sábado, 18 de agosto de 2012

Resumo Semanal de 12/08 a 18/08/2012

.
Antes de começar esta postagem quero pedir desculpas a todos os leitores e seguidores deste blog. Pois, ultimamente não estou sendo motivo de exemplo e inspiração pra ninguém, justamente pelo fato de não estar treinando adequadamente e ainda publicando este meu drama aqui no blog.
O fato é que após a Maratona do Rio (08/07) eu não consegui desenvolver bons treinos.
Nas duas primeiras semanas após a prova era até normal, pois eu sempre uso uns 15 dias após uma prova deste tamanho justamente para descansar ou treinar bem leve. Mas, nas semanas seguintes os treinos já deveriam voltar ao normal, principalmente pelo fato da Maratona de Assunção que eu iria participar no dia 26/08. E com isso eu acabei ficando naquela: eu tenho que descansar mais alguns dias, mas tenho que treinar pra Assunção e acabei não fazendo nem uma coisa e nem outra.

Na semana passada até fiz bons treinos, mas, após as duas primeiras semanas de "folga" após o Rio, contando com essa que termina hoje, já se foram quatro semanas e só uma de treinos razoáveis.
E nesta semana que se passou andei pensando bastante e cheguei a conclusão de que tenho que dar um tempo nos treinos para uma total recuperação para depois voltar com tudo novamente.

Eu até tenho vontade de treinar, mas quando saio pra correr não me sinto bem. Fico sem ânimo, o corpo parece que fica pesado, as pernas travadas, o ritmo não é lá grande coisa e isso só vai me desmotivando e me deixando mais cansado ainda e acabo parando no meio do caminho e volto pra casa caminhando.

Esse desânimo é o meu grande problema na corrida. Pois, quando estou otendo uma boa performance nos treinos e fazendo boas provas tenho que parar por algumas semanas.
Parece que fico sobrecarregado. No entanto, não estou correndo mais do que a média normal que sempre corro.
Porém, estas recaídas sempre aparecem.
Sei que é uma fase e que depois de alguns dias volto normalmente aos treinos. O único problema é que perco bastante performance com isso.

E o que eu quero dizer com tudo isso, é que vou dar um tempo nos treinos. Mesmo sabendo que irei perder performance, pois se eu continuar assim, sei que será pior.
Quero agradecer as pessoas que me mandaram comentários de incentivos nas postagens anteriores e um agradecimento especial ao Sacadura do Mato Grosso do Sul que me mandou um email esta semana me enchendo de motivação, mas que infelizmente não consegui por em ação toda aquela força que você me deu atravez daquelas palavras.

Vou ficar um tempo afastado do blog. Talvez volto com algum relato de alguma prova que corri antes de ter este espaço aqui. Mas, procurarei visitar os blogs dos amigos durante estas próximas semanas.

Não sei exatamente quanto tempo ficarei sem treinar. A previsão é voltar lá pro dia 10 de setembro, mas não tenho certeza. Talvez ficarei só uma, duas ou três semanas, ou talvez um mês. Ainda não sei. Voltarei quando achar que é hora de voltar.
No momento preciso descansar.

Quanto a prova em Assunção que será no próximo final de semana (26/08) eu estarei lá, pois já tenho hotel e passagem tudo pagos. Mas, não correrei a maratona e sim a meia.
Já até conversei com Miguel Delgado sobre esta minha decisão e ele disse que iria ver com a organizadora da prova (Mirtha) para ver se há esta possibilidade de mudança. Se não houver, de qualquer forma correrei a meia. Pois, estando assim, as chances de insucesso na maratona são enormes e não tenho intensão de voltar de Assunção mais desanimado e desmotivado do que já estou.

E é isso galera.
Me desculpem se estou decepcionando vocês.


Segue abaixo o que fiz nesta semana:
PS: este será o último Resumo Semanal até o meu retorno.

Domingo (12/08/2012)
Como sempre não treinei neste dia. Joguei uma partida de futebol onde vencemos por 8 a 1.
Joguei no gol praticamente o jogo todo, com exceção dos últimos dez minutos onde fui pra linha e acabei fazendo um gol. O meu terceiro (a favor) desde setembro do ano passado.
PS: jogando como zagueiro também já fiz três gols, mas foram contra.

Segunda-feira (13/08/2012)
Não treinei.

Terça-feira (14/08/2012)
Neste dia, fui com meu patrão levar um sofá reformado no Distrito de Yolanda e na volta pedi pra ele me deixar na saída do distrito e voltei correndo pra Ubiratã.
Foram 18kms completados em 1h10min50seg.
Média de 3min56seg por km.


Quarta-feira (15/08/2012)
Não treinei.

Quinta-feira (16/08/2012)
Não treinei.

Sexta-feira (17/08/2012)
Fui para a pista do estádio municipal fazer os tiros de 400 metros e ao contrário das outras vezes, eu fiz apenas cinco, ao invéz dos dez tiros que normalmente faço e em um ritmo um pouco mais lento. Média de praticamente 1min11seg por tiro.
O treino total ficou em 2kms feitos com 5min54seg.
As parciais foram: 1:11, 1:11, 1:10, 1:11 e 1:11.

Sábado (18/08/2012)
Não treinei.


E assim finalizei a semana com apenas 2 dias de treinos de corrida onde corri 20kms em 1h16min44seg. Média de 3min50seg por km.

 
Mais uma vez quero pedir desculpas a todos, principalmente aos que de uma forma ou de outra torcem por mim e que se inspiram em mim para seus treinos.

Prometo que volto e mais forte ainda.

Que todos tenham bons treinos e provas e que este desânimo que venho sentindo não cheguem até vocês.
 Grande abraço e sucesso a todos.


 
tutta/BALEIAS/Pr 
www.correndocorridas.blogspot.com

15 comentários:

Sergio disse...

Tutta,
Que é isso?! Você não está decepcionando ninguém! acho que todo atleta já passou por período de baixa motivação. Afinal, não somos máquinas.
Se está saturado, faça outras coisas, desvie o pensamento um pouco. Tire umas férias das corridas.
Às vezes é bom dar uma parada para se motivar de novo. Depois eu sugiro escolher uma meta e se preparar para ela.
Grande abraço,
Sergio
corredorfeliz.blogspot.com

Douglas Cardoso disse...

Fala Tutta.
Concordo com o Sérgio e também afirmo que você não está decepcionando ninguém. Essa desmotivação acontece às vezes, é normal. Comigo já aconteceu em algumas ocasiões.
Torço para que se recupere logo e encontre novamente a motivação para continuar.
Um abraço!

Douglas
doug.cardoso@yahoo.com.br

Robson Corredor disse...

Que isso Tutta, não precisa pedir desculpas, vc corre muito, muito rápido e merece descanso.
Torço pela sua recuperação e melhora nos tempos.
aquele abco

corridaderuafoz.blogspot.com

walter disse...

Tutta, acho normal, são fases, tenho várias delas durante o ano, somos amadores, podemos nos dar a esse "luxo", vc poderia periodizar o ano de treinos, ou seja, eleger provas alvo e fazer ciclos, treinos de base, depois específicos, depois descanso, o número de semanas de cada fase vc decide, é uma ideia. Abraço.

luizz disse...

Oi Tutta.
Não fique assim cara. Sua honestidade e franqueza são sim motivos de incentivo para todos nós.
Está passando por uma fase complicada, mas tudo bem, só vence quem as enfrenta e saiba que Deus está contigo e quer, mais do que ninguém vê-lo bem.
Se hoje a corrida está desanimando, bora cuidar da família, dos negócios e do seu relacionamento com Deus e quando você "voltar" o gás vai estar a toda!
Bom descanso (que também é um treino) e que Deus aebnçoe a sua viagem.
Conta comigo!

DricaPeixoto disse...

Tutta, vc pode estar despontado por passar por essa fase de rodagem baixa, de veolcidade lenta (que eu nao consigo manter nem por 1km sequer. Mas saiba, meu grande e querido amigo veloz, que isso nunca nos causara desapontamento algum.
O que queremos ver e vc de volta, mais forte e extremamente feliz com suas passadas.
O que mais nos alegra e isso, que vc corra com alegria. Estamos aguardando seu retorno triunfal, nao nos importa a distancia se serao 5 ou 42km, Nos importa que esteja feliz com a corrida, com a bicicleta ... So queremos te ver sorrindo :)
Adoramos vc!!!! Bj grande, Drica e Sergio.

Avicor disse...

Amigo Tutta bola pra frente rapaz vc é nosso exemplo de atleta amador com performace quase profissional ., levanta a cabeça e vamo treinar , mas nunca desobedecendo o corpo sempre mantendo a consciencia .,

Valeu abraçoss e bons treinos

Romildo

sacadura disse...

Olá Tutta,não precisa desculpar-se....continuamos torcendo por vc!!!!Dê um tempo nas corridas e descanse além do corpo... a cabeça.Nós que treinamos em busca de performance temos um desgaste tanto físico quanto mental, isso é normal acontecer.Sabemos como é difícil manter a motivação.Descanse...Abço

RODRIGO AUGUSTO disse...

Grande, Tutta, vc está apenas com cansaço e o descanso fará bem, rode leve (mas não a 4min/km, mas sim a 5min/km) para relaxar, acompanhe amigos mais lentos em provas.
Um descanso pós-maratona é bem-vindo e necessário (15 dias é o que descansam quem faz meia, maratona pode ser mais).
Aguardo seu retorno, ainda mais p me guiar nos novos treinos voltados ao 5 e 10k.

Grande abraço, relaxa aí, faça uma boa viagem e curta qqr participação em Assuncion !!!

Douglas Cardoso disse...

Fala Tutta, tudo em paz?
Depois de tanto ler blogs de corredores resolvi criar o meu próprio. Quando der dê uma passadinha por lá.

Douglas
corridaporprazer.blogspot.com.br

HELENA CHRISTINA CLEBSCH VIDAL disse...

Olá, Tutta. Tudo bom?
Passei para dar um oi e saber como vão os treinos. Indiquei seu blog para um novo amigo de Rio Claro (SP) que está interessado em correr a Meia de Pomerode. Como fostes "coelho", achei que seria a pessoa mais indicada para falar da prova.
Abração.
Helena
correndodebemcomavida.blogspot.com

Mayumi disse...

Preparar, apontar... TREINOOOO! Rsrsrs. Tutta, até tu tem destas fases? Rs. Sabe, às vezes, tenho vontade de correr beeem mais devagar do que eu já corro, mas ainda assim, sair para correr. Acho que cada um tem suas fases e seus tempos certos de descanso. Não adianta forçar, pois como você disse, pode ficar pior! Espero que tenha descansado bem e que volte com tudo! Torço por vc! Até mais!

tutta disse...

Resposta ao Sérgio:
Obrigado pelo apoio moral aí Sérgio e me desculpa por não responder este comentário antes. Resolvi dar uma “sumida” geral do blog também. hehe
E quanto a escolher uma meta, acho que já escolhi: tentar ficar entre os 100 primeiros colocados da São Silvestre 2012.
Abraço e tudo de bom pra você.


Resposta ao Douglas Cardoso:
Valeu Douglas.
Essa desmotivação acontece com alguma freqüência em mim, principalmente após uma maratona. Mas, desta vez foi um pouco mais complicado, pois corri uma maratona: a do Rio, e 7 semanas depois eu teria outra. Daí os treinos não rendiam como eu queria e isso foi me desmotivando até chegar ao ponto de querer parar e dar um tempo. Mas, acho que já estou pronto pra retornar e agora o meu objetivo é focar na São Silvestre.
Abraço e obrigado pelo comentário.


Resposta ao Robson Corredor:
Valeu Robson.
Abraço pra você também.


Resposta ao Walter:
Realmente podemos nos dar ao luxo de um descanso por sermos amadores Walter.
Esse é o grande barato de ser amador. hehe
E quanto a sua idéia de escolher provas alvos e treinar especificamente para elas, pensarei no caso.
Abraço.


Resposta ao Luis Souza:
Obrigado pelas palavras Luiz.
São incentivos como este que me levam a continuar. Se bem que às vezes o cansaço é tanto que temos que dar uma pausa. Mas, é sempre passageira. E já estou de volta aos treinos. Um pouco devagar é verdade, mas já estou dando umas “pernadas”. Rsrs
Grande abraço e que Deus guie seus passos.


tutta/Baleias/PR
www.correndocorridas.blogspot.com


tutta disse...

Resposta a Drica Peixoto:
Muito obrigado Drica.
É por isso que eu adoro os amigos. Sempre nos motivando quando não nos sentimos legal.
Valeu mesmo, de coração. E me desculpe pela demora em responder-te ok? Dei uma “sumida” aqui no blog também, mas já estou retornando. Devagar e aos poucos, é claro. hehe
Beijo grande e obrigado por tudo.


Resposta ao Avicor:
Às vezes preciso de um tempo Romildo. Família, namorada, trabalho e treinos sobrecarregam demais.
Mas, já estou voltando e dentro de um mês eu acredito que já estarei com o mesmo desempenho de quando parei.
Abraço e bons treinos pra você também.


Resposta ao Sacadura:
Realmente Sacadura. Temos um desgaste e tanto. E no meu caso, corri a Maratona do Rio dia 08/07 e dia 26/08 teria outra. Não tive como treinar e nem descansar direito e isso só foi acumulando. E esta parada me ajudou muito. Recomecei os treinos esta semana e não perdi muita performance não. Se bem que estou fazendo apenas distancias curtas. hehe
Sábado terá resumo aqui no blog e na semana que vem contarei como foi o meu desempenho na Meia de Assunção. Troquei a inscrição lá. hehe
Abraço e tudo de bom pra você.


Resposta ao Rodrigo Augusto:
Olá Rodrigo, obrigado pelas dicas, mas, preferi nem rodar nada nesse período de ‘descanso’. Achei melhor descansar mesmo. rsrs
E em relação ao descanso necessário pós maratona, para mim o ideal seria pelo menos um mês. Percebi isso já a umas duas ou três maratonas atrás. Uma semana de descanso total, uma treinando alternadamente, dia sim dia não. E nas outras duas semanas já começando a aumentar o ritmo e a distância para só depois voltar a treinar normalmente. Mas, como eu teria outra maratona, a de Assunção, sete semanas depois da do Rio, eu não poderia dar moleza e foi aí que tudo sobrecarregou. Não conseguia treinar e nem descansar direito.
Das próximas vezes me certificarei de fazer uma maratona, no mínimo três meses de distância da outra.
Na semana que vem postarei um relato da Meia de Assunção, ok? E no final desta semana terá um pequeno resumo do meu retorno.
Grande abraço e me desculpa pela demora em responder.


Resposta ao Douglas Cardoso:
Tudo em paz Douglas e você como está?
Parabéns pela criação do blog.
Estou devendo visitas nos blogs de uma porção de amigos. Mas assim que possível passarei lá no seu sim com o maior prazer.
Grande abraço.


tutta/Baleias/PR
www.correndocorridas.blogspot.com


tutta disse...

Resposta a Helena – Floripa/SC:
Olá Helena, tudo bom por aqui sim, e aí, como vão às coisas?
Os treinos por aqui estavam parados, mas retornei esta semana. hehe
Quanto a este novo amigo de Rio Claro, ele entrou em contato comigo por email e passei algumas poucas informações que eu tinha mais ele não retornou. Não sei se ele recebeu o email. Mas, obrigado pela indicação ta? Não sei se fui útil ele. hehe
Abração pra você também.


Resposta a Mayumi:
Estas fases sempre me acompanham Mauymi. Rsrs
Ta certo que a última foi lá em 2009. O fato é que corri a Maratona do Rio, precisava descansar após ela. Só que eu tinha a Maratona de Assunção na seqüência e foi isso me sobrecarregou até chegar ao ponto de ter que dar uma pausa em tudo. Mas, já estou voltando e focado num único e principal objetivo: largar na Elite C da São Silvestre e tentar ficar entre os 100 primeiros da prova. Será que consigo??? rsrs
Abraço e até sempre.


tutta/Baleias/PR
www.correndocorridas.blogspot.com