sábado, 11 de agosto de 2012

Resumo Semanal de 05/08 a 11/08/2012

.
Esta foi uma semana quase perfeita nos meus treinos. Só faltou ter conseguido completar um longão de 26kms que havia programado para este sábado e que a exemplo da semana passada, novamente só sairam 12kms.

Segue abaixo o que fiz nesta semana:

Domingo (05/08/2012)
Não treinei e como sempre, joguei uma partida de futebol.
No início comecei no gol, mas não estava "inspirado" e acabei levando 5 gols e o time na linha só tinha feito 1. E faltando uns 10 minutos para a final da partida o meu primo veio pro gol e eu fui pra linha onde acabei fazendo 1 gol, mas não foi o suficiente para impedir mais uma derrota que acabou sendo por 5 a 3.

Segunda-feira (06/08/2012)
Fui para a "pista de atletismo" no estádio municipal e fiz 10 tiros de 400 metros.
Foram só um pouquinho mais lentos do que os que eu fazia no mês de junho ou antes, por exemplo.
Consegui manter uma média abaixo de 1min09seg por tiro e fechei o treino com 4kms em 11min28seg.
As parciais dos tiros foram: 1:11, 1:08, 1:08, 1:08, 1:08, 1:10, 1:09, 1:09, 1:09 e 1:08.

Terça-feira (07/08/2012)
Neste dia fiz apenas uma rodagem de 10kms na grama ao lado da "pista de atletismo".
Média de 4min30seg por km e treino finalizado em 45 minutos.

Quarta-feira (08/08/2012)
Para este dia eu programei e corri 20kms.
Queria fazer uma média de 3min50seg por km ou menos. Mas senti o corpo meio travado e não consegui desenvolver uma boa velocidade. Ainda assim terminei na média de 3min55seg por km e o tempo total do treino foi de 1h18min38seg.
Local: Br-369 do km 448 ao km 438 e retornando ao ponto inicial.

Quinta-feira (09/08/2012)
Este foi dia de folga porque não sou de ferro.

Sexta-feira (10/08/2012)
Novamente fui para a "pista de atletismo" fazer os tiros de 400 metros. E neste dia o treino foi um poquinho mais lento do que o de segunda-feira. Com exceção do último tiro onde dei tudo o que tinha. E consegui manter uma média em 1min10seg por tiro e finalizei o treino com, novamente 10 tiros de 400 metros; ou seja; 4kms em 11min40seg.
As parciais foram: 1:12, 1;11, 1;10, 1;10, 1;10, 1;10, 1;09, 1;10, 1;11 e 1:07.

Sábado (11/08/2012)
Neste dia seria o dia do longão de 26kms e poderia ser até com um ritmo de 4min30seg por km.
Até comecei bem. Mas, do km 4 para o 5 o corpo pedia para parar e acabei parando assim que completei os 5kms.
Dei um tempinho embaixo de uma árvore, tomei um gel e 15 minutos depois tentei continuar o treino, mas com 1 km de corrida resolvi dar meia volta e voltar, pois se eu continuasse para frente, eu teria que parar uma hora ou outra e vir caminhando para casa.
No entanto, nesta meia volta, com 6kms corridos, resolvi que viria correndo até o ponto inicial e completar assim, pelo menos 12kms. E assim fiz.
Nos últimos dois kms até pensei em correr um pouco mais, pois o ritmo ia se desenrolando naturalmente sem esforço. Porém, ao completar os 12kms decidi parar mesmo e não dar um desgaste a mais no corpo que já tinha amanhecido meio debilitado com uma febre que surgiu não sei de onde.
E o treino deste sábado ficou assim. Era pra ser 26, mas, novamente, só sairam 12kms em 48min01. Média de 4min por km.
Os primeiros 5kms antes da parada foram feitos em 20min09seg e os 7kms seguintes em 27min52seg.
Na volta pra casa estive pensando em talvéz tentar mudar a minha inscrição em Assunção da maratona para a meia. No ano passado alguns Baleias fizeram isso. E se os treinos, nos próximos 10 dias não sairem legal, terei que fazer isso, pois do contrário, acredito que será quebra de novo no Paraguai e eu não quero isso.

PS: o local do treino deste sábado foi na BR-369 do km 448 ao km 442 e retornando ao ponto inicial.


E assim finalizei a semana com 5 dias com treinos de corrida onde corri 50kms em  3h14min27seg.
Média de 3min53seg por km.


tutta/BALEIAS/Pr 
www.correndocorridas.blogspot.com

7 comentários:

Robson Corredor disse...

Sensacional este seu treino de 20km na quarta!!!

Aproveitando sua experiência nas corridas e de eu te chamar de "treinado", eu não consigo fazer os longões, acho que a cabeça não ajuda, não passa de 15km... mas se fazer 2 treinos de 10km e 2 de 15km na semana não vou sofrer na estreia em Maratonas ne...

abco

corridaderuafoz.blogspot.com

sacadura disse...

Aê Tutta...20 km a 3:55.....rodagem à 4:30...... Tiro de 400m a 1:07........q ké issu meu amigo!!!! Tá voando!!!!Treinando assim e com o tempo sub 3hs que vc fez na maratona do Rio , não tem nada que temer na maratona de Assuncão.....Basta encaixar um bom longão que a confiança retornará....vc somente não concluiu seu longão pois estava com febre...Abçs e rumo á maratona de Assunção!!!!

Douglas Cardoso disse...

Fala Tutta, tudo em paz?
Acompanho seu blog a uns dois anos e vejo como é um atleta de ponta. Me inspiro em você. Estou iniciando os treinamentos agora, depois de 6 meses parado. Nunca fui um corredor constante, mas agora pretendo ser.
Um abraço e bons treinos.

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí, Tutta, bons treinos, por uma temporada focarei nos 5k e 10k e passarei a ver mais seus treinos de tiros e velocidade. Exceto os longões.

Abraços, seguem os treinos, ufah até que finalmente consegui meu sub 20min nos 5k. passe lá no blog p ver

corridaderuams.blogspot.com.br

Sergio disse...

Tutta,
amigo, você está voando baixo!! siga nos treinos que você consegue fazer a Maratona, embora não tenha problema nenhum em mudar para a Meia.
Fiquei impressionado com o treino de 20k em 3'55". Sensacional!
abraço,
Sergio
corredorfeliz.blogspot.com

tutta disse...

Resposta ao Robson Corredor:
Não foi tão bom assim o meu treino de quarta não Robson. O normal seria eu correr em torno de pelo menos 10 segundos mais rápidos por km.

Quanto a sua dúvida, o que eu posso dizer é que: os longões são feitos pra gente acostumar o corpo e a mente para suportar os 42.195 metros de uma maratona. No entanto, não posso dizer se você vai sofrer ou não na estréia fazendo os dosi treinos de 10 e 15 kms na semana, pois cada um é diferente do outro.
Eu, por exemplo, treino em torno de mais ou menos 180 a 220kms no mês que antecede a maratona. Antes disso fico sempre abaixo dos 180kms mensais.
Na Maratona de Curitiba do ano passado, teve um integrante da equipe Baleias que o treino mais longo dele foi de 15kms e completou bem a prova. Porém, com um tempo alto.
No seu caso, você diz que não consegue fazer os longões. Uma maratona é um longão. Será que você não sentirá o mesmo na prova, como sente nos treinos???
É uma pergunta que você tem que se fazer.
Eu torço para que não. Que dê tudo certo na sua primeira maratona.
Mais, procure tentar aumentar a quilometragem aos sábados ou domingos. Procure tentar fazer pelo menos um logão acima dos 30kms umas três semanas antes da prova. Isso te ajudará muito. E antes disso, procure ir aumentando de um a dois kms por semana no longão.
Vou tentar encontrar uma planilha pra você ter uma noção maior do treinamento feito para uma maratona e depois de envio, ok?
Abraço e tudo de bom.


Resposta a Sacadura:
Foram dois finais de semana seguidos sem conseguir completar um longão de 26kms Sacadura. Por isso que a minha confiança em relação a Maratona de Assunção caiu. Ainda mais sabendo da dificuldade do percurso por lá. hehe
Quanto ao treino de 20kms não foi tão bom assim não. A pouco tempo atras eu fazia em torno de 3min45seg ou menos o km. Já em relação aos tiros de 400 metros foi só um. rsrs
E a rodagem a 4min30 é normal pra mim. As vezes faço a 4min45 e até a 5min por km. Tudo depende, é claro, se estou muito cansado ou não.
Ah, outra coisa Sacadura. Encaixar um longão será meio difícil nesta reta final pra maratona de Assunção. A prova já será no dia 26; ou seja; daqui a duas semanas e eu só tenho tempo de fazer treino longo aos finais de semana. hehe
Grande abraço.


tutta/Baleias/PR
www.correndocorridas.blogspot.com

tutta disse...

Resposta ao Douglas Cardoso:
Tudo em paz graças a Deus Douglas, e por aí?
Obrigado por acompanhar o meu blog já a dois anos. Só peço desculpas pois eu não sei escrever muito bem. rsrs
E nem sou um atleta tão de ponta como você diz não. Apenas dou umas pernadas certas de vez enquando. rsrs
Mas, agradeço pelas palavras e por se inspirar em mim. Porém, ultimamente não estou sendo motivo de inspiração não né? Os meus treinos estão sendo muito fracos desde a Maratona do Rio e estou sempre reclamando sobre isso aqui no blog.
Mas, assim como você, eu também não sou um corredor constante não. As vezes tenho que dar uma parada e ficar alguns dias sem correr para depois voltar com tudo. Mais o importante é voltar sempre. Não importa se você pára constantemente. O que importa é ter conciência de que uma atividade física bem feita faz bem pro corpo e pra alma e voltar a praticá-la.
Grande abraço e tudo de bom.

Ah, você poderia ter deixado um email para que eu respondesse diretamente a você. Mas, espero que você volte aqui no blog e veja esta minha resposta.
Sucesso.

Resposta ao Rodrigo Augusto:
Tá certo Rodrigo. Espero que você consiga bons resultados nas provas mais curtas.
Eu sou meio louco da cabeça de vez enquando, pois quero correr uma prova de 5km e já na semana seguinte estou treinado pra uma maratona, daí fica meio difícil conseguir melhorar em alguma distância. hehe
Espero que os meus treinos de tiros e velocidades te motivam por aí. E quanto aos longões, farei poucos daqui pra frente. Eu acho. hehe
Abraço e pode deixar que o mais breve possível passarei lá no seu blog para ver o seu sub-20 nos 5k.


Resposta ao Sérgio:
Não acho que estou tão rápido assim não Sérgio. Mas agradeço o comentário de incentivo.
Quanto a Maratona de Assunção, tudo indica que eu mude a inscrição para a meia mesmo. Porém, só decidirei isso quando encerrar os treinos pra ela. hehe
Em relação a você ter ficado impressionado com o tempo médio de 3min55seg por km que fiz no treino de 20km na semana passada, o que você acharia se eu te dissesse que já fiz vários treinos de 26kms com média em torno de 3min40seg por km??? rsrs
Fazia isso quando eu tinha a orientação de um treinador e em breve farei um "Momento Retrô" aqui no blog com os treinos que fazia com ele.
Grande abraço e tudo de bom.


tutta/Baleias/PR
www.correndocorridas.blogspot.com