quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Corrida Número 54 - 19ª Etapa do Circuito SESC-Pr de Caminhada e Corrida de Rua

Data: Domingo, 29 de novembro de 2009

Cidade: Curitiba-Pr.

Nome da Prova: 19ª Etapa do Circuito SESC-Pr de Caminhada e Corrida de Rua (Etapa Final)

Distância: 10.000 metros

Tempo: 37min43seg

Média por km: 3min46seg

Colocação geral: 47º lugar

Atletas concluintes no geral: 732

Colocação na faixa-etária 30/34 anos: 5º lugar

Atletas na faixa-etária: 111



Olá caros amigos leitores e seguidores deste humilde blog.

Depois de um merecido descanso e com um pouco de atraso, aqui estou eu para contar sobre a prova final do Circuito SESC-Pr de Caminhada e Corrida de Rua versão 2009.


Como eu havia vencido a etapa de Cascavel em Março, eu me classifiquei para esta etapa de Curitiba e com as despesas todas pelo SESC-Pr.

Uma maravilha, pois a maioria das provas em que eu participo praticamente todas as despesas saem do meu bolso, e ter este apoio que o SESC nos ofereceu nesta etapa é uma grande ajuda...hehehe


No início da semana (23/11) entrei em contato com o SESC para confirmar a minha presença na prova e saber mais detalhes de como eu poderia ir pra Curitiba com as tais despesas pagas.

Me informaram que o ônibus iria sair do SESC de Cascavel na sexta-feira dia 27 as 23 horas e eu deveria estar por lá.

Porém, a empresa na qual foi contratada para levar os atletas de Cascavel é de Ubiratã (Viagens Galla) e o que eu teria que fazer era simplesmente estar às 21 horas em frente ao pátio da empresa e embarcar.

Fácil assim.rsrsrs

Antes, porém, passei por lá na parte da manhã para confirmar o horário.


Tudo certo.


E no horário marcado embarquei junto com os dois motoristas e fomos pra Cascavel onde embarcaram mais 20 atletas e um funcionário do SESC de Cascavel e responsável pelo grupo: o Paulo, ou Paulinho como todos o chamam.

Embarcamos às 23 horas em Cascavel e chegamos a Curitiba por volta das 7h00 da manhã.


Às 9h30 fomos para o SESC onde haveria o Congresso Técnico.

O Medalhista Olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima também se fez presente e na seqüência teve a entrega de kits.


Kit composto por uma revista da Contra Relógio, a camiseta, um crachá com os tickets de almoço e jantar, o número, o chip e a pulseira vermelha que significava largar no pelotão da frente.


Às 11h30 houve o almoço ali mesmo no SESC e depois voltei para o hotel onde pude descansar um pouco.

À noite retornei para o jantar como vocês podem ver na foto abaixo,



e o amigo Minerin de Maringá me apresentou alguns integrantes do grupo dele e para minha surpresa a amiga blogueira até então virtual Adriana fazia parte deste grupo.

A princípio fiquei meio pensativo, tentando me lembrar quem era ela, pois não me lembrava muito bem devido a eu tê-la adicionado há poucas semanas.

Mas logo depois “caiu à ficha” e me lembrei.

Após o jantar tiramos uma foto para registrar o momento como vocês podem ver abaixo.


Foi maravilhoso te conhecer amiga.
Você é super simpática e divertida.
Espero que você não tenha se assustado com o meu jeitinho simplesinho de ser.rsrsrs
Um super beijo pra você e espero de rever mais vezes.


O Vanderlei (o Cordeiro) também estava jantando com a gente.

Aliás, diga-se de passagem, ele sentou na nossa mesa.hehe.


Olha aí o Vanderlei de camiseta laranja e mais ao fundo do mesmo lado do Vanderlei estou eu.hehe
.
.

Este é o popular Minerin.hehe
E olhem só abaixo o que ele me trouxe de presente de Maringá.

Duas Broinhas de Fubá.hehe
Pensa num trem gostoso.rsrs
E pra quem quizer a receita estará postado no final deste post.



O Minerin ainda pediu para um atleta tirar uma foto comigo.

E depois da foto tirada perguntei quem era o cara e ele me disse que era o Adriano Bastos.

Pó, e eu nem o reconheci...rsrsrs


O Adriano Bastos e eu.



Mas foi show, o cara é super simpático, diferente de certos atletas de elites que se acham o “bicho da goiaba”, mas que não vem ao caso citar aqui.



Ainda teve tempo para mais fotos.hehe


Vanderlei Cordeiro de Lima e eu acima e abaixo o Vanderlei e o Minerin.




Depois voltamos para o hotel e fomos dormir e descansar mais um pouquinho para a prova do dia seguinte.



A PROVA


A largada seria as 8h30, mas acordei as 6h00 da manhã (acho que dormir menos de sete horas).

Acordei o meu companheiro de quarto (Filipe) e nos aprontamos.

Descemos tomamos um café reforçado e pouco depois das 7h00 fomos para o ponto de largada que seria em frente ao SESC da Esquina.

Fiquei na expectativa de encontrar por ali os amigos blogueiros, corredores e irmãos Carla e Tuco.

Mas infelizmente não consegui os encontrar em momento algum.

Talvez eles não participaram da prova, pois o Tuco correu a Maratona de Curitiba uma semana antes e pelo que eu estou sabendo a Carla não anda muito animada para os treinos.

Foi uma pena não vê-los amigos, mas sei que haverá outras oportunidades.


Às 8h00, após tirar umas fotos dos atletas em frente ao SESC



guardei meus pertences no guarda volume e fui me aquecer.

A princípio senti umas dores do lado, mas o amigo Minerin me disse para respirar pelo nariz e soltar pela boca por algumas vezes e deu certo.


Faltando uns 10 minutinhos para a largada me perfilei no pelotão de elite (privilégio concedido a todos os vencedores das categorias nas outras etapas do circuito).

Fiquei do meio pra traz do pelotão para evitar um pouco o tumulto da largada.

Mas logo que foi dada a largada, presenciei um acidente.

E por infelicidade era o amigo Minerin.

Ele sofreu uma queda e levou consigo pelo menos mais uma corredora ao chão.

Tentei o ajudar mais não foi possível chegar perto dele devido ao grande número de atletas.

Assim que foi possível encostei do lado dele e certifiquei se estava tudo bem e ele me disse que sim. E que caiu porque um outro atleta tocou o seu pé de apoio e foi inevitável não cair.

Graças a Deus que não foi nada mais sério.

Sofreu apenas alguns arranhões, mas nada que uma boa broinha de fubá para recuperar né amigo???rsrsrsrs

Espero que já esteja tudo bem.


Depois disso disse a ele que iria forçar um pouco mais o meu ritmo.

Coisa que não consegui.

Acho que pesou um pouco o cansaço da viagem, ou dos dois treinos fortes que eu havia feito durante a semana, ou as duas provas feitas num ritmo forte na semana anterior em Cascavel, ou ainda as horas-extras feita no trabalho para compensar o sábado.

Não sei ao certo.

Só sei que em dias normais de treinos eu faço 10km com pelo menos um minuto a meio a menos do que o tempo que fiz em Curitiba.


A prova foi num percurso compreendendo duas voltas de 5km e com várias subidas e descidas.

A temperatura também estava um pouco elevada, o clima abafado.

Esse dia não deu muito certo para os meus planos que seria fazer a prova em 36min e quem sabe conseguir um pódio.


Mas infelizmente não consegui nenhuma coisa e nem outra.

Na verdade me sentia pesado, travado, sei lá.hehe

Passei o km 1 em 3min54seg.

No km 2 em 3min55seg.

Dei uma melhorada no km 3 passando-o com 3min36seg.

No km 4 passei o Filipe, meu companheiro de quarto e na seqüência ouvi o meu nome sendo gritado e quando olho para o lado vejo o meu amigo de Ubiratã, Edson Leite, que estava a passeio em Curitiba e foi prestigiar a prova.

Cumprimentei-o e segui, não me recordo o tempo em que passei neste km, mas ao finalizar a primeira volta o cronômetro marcava 18min45seg.


No segundo trecho o ritmo caiu, mas caiu bem pouquinho.

Passei o km 6 no ritmo do primeiro km, 3min54seg.

Mas no km 7 o tempo subiu para 4min11seg e no km seguinte foi de 4min.

No km 9 novamente encontro o Edson e novamente ele me dá aquela força e segui rumo a chegada completando a prova em 37min43seg.

Apenas 13seg mais lento do que a primeira volta.


Meu tempo bruto foi de 37min50seg, que foi a forma de adquirida pelo SESC para fazer a classificação, tanto no geral como por faixa-etária.

Coisa que eu não concordo, apesar de eu ter saído beneficiado com uma posição na faixa-etária, pois o sexto colocado completou os 10km da prova com 37min39seg, ou seja, ele chegou quatro segundos a minha frente mais ficou uma colocação atrás.

Acho que a forma mais correta de se fazer à classificação de uma prova é pelo tempo líquido, já que foi apartir da linha de largada que foi feita a medição oficial da prova. Mas não sou eu quem pode mudar isso.hehe


O meu tempo não foi o esperado, pois como comentei em treinos eu faço em torno de pelo menos um minuto e meio mais rápido do que o tempo feito na prova de Curitiba.

Mas quanto a isso não tenho que ficar reclamando.

Pois o fato de eu ter me classificado para esta final com concorrentes fortíssimos que são os atletas da faixa-etária 30/34 já é motivo de comemoração.


A organização impecável do SESC é outro fator que faz com nos sentimos satisfeito com qualquer resultado obtido em cada etapa.

Agora é treinar para que no próximo ano eu consiga me classificar novamente e estar nesta final desfrutado dos benefícios concedidos pelo SESC-Pr.


Quanto ao resultado, eu fui o 5º colocado dos 111 atletas que completaram a prova na faixa-etária 30/34 anos.

E fui o 47º dos 732 atletas masculinos concluintes.


Ahh, o vencedor foi o Adriano Bastos com o tempo de 31min57seg ele cruzou a linha de chegada em primeiro lugar com quase 1min de vantagem para o segundo colocado.



É isso aí galera.

Isso é o que tenho pra dizer a respeito da última etapa do Circuito SESC-Pr de Caminhada e Corrida de Rua versão 2009.


Segue abaixo várias fotos e mais fotos.hehehe


Após a prova com o Adriano Bastos, o cara é tão gente boa que me perguntou se eu tinha orkut e me pediu para adcioná-lo.
Valeu amigo.
Abraço e tudo de bom pra você.
.
.

O Vanderlei fazendo seu discurso pós-prova agradecendo a presença de todos e parabenizando ao SESC pela organização impecável do evento.
.
.

Pódio da categoria 25/29 anos com Adriano no lugar mais alto.
Os demais colocados foram: Cleyton Luís Aguiar e Cláudio da Silva na segunda e terceira colocações respectivamente.
Já no feminino a campeã foi a atleta Cristiane Rodrigues de Almeida (também campeã no geral) , seguida por Janete Pereira de Castro e Karla Daniele Varela.
.
.

Eu ao lado do Adriano mais uma vez.rsrs
E desta vez ele já havia recebido o trófeu de campeão na faixa-etária.
Ahh, e um detalhe, o SESC-Pr não premia no geral.
.
.

Este é o amigo Geraldo, ou Minerin, como é conhecido.
Aqui ele estava tirando uma foto com o campeão e ao lado deles, de camiseta e boné branco o Vanderlei apontando o dedo para algum detalhe na camiseta da atleta.
.
.

Aqui o pódio da minha categoria, infelizmente sem a minha presença.hehe
Os campeões: Rosangela Andrade Silva e Aderbal Peri.
Vice-campeões: Marines Adriana Paolazi e João Marcos dos Santos.
E os terceiros lugares: Sueli Maria M. Seroni de Toledo, cidade vizinha de Ubiratã e Rodrigo Bueno de Araujo.
O tempo do Segundo colocado nesta categoria foi de 36min09seg, se eu tivesse terminado dentro do tempo que eu tinha previsto, este lugar teria sido meu.hehe
Mas me aguardem para o ano que vem.rsrsrs
.
.

Minha 45ª medalha, 14ª em 2009.
.
.

Propaganda, hehe:
Fachada do Hotel Granville onde ficamos hospedados.
.
.


Momento descontração:

No saguão do hotel havia este objeto que não me recordo o nome mais que é como uma tribuna.

Aqui o Minerin depois de ser convidado por uma amigo da ACORREMAR ele estava agradecendo (na brincadeira) por um prêmio não recebido por ele.

Até parecia ser de verdade o discurso.rsrs

Foi super legal este momento.

Até os empregados do hotel que estavam na recepção deram risadas.

Foi demais amigo.

Abraço e tudo de bom pra você.




Receita da Broinha de Fubá:


INGREDIENTES

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 xícara de leite
  • 1/2 xícara de óleo
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 colheres de chá de ervadoce
  • 2 cícaras de fubá peneirado
  • 1 1/2 xícara de polvilho doce
  • 2 ovos
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

MODO DE PREPARO
  1. Misture bem os 5 primeiros ingredientes e leve ao fogo
  2. Quando iniciar fervura, junte de uma vez só, o fubá com o polvilho e mexa rapidamente para não formar grumos
  3. Continue mexendo até começar a soltar da panela, deixando no fundo uma crosta
  4. Retire do fogo, passe para uma tigela grande e junte os ovos, um a um, mexendo a cada adição
  5. Quando a massa já estiver fria, coloque o fermento
  6. Unte uma xícara de chá com manteiga e polvilhe com fubá
  7. Coloque porções de massa e gire as xícaras, formando bolinhas
  8. Arrume sobre uma assadeira untada e polvilhada com fubá, e asse em forno alto, preaquecido, (220ºc) por cerca de 20 minutos. (fonte internet)


Abraço a todos.



tutta/paraná

www.correndocorridas.blogspot.com



10 comentários:

Tiago Antunes disse...

Mazaah heim tutta, que beleza de prova!! Meus parabéns!!! Abraço

Corridas e Maratonas disse...

Aeee Tutta, arrebentou na prova! E ao lado do pessoal da elite, que maravilha!!!
Parabéns e tudo de bom para vc!!!

Estou nas fisios, daqui a pouco eu volto.. veja meu blog, eu não aguentei e corri a meia maratona de guariba!!! abraços, Pri

adriano disse...

Ola camarada. achei legal seu blogh e seus comentarios da corrida de curitba. deixo aqui meus parabens campeão..
e deixo meu orkut. caso queria me adiconar. abraços. fca com DEUS.

meu orkut.
http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=14051224064325927441&aid=1259515159

tutta disse...

Tiago,
Obrigado.
A corrida foi maravilhosa, apesar das subidas e de eu não ter conseguido o tempo esperado, tudo ocorreu perfeitamente bem.hehe
Abraço.


Corridas e Maratonas,
Obrigado Priscila.
Não acho muito que arrebentei na prova não, e sim, ela arrebentou comigo..rsrsrs
Tinha cada subida que vc tinha que ver.rsrs
Mas nada que um atleta com "fome" de chão pudesse vencê-la.
Tá certo que não consegui impor o ritmo esperado, mas valeu pela experiência e pela participação.
Alías, foi uma experinência inesquecível, pois não é todo dia que simples atletas amadores como eu pode estar do lado de estrelas como o Vanderlei Cordeiro e o Adriano Bastos.
E quanto a você ter corrida a Meia de Guariba mesmo estando fazendo fisioterapia eu te peço para tomar cuidado.
Eu sei que para quem gosta de correr é difício ficar apenas olhando, mas se for para o nosso bem, acho que temos que fazer um sacrifício.
Cuidado viu?
Beijos.


Adriano,
Como você não deixou seu email vou responder apenas por aqui, ok?
Obrigado amigo, mas o meu blog é simples, é de um atleta amador péssimo em redação, hehe.
O que escrevo é com palavras bem simples, apenas para deixar algo registrado do que anda acontecendo comigo no mundo das corridas.
Mas agradeço imensamente o elogio.
Um forte abraço pra você, e achei muito legal te conhecer.
E em relação ao seu orkut, você havia me passado o email lá em Curitiba lembra??
Um cara cabeludo...rsrsrs
Já te adcionei e você até já me aceitou.hehe
Abraço e tudo de bom pra você.


tutta/ubiratã
www.correndocorridas.blogspot.com

geraldo mineirinho disse...

OLA MEU AMIGO,OCE è GENTI BOA DIMAS,FIQUEI FELIZ DIMAIS DI VE OCE TAMBEN FELIZ .U SEU BLOG TA MUITO CHIQUE,TA TODO ENFEITADO .TA DI CARA NOVA ,JA LI E RELI VARIAS VEZES .VIU ENTRA NO SITE DA ACORREMAR PRA VOCE FAZER A INSCRIÇÀO PARA LONDRINA .NÂO DEIXA DIE IR ,LA VAI TER FERA PRA CARAMBA,VAMOS ,VIU OCE VAI GOSTAR.A RAPAIZ OCE È DIMAIS ATÈ A RECEITA DA BROIHA OCE COLOCOU DEZ PROCE VIU;DEPOIS EU VOU PEGAR ALGUMAS FOTOS VIU.BELE BELE;A RAPAIZ ENTRA NO BLOG DO SANDRO QUI OCE VAI TER UMA GRANDI SURPRESA NÂO ISQUECI VIU.DEPOIS EU VOU ISCREVER MAIS VIU FICA COM DEUS.ABRAÇO DU MINERIM SEU AMIGO QUI GOSTA MUITO DI VOCE;DEZ PROCE DEZ PROCE DEZ PROCE;

Jorge disse...

Grande camarada Tutta, boa noite, atrasado mais cá estou eu, caracas que saga na prova do Sesc Paraná hein amigo...
É muito bom correr de graça amigão, que legal tambe´m que fez novos amigos, daqui a pouco vai está dando autógrafos hein...Mandou bem no relato, quanto a forma de apuração, pois concordo com vc, tem que ser o tempo liquido também, só em vc terminar a corrida e chegar inteiro vc está de parabéns, quanto a vc não ter ido ao pódio, não ligue não, um dia se ganha, outro dia se perde e com certeza na próxima vez vc vai ganhar...
Parabéns camarada.

Um abraço,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista
www.jmaratona.blogspot.com

tutta disse...

Geraldo Mineirinho,
Olá meu grande amigo, obrigado pelo gente boa, hehehe
E obrigado pelos elogios ao meu humilde blog também ok?rsrs
Entrei no site da Acorremar e dei uma olhada no regulamento da prova e provavelmente estarei por lá no dia 13.
Coloquei a receita da broinha sim, o trem é bom demais,rsrsrsrs
E quanto as fotos, vc pode pegar quais você quizer.
Ah, e eu entrei no blog do sandro sim e vi a surpresa que você disse.hehe
Valeu amigo, você é um cara sensacional.
Obrigado por tudo, é de pessoas assim como você que o mundo precisa.
Valeu amigo, até mais e tudo de bom pra você sempre.
Abraços...


Jorge,
Meu grande amigo ultramaratonista, como vai?
Tu não estás atrasado não, o atraso foi meu em postar sobre a prova.hehe
A "saga" como você disse foi sensacional.
Mas para isso temos que treinar duro, coisa que não ando fazendo muito por aqui.rsrs
Mas para o próximo ano pretendo reforçar os treinamentos para quem sabe poder vencer uma etapa deste circuito e poder ir pra Curitiba novamentte de graça.hehe
Quanto aos autógrafos, acho que não chegará a tanto, e isso prefiro deixar para os GRANDES ATLETAS DE ELITE como você.
Valeu amigo, tudo de bom sempre.
Abraços.


tutta/ubiratã
www.correndocorridas.blogspot.com

Profª. Vânia Almeida disse...

Oi Tutta, obrigada pela visita ao CC. O blog só é top3 por que tem leitores como você, sempre buscando informações a respeito de saúde e qualidade de vida, pessoas que se preocupam em viver mais e melhor!

Valeu!

Diego da Costa disse...

Parabéns Tutta por mais uma bela prova. Gostei do relato e me deu vontade de esta aí junto do pessoal. Ano que vem se eu tiver oportunidade quero participar de alguma prova aí no PR para conhecer o Mineirinho, o Adriano , vc e outros amigos virtuais , pra fazer aquela festa.


Abraços e boa semana!!!

tutta disse...

Vânia,
De nada amiga.
E concerteza o seu blog fez por merecer este prêmio e virá muitos outros pela frente, pois ele é realmente show.
Bjinhus e obrigado por visitar o meu humilde blog.


Diego,
De nada. Realmente a prova tava sensacional.
E posso imaginar a sua vontade de estar lá.hehe
Mas se você puder venha participar de alguma prova aqui no Paraná sim.
As etapas do Circuito SESC (que serão 20 em 2010) são sensacionais, além de outras provas como por excemplo: a Meia das Cataratas e a Maratona de Foz do Iguaçú, a Meia Rotary em Toledo, entre outras.
E para 2010 pretendo manter os amigos e leitores deste meu blog informados sobre o Circuito SESC e principalmente das duas provas de Foz do Iguaçú, ok amigo?
Abraços.

tutta/ubiratã
www.correndocorridas.blogspot.com