
À Secretária Municipal de Esportes de Ubiratã pelo pequeno apoio (digo pequeno, pois como eu fui no sábado não pude usufruir do transporte e só me foi pago meia inscrição). Agradecimento também aos parceiros: Paulão Silva, Batata e Vanessa Sucupira pelos suplementos e à Academia Boa Forma pelo trabalhado de fortalecimento.
Agradecimento especial ao Paulo e Patrícia pela hospedagem e a todos os amigos que sempre torcem por mim.




tutta-Baleias/PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br


2 comentários:

Sergio disse...

Tutta,
Fenomenal! você e seus amigos não correm, voam!
grande abraço,
Sergio

tutta disse...

Resposta ao Sergio:
Valeu Sergio.
Abraço.


tutta/Baleias-PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br