terça-feira, 3 de maio de 2011

Prova Nº 77 - 7ª Etapa do Circuito SESC-Pr - Etapa Cascavel (01mai2011)

.
Comentei no post anterior que no domingo dia 1º de maio eu estaria competindo na cidade de Cascavel em prova válida pelo Circuito SESC-Pr de Corrida de Rua, onde eu sou (ou era) o atual bi-campeão (2009/2010) da faixa etária de 30 a 34 anos e que estaria indo para "defender" este título.
Não fiz a prova que esperava, mais fui muitíssimo bem como vocês poderão constatar nas linhas abaixo.

Dados gerais da prova:

Data: Domingo, 1º de maio de 2011
Cidade: Cascavel-Pr
Nome da Prova: 7ª Etapa do Circuito SESC-Pr de Caminhada e Corrida de Rua
Distância: 10km
Tempo de Conclusão: 34min36seg
Média Por Km: 3min27seg
Número de Peito: 43
Atletas Concluíntes na Categoria Geral Masculina: 151
Colocação Geral: 4º lugar
Atletas Concluíntes na Faixa Etária 30 a 34 anos: 20
Colocação Faixa Etária: (só lendo o relato, hehe)


No domingo dia 1º de maio de 2011, Dia do Trabalho, ou do Trabalhador, foi realizada na cidade de Cascavel-Pr mais uma etapa do Circuito SESC de Caminhada e Corrida de Rua.
O circuito estava completando sua 7ª etapa no ano e além da prova principal (10km), houve também uma caminhada de 4k, além de provas nas categorias infanto-juvenil e uma corrida de 5k vencida por Arline Vanessa Silva da Rosa (21:38) no feminino e Luíz Gustavo Elger (16:17) no masculino. Ambos os ateltas são de Cascavel.

Como eu tenho parentes residindo nesta cidade (prima Nilda, seu esposo João e a filhinha deles; Clara) embarquei pra lá já no sábado.
O meu tio Guilherme de Ubiratã (pai da Nilda) foi junto comigo.

No domingo (após uma boa noite de sono) acordei por volta das 7 da manhã. E as 8h10 saímos para o local onde seria realizada a prova (Avenida Tancredo Neves).
Saímos um pouco atrasado e mal deu tempo de retirar o kit e por o número na camiseta que já foi dada a largada. hehe
Nem deu tempo pra aquecer direito.
Mas, quanto a isso tudo bem. Não sou de ficar "cansando" muito antes de uma corrida não. rsrs

Antes de retirar o meu kit ainda cumprimentei os amigos de Ubiratã que já estavam prontos para a prova (Osdival, Braguinha e Magaiver depois de quase 8 meses sem competir e nem sequer treinar).

A minha "estratégia" para esta prova era a seguinte:
Manter um ritmo médio de 3min20seg/km até o km 3 e depois acrescentar uns 10 segundos por km nos dois kms seguintes e completar os 5kms com 17min30seg. E depois procurar manter um ritmo sempre abaixo dos 3min30seg/km pra fechar os 10kms com o melhor e menor tempo possível.

A temperatura estava muito boa (frio) para se obter uma boa marca.
Estava meio nublado (o sol apareceu após o km6, mas não atrapalhou) e o percurso até que ajudava um pouco. Porém, tem algumas subidas, são quatro num percurso de 5k e que teríamos que dar duas voltas, mas na primeira volta não se percebe muito as subidas, mas na segunda... rsrs... aí o bicho pega. rsrs
Principalmente no km 8 quando tivemos que subir por cerca de um quilômetro ou mais, no entanto, na primeira volta (km3) eu nem vi esta subida. hehe

Já preparado para a largada ainda tentei visualizar algum outro corredor com uma camiseta laranjada, ou Coral. Achei vários, já que a camiseta do kit do SESC é desta cor. Mas não vi ninguém com uma camiseta igual a minha; dos Baleias. E eu sabia que ali tinha alguém que estrearia nessa equipe nesse dia; Matheus Tonello de Cascavel.
Mas o encontro ficou mesmo para o final onde podemos conversar um pouquinho, já que ele teve que ir embora mais cedo devido ao pedido da esposa e mãe dele por causa do frio. Mas sobrou tempo para registrarmos o momento com uma bela foto.

Matheus estreando seu manto coral e eu após a prova.
Ele completou os 1okms em 49min43seg, obtendo a 107ª colocação na classificação geral e a 15ª colocação na 30/34. Mesma categoria que a minha.
Parabéns pela ótima performance na prova Matheus, foi um prazer conhecê-lo pessoalmente e espero revê-lo em outras oportunidades e lá em Assunção. Abraço e muito sucesso pra você.



Bom, e agora voltando para a prova. hehe
Às 8h35 foi dada a largada.
Procurei sair bem próximo a fita para evitar um pouco o tumuldo, mais como não sou muito bom de largada fui ficando pra trás nos primeiros metros e apesar de largar poucos centímetros atrás do meu principal "adversário" de faixa etária, vi ele abrir vantagem e liderar a prova até a primeira métade do km 1, mas que depois foi sendo ultrapassado pelos outros competidores mais velozes. Inclusive por mim... hehe

Passei pelo km 1 com 3min12seg e achei meio forte e tratei de "manerar" um pouco o ritmo.

Cerca de 500 metros depois ultrapasso o meu "concorrente", Jonh Cleiton de Pato Branco (ele havia me vencido na etapa de Toledo no dia 27 de março por 14 segundos) e vejo que pela respiração e fisionomia dele, ele já estava bem cansado. Nesta ocasião eu já era o sexto geral da prova com os primeiros colocados a menos de 15 metros de distância.

Completo o km2 com 3min17seg e após o primeiro retorno no km 2,5 eu já era o 3º geral.
Completo o km 3 em 3min16seg. Totalizando 9min46seg nos 3 primeiros kms onde a meta era 10min.
Achei que estava forte, mas procurei manter-me assim até onde fosse possível.

No segundo retorno (km5 próximo a largada/chegada) com fortes incentivos do meu tio Guilherme passo a metade da prova com 17min03seg.
Nesse instante achei que poderia quebrar o meu recorde desta prova que era de 34min19seg em 2009.
Com os incentivos do meu tio consegui acelerar um pouco mais.
Até achei que poderia chegar nos dois atletas (Daniel de Cascavel e Adilson de Campo Mourão) que vinham liderando a prova e que estavam cerca de uns 150 metros na minha frente.
Mas, não foi possível.
Eles estavam imprimindo um ritmo bem forte e eu já estava no meu limite de velocidade. hehe

Fiz o terceiro e último retorno (km 7,5) e nessa altura eles já estavam a uns 250 metros a frente e eu a uns 80 metros do quarto colocado.
Porém, fui surpreendido por ele na metade da subida do km 8.
Inclusive até me assustei quando ele chegou perto e disse: "Vamo lá!" rsrs

Como vi que ele estava em um ritmo bom, procurei acompanhá-lo.
Mas durou pouco.
Consegui manter-me ao lado dele por apenas uns 100 a 150 metros e depois ele foi abrindo.
E a minha impressão é que ele era da minha categoria, mas fiquei apenas na curiosidade e só fui perguntar quando já estávamos devidamente medalhados no final da prova.

Mas, voltando um pouquinho lá atrás; quando cheguei no km 9 olhei no cronômetro e o mesmo marcava 31min08seg.
Nesse momento procurei acelerar um pouco mais, pois acreditava que poderia quebrar o meu recorde pessoal na prova que foi conquistado quando eu ainda era treinado pelo Luíz Carlos Smanhoto.
Lembrei ainda que no último km da prova em Marechal Cândido Rondon (a um mês atrás) completei com 2min57seg. Tudo bem que lá o km final era todo em descida e este de Cascavel apenas começava em descida, depois seguia em um pequeno trecho plano e terminava com uma leve subida. Mas, acreditei que dava.
No entanto, não consegui manter um ritmo mais forte.
No início até que consegui sim, mas não durou muito.
Aliás, desde o retorno do km 7,5 eu não vinha desempenhando uma boa velocidade.
E mesmo com a "ajudinha" do meu tio Guilherme fechei este km em 3min29seg e a prova em 34min36seg. Dois segundos atrás do terceiro colocado geral e 11 segundos acima do meu recorde pessoal neste percurso e obtendo o mesmo tempo da prova em Marechal no dia 3 de abril, ou seja, igualando com o meu melhor tempo no ano em provas de 10kms.

Quanto a "ajudinha" do meu tio, ele simplismente deu um passo pra dentro da pista, já em cima do tapete vermelho da chegada e começou a gritar me incentivando e estendeu a mão para me cumprimentar e quase não soltou mais. Lembrei do acontecido com o Wanderlei na maratona olímpica. hehe
Depois nas nossas conversas em forma de brincadeiras, ele me disse que queria me puxar para que eu pudesse terminar a prova mais rápido.
Só o meu tio mesmo. kkkkkkk
Este final de semana foi fantástico ao lado dele e das minhas primas e primo lá em Cascavel.
Ah, e ainda consegui uma medalha da caminhada com as garotas do SESC e entreguei pra minha priminha Clara de 4 anos e ela ficou toda contente. hehe

Bom, mais daí... hehe
Daí chegou a hora que perguntei para o Célio (o cara que havia me vencido por 2 segundos) qual era a categoria dele e quando ele respondeu a minha felicidade foi imensa, pois naquele momento eu acabara de ser o TRI-CAMPEÃO da faixa etária de 30 a 34 anos, já que ele era da 35/39 e os dois primeiros colocados eram da 25/29 (Daniel) e 35/39 (Adilson).
Não comemorei muito, pois sou bastante tímido pra estas coisas (hehe) mas fiquei imensamente feliz pela conquista.
Apesar de não ter feito a prova que esperei, já que a intensão seria fazer um tempo na casa dos 34 minutos baixo, ou sub 34.
Mas, acredito que deva ter sido a perda de sono durante esta semana que antecedeu a prova, pois fui dormir todas as noites por volta da meia-noite, e em semana pré-prova procuro sempre ir pra cama no máximo as 22:30hs.
Mas, de qualquer forma valeu.
Afinal de contas, falar que não fui bem, mesmo tendo vencido por três anos consecutivos a mesma categoria é querer se "achar" demais, não é??? rsrs

Só acho uma pena que no próximo ano eu não poderei ser tetra-campeão nesta faixa etária de 30 a 34 anos, pois mudarei pra 35/39. hehe

Pra fechar quero apenas dizer que este é o quinto ano que o SESC realiza esta prova em Cascavel.
E é a minha quarta participação, onde em três delas fui o campeão e uma (na minha primeira participação lá em 2008) fui o 3º.

Aliás, tenho um dado muito bacana sobre corridas em Cascavel.
Nas 12 provas que corri até hoje naquela cidade, subi no pódio todas as vezes. Aliás, foram 14 pódios.
É isso mesmo: 12 provas, 14 pódios.
Dois foi por haver dupla premiação, da qual não acho correto, mas... havia este item no regulamento e então por isso recebi estas duas premiações.
Foram 2 pódios de 5º lugar geral;
1 outro pódio de 4º lugar geral;
2 pódios de 3º lugar, sendo um deles por classificação geral também;
outros 3 pódios de 2º lugar, sendo que dois deles foi os medalhões por dupla premiação;
e 6 pódios de primeiro lugar na faixa etária.
E dia 22 de maio tem a Corrida da Infantaria por lá. Será que vou??? hehe
Não sei, mas com este desempenho fica difícil não ir, não acham??? rsrs
Mas, terei que dar uma estudada no orçamento primeiro. hehe
O dinheiro por aqui anda mais curto que pernas de cobra. kkkkkk

E foi isso.
Depois foi só esperar o grande momento pra subir no pódio e receber mais um trófeu.
Pena que acabamos nos atrasando pra ir pra corrida e esqueci a câmera digital na casa da minha prima e as fotos não ficaram como deveriam, mas valeu pelos momentos de confraternização que tive com os amigos e familiares neste dia de corrida.

Ah, o amigo Baleias, Mathes Tonello me disse que o percurso deu uma pequena variação de 100 metros (pra mais) pelo aparelho que ele ostentava no pulso. hehe

Segue abaixo algumas fotos.

Antes da prova
.
.

Completando os 10kms com o tempo de 34min36seg e ultrapassando uma garota que correu a prova de 5km.
Valeu pela foto primo João.

.
.

Pódio faixa etária 30/34 anos.
A foto não ficou boa porque foi tirada de celular e de longe.
Na prova feminina houve apenas uma atleta: Silviane de Cascavel com o tempo de 55:05.
Valeu pela foto prima Nilda.
.
.

Camiseta, número e minha 71ª Medalha
.
.

30º troféu
.
.

Descrição do troféu acima
.
.

Classificação geral dos 15 primeiros colocados
.
.

Classificação dos 20 atletas da faixa etária masculina de 30 a 34 anos
.
.

Uma foto em família pra finalizar:
Eu, Nilda, Clara, João e o tio Guilherme.
Obrigado pela companhia de vocês.




Dinheiro gasto com a participação nesta prova:

Inscrição: 10,00 R$
Passagens (incluindo parte da passagem do meu tio): 42,15 R$
Gastos extras: 2,85 R$

Total: 55,00 R$


Notas:

1 - Agradecimentos:
Primeiramente a Deus pelo dom da vida, saúde e disposição para completar mais uma corrida.
Agradeço também a minha prima Nilda, ao primo João e a filha deles, Clara, pelo acolhimento e pelas horas agradáveis que passei ao lado deles e ao meu tio Guilherme pela força e incentivo durante a prova.

2 - O resultado do atletas e amigos de Ubiratã nesta prova foram os seguintes:
Kleberson Angelossi: (44min19seg), 66º geral e 9º de 15 na faixa etária 25/29 anos;
Luíz Carlos Bondezan o "Magaiver": que está de volta as corridas depois de quase 8 meses sem treinar (46min59seg), 84º geral e 10º de 16 na faixa etária 40/44 anos;
Luíz Braga da Silva o "Braguinha": (47min34seg), 90º geral e 11º de 13 na faixa etária 50/54 anos;
e Osdival Ribeiro: (53min19seg), 127º geral e 17º de 20 na faixa etária 45/49 anos.

PS: Pena que eles pareciam estar com pressa e voltaram logo pra casa sem tempo de registrarmos uma foto juntos.



tutta/ubiratã50anos
www.correndocorridas.blogspot.com

17 comentários:

ABILIO disse...

vai ter corrida dia 22 de maio do 33 batalhão de infantaria a inscrição começa dia 9 de maio peesoas civis somente 200 inscrições. fica atento é limitada as inscrições

tutta disse...

Resposta ao Abílio:
Eu já havia recebido um email da Elite Eventos daí de Cascavel me informando da prova.
Mas de qualquer forma muito obrigado pela informação Abílio.
Se der estarei por aí.
Abraço.


tutta/ubiratã-50anos
www.correndocorridas.blogspot.com

Unknown disse...

Parabens meu amigo... sempre um guerreiro da corrida... vc voa mesmo

Sergio disse...

Que espetáculo, Tutta. Sensacional! Parabéns pela prova e pelo relato. É bom demais quando os treinos mostram resultado, né? Mas você deixou a gente na curiosidade até o final he he
abraço,
Sergio
corredorfeliz.blogspot.com

Anônimo disse...

Tutta,
O homem tá muito veloz, parecendo um raio. Parabéns pelo tri, a equipe BALEIAS deve estar muito feliz com a sua vitória. O troféu é lindo.
Valeu!
Gilmar

Dani disse...

Tutta, querido amigo!!!!

Vc realmente é surpreendente e tá correndo muito.

Muitos e muitos parabéns pelo TRI-CAMPEONATO e que venham muitos nesse ano. Vc merece!!!

Torcida vc sabe que não falta.

Bjos,
Dani
correndoemagrecendo.blogspot.com

Fabiana Amorim disse...

eita, vc corre muito! :-)
34 minutos! uau
parabéns...

bjs,

bora21.wordpress.com

tutta disse...

Resposta ao Carlos Lopes:
hehe
Valeu Carlos, muito obrigado.
Tu também és um guerreiro, pois mesmo lesionado sempre está participando de uma ou outra competição.
Abraço.


Resposta ao Sérgio:
Obrigado Sérgio.
E é sempre bom mesmo a gente ver os resultados aparecerem depois de tanto esforço.
E quanto a eu ter deixado vocês curiosos até o final, acho que essa conquista merecia ser assim. hehe
Abraço.


Resposta ao Gilmar Farias:
hehe
Valeu pelo "muito veloz" e "parecendo um raio" caro amigo Gilmar. Obrigado mesmo.
Isso é fruto do meu esforço nos treinos.
Pena que eu não tinha nenhum fotógrafo como você para embelezar ainda mais aquele momento. As fotos não ficaram nada boas, pois como esqueci a minha digital elas foram tiradas apenas com celular.
E quanto ao troféu é bem bonito sim, só não ficou legal a imagem de fundo com aquela casa velha. hehe
Já sobre a minha vitória, acredito que o pessoal, principalmente o Miguel, irá ficar muito feliz quando souber sim, pois o cara é um super incentivador e comemora cada evolução dos seus "púpilos". hehe
Abraço, bons treinos e boas "fotografadas" por aí.


Resposta a Dani:
Muitos e muitos obrigado Dani. hehe
Sei que vocês sempre estão torcendo por mim, assim como torço muito por vocês também. E quero que chegue logo este dia 3 de julho pra gente se encontrar lá em Foz.
Beijo pra você e abraço pro Vinícius.


Resposta a Fabiana Amorim:
rsrs
Obrigado Fabiana.
Beijo e obrigado pelo comentário.
Tudo de bom pra você.


tutta/ubiratã-50anos
www.correndocorridas.blogspot.com

BALEIAS disse...

Grande Tri-Campeão. Você não é mole não meu caro. E procurar o Matheus para uma foto foi sensacional. Você é incrivelmente Baleias, rápido e Baleias, o que é muito interessante. Minha alegria não tem tamanho, primeiro pela sua própria alegria de conquistar mais esse título (Tri-Campeão), segundo também por sua alegria e satisfação de estar conosco gostar de atuar sob o Manto Coral e terceiro pela alegria do Mundo Baleias de de ter um parceiro amigo que é sucesso por onde corre! Grande abraço e muitas felicidades nas pistas do Paraná, do Brasil e do mundo!! Miguel Delgado.

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Tutta, vc está escrevendo mto bem, faz a gente sentir o clima da prova e entrar na expectativa de saber o resultado, mto legal essa forma que vcs "bons corredores" tem de ficar só de olho em quem são os concorrentes e focar a prova dessa forma.
Mandou mto bem, parabéns pelo TRI agora é batalhar por cinco títulos na nova categoria. Abraços, bons treinos e a de Foz está chegando.

Marquinhos disse...

Parabéns por mais essa conquista!!
Daqui a pouco vai ter que alugar um espaço pra tanto troféu kkkkk

tutta disse...

Resposta ao Baleias:
Valeu Miguel. Obrigado pelas belas palavras.
Nem vou tentar respondê-las pois nem tenho palavras que possam qualificar a minha felicidade.

É, e sempre será um prazer imenso poder atuar com este Manto Coral.
Mas, de uma certa forma estou meio triste, só que contente ao mesmo tempo.
E o motivo é que, um amigo meu daqui de Ubiratã andou falando de mim para uns empresários amigo dele e agora eles estão me dando uma força. Aliás, já venho tentando acertar alguns detalhes a mais de um mês, mas exatamente hoje a coisa começou a fluir mais intensamente e até já rolou uns "trocados" na minha mão.
Falta ainda outros detalhes que até o final deste mês de maio já estará tudo acertado, acredito eu.
Daí, terei um uniforme feito por eles com os nomes dos patrocinadores e terei que correr com este uniforme.
E assim não poderei usar com muita freqüência o Manto Coral.
Não sei o que você vai dizer sobre isso, mais este patrocínio que terei é muito importante pra mim pois já venho lutado por algo parecido a muitos anos e não conseguindo nada até então.
Com este patrocínio não precisarei gastar todo o meu salário do mês, pois ele fica todo em corrida. hehe
Ainda continuarei trabalhando, pois o apoio não será tão grande assim, mais me dará uma "mão" e tanto.
Porém, continuarei usando o Manto Coral, com menos freqüência, mas usarei.
Tem algum problema?
O que você acha a respeito disso?
Caso, eu não me encaixe mais como um Baleias eu entenderei.

E quanto a procura do Matheus, tentei encontrá-lo ainda no pórtico de largada, mas foi difícil pela quantidade de atletas, daí depois do término da prova ele me procurou, mas quase foi embora sem antes registrar a foto. Mas daí eu "cobrei" ele e a esposa dele tirou. hehe
Abraço e obrigado por tudo.
Em Assunção usarei o Manto Coral com toda certeza ok? hehe
Valeu.


Resposta ao Rodrigo Augusto:
Eu escrevendo bem??? kkkkkk
Não acho muito não, mas agradeço. hehe
E quanto a esta "expectativa" que "deixei", ahh, esta prova merecia isso, não??? rsrs
Afinal de contas, pra ser três anos seguidos campeão de uma faixa etária forte como a 30/34 não é nada fácil não. hehe
E agora é tentar manter a invensibilidade na 35/39 a parti do ano que vem. rsrs
E esse negócio de "ficar de olho nos concorrentes" acho extremamente motivante, pois se você não está bem, você irá se preparar de uma forma melhor para vencê-lo.
É uma forma de alcansarmos uma meta. E a meta de um corredor qual é??????
Subir ao pódio.
Então vam'bora atrás dessa meta. hehe
Abraço, bons treinos e vamo pra Foz. rsrs


Resposta ao Marquinhos:
Obrigado Marquinhos.
Já tá ficando difícil guardar todos os troféus aqui em casa mesmo. rsrs
Embora não tenho tantos assim não.
Ao todo são 30, sendo três deles em miniaturas.
Mais é que a casa aqui é pequena mesmo e daí não tem espaço pra eles.
Mas, sempre arranjo um jeitinho pra guardar mais um, ou mais uns. kkkkkkk
Abraço.


tutta/ubiratã-50anos
www.correndocorridas.blogspot.com

Decio Oliveira disse...

Parabéns!!!!!!!!!!!!! cara vocé é fera, tri campeão da categoria e quarto no geral. Parabéns. E que legal que o seu tio estava junto e alguns outros familiares também, é muito bom ter a familia por perto. Mais uma vez parabéns....

http://nerdcorredor.blogspot.com/

tutta disse...

Resposta ao Décio Oliveira:
Obrigado.
Gosto de correr quando tenho parentes me prestigiando, dá um ânimo a mais. hehe
Pena que minha mãe nunca foi me ver correr em outra cidade que não seja aqui em Ubiratã, e olha que a chamo toda vez. hehe
Mais por outro lado, sempre tenho um ou outro parente ou amigo me vendo participar de provas por aqui.
Valeu amigo.
Abraço e bons treinos.


tutta/ubiratã-50anos
www.correndocorridas.blogspot.com

marli disse...

Oi Tutta,
Passando para te desejar um maravilhoso final de semana regado a muita energia positiva e surpresas agradáveis!!!
Boas energias,

\o/ simbora correr!
Se for treinar, Bons treinos.
Se for correr, Boa prova!

@marlipalugan
www.marlipalugan.blogspot.com
..... ~o
......<\_
...(_)/(_) meu transporte diário!

Thiago Melo disse...

Meu garnde amigo,
Parabéns pela conquista, mandou muito bem...e o relato ficou bem legal...teve um ar de suspense. Adorei o lance do seu tio tentar te puxar...hehehe
Abraço,
Thiago Melo
http://corredoraprendiz.blogspot.com/

tutta disse...

Resposta a Marli:
Obrigado Marli.
Um maravilhoso final de semana pra você também.

Simbora corrê!


Resposta ao Thiago Melo:
Obrigado Thiago.
O meu é uma comédia. hehe
Abraço e bons treinos aí.


tutta/ubiratã-50anos
www.correndocorridas.blogspot.com