domingo, 5 de fevereiro de 2023

Corrida Nº 224 - 13º Desafio de Equipes - Cascavel-PR (29jan2023)

 .
Mesmo não fazendo quase treinos no mês de janeiro devido a uma antiga lesão que voltei a sentir no joelho esquerdo, participei de uma competição de 7kms e achei o resultado bastante satisfatório.

"O caminho mais certo para vencer, é sempre tentar mais uma vez."



Segue os dados gerais da prova:

Corrida número: 224
Nome da prova:  13º Desafio de Equipes
Cidade: Cascavel-PR
Data: Domingo, dia 29 de Janeiro de 2023
Distância: 7kms - Equipe: 42kms
Tempo: 26min30seg - Equipe: 2h46min51seg
Media por quilômetro: 3min47seg - Equipe: 3min58seg
Colocação: 8º lugar no geral - 6º entre as duplas masculinas - 1º na equipe
Colocação da equipe: 2º lugar
Atletas: 93 no geral - 49 entre as duplas masculinas
Equipes Masculinas: 7 equipes
Número de pódios (fora de Ubiratã): 117 pódios
Pódios por classificação geral: 46 pódios
Pódios na categoria por faixa etária: 66 pódios
Pódios em equipes e/ou duplas: 5 pódios
Número de peito: 404


No dia 29 de janeiro de 2023 aconteceria em Cascavel o 13º Desafio de Equipes. Tentei montar uma equipe de corredores de Ubiratã, mas a galera anda muito parada. Aliás, sempre foi assim. Temos um grupo de whatsapp onde formamos uma 'equipe'. Mas, nunca fomos, e acredito que nunca seremos uma equipe de verdade, porque cada um faz os seus treinos separados. Vão para as provas às "escondidas", ou seja, sem avisar nada pra ninguém.
No entanto, ainda assim às vezes insisto em querer mudar isso, mas sem sucesso e desta vez não foi diferente. Então, resolvi aceitar o convite do amigo Tite e fui para Cascavel representando a cidade de Corbélia.

Mas, como já citei lá no início, eu vinha de uma nova lesão no joelho esquerdo e praticamente não havia treinado nas últimas 3 semanas e não teria a mínima ideia de como seria o meu desempenho na prova. E mesmo assim a equipe não abriu mão da minha presença.

Dois dias antes da prova fiz um treino teste que era pra ser de uns 10 a 12kms no máximo, mas cheguei aos 21kms sem dores. No dia seguinte, véspera da prova, ainda corri e joguei bola por uns 20 a 25 minutos num campo de futebol society, já em Cascavel, e pude constatar que o joelho estava curado mais uma vez, graças a Deus.

Fiquei por Cascavel mesmo. Minha esposa foi na parte da tarde e a noite saímos para ir a missa e comer alguma coisa e fomos dormir por volta das 22 horas. Demorei bastante para pegar no sono e acordei antes do despertador às 10 para às 6 da manhã.

Tomei café, como sempre faço, com as coisas que levo de casa e às 06:30h me encaminhei para as dependências da Univel. Local da largada e chegada da prova.

Equipe Runners Corbélia.
Lucas, Rafael, Gilmar, Rogério, Tutta e Tite.


De cara já encontrei com a equipe Runners Corbélia, a qual representaria naquele final de semana. Após algumas conversas sobre "estratégias", fiz um breve aquecimento para aliviar as dores nas pernas devido ao futebol do dia anterior. Fazia 3 anos que não jogava bola. rsrs
Já na sequência fomos para o local da largada e às 07:33h saímos em disparada pelas ruas de Cascavel.

Saí com bastante cautela, porque a largada era em curva em forma de 'U' e não queria ter alguma torção, principalmente no joelho que poderia prejudicar o desempenho na prova logo no início.

Após uns 200 metros comecei a impor um ritmo basicamente normal ao que eu eu corria antes da lesão e fechei o primeiro quilômetro com 3min31seg. Achei até forte demais. Mas, o percurso com uma leve subida, tipo um falso plano, ajudou bastante.
Na sequência alcancei o Tite é fomos juntos até próximo ao km 4 num ritmo muito bom. Estávamos entre os 10 primeiros colocados.

Alcançando o amigo Tite após o primeiro quilômetro.


Após o quilômetro 4, já no retorno, o Tite foi ficando um pouco para trás. O trecho ali era em subida e ele não conseguiu me acompanhar. E eu, praticamente consegui manter o ritmo e cheguei no quilômetro 5 com 18min40seg. Até que razoável.

Pouco antes do quilômetro 5 e registrando boa parte do percurso.
O vídeo pode ser conferido no canal Correndo Corridas no YouTube.


Apesar de não estar muito longe do 7° e 6° colocados, não quis forçar muito o ritmo e permaneci mantendo a passada naqueles dois últimos quilômetros que eram em descida, até completar os poucos mais de 7kms com 26 minutos e 30 segundos.
Este foi o pior tempo que fiz nas quatro vezes que participei deste desafio, mas pelas circunstâncias do momento, considerei bom.

Após completada a minha prova fiquei na expectativa da chegada dos demais integrantes da equipe Runners Corbélia que mandaram super bem. Chegando, praticamente um atrás do outro e calculei segundo ou terceiro geral para a nossa equipe e quando saiu o resultado confirmamos a segunda colocação, perdendo por 3min17seg para a Equipe Acorrefoz de Foz do Iguaçu.

Aguardamos a premiação e após sermos premiados a 
equipe de Corbélia voltaram para a cidade deles, enquanto eu e minha esposa fomos para o hotel.
Depois demos um pulinho no zoológico, que achei muito ruim. kkkkkk 
E a tarde voltamos para casa numa van da Prefeitura Municipal de Ubiratã. E quero agradecer ao amigo Jefferson "Géleia" por ter me informado que estaria em Cascavel e teria vagas para nos trazer de volta para casa.

E foi isso.


Segue abaixo mais algumas fotos:

Após a prova:
Tite: 27'06 - Tutta: 26'30 - Rogério: 28'52 - Lucas: 28'31 - Rafael: 28'20 - Gilmar: 27'32
.
.

Premiação.
.

.

Equipe 2ª colocada.
.
.

Classificação após a prova.
.
.

"Deus conhece os nossos limites, e providenciará aquilo que precisamos para vencer os desafios que vêm pela frente."
.
.

Fui o 6º geral entre os atletas das equipes masculinas.
Porém, se for contar entre as equipes mistas e os atletas solos, fui o 8º.
.
.

O troféu, a medalha e o número da corrida.
.
.

Com o ubiratanense João que fez a prova solo e completou com 39'37.
.
.

Acorrefoz - equipe campeã.
.
.

Com minha esposa.
.
.

Todo esquisito. kkkkk


Agradecimentos: primeiramente a Deus pelo dom da saúde e recuperação da lesão no joelho. Agradecimento também ao Tite e demais parceiros de equipe Runners Corbélia pela cortesia na inscrição e convite para participar do time. Agradecimento também ao Bruno Menegon pelo convite ao futebol e principalmente por não ter me cobrado as despesas que tivemos com o transporte, com o campo, além dos comes e bebes após o futebol e mais uma vez agradecendo ao Géleia pela carona de volta pra casa.


Até a próxima ...

Nenhum comentário: