sábado, 16 de abril de 2022

Corrida Nº 212 - 1ª Maratona de Ponta Grossa - Ponta Grossa-PR (27mar2022)

Com inscrição feita desde o dia 18 de novembro de 2020, e depois de alguns adiamentos devido ao coronavírus, no dia 27 de março de 2022 eu consegui participar da 1ª Maratona de Ponta Grossa. E apesar das adversidades da altimetria, principalmente na parte final e do aumento do percurso em 2,5kms, eu fiz uma prova excelente.


"Não coloque limites em nada. Quanto mais você sonha, mais longe você chegará!"



Segue os dados gerais da prova:

Corrida número: 212
Nome da prova: 1ª Maratona de Ponta Grossa
Cidade: Ponta Grossa-PR
Data: Domingo, 27 de março de 2022
Distância: 44,7kms
Tempo: 3h13min14seg
Media por quilômetro: 4min19seg
Colocação geral: 9º lugar
Atletas no geral: Completaram 128 corredores
Colocação na categoria por faixa etária (45/49 anos): 2º lugar
Atletas na faixa etária: Completaram 11 corredores
Número de pódios (fora de Ubiratã): 110 pódios
Pódios por classificação geral: 42 pódios
Pódios na categoria por faixa etária: 64 pódios
Pódios em equipes e/ou duplas: 4 pódios
Número de peito: 39




Infelizmente, e quase como sempre, não fiz aquela preparação perfeita por conta de que eu pretendia fazer 3 maratonas no período de 28 dias. Mas, acabei enrolando demais para fazer a inscrição para São Paulo (10/04) e quando fui fazer, as inscrições já haviam se esgotado. E a Maratona de Brasília (24/04) acabou sendo adiada para novembro. E das, três acabou me sobrando apenas uma.

Então, vamos lá.

Saí de Ubiratã com destino à cidade de Ponta Grossa no Estado do Paraná às 20:35h do dia, ou melhor, da noite de 25 de março de 2022. Depois de muitas estradas esburacadas, principalmente até Pitanga, cheguei na rodoviária de Ponta Grossa por volta das 04:30h da manhã de sábado. Véspera da prova. E precisei ficar ali esperando amanhecer e lá pelas 9 horas segui a pé mesmo até o ginásio de esportes para retirar o meu kit.

Com o kit em mãos fiquei mais alguns momentos no ginásio até a chegada do Marilson Gomes da Silva e após uma palavrinha e uma foto com ele saí para dar uma volta pela cidade até dar o horário do almoço e após (por volta da
s 12 horas) segui para o hotel que não havia recebido a minha reserva que foi feita pelo Booking. Por sorte a pousada estava com apenas um hóspede e pude fazer check'in e assim descansar um pouco da viagem.

Com Marilson Gomes dos Santos.
.
.

Na Igreja do Sagrado Coração de Jesus.
.
.

Igreja do Sagrado Coração de Jesus por dentro.
.
.

Não sei o nome da igreja, mas achei muito bonita. Os quatro lado dela são iguais.
.
.

Também não lembro o nome desta rua, mas achei bem legal. Tem muitas lojas e é proibido a circulação de automóveis.
.
.

O meu almoço.
Servidis! kkkk


A noite saí para comer uma pizza que sobrou mais da metade. rsrs
Mas, levei o restante para a pousada onde "almocei" e "jantei" ela no domingo. kkkk
Dinheiro tá difícil então não vamos desperdiçar. rsrs.

A pizza da janta, almoço e janta. rsrs


Fui dormir, ou tentar, por volta das 21 horas. Havia alguns barzinhos do lado da pousada e aquilo lá foi só barulho, gritos, som alto, motoqueiros fazendo arruaças, sem contar os barulhos de carros na rua que é muitíssimo movimentada praticamente 24 horas por dia.
Resultado: Mal conseguia cochilar e às 4:20h da manhã me levantei em definitivo, tomei o meu café e uma hora depois me encaminhei para a Praça Barão do Rio Branco, que ficava a 5 ou 6 quadras dali e fiquei no aguardo da largada.

Antes da largada acabei encontrando alguns amigos de Toledo-PR e o grande amigo Paulo Picanha do Recife que está prestes a completar a sua maratona de número 200.

Alguns minutos antes da largada adentrei-me no local reservado e pontualmente às 06:05h foi feita a contagem regressiva e saímos morro acima. rsrs
Na verdade, não era morro, mas a largada foi feita em leve subida.

A temperatura estava bem agradável. Acredito que na casa dos 20 a 22 graus ou menos.
Muita neblina nas ruas. Em alguns pontos a gente mal enxergava uns 100 metros à frente. Mas, estava gostoso de mais correr. 
De início deu até vontade de acelerar e correr alguns metros na liderança da prova, mas como não estava sendo televisionada e não vi nenhum fotografo por perto, preferi me conter e segui dentro do planejado que era correr na casa dos 4 minutos a 4 minutos e 15 segundos por quilômetro naquele início. Já o objetivo da prova era completar com 3 horas e 15 a 3 horas e 30 minutos no máximo.
Mas, o ritmo ia fluindo muito bem. Sempre no ritmo de quatro minutos ou menos.

No primeiro retorno, acredito que próximo ao quilômetro 6, eu contei 19 atletas em minha frente.

O primeiro posto de hidratação demorou demais. Somente após o km 7. E logo chegamos a 10kms e o meu cronometro marcava pouco mais de 41 minutos.
Nos 15kms estava com 1 hora, 1 minuto e alguns segundos e já havia ultrapassado mais alguns atletas. Ou seja, estava indo melhor do que o esperado.
Passei a marca da meia-maratona com 1h26min. No caso, se eu fizesse com 4min30seg de media os outros 21kms dava para "brigar" por um sub-3h. Mas, é lógico que; como ainda não tinham aparecido subidas no percurso, apenas uma ou outra elevação não muito acentuada, dali para frente poderiam surgir as tais subidas que alguns atletas comentaram na entrega dos kits que teriam no percurso.

E não deu outra.
Por volta do km 33, que o meu Strava marcava 35, surgiu a primeira longa subida e a mais acentuada do percurso até aquele momento.

Vale uma ressalva aqui: O meu aplicativo vinha a vários quilômetros marcando sempre 2kms a mais do que as placas de indicação. Achei que as placas poderiam estar erradas, mas na verdade não estavam. No entanto, nem o aplicativo estava errado. Ambos estavam certos. O fato é que, segundo informações não oficiais e se eu estiver errado e alguém que participou da prova ou pessoas da organização por ventura lerem este texto fiquem a vontade para me corrigirem.
Segundo as 'tais informações' os batedores acabaram errando o caminho ainda lá no início da corrida e quando se deram conta já era um pouco tarde e isso aumentou a prova em 2,5kms. Ou seja, algo que era para ser uma maratona, acabou sendo uma ultra. 

Mas, enfim, vamos voltar ao relato.
Naquela subida do km 35 apontado pelo meu Strava, ou 33 oficial, onde a gente primeiro descia e fazia um retorno e com isso precisávamos subir o que tínhamos acabo de descer.
Consegui contar 10 atletas na minha frente quando eles vinham subindo e quando eu precisei subir, logicamente, desacelerei um pouco e mesmo assim, fiz duas ultrapassagens. Ou seja, pulei de 11º para 9º lugar no geral.
E dali em diante, mesmo correndo num ritmo acima dos 4 minutos e 20 segundos por quilômetro, eu só fui abrindo vantagem dos demais. No entanto, não conseguia visualizar mais ninguém na minha frente.

Por volta do quilômetro 39 ou 40, tivemos que correr num trecho de paralelepípedo até chegar no Lago Municipal. Dali em diante foi só ladeira e não resisti manter-me correndo o tempo todo.
Ao sair do lago veio a primeira rampa e já caminhei na parte mais cruel. Ao vencer aquele morro, a subida continuava menos acentuada. Isso já passava dos 41 quilômetros. Pouco depois o Strava anunciava 42kms completados com o tempo de 2 horas, 58 minutos e alguns segundos e nada de pórtico de chegada. Só subida.

Teve pelo menos mais 4 tops em sequência que precisei subir andando, pois não dava para encarar subir correndo. Até que finalmente cheguei no centro da cidade e logo avistei o pórtico e cruzei a linha de chegada da minha 23ª maratona oficial. Maratona esta que poderia ser considerada uma ultra, pois deu 44,7kms.

O tempo oficial foi de 3h13min14seg.
Fui o 9º colocado na classificação geral e conquistei o 2º lugar na estreia da nova categoria por faixa etária. Agora dos 45 aos 49 anos.

Para fechar um pouco da "lambança" da organização, eu nem consegui subir no pódio ao lado do campeão da minha categoria e do terceiro colocado.
Ao chamarem a categoria, como eu estava na parte de baixo do palco, precisei dar a volta pelo outro lado da rua e ao chegar lá em cima já estava chamando a categoria 50/54. Ou seja, nem esperaram formar o pódio completo e já foram para outra categoria. Achei bastante errado isso, pois em muitas outras provas, o locutor ao chamar a categoria, se tiver faltando algum atleta eles chamam de novo. O que não foi o caso de Ponta Grossa. Infelizmente.

Mas, mesmo assim fiz uma foto minha lá no alto do palco, mas ficou meio sem sentido sem tem nenhum atleta do meu lado. Espero que revejam estes requisitos da próxima vez e façam um palco com o pódio com melhor acessibilidade.

No entanto, tirando estes itens que citei de errado ao longo do texto é uma prova bacana. A camiseta é bem legal, veio um boné também, dois gel de carboidrato no kit (coisa rara em maratonas) isotônico, frutas e gel distribuído ao longo do percurso e um pacote de aveia, ou algo do tipo, após a chegada.
Além de uma medalha muito bonita. Um troféu bem bacana e uma medalha Top-50 razoável. Poderiam ter melhorado ela. Mas, é uma prova "corrível". rsrs
Pretendo voltar.
Eu recomendo. Mas, treinem subida. rsrs

Após a premiação, voltei para a pousada, tomei um banho bem relaxante, almocei a tal pizza de sábado e tentei descansar um pouco, mas o movimento de carros e motos eram demais e o barulho incomodou muito e não consegui dormir para descansar.

Às 18 horas fui numa missa na Capela do Sagrado Coração de Jesus.
Na volta passei numa sorveteria e voltei para a pousada "jantar" o restante da pizza após um pequeno lance cedido pela Alexandra, dona da pousada e às 22 horas me encaminhei para a rodoviária onde embarquei às 23 horas e às 07:30h já estava em casa para ir para o trabalho às 08 horas.

PS: nem consegui fazer os passeios turísticos em Posta Grossa, por conta do pouco tempo que fiquei na cidade. Mas, da próxima vez me programarei melhor.

E assim foi mais uma corrida na vida deste atleta amador que vos escreve.
Abraço e até a próxima se Deus quiser...


Segue abaixo algumas fotos:


Meu número.
.
.

Meu patrocinador (BCA Postos) e a bandeira da minha cidade.
.
.

Pronto para mais um desafio.
.
.

Aqui a neblina já estava menor.
E, olha a subida. rsrs
.
.

Acho que os fotógrafos da Foco Radical precisam fazer um curso de fotografia, pois muitas fotos minha ficarem a desejar. Se esta foto fosse feita na horizontal e pegando toda a paisagem ao fundo ficaria top. Mas, dá para ter um pouco de noção do dificílimo percurso.
.
.

E fechando a 1ª Maratona (ou ultra) de Ponta Grossa com o tempo de 3h13min14seg
.
.

Após a prova.
.
.

"A vitória é certa quando se tem foco e determinação!"
.
.

Sozinho lá no alto do pódio.
.
.

"Vencer é uma mistura de esforço, determinação, otimismo e não desistir jamais!"
.
.

"Dar qualquer coisa menos que o seu melhor é sacrificar o seu dom!"
.
.

Meu número, a medalha de participação, a medalha de top 50 e o troféu de 2º lugar na categoria.
.
.

Certificado de conclusão da chiptiming.
.
.

Os 10 primeiros colocados no geral da Maratona.
.
.

 




Agradecimentos:
Primeiramente sempre a Deus pelo dom da Saúde.
Ao José Bocalon do BCA Postos e BCA Transportes e a todos os inscritos do Canal Pé Frio Loterias que me ajudaram a estar presentes nesta prova.


Despesas:

Inscrição: R$ 109,00
Passagens: R$ 291,88
Pousada: R$ 110,00
Lanches, refeições e outros gastos: R$ 142,80

Total: R$ 653,68

Patrocínio: 653,68


Tutta Maratonista . . .

Nenhum comentário: