sábado, 14 de março de 2009

Prova Número 42

Data: Domingo, 8 de março de 2009
Cidade: São Paulo-SP
Nome da Prova: Meia Maratona Internacional de São Paulo
Percurso: 21.097 metros
Tempo: 1h19min58seg
Número de Atletas Concluintes: 3.524 no geral e 479 na faixa etária de 30 a 34 anos
Colocação: 93º lugar geral e 17º na faixa etária


Primeiramente quero pedir desculpas pela demora em postar meu relato sobre a Meia Maratona Internacional de São Paulo realizada na manhã do dia 8 de março.
Houve alguns imprevistos, tais como: eu ter chegado em Ubiratã na terça-feira às 7h30 da manhã e às 8h00 já no mesmo dia ter que ir trabalhar e a noite eu estava bastante cansado, e na quarta-feira amanheci muito gripado devido ao ar condicionado do ônibus. Na quinta-feira fui ao médico pela manhã e a tarde choveu e queimou o moden do meu pc que só foi trocado ontem à noite (sexta-feira). E hoje (sábado) a tarde fui jogar uma bolinha e por isso estou postando o relato só agora.
Mas então vamos ao que interessa, não é mesmo? rsrs


Esta foi a minha segunda prova em 2009, minha terceira meia maratona e a 42ª prova da minha “carreira”. É, já fiz uma maratona de provas. rsrsrs
Saí de Ubiratã-Pr às 22h00 de quinta-feira (05), cheguei em São Paulo às 10h30 da manhã do dia seguinte (06) com meia hora de atraso.
E da Rodoviária da Barra Funda já fui direto pro Ginásio do Ibirapuera retirar meu kit. Foram três metrôs até a Estação Brigadeiro. De lá segui a pé mesmo até o ginásio, pois já sabia onde ficava (mas foi a primeira vez que ando sozinho pelo centro de SP).
Cheguei lá, era quase meio-dia.
Haviam poucos atletas para a retirada do kit, tava até tranqüilo, se não fosse a má informação dos atendentes.

Como sou assinante da Revista Contra Relógio eu tenho como direito fazer inscrições para determinadas provas no Brasil com um desconto. (A Revista Contra Relógio acertou com os principais organizadores de provas pelo Brasil a concessão de um desconto na inscrição que varia de 10 a 20% para quem for assinante da revista e fazer a inscrição pela internet). Porém, tenho que fazer a inscrição normalmente e pagar o valor estipulado pela organização e só depois, (no dia da retirada do kit) pegar o meu desconto.
Mas ninguém sabia me informar a respeito disso.
Um me mandava falar com fulano, outro com sicrano e assim um passava pro outro e nada se resolvia. Me mandaram até para a sala da Elite C, vê se pode.?.
De lá novamente me mandaram de volta.
E nessa volta fui perguntar para mais um dos voluntários, e nisso um rapaz que estava na mesa (quase numa salinha) da Revista Contra Relógio que me ouviu dizendo que era assinante e me disse que eu teria que retirar o kit normalmente e ir até a mesa da revista e pegar o “tal” desconto. Mas até aquele momento ninguém sabia me informar nada a respeito disso.
Pow, cansado da viagem e ainda passar por tudo aquilo.
Achei uma falta de respeito.
Acho que as pessoas teriam que ser mais bem informadas para não fazer a gente de bobo nessas horas.
Mas tudo bem, fazer o que né.?.

Bom, daí peguei o meu kit e voltei para pegar o meu “desconto” que foi de 5 reais, foi pouco, mas já ajuda. E com isso a minha inscrição que teria pago 40 ficou por 35 reais.
Depois de tudo isso, retornei a pé denovo para a Avenida Paulista, peguei o metrô novamente na Estação Brigadeiro rumo ao meu destino final – Perus (Bairro onde moram meus parentes, tio, tia e primos).

No sábado descansei completamente.

No domingo me levantei às 5h00 da manhã, tomei um café e saímos eu e minha tia (Maria) para a estação de trem.
Mas o trem atrasou.
Estavam fazendo manutenção na linha 7 e por isso os trens estavam passando em intervalos de 20 em 20 minutos..
Quando o nosso trem chegou já era 6h22.
Eu já meio preocupado, com medo de chegar atrasado na corrida, pois a largada seria as 8h00.
E o trem parece que não andava.
Chegamos na Barra Funda eram aproximadamente 6h50. Pegamos um metrô, fomos até a Sé, depois outro até a Paraíso e mais um até a Estação da Consolação. Mas este último perdemos e tivemos que esperar mais alguns minutos até o próximo.
Chegamos na Consolação eram em torno de 7h15, achei que daria tempo para chegar a Praça Charles Miller tranqüilamente, pois pelo mapa que eu vi na noite anterior parecia perto, mas não sei se pelo fato de virarmos a direita (por onde fomos) em vez da esquerda, a praça nunca chegava.
O desespero começou a bater.
Pra minha sorte já fui com o short pra corrida, o chip no tênis e a camiseta com o número já colocado por baixo de uma outra camiseta.
Quando faltava uns 15 minutos para às 8h00, (hora da largada) começamos a ouvir o som do alto falando, um pouco distante ainda.
Disse pra minha tia que iríamos chegar atrasado pra corrida.
Ela respondeu que não e me perguntou a hora.
Disse que faltava só 15 minutos e que ainda precisava ir ao banheiro antes da largada.
Pra adiantar um pouco, tirei a camiseta que estava usando por cima da camiseta da corrida andando mesmo ali no meio da rua mesmo e fiquei pronto. Chegando lá era só ir pro banheiro e depois pra corrida.
Chegamos na Praça Charles Miller faltando 5 minutos e o locutor já chamando os atletas da Elite e da Elite C.
Deixei minha mochila com minha tia, dei um tchau pra ela, ela me desejou boa sorte e fui em busca de um banheiro vázio.
Mas não havia, e tive que entrar na fila (tinham 7 na minha frente).
Por sorte haviam dois banheiro pra cada fila, mas parece que quem entrava demorava uma eternidade pra sair.
Até que enfim chegou minha vez.

Entrei e saí rapidinho e já meio correndo pra procurar o meu pórtico de largada que seria de 1h10 a 1h40.
Fui pelo lado errado e dois seguranças, (bom, acho que eram, nem reparei direito), me dizeram que a entrada era pelo outro lado.
Nisso soou o som de largada, eu e mais um monte de atletas ainda pro lado de fora da pista.
Subi em alguma coisa, (nem sei o que era) e avistei o meu portão de entrada que nesa hora já estava repleta de atletas e corri até lá.
Entrei já com mais de um minuto de largada dada. Caminhei até a linha de largada, pois era impossível de correr naquele momento.

Quando passei pelo tapete aí sim comecei a correr meio devagar é claro.
Lago após a largada tinha um contorno (ou melhor, tem um contorno) pra direita e eu pra economizar tempo corri por fora por que por dentro não havia espaço nem pra uma agulha mais (rsrsrs) e nisso poupei alguns segundos e ganhei inúmeras posições.
Mas mesmo assim, no 1º km foi quase impossível de se correr.
Haviam muitos atletas. Mais de 4.000 só na meia maratona e mais de 1.500 na prova de 10km.

Fiz o km 1 em 4min20seg.
Somente apartir daí comecei a correr. Fiz o km 2 em 3min18seg (rápido demais, mas quis compensar o tempo perdido no primeiro).
Depois disso corri num ritmo entre 3min45seg e 3min50seg/km.
Quando já estava no km 10 vi que estava razoavelmente bem (37min36seg).
No 11º km 41min06seg.
Já meio cansado procurei manter o ritmo dos treinos apartir daí (4min/km).
E assim o fiz, com exceção do km 17 para o 18 quando fiz algo em torno de 4min25seg aproximadamente.
Mas não me abalei com isso e continue firme na meta dos 4min/km e via que com aquele ritmo eu podia fechar abaixo de 1h20.

Assim manti o ritmo até uns 400 metros antes da chegada, quando um outro atleta deu um sprint e me ultrapassou. Pensei: " -Pow, não vim de Ubiratã aqui, corri quase 21 km e deixar um cara me ultrapassar nos metros finais, nada disso." Acelerei e o acompanhei por uns 100 metros, numa pequena subidinha antes da curva final e consegui ultrapassá-lo e cheguei na frente dele, além de ter ganhado mais uma posição com aquele sprint que mais parecia um tiro de 400 metros..hehehe

Fechei a prova com o tempo líquido de 1h19min58seg,(média 3min47seg/km).
Foi meu pior tempo em meias, mas superei as minhas expectativas.
Pois não venho treinando muito bem devido ao cansaço do trabalho no final do dia. Minha previsão era terminar a prova em torno de 1h24, na média de 4min/km como publiquei no post anterior.

Fui o 93º colocado dentre os 3.524 atletas da categoria masculino geral que completaram, e dos 479 da faixa etária de 30 a 34 anos acabei na 17ª posição.

Devolvi meu chip, peguei minha medalha e meu kit lanche e tirei algumas fotos. (só não deu pra tirar a foto dos vencedores no pódio, pois quando eu reencontrei minha tia pra pegar a câmera eles já haviam recebidos seus prêmios).

Mas consegui vê-los descendo do pódio.
Vi o Franck Caldeira (3º colocado) pela primeira vez de pertinho, após ele sair do pódio e em outras três ocasiões durante a corrida.
Foi sensacional isso.
Vi ainda muitos atletas brasileiros bastante conhecidos durante o percurso que era na maioria das vezes de ida e volta na mesma avenida. (Giomar da Silva, Anoé dos Santos, Zé Telles, Marizete, só não tenho certeza se era a Rezende ou a dos Santos, Lucélia Peres, além de outros(as) que não me recordo o nome agora).


Infelizmente não conheci nenhum blogueiro, mas conheci uma amiga de orkut (Solange) que havíamos combinado de nos encontrar no final do ano passado na São Silvestre. Inclusive ela até havia me inscrito na equipe do SESI naquela ocasião, mas por falta de sorte e por eu chegar atrasado na Paulista, (pra variar) não foi possível o nosso encontro.
Mas compensamos nesta meia maratona com um super abraço que daria inveja a qualquer casal apaixonado. rsrsrs
Bom, brincadeiras a parte.
Mas o certo mesmo é que foi muito bom te conhecer pessoalmente Sol, você é muito simpática, além de linda.
Tudo de bom pra você.
Nos encontraremos muitas outras vezes por aí Correndo Corridas concerteza.
Ah, e muito obrigado pelo convite que me fez de ir na sua casa da próxima vez.
Concerteza eu irei sim. hehehe


Bom amigos, é isso aí.
Talvez tenha ficado um pouco, ou muiiiiiiiiiito longo o relato, mas foi o que aconteceu comigo nesta prova.
Espero que tenham gostado.

Segue abaixo algumas fotos:

Meu Número

.

.

Eu após a prova e com a medalha no pescoso e ao fundo o Estádio do Pacaembu

.

.

Aqui estou próximo a barraca da Equipe Playtime esperando minha amiga e ao fundo a belíssima estrutura do Estádio do Pacaembu

.

.

Enquanto eu esperava a amiga Sol, olha quem apareceu por ali: José Telles, ele foi o 16º colocado da Meia Maratona com 1h08min25seg

.

.

Ainda aproveitei para tirar uma foto com a Tia Maria dentro do Estádio

.

.


Enfim o tão esperado encontro com a amiga até então virtual (Solange) que passou a ser real a partir deste dia (Dia Internacional da Mulher

.

.

Pra finalizar mais uma foto em frente ao Estádio do Pacaembu

.

.

Minha 33ª Medalha

.

.


Mais sobre a prova:
Organizada pela Yescon com patrocínio da Caixa e da Adidas e apoio da Prefeitura da Cidade de São Paulo e promoção da Rede Globo.
Bom abastecimento no percurso com gatorade após o km12.
Kit lanche na chegada foi bom (pelo menos na minha opinião) com gatorade, uma maça média e algumas barras de cereais (3 ou 4 eu acho).



Notas:
1 - Procurei o nome da amiga Sol (que era virtual e agora virou real) na listagem da prova e não encontrei. Portanto não sei qual foi sua colocação. Assim que eu entrar em contato com ela confirmarei e postarei aqui.

2 – Depois desta meia maratona só treinei um dia devido ao resfriado, ou gripe, sei lá, não sei qual a diferença entre um e outro, rsrsrs.
Mas amanhã, apartir das 10 da manhã terei uma outra prova.
Desta vez na cidade de Campo Mourão, pertinho aqui de Ubiratã.
E na quarta feira postarei o relato desta prova aqui no Correndo Corridas.


Abraços paranaenses e ótimos kms a todos.



Dinheiro gasto com a participação na Meia Maratona em São Paulo:

Inscrição: 35,00 R$
Passagens de ida e volta: 220,80 R$
Lanche durante a viagem de ida e volta: 16,30 R$
Passes com trem e metrô: 15:30 R$
Dinheiro perdido: 2,00 R$
Gastos extras: 39:65 R$

Total: 329,05 R$

...tutta...

ubiratã-pr.

www.correndocorridas.blogspot.com

7 comentários:

Unknown disse...

Tutta

Meu amigo, tu esta a voar, os meus parabéns. Grande prova que tu realizou.

Jorge Cerqueira disse...

Tutta li todo seu relato da meia de SP, cara realmente vc não fez uma meia maratona e sim uma verdadeira maratona e ainda por cima com todos os contra tempos que tiveste fizeste um ótimo tempo cara, parabéns!!! O meu melhor tempo em maratona e 1h 24min, estou lutando para que um dia eu abaixe esse tempo. Legal que vc encontrou a Solange essa menina é muito querida mesmo, tive a oportunidade de conhece-la ano passado aqui no Rio de Janeiro na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro é fera.
Cara realmente olhando as fotos, vejo que vc é alto pacas...rsss...
Valeu camarada espero que tenha se recurepado da gripe.

Bons treinos,

JC

Anônimo disse...

Querido amigo,
depois de quase um ano sem visitar blogs, vim a seu convite, e reli o meu relato da Maratona de SP.
Só tenho a agradecer por sua lembrança...Dixei lá ( na att do Relatório)um comentário.
Qto à sua participação na Meia d SP, quero te parabenizar e nem preciso dizer o q é óbvio: VC É FERA, mas antes de tudo, demonstra ter humildade e ser uma pessoa de coração aberto.
Abços
Estou afastada da net por motivos pessoais.
Quem sabe um dia eu volte
Mas, sempre q sentir vontade pode me enviar email.
Angela ( corredora, tartaruga, amadoríssima, mas, que AMO CORRER)

Paulinho Stone disse...

Aí Tutta, parabéns pelo excelente tempo!

Apesar dos contratempos!!

Grande Abraço
Paulinho Stone
www.paulinhostone.blogspot.com

Adriana Santos disse...

Olá garoto tudo bem?
Ja vi que voce é um cara bem determinado nos seus propósitos,gostei da sua atitude.
Nos quando temos sonhos,lutamos para realiza-los,por isso eu desejo que sejas um vençedor. Já ouvi falar muito de voce aqui em Ubiratã,por isso lhe desejo toda sorte e toda felicidade do mundo.
Lute sempre por seus ideais...e por ter certeza que o Ubiratã tanbém torce por voce!!!
òtima semana...muito sucesso e tudo de bom!!!!

Maria Josephina disse...

Parabéns ...continue...trine muto e procure participar o mais possivel das corridas e iclusive nos municipios vizinhos.

Adriana Santos disse...

Olá garoto??
Eu é que agradeço a gentilesa de responder ao meu comentário.
Eu moro aqui em Ubiratã sim...é por isso que estou na torcida por voce.
Ubiratã é uma cidade pequena,mas com muito talentos não é mesmo?
Haaaa obrigada por elogiar a minha frase...fiquei muito honrada!!
Seu Blogger ja esta add..nos meus favoritos,estarei sempre passando por aqui ok?!!
Alegrias...felicidades e muito sucesso!!
Abraço....Adriana Santos