segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Corrida Nº 225 - 9ª Maratona do Vinho - Bento Gonçalves-RS (12fev2023)

.
O ano de 2023 não começou muito bom pra mim.
Sofri uma lesão no joelho esquerdo no trabalho que me deixou afastado dos treinos por três semanas no início de janeiro.
Recuperado da lesão no joelho, já no início de fevereiro me lesiono mais uma vez no trabalho. Porém, desta vez a lesão foi na costela e fiquei mais 10 dias sem treinar. Fiz apenas um treino teste no dia 9 e dia 10 de fevereiro embarquei para Cascavel onde seguiria diretamente para Bento Gonçalves com um grupo de corredores de Guaíra, Terra Rocha e Cascavel para tentar correr pela segunda vez a Maratona do Vinho.
E o que esperar da prova? Realmente eu não sei. rsrs
Pois, sem treinos não dá para ter uma real noção do tempo de conclusão. Ou, se eu vou conseguir completar a prova, pois o percurso no Vale dos Vinhedos é duríssimo.
Mas, enquanto há vida, há esperança. Então #partiumaratona. rsrs

"Não deixe que o medo de cair te impeça de voar.
Porque os grandes feitos, você só alcançará se acreditar que é capaz."



Segue os dados gerais da prova:

Corrida número: 225
Nome da prova:  9ª Maratona do Vinho
Cidade: Bento Gonçalves-RS
Data: Domingo, dia 12 de Fevereiro de 2023
Distância: 42,2kms
Tempo: 3h46min14seg
Media por quilômetro: 5min21seg
Colocação: 13º lugar 
Atletas no geral: 114 concluintes
Colocação na categoria por faixa etária: 2º lugar
Atletas na categoria: 14 corredores
Número de pódios (fora de Ubiratã): 118 pódios
Pódios por classificação geral: 46 pódios
Pódios na categoria por faixa etária: 67 pódios
Pódios em equipes e/ou duplas: 5 pódios
Número de peito: 560


Saí de Ubiratã próximo às 13 horas do dia 10 de fevereiro de 2023 no ônibus da empresa Expresso Maringá. Cheguei em Cascavel às 15 horas e o ônibus da Guaçu Tur, fretado pelo Carlos da equipe Força Runners, só sairia às 19 horas. Aproveitei o tempo extra para ir no mercado comprar alguns lanches para a viagem. Fui à missa na Paróquia Santo Antônio pedir proteção na viagem, prova e estadia no Rio Grande do Sul.
Depois jantei e por volta das 18:30h me encaminhei até o Centro Esportivo Ciro Nardi onde seria feito o embarque.
Fomos em 56 corredores e acompanhantes.

Galera de Guaíra, Terra Rocha, Cascavel e Ubiratã.


Chegamos em Bento Gonçalves perto das 10 horas da manhã e de cara já pegamos os kits que estavam sendo entregues no mesmo hotel onde ficaríamos hospedados. Lá também encontrei com amigo Sérgio Rocha do canal do YouTube Corrida no Ar.
Em seguida, a grande maioria foram fazer um passeio pelos Caminhos de Pedras, Casa da Ovelha e algumas vinícolas pela região, enquanto alguns, inclusive eu, preferimos ficar no hotel descansando da viagem.

Na retirada dos kits.


A tarde saí para almoçar com um dos companheiros de quarto (Sidney) e após o almoço ele voltou ao hotel enquanto eu preferi andar um pouco pela cidade.
Fui na igreja São Bento. Depois segui até outra igreja (Cristo Rei), Maria Fumaça, Pipa Portal e retornei ao hotel onde dormi parte da tarde e pude descansar um pouco.

Igreja São Bento.
.

Igreja Cristo Rei.
.

Maria Fumaça.
.

           Pipa Pórtico
Pórtico de entrada para Bento Gonçalves.


A noite estava tendo um evento em frente ao hotel (Jantar sob as Estrelas) com várias opções de comes e bebes, apresentações, além de outras coisas. 
Achei bem bacana e lotou de gente. Durante o evento fui encontrado pela amiga de Recife, Marinês Melo e conversamos por alguns segundos. rsrs
Depois fui
 comer um lanche no SubWay, retornei ao hotel e por volta das 22 horas fui dormir.

Jantar sob as Estrelas em Bento Gonçalves.


Acordei por volta das 4 da manhã com algumas dores na costela. Tomei um medicamento e voltei a dormir e acordei em definitivo às 5 da manhã.
Tomei o meu próprio café da manhã e às 05:30h desci para pegar o ônibus. Mas, saímos somente às 06:15h para o local da largada. E antes da largada ainda conversei um pouco com alguns amigos (Paulo Picana, Cida e Maia) e largamos às 07:03h já com a temperatura começando a subir e com certeza pioraria, pois não havia nenhuma nuvem e a previsão era para 34 graus naquele dia. E acho que chegou a isso. rsrs

Momentos antes da largada.
.

Com os amigos Maia e Cida.
Maia completou os 42km com 6h43'25.
Cida completou com 5h59'53 e conquistou pódio sendo a 3ª colocada em sua categoria por faixa etária.


Procurei sair meio na cautela por conta das duas lesões (joelho e costela) mas fui pegando confiança e em certos momentos conseguia correr no ritmo normal para uma maratona. Ou seja, na casa dos 4 minutos e pouquinho. 

No primeiro quilômetro deu 4min21seg e cheguei aos 5k com 21min30seg.
Ainda antes, acabei encontrando pelo caminho o amigo e grande maratonista, Edu Garcia, que completaria naquele dia a sua maratona de número 92. O cara é fera.

Com o amigo Edu Garcia que completou a prova com 3h51'49 e subiu em 3º lugar na sua categoria por faixa etária. Estávamos juntos no pódio.


Na marca dos 10kms o tempo era de 45min40seg e cheguei nos 13k dentro do objetivo planejado que era abaixo de uma hora.
É claro que o objetivo traçado é se não sentisse dor. Coisa que não senti.
O tempo foi de 57 minutos e alguns segundos.

A ideia era tentar manter do 14 ao 26 com uma hora também. Mas, as dificuldades do percurso falaram  mais alto e complicou tudo. rsrs
O percurso pelo Vale dos Vinhedos não é dos mais fáceis para planejar alguma coisa. Ainda mais estando praticamente sem treinos. rsrs

Uma, das várias rampas do percurso.
PS: não sou de fazer prints das fotos nos sites de compras, mas como o preço tá ficando cada vez mais caro não pude comprar todas que queria. Aí, printei algumas poucas. rsrs          


Cheguei na metade da maratona com 1h37min e no km 26 com pouco mais de 2h03min. Mas, apesar do ritmo ter caído, em relação ao planejado, não perdi nenhuma colocação e ainda havia ganho algumas e seguia bem colocado e sem dores. Somente sentido falta de treinos mesmo.

Em seguida passamos pela ponte molhada. Ou seja, um pequeno riacho que passa por cima da estrada. Infelizmente estava quase seco este ano e não havia fotógrafos como em 2019 quando corri ali pela primeira vez e fizeram esta belíssima foto.

Foto feita em 2019 na ponte molhada.


Apenas filmei a passagem pelo pequeno riacho e segui.
Lembrando que o vídeo completo da minha participação na prova está lá no YouTube no meu canal de corridas. Para assistir basta clicar em Correndo Corridas.

Passando sob a Ponte Molhada.


No km 30 passei com 2h25min com alguns segundos.
Cheguei no 32 bem confiante. Mas, ali teve um top que foi impossível subir correndo.
Pouco depois senti uma fisgada na coxa e ao tentar dar uma passada, já tentando voltar a trotar, a perna literalmente travou.
Tentei massagear o local mais sem sucesso. No entanto, ao lado havia uma casa com uma torneira. Me arrastei até lá e joguei água, massageando por uns 3 minutos e deu uma leve melhorada e consegui caminhar. E há frente, mais um morro de botar medo em qualquer um. rsrs
Subi o morro tentando caminhar rápido. Mas, é lógico que não dava. rsrs
Parei então, rapidamente num parreiral e peguei um cacho de uva.
Já que não dá para correr, pelo menos vamos comer uva. rsrs

Servidos. rsrs


Fechei aquele km com 8min35seg.
Em seguida ganhei uma Coca-Cola e uma água bem gelada que até congelou no momento em que peguei a garrafa e aquele gelo com a Coca ajudou bastante e pude começar a trotar em seguida.
Na sequência ganhei outra mini Pepsi e a fisgada na coxa deu uma leve trégua. Mas, aparecia vez ou outra e quando sentia que poderia travar a perna novamente eu caminhava por alguns metros e quando sentia melhoras voltava a trotar novamente e fui intercalando corrida e caminhada até o final.

Caminhando.
PS: não sou de fazer prints das fotos nos sites de compras, mas como o preço tá ficando cada vez mais caro não pude comprar todas que queria aí, printei algumas poucas.


Em certo momento, já quando reencontramos com a galera dos 21k, e em mais uma das inúmeras subidas, comecei a sentir câimbras na panturrilha esquerda e foi mais ou menos assim o restante da prova. Ou seja, do km 33 em diante precisar usar a experiência de 28 maratonas já completadas para poder administrar as adversidades do momento (câimbras, muita subida, calor, sem treinos) para conseguir chegar ao final e completar mais uma maratona.

Antes, ainda passei em mais algumas parreiras de uva e comi várias e peguei uma cachinho e levei até o final da prova. rsrs
E faltando uns 500 metros para o final, agora em descida, a coxa travou de novo. Mesmo assim fui meio puxando a perna e massageando e quando melhorou voltei a trotar, mas dei de cara com a última subida da prova. Nem excitei e subi caminhando, ao finalizar a subida era só dobrar a direita e correr mais uns 100 metros para cruzar a linha de chegada com altos 3h46min e alguns segundos.

Perdi algumas colocações após o km 34 mas, acreditava que ainda daria pódio, pois antes das cãibras eu estava bem colocado e haviam poucos atletas na minha frente. Mas, enquanto não saia o resultado fui me hidratar com frutas, suco e chopp de uva, vinho e alguns lanches oferecidos pela organização e fiquei boa parte do tempo conversando com a amiga Wilma, esposa do Maia.

Não sei a quilometragem, mas foi aí que pedi a primeira colocação da categoria para o atleta numeral 638.
PS: não sou de fazer prints das fotos nos sites de compras, mas como o preço tá ficando cada vez mais caro não pude comprar todas que queria aí, printei algumas poucas.


Como estava demorando para sair o resultado e eu estava conversando com um grupo de corredores, uma moça do grupo verificou pra mim e me disse que eu havia ficado em segundo lugar na minha categoria e esse resultado, com certeza, veio para coroar com chave de ouro esta prova duríssima feita em Bento Gonçalves.

O ruim foi ter que esperar a premiação que demorou horrores e só recebi o troféu após às 13 horas e precisei voltar 'correndo' para o hotel, pois já tinha passado o horário do check-out.
É claro que disse "correndo" no sentido figurado, porque estava dolorido até pra andar. kkkkk

Em seguida ainda fui conversar um pouco com a galera e somente depois comi uma mini-pizza e às 16 horas embarcamos de volta para Cascavel onde chegamos por
 volta das 4 e meia da manhã de segunda-feira dia 13 de fevereiro.

Na sequência fui para a rodoviária, a pé mesmo, e precisei esperar até às 11:00 horas para embarcar em definitivo para casa onde cheguei quase às 13:30h.
Desta vez nem fui para o trabalho e dormi a tarde toda. rsrs

E assim foi mais uma corrida, mais uma maratona, a minha 29ª prova de 42kms.


Segue abaixo mais algumas fotos:

O kit da prova.
Sempre falta um gel de carboidrato.
.
.

Passando por baixo de um dos vários parreirais.
.
.

Durante o percurso também pegamos trechos com asfalto.
.
.

Mas, a maioria era brita e paralelepípedo.
.
.

Completando minha 29ª maratona com 3h46seg14seg.
Apesar de não ter feito muitos treinos, ainda não foi o meu pior tempo. rsrs
.
.

Com a belíssima medalha.
.
.

Com minha taça de vinho e o cachinho de uva que peguei lá por volta do km 39. rsrs
.
.

Com o amigo Sergio Rocha que fez a meia maratona e completou com 2h33'29 e entre nós, o Felipe, campeão da maratona com 3h00'12. O cara voou.
.
.

Pódio da categoria 45/49 anos da maratona.
.
.

Os 5 primeiros colocados da categoria 45/49 anos.
.
.

Os 15 primeiros colocados na classificação geral da maratona masculina.
.
.

Com a premiação após o pódio.
.
.

A medalha, o troféu e as duas garrafas de vinho recebidas na premiação.
.
.

As 15 primeiras colocadas nos 42kms feminino.

.
 .

Os 15 primeiros colocados nos 21k masculino.
.
.

As 15 primeiras colocadas nos 21k feminino.
.
.

Não sei até quando, mas a classificação está neste site.



Agradecimentos:
Primeiramente sempre a Deus pelo dom da saúde e por me proporcionar excelente resultados apesar das adversidades que às vezes a gente tem.
Agradecimento também ao Carlos da Equipe Força Runners de Cascavel por todo empenho e dedicação na montagem do grupo para esta excursão.

Abraço e até a próxima.



Despesas:

Inscrição: R$195 (mas não tenho certeza)
Hotel e transporte ida e volta saindo de Cascavel: R$465
Ônibus Ubiratã/Cascavel ida e volta: R$84,51
Alimentação (almoço, janta e lanches): R$300 (aproximadamente)

Total: 1.044,51 (aproximadamente)


Patrocínio: 1.044,51 - Colaboradores do Canal Pé Frio Loterias


Nenhum comentário: