Ultimamente ando muito preguiçoso para escrever. Tanto é
que a prova do relato de hoje foi realizada no dia 21 de maio e só hoje é que
trago alguns detalhes sobre a minha participação nela. Muita coisa até já foi
esquecida. Mas, vamos ao que ainda resta na memória. rsrs
Mesmo gripado e ainda febril corri com passadas firmes e bem concentrado na prova.
Dados da prova:
Nome da prova: 3ª Cascavel Run Shopping JL
Cidade: Cascavel-PR
Data: Domingo, 21 de maio de 2017
Distância: 21kms
Tempo: 1h19min56seg
Colocação geral: 5º lugar
Atletas no geral: 123 corredores
Cidade: Cascavel-PR
Data: Domingo, 21 de maio de 2017
Distância: 21kms
Tempo: 1h19min56seg
Colocação geral: 5º lugar
Atletas no geral: 123 corredores
Como eu disse acima, esta prova foi realizada no dia 21 de maio e somente hoje trago alguns detalhes sobre ela. De antemão quero agradecer a Secretaria Municipal de Esportes de Ubiratã pelo patrocínio nas inscrições e ao Bruno Menegon que nos levou com seu carro e parabenizá-lo pela ótima estreia em corridas de rua fazendo a prova de 5kms.
Ainda foram com a gente o Braguinha, o Magaiver e o Marcos, que junto comigo iriam fazer os 21kms.
Saímos de Ubiratã as 05:30h da manhã e as 06:40h já estávamos de frente ao Shopping JL, local da entrega dos kits, largada e chegada das provas de 5, 10 e 21kms.
Praticamente madrugamos em Cascavel. Apesar de chegarmos faltando menos de uma hora para a largada, que seria as 07:30h, ainda não havia quase nenhum corredor nos arredores. Retiramos o kit com a maior tranquilidade possível.
A temperatura estava na casa dos 14 graus quando chegamos. Talvez isso tenha feito com que os corredores ficassem um pouco mais debaixo dos cobertores. rsrs
Equipe de Ubiratã 'curtindo' o frio de 14 graus em Cascavel.
Enquanto os atletas iam chegando nós íamos nos aprontando e faltando poucos minutos para a largada fizemos um pequeno aquecimento e em seguida nos perfilamos.
Primeiro seria dada a largada apenas para quem iria fazer os 21kms e meia hora depois seria a vez dos 5 e 10kms largarem.
.
Vídeo da Largada dos 21kms.
Procurei me posicionar bem a frente do pelotão. Pois o objetivo era tentar fazer 1h18 ou menos. Porém, uma gripe que havia adquirido na terça-feira que antecedeu a prova poderia atrapalhar bastante. Principalmente porque nos últimos dois dias havia piorado um pouquinho.
No entanto, amanheci relativamente bem no domingo e fiz uma boa largada. Mantendo-me entre os primeiros colocados.
Passei na marca do primeiro km com 3min26seg, relativamente forte para quem não estava 100% e pelo fato de que o percurso prometia muita subida. Este primeiro quilômetro acabou sendo o melhor tempo entre todos os quilômetros da prova.
Já o segundo km o tempo chegou a quase quatro minutos (3min58seg pra ser bem exato).
Neste momento eu era o sexto colocado geral da prova. Colocação esta que foi conquistada por volta do km 1 ou um pouco antes. Já não lembro direito. Só sei que era o sexto. rsrs
E assim como nos dois primeiros quilômetros, fui oscilando o tempo, ora um km próximo aos 3min30seg, ora perto da casa dos quatro minutos.
No quilômetro 6 alcancei o Anderson, amigo de Umuarama e ficamos por um bom tempo disputando dois pódios: o quinto lugar geral e o primeiro lugar da categoria. Já que o sexto colocado seria o primeiro da categoria 40/44 e somos da mesma faixa etária.
Completei o quilômetro 10 com pouco mais de 37 minutos. Nada mal para quem estava ‘meio’ debilitado. E caso conseguisse manter o ritmo daria para fechar a prova no tempo previsto. E como eu ainda estava lado a lado com o Anderson o ritmo vinha se mantendo abaixo dos 3min40seg de media desde o km 7.
Mas, aí veio o principal obstáculo da prova.
Primeiro pegamos uma longa descida e aqui já comecei a sentir algumas dores nas panturrilhas.
Devido a intensidade da descida tive que correr meio que segurando o ritmo (freando) para não abrir demais a passada e assim correr o risco de cair ou de se lesionar mais seriamente.
Em seguida veio uma fortíssima subida que daria para a entrada da faculdade de Cascavel, a popular FAG.
Neste quilômetro eu ultrapassei os quatro minutos, com o cronometro marcando 4min07seg. Que só não foi pior do que o quilômetro seguinte que devido ao desgaste e enorme cansaço causado tanto pela descida como pela subida, marquei 4min10seg.
O Anderson que seguia comigo relatou os meus problemas, gripe e dores nas panturrilhas. Na hora até pensei: -“dois doentes numa mesma disputa”. Porém, a disputa era saudável. rsrs
Subida da FAG.
.
Após passar pela entrada da FAG e finalizar a subida, km 12 mais ou menos, eu assumi definitivamente o quinto lugar geral e comecei a abrir vantagem do Anderson e a visualizar o Nilmar, que abriu grande vantagem na largada e que agora parecia estar pagando o preço por sair forte demais e com isso começava a ficar mais lento. Melhor pra mim que comecei a imaginar uma possível aproximação e quem sabe até uma ultrapassagem no finalzinho da prova como aconteceu duas semanas antes na prova do Circuito SESC ali mesmo em Cascavel.
Ao chegar na Avenida Tancredo Neves, onde ultrapassei o Nilmar na prova do SESC duas semanas antes, a distância entre ele e eu havia caído consideravelmente.
Ele estava a menos de 200 metros na minha frente.
Quando adentramos novamente na Avenida Brasil a distância estava na casa dos 100 a 120 metros no máximo. Dei uma olhada para trás para conferir a distância que eu estava do Anderson e nem o avistei. Ou seja, a posição não estava ameaçada, o jeito então era arriscar um pouco mais e ir em busca do quarto lugar geral. Mas, neste ponto, km 19 mais ou menos, o corpo já não era mais o mesmo. As pernas pesadas. A panturrilha doendo desde a descida da FAG, o corpo bem debilitado devido a gripe e a grande porção de remédios de todos os tipos que eu vinha tomando ao longo dos últimos cinco dias pesaram bastante e manter o ritmo quase na casa dos quatro minutos já estava sendo muito sofrido.
Estava fazendo esta média de quase quatro minutos desde o km 15.
Ainda assim consegui forçar um pouco o ritmo nos dois últimos quilômetros, mas não foi lá essas coisas. Fiz 3min45seg e 3min47seg nos kms 20 e 21, respectivamente, que não foi o suficiente para alcançar o Nilmar que chegou a apenas 14 segundos na minha frente.
.
Vídeo da Minha chegada.
Nem preciso dizer que não fiquei nada satisfeito com o meu desempenho, pois planejava algo em torno de 1h18 ou menos e fechei os 21km com quase 1h20 (1h19min56seg pra ser mais exato)
Porém, como havia pegado essa gripe a poucos dias da prova o resultado até que não havia sido tão ruim. Mas, a gente sempre quer melhorar, independente de qualquer coisa. rsrs
Imediatamente após receber minha medalha e comer algumas frutas e tomar um pouco da Gatorade fui me trocar para evitar que a gripe piorasse, pois duas semanas depois haveria mais uma prova de 21kms, desta vez lá em Foz do Iguaçu, cujo texto referente sai em breve. rsrs
Após me trocar fiquei conversando com o Bruno que, como eu disse anteriormente, estreou em corridas de rua fazendo os 5kms e completou com 27min41seg na 12ª colocação geral e ficamos na expectativa de quem venceria a disputa entre o Magaiver e o Marcos. Nas últimas três ou quatro disputas o Marcos havia levado a melhor.
Mas, desta vez o Magaiver conseguiu dar o troco chegando quase 5 minutos na frente do Marcos.
E por fim, chegou o Braguinha.
Bruno na estréia fazendo os 5kms.
.
Magaiver acelerando no finalzinho para completar os 21km em 53º no geral e em 5º na categoria 50/54 anos com 1h45min38seg.
.
Marcos perto de finalizar em 64º no geral e em 15º na categoria 35/39 anos com 1h50min29seg.
.
Por fim chegou o Braguinha que já vinha comemorando (mesmo sem saber) o 3º lugar na categoria 55/59 anos com 1h51min48seg. No geral ele foi o 67º colocado.
Depois que todos completaram, ficamos próximo a linha de chegada esperando a prova ser finalizada para então começar a premiação. Como demorou muito eu comecei a sentir muitos calafrios e a tremer como uma “vara verde”. A febre voltou com força total e como eu não tinha levado remédio algum, tive que ser forte e suportar. Mas, confesso que foi sofrido. Achei que ia passar mal de tão alta que estava a febre. Por sorte conseguir suportar.
Momentos antes de ser chamado ao pódio, o 'curioso' Magaiver acabou olhando a listagem dos atletas que subiriam ao pódio e por surpresa acabou encontrando o nome do Braguinha em 3º lugar na categoria 50/54 anos o que causou alegria em todos os ubiratanenses presentes na prova, principalmente para o Braguinha que conquistava assim o seu segundo pódio na carreira e o primeiro em uma prova importante.
Pouco depois encontramos o vice-prefeito de Ubiratã e cobramos mais apoio ao atletismo municipal e mostramos que a cidade estava bem representada na 3ª Cascavel Run Shopping JL com dois atletas no pódio e após eu ser chamado para receber o meu troféu o vice saiu.
Em seguida o Braguinha foi chamado ao pódio e na sequência voltamos pra casa.
E assim finalizamos mais um final de semana de corrida.
Segue abaixo mais fotos:
Meu número.
.
.
Camiseta da prova.
.
.
Selfie com os Ubiratanenses e o Márcio Lottermann, campeão de 30/34, ao fundo.
.
.
Tutta em algumas fotos durante o percurso:
.
.
Magaiver em algumas fotos durante o percurso:
.
.
Marcos em algumas fotos durante o percurso:
.
.
Braguinha em algumas fotos ao longo do percurso:
.
.
Tutta após a prova.
.
.
Pódio Geral Masculino dos 21kms.
.
Classificação dos 30 primeiros colocados no geral masculino dos 21kms.
Clique na imagem para ampliar.
Clique na imagem para ampliar.
.
.
Classificação das 30 primeiras colocadas no geral feminino dos 21kms.
Clique na imagem para ampliar.
Clique na imagem para ampliar.
.
.
Classificação dos 30 primeiros colocados no geral masculino dos 10kms.
Clique na imagem para ampliar.
Clique na imagem para ampliar.
.
.
Classificação das 30 primeiras colocadas no geral feminino dos 10kms.
Clique na imagem para ampliar.
Clique na imagem para ampliar.
.
.
Classificação dos 30 primeiros colocados no geral masculino dos 5kms.
Clique na imagem para ampliar.
Clique na imagem para ampliar.
.
.
Classificação das 30 primeiras colocadas no geral feminino dos 5kms.
Clique na imagem para ampliar.
Clique na imagem para ampliar.
.
.
Todos os ubiratanenses presentes na 3ª Cascavel Run:
Da esquerda para a direita: Braguinha, Magaiver, Tutta, João, Bruno e Marcos.
Da esquerda para a direita: Braguinha, Magaiver, Tutta, João, Bruno e Marcos.
.
.
Medalha da prova.
.
.
Troféu.
.
.
Braguinha em 3º lugar na categoria 55/59 anos.
.
.
Braguinha - 3º na categoria e Tutta - 5º geral nos 21kms.
.
.
Braguinha em 3º lugar na categoria 55/59 anos.
.
.
Braguinha - 3º na categoria e Tutta - 5º geral nos 21kms.
Agradecimentos:
A Deus, sempre.
E a todos que direta ou indiretamente ajudaram para que eu pudesse participar de mais esta prova.
Abraço a todos e até a próxima...
Tutta Maratonista de Ubiratã
www.correndocorridas.blogspot.com.br
2 comentários:
Parabéns Tutta pelas provas e publicações. Você precisa montar uma escola de corredores em Ubiratã, usar sua experiência para fazer novos campeões
Resposta ao Edson Leite:
Muito obrigado Edson.
Pra montar uma escolha de corredores eu precisaria ser formado em Educação Física. O ideal é se a Secretaria de Esportes de Ubiratã fizesse isso e disponibilizasse um professor somente para o atletismo. Daí eu poderei contribuir com algo.
Abraço.
Tutta - Maratonista de Ubiratã
www.correndocorridas.blogspot.com.br
Postar um comentário