domingo, 15 de fevereiro de 2015

Corrida Nº 118 - 53ª Prova Pedestre 28 de Janeiro - Apucarana-PR - 31jan2015

.
A Prova Rústica 28 de Janeiro é uma prova tradicional na cidade de Apucarana no estado Paraná e neste ano de 2015 completou sua 53ª edição com duas opções de distância (5 e 10kms). As inscrições poderiam ser feitas através do site oficial no valor de R$ 25,00 e R$ 40,00 reais dependendo da data da inscrição.
O percurso é quase todo plano, porém há muitas curvas o que quebra um pouco o ritmo.
As largadas são feitas simultâneas. Ou seja, quem vai para os 5 (uma volta) ou para os 10kms (duas voltas) largam todos juntos o que dificulta bastante já que o número de atletas nesta prova vem crescendo nos últimos anos e o início da mesma é quase em forma de “S”, aglomerando ainda mais os corredores em seu início.

Esta prova anteriormente era realizada sempre no dia 28 de janeiro, data do aniversário da cidade (que neste ano de 2015 estava completando 71 anos). Porém, a maioria das vezes esta data caia no meio de semana e por ser uma prova noturna (20:00hs) isso dificultava muito a participação de diversos corredores pelo fato do retorno pra casa acontecer tarde da noite e muitos, principalmente os atletas amadores, terem que trabalhar no dia seguinte. Por este fato, de alguns anos para cá a prova é realizada sempre no sábado seguinte ao dia 28 de janeiro e em 2015 aconteceu no dia 1º de fevereiro.

A entrega dos kits aconteceu no dia anterior (30) e no dia do evento (31) na loja Athletic Sport.
Porém, no dia 31 a loja Athletic Sport atendeu somente até as 12:00hs e a partir das 13:00hs o kit passou a ser entregue no sub solo do Platô da Praça Rui Barbosa (local de largada e chegada da prova) até as 18:30hs.
O kit era composto por uma camiseta regata, o número de peito, quatro alfinetes e o chip descartável.
Após a prova teve frutas a vontade e isotônico para os atletas além de uma medalha bem “vagabunda” – diga-se.
Fora isso, a prova é muito bem organizada. Premiação boa para a elite e razoável nas faixas etárias. Boa hidratação no percurso com 3 postos com água.
Vale a pena participar. Tanto é que eu já corri três vezes e a última conto no relato abaixo.


Dados Gerais

Nome da prova: 53ª Prova Pedestre 28 de Janeiro
Cidade: Apucarana-PR
Data: Sábado, 31 de janeiro de 2015
Distância: 10kms
Tempo: 36min30seg
Número de peito: 399
Colocação geral: 56º lugar
Atletas concluintes nos geral masculino: 517 corredores
Colocação na faixa etária de 30 a 39 anos: 17º lugar
Número de atletas na faixa etária: 157 corredores

Embarquei para Apucarana as 13:20hs do dia da prova.
Minha esposa foi de companhia comigo, além do meu amigo Braguinha que correria a prova de 10kms.
Chegamos na cidade as 17:30hs e fomos a pé da rodoviária até a Praça Rui Barbosa (aproximadamente 1,3kms) retirar o kit de corrida e na sequência, após conversar com o gêmeos Schubert e Edimirty sobre corridas e principalmente sobre a prova de 5kms do Circuito SESC de Marechal Cândido Rondon de 2012 onde venci os dois, fomos comer alguma coisa.
Por sorte estava acontecendo a “Feira da Lua” na praça em frente a igreja e aproveitamos para comer um pastel e tomar uma Coca Cola.
As 19:00hs fui me trocar e as 19:40hs fui me aquecer e na sequência me perfilei para a largada.

Durante o aquecimento acabei encontrando o amigo “Minerin’ de Maringá. Fazia quase uma “eternidade” que não nos encontrávamos em uma corrida. Conversamos um pouco e no final da prova eternizamos o momento com uma foto.

Com o amigo "Minerin" de Maringá após a prova.
Ele completou os 10kms em 42min15seg e ficou em 147º lugar na classificação geral e em 8º lugar na faixa etária de 56 a 60 anos.


Procurei me perfilar o mais próximo possível do portal de largada para tentar ganhar algum tempo logo de início.
Detalhe: nesta prova de Apucarana, não há divisão de pelotão entre elites e amadores. No entanto, eles tem o privilégio de sair na frente, mas sem grades, ou pessoas da organização separando-os dos amadores. Dá até para largar ao lado dos “caras”. Desde que se consiga chegar lá na frente, é claro. E para isso, tem que entrar no local pelo menos uma hora antes da largada e nem se aquecer, pois do contrário fica quase impossível.

Os problemas da prova de Apucarana são que as duas largadas (dos 5 e 10kms) são dadas ao mesmo tempo. Atrapalhando muito o desenrolar da prova em seu início.
O percurso ajuda bastante. É quase sem subidas. Porém, têm muitas curvas, o que quebra bastante o ritmo e muito dificilmente se consegue fazer um tempo excelente. Mas é uma prova gostosa de participar. Com muita gente. E até achei estranho ver o resultado mostrar apenas 1.580 concluintes nas duas provas. Dava impressão que havia bem mais gente.
Mas, vamos deixar isso de lado e vamos para o relato em si.

Consegui ficar cerca de uns 15 metros longe do portal de largada. No entanto, demorei 33 segundos para fazer esta pequena distância. E assim que é dada a largada (cerca de 100 metros depois) a prova faz uma curva à esquerda e na sequência uma curva à direita e aí ‘embola’ tudo. Quase não se consegue correr nos primeiros metros. Aliás, até o km 2 tive dificuldades de ultrapassagens. Só que apesar disso, fiz boas parciais.
No km 1 passei com 3min50seg e no km 2 com 3min34seg.
No km 3 repeti o tempo do km anterior (3min34seg)
No km 4 passei com 3min40seg e no km 5 com 3min34seg novamente e assim completei a metade da prova com o tempo acumulado de 18min12seg.

Completando os primeiros 5kms e seguindo para os 5kms finais.


Na segunda parte da prova não consegui melhor o rendimento. Minha intensão seria fazer esta parte mais rápida do que a primeira, mas não deu.
Senti minhas pernas ‘pesadas’, sem forças para imprimir um ritmo mais forte.
Por conta disso, acho que me fui desanimando um pouco. Tanto é que nem vi passar pelos kms 6 e 7 e quando passei pelo km 8 o tempo acumulado era de 29min42seg.

Nos dois kms finais até consegui imprimir um ritmo mais forte, mas não o bastante para completar a prova abaixo dos 36 minutos como eu queria. Acho que o fato de eu ter conseguido forçar um pouco mais neste finalzinho foi por conta da terceira e quarta colocadas da prova feminina que vinham num duelo à parte e tentei acompanha-las e por conta disso fechei o km 9 com 3min20seg.
E nos últimos 300 metros comecei uma disputada com outro corredor para ver quem chegava na frente e o venci a uns 100 metros da linha de chegada, à duas curvas do final, fechando este último km com 3min24seg e a minha primeira prova de 2015 com o tempo líquido de 36min30seg.

Completando minha primeira prova de 2015.


Após completada fui comer algumas frutas e tomar um isotônico dadas aos atletas pela organização após a prova e antes de voltar para a rodoviária vi o resultado em um painel e fiquei sabendo que obtive o 56º lugar na classificação geral na prova masculina e o 17º lugar na categoria por faixa etária de 30 a 39 anos.

Olha o que nos esperava após a prova.


E as 22:10hs embarquei de volta para casa.


Segue abaixo mais algumas fotos:

Em frente a igreja com minha esposa antes da prova.
.
.

Meu número.
.
.

Eu antes da prova.
.
.

Braguinha e eu antes da prova.
.
.

Passando feito uma 'bala' na primeira volta. rsrs
.
.

Eu após completar minha primeira corrida no ano e 118ª na carreira.
.
.

Eu e o Braguinha após a prova.
O Braguinha completou os 10kms em 50min31seg e ficou em 351º lugar na classificação geral e em 35º lugar na faixa etária de 51 a 55 anos.
.
.

A vagabunda medalha da prova.
O adesivo colado na medalha é de papel. Caso aconteça de molhar, já era a lembrança da corrida.
.
.

Os 20 primeiros colocados nos 10kms da prova masculina.
.
.

Minha colocação geral nos 10kms.
.
.

Minha colocação na faixa etária de 30 a 39 anos.
.
.

As 20 primeiras colocadas nos 10kms da prova feminina.
.
.

Os 20 primeiros colocados nos 5kms da prova masculina.
.
.

As 20 primeiras colocadas nos 5kms da prova feminina.
.
.

O percurso.
.
.

A camiseta (costas), com a medalha, o número e o chip descartável.


Mais sobre a prova: eucorro.com
.
.

Minhas outras duas participações:

2005
.


Agradecimentos:
Primeiramente a Deus por intercessão de Nossa Senhora Aparecida por ter me proporcionado uma ótima viagem de ida e volta e uma boa prova.
Agradecimento também a minha esposa pela companhia e aos amigos que sempre torcem por mim.


Dinheiro gasto com a participação nesta prova:

Inscrição: R$ 25,00
Passagens de ida e volta: R$ 114,77
Lanches: R$ 10,00

Total: R$ 139,77



tutta-Baleias/PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br

Nenhum comentário: