segunda-feira, 11 de abril de 2022

Corrida Nº 211 - 96ª Corrida Internacional de São Silvestre - São Paulo-SP (31dez2021)

 
... Postagem atrasada ...


Pela primeira vez na história, 2020 passou sem a mais tradicional corrida de rua do Brasil: a São Silvestre.
Mas, em 2021 ela esteve de volta e eu, logicamente, estive marcando presença pela 15ª vez.


"Mesmo não vencendo, a felicidade de cruzar uma linha de chegada deve ser comemorada como uma vitória."




Segue os dados gerais da prova:

Corrida número: 211
Nome da prova: 96ª Corrida Internacional de São Silvestre
Cidade: São Paulo-SP
Data: Sexta-feira dia 31 de dezembro de 2021
Distância: 15kms
Tempo: 1h00min47seg
Média por quilômetro: 4min03seg
Colocação geral: 132 entre os amadores e 165 contado a elite
Atletas no geral: 11.906 concluintes (somando a elite 11.129 atletas)
Colocação na faixa etária (40/44 anos): 32º lugar
Atletas na faixa etária: 1.958 atletas
Número de peito: 3539


Depois de décadas sendo realizada ininterruptamente, a tradicional Corrida Internacional de São Silvestre acabou não acontecendo em 2020 devido a pandemia do Covid-19. Mas, em 2021, com número reduzido de participantes (cerca de 20 mil, segundo a organização) a prova voltou a ser realizada e eu, mais uma vez marquei presença. E para marcar este momento histórico da competição paulistana, nada melhor do que ter um recorde de atletas ubiratanenses na corrida. Fomos em 3 atletas.
Eu, João com 4 participações e Fernando que estrearia na prova.

Saímos da rodoviária de Ubiratã no ônibus da empresa Brasil-Sul no comecinho da noite do dia 29 de dezembro às 19:15h e por volta das 07:00h da manhã já estávamos desembarcando na rodoviária Barra Funda em São Paulo.
Ainda foram com a gente o Tite de Corbélia e o Ademir de Cascavel que fariam a sua segunda participação.

Ao chegarmos em São Paulo, imediatamente seguimos para o Anhembi retirar os kits e na volta almoçamos e fizemos check'in no hotel.
A tarde, dei um 'pulinho' na casa do meu tio em Perus e a noite retornei para o centro onde comemos uma boa e deliciosa pizza e antes das 22 horas fomos dormir.

O Tite queria ir bem cedo para o local da largada e então acordamos umas 05:00h da manhã.
Após tomar o meu café no quarto mesmo, descemos e fomos até o local da largada. Chuviscava um pouco e estava relativamente frio.
Até pensei em pegar a capa de chuva, pois parecia que que aquele chuvisqueiro não iria parar tão cedo. Por sorte não engrossou mais e o tempo meio que, abriu, até terminar a prova.

Conseguimos um bom lugar de largada, já que o número de atletas reduziu quase que pela metade e estava relativamente menos tumulto no local de largada.
No entanto, assim que foi dada a largada, às 08:05 da manhã, parece que 'brotava' gente do chão.
Nem parecia que tinha "só" 20 mil corredores.

Eu me enrosquei um pouco na largada e demorei um tempão até conseguir espaço para começar a correr de verdade. Acredito que só consegui fazer isso lá na descida ao lado do Pacaembu que foi quando alcancei o Fernando e olha que largamos juntos.
O Tite eu nem vi e o Ademir saiu bem na frente e conseguiu pegar caminho livre e disparou. Fazendo os primeiros quilômetros na casa dos 3 minutos, enquanto eu, fiz o primeiro acima dos 5. Se bem que, eu não tinha muitas pretensões para a prova, pois vinha de duas maratonas em sequência e a última (em Sorocaba) três semanas antes da São Silvestre, eu havia feito com 3h03. Então, o meu corpo ainda estava em fase de recuperação e o 'terminar' essa São Silvestre já estava de bom tamanho.

Mas, eu não queria fugir muito além dos 60 minutos e tentava me esforçar para chegar pelo menos próximo a este tempo e ao passar o quilômetro 5 percebi que iria ser bem difícil, pois o meu cronômetro marcava quase 20 minutos e o percurso até ali era bastante favorável. Na verdade, até o km 7 é bem favorável. Depois disso era mais subida. E se eu estava quase no limite de 4 minutos por quilômetros na parte mais fácil, imagina na parte mais difícil para onde iria a media. rsrs
Mas, enquanto há vida, vamos lutar.

Não lembro ao certo o tempo exato, mas cheguei nos 10kms abaixo dos 40 minutos e dali em diante já desisti de fazer a prova abaixo dos 60 minutos, pois como chegaria a Brigadeiro logo mais, eu precisaria fazer um esforço imenso para manter a media de 4 minutos e cansado como eu estava, sei que não iria dar. Então, apenas subi a Brigadeiro, curtindo cada incentivo da galera que estava em peso nas ruas de São Paulo e quanto mais eu me aproximava da Avenida Paulista mais o público gritava. Era de arrepiar. Não tinha como não se emocionar com tudo aquilo. Até parecia que era a minha primeira São Silvestre. Mais não. Já era a 15ª e a sensação era a melhor do mundo.

Entrei na Paulista, fixei os olhos no pórtico de chegada e acelerei numa emoção que não dá para descrever em palavras e cruzei a linha de chegada da minha 15ª Corrida Internacional de São Silvestre com o tempo líquido de 1h00min47seg.
Fui o 132º colocado dentre os atletas amadores e somando com os 33 atletas de elite fiquei na colocação de número 165.

Após cruzar a linha de chegada, peguei minha medalha (achei bem simples esse ano) e o kit lanche e fui até o Masp encontrar com o Ademir e esperar os demais amigos que ainda estavam correndo.
Quando todos chegaram no Masp tiramos algumas fotos e comemoramos com uma boa cerveja gelada e voltamos para o hotel com a chuva novamente dando as caras. Ela deu trégua durante toda a prova, mas após, caiu um dilúvio em São Paulo. rsrs

E após feito o check'out no hotel acompanhei o Fernando até a estação de metrô, dei algumas instruções pra ele, já que ele nunca havia 'viajado' naquilo antes e iria pra casa de um amigo em Jabaquara e pós duas estações com ele voltei para a Paulista encontrar o Tite e o Ademir e fomos almoçar e mesmo com chuva, já após o almoço, corremos para uma estação do metrô e seguimos rumo à Rodoviária Barra Funda e lá, as 15:30h retornamos para as nossas casas, passando o réveillon dentro do busão e cheguei em casa por volta das 4 da manhã do dia 1º de janeiro de 2022.

E assim foi mais uma São Silvestre na vida deste atleta amador que vos escreve.


Segue abaixo algumas fotos:

Meu número.
.
.

O kit.
.
.

João, Tite, Tutta, Fernando e Ademir na entrega dos kits.
.
.

Em Perus.
.
.

Praça toda iluminada e chovendo próxima ao hotel.
.
.

Quase duas horas antes da largada.
.
.

Durante a prova.
.
.

Em frente ao Teatro Municipal.
.
.

"Algumas pessoas acreditam em destino. Outras, acreditam em coincidência. Já os vencedores acreditam em si mesmos!"
.
.

Em frente ao Teatro Municipal.
.
.

Cheguei, chegando ...
.
.

Completando minha 15ª Corrida Internacional de São Silvestre com 1h00min47seg.
.
.

Minha colocação no geral (não contanto a elite)
.
.

Minha categoria (40/44)
.
.

Certificado de conclusão.
.
.

Após a prova.
.
.

A medalha da prova.
Achei uma das mais simples em relação aos últimos anos.
.
.

Os ubiratanenses:
João: 5.113º no geral com 1h41min29seg
Tutta: 132º no geral com 1h00min47seg
Fernando: 196º no geral com 1h03min10seg
.
.

Comemorando mais uma São Silvestre em grande estilo e com grandes amigos.
Fernando, João, Tite, Ademir, Tutta.
.
.

Amigos:
Ademir de Cascavel: 25º no geral, somando a elite com 50min49seg
Tite de Corbélia: 433º no geral com 1h08min17seg.
.
.

Não contavam com nossas astúcia!!!
.
.


Agradecimentos:
Primeiramente sempre a Deus pelo dom da saúde.
E aos amigos parceiros que me ajudaram direta ou indiretamente a estar presente nesta prova (Egídio Salvetti, Vanderlei Neco da Arena Banestado, Juninho 'Piriquito', Ruela da Elétrica do Ruela, Diego 'Pai Véio' e Valmir "Tite" Marasca.



Tutta Maratonista ...

Nenhum comentário: