terça-feira, 31 de março de 2009

Prova Número 44

Data: Domingo, 29 de março de 2009
Cidade: Cascavel-Paraná
Nome da Prova: 4ª Etapa do Circuito SESC-Pr de Caminhada e Corrida de Rua
Distância: 10.000 metros
Tempo: 35min40seg

Número de Atletas na categoria masculino adulto: 169
Colocação Geral: 7º lugar
Faixa-etária 30 a 34 anos: 1º lugar
Atletas Faixa-etária: 23


Ola amigos blogueiros/corredores.
No último domingo dia 29/03, estive competindo na cidade de Cascavel, aqui mesmo no Paraná.
A prova é uma realização e organização do SESC com apoio do Sistema Fecomércio paranaense.
São ao todo 19 etapas no circuito, sendo que esta de domingo foi apenas a quarta, e minha primeira participação este ano.
Saí de Ubiratã para Cascavel (75km) às 07h45 da manhã.
Cheguei ao local (Avenida Trancredo Neves) aproximadamente uma hora após ter saido.
Fui direto retirar meu kit, que era composto por quatro alfinetes, o número de peito e uma camiseta do evento (não houve chip de cronometragem).

Meu Número.


Pêgo o kit, fui pôr o número na camiseta, me vestir e começar a fazer o aquecimento.

Magaiver, Eu, Pirinha e Edson Leite poucos minutos antes da largada.
.
.
A largada da prova era marcada para as 09h30, mas devido a um pequeno atraso nas categorias mirim, infantil, juvenil e caminhantes, a largada se deu às 09h45, com quinze minutos de atraso.

Largada.
.
.

O calor era escaldante, algo em torno de 30 graus, ou mais.
Saí na frente do pelotão (não há atletas de elite nestas provas do SESC-Pr, por não haver premiação em dinheiro e por isso a baia de largada é única) mas, devido ao tumulto da largada acabei ficando um pouco pra trás, como aparece nessa foto acima (eu tô todo de branco atrás do rapaz de short preto no canto direito da tela, me viram aí? hehehe) mas logo alcansei os ponteiros.
Minha estratégia seria acompanhar um atleta que está em todas as etapas (Gainete) da cidade de Califórnia-Pr.
Pois, o meu ritmo e o dele no ano anterior era quase idêntico (aproximadamente 35 minutos ou pouco menos que isso nos 10kms).

Acompanhei o grupo da frente até o km 1, mas quando olhei no relógio e vi o tempo de 3min04seg pensei:
- "Pow, to rápido demais. Com esse calor se eu mantiver este ritmo quebro antes do km 5".
Preferi diminuir um pouco, e ainda assim passei o km 2 com 3min20seg, ainda rápido.
Nos meus treinos o ritmo estava sendo em torno de 3min30seg/km.
Mas estes treinos eram feitos a tardinha, quase sem sol, e o sol naquela manhã de domingo na prova estava fortíssimo. Diminui mais um pouquinho e passei o km 3 com 3min32seg.
"Neste ritmo esta bom" - pensei.

Mas aí é que vem a síndrome do km 4.
Todos os meus treinos de ritmo este km é o que vinha fazendo a diferença, pra pior, é claro. (cerca de 3min45seg ou mais). E não deu outra, 3min46seg.
O jeito era não desanimar, pois mesmo este km 4 ter sido alto, o ritmo médio ainda estava sendo abaixo dos 3min30seg/km.
Tentei manter o ritmo.

Quando fiz o contorno dos 5km, avistei meu treinador, meu pai e meu primo que estavam me prestigiando na prova. Eu era o oitavo no geral nessa ocasião e o relógio marcava 17min25seg.

Eu completando a primeira volta do percurso (5km com 17min25seg).



Mas foi impossível manter este ritmo até o final.
Consegui mantê-lo até a marca do 7º km, 24min26seg, (os meus treinos de ritmo para provas de 10km são de 7km e são basicamente neste ritmo).

Mas depois disso, caí consideravelmente.
Ultrapassei apenas um atleta e no km 9 (depois descobri que ele era o meu “adversário” na faixa etária) e fechei a prova em 35min40seg.
Fui o sétimo colocado geral.

Eu a poucos metros de fechar a prova.


Fiquei até um pouco desanimado com o resultado, pois no ano anterior eu fui o quinto geral e na faixa etária acabei em terceiro. Achei que não dava nem pódio dessa vez.
Mas a surpresa estava por vir.

O resultado em todas as etapas do Circuito SESC saem em murais alguns minutos após o término da prova.

Meu pai foi o primeiro a ir olhar, veio todo contente para o meu lado e me disse: - VOCÊ FOI O PRIMEIRO!
Pow, eu nem acreditei e tive que ir lá constatar pra ver se era verdade.
E não é que era mesmo...rsrsrs
"Como pode???" Eu me perguntava.
"Será que esta classificação está certa???"
E ficava lembrando do ano anterior onde tinha feito um tempo bem melhor, ficado duas colocações mais a frente no geral e tinha sido o terceiro na faixa etária.
Mas a verdade estava estampada ali, naquele mural:

Categoria 30 a 34 anos
1º CLAUDEMIR FERREIRA - 32 ANOS – UBIRATÃ-PR.


E eu mesmo sem ter me preparado tanto como em 2008 para vencer uma etapa do circuito para me classificar automaticamente para a última etapa na cidade de Curitiba, eu havia conseguido ali, poucos instantes atrás, e sem muito treino para tal façanha.

E o atleta que eu havia ultrapassado no km 9, acabou sendo o segundo colocado nessa categoria (durante a prova por pouco não deixo ele ficar na minha frente, devido a eu já estar muito cansado e sem muita força para forçar o ritmo e ultrapassá-lo, já que ele estava consideravelmente bem a minha frente. Mas dei o meu máximo no momento e consegui ultrapassá-lo.).

A emoção foi maior ao subir no pódio.
Foi a primeira vez em que subo no lugar mais alto do pódio fora da minha cidade, mas foi a segunda vez que venço minha categoria (a outra foi na Meia Maratona das Cataratas em Foz do Iguaçu em 2008, mas lá, devido a um probleminha nos leitores dos chips acabei por receber o troféu em casa).

Pódio da categoria 30 a 34 anos. (masculino: 1º Eu -> 35min40seg, 2º Mauro José Alves -> 55min55seg e 3º João da Silva -> 36min34seg). Feminino: 1ª Edimar de Oliveira -> 54min27seg, 2ª Iracema da Cruz -> 54min30seg e 3ª Bianca de Oliveira -> 1h02mni49seg.




E só para completar o post, quero deixar registrado aqui a participação de outros três corredores de Ubiratã que estiveram presentes na prova de Cascavel.

Luís Carlos Bondezan (o Magaiver) foi o 53º colocado geral da prova e o 9º na faixa etária de 40 a 44 anos com o tempo de 43min19seg (haviam 26 atletas em sua categoria).

Magaiver terminando a prova.


Edson Leite foi o 95º colocado geral e o 10º na faixa etária de 45 a 49 anos com o tempo de 48min09seg. (haviam 17 atletas em sua categoria).

Edson Leite terminando a prova.


E a atleta Maria Aparecida Bernardino da Luz (a Pirinha) foi 27ª colocada no geral feminino e a 3ª na faixa etária de 20 a 24 anos com o tempo de 1h06min59seg. (houve apenas 3 atletas em sua categoria e apenas 32 atletas no geral).

Pirinha terminando a prova.


No geral masculino houve 169 atletas.



Notas:
1
– Fomos em sete pessoas para Cascavel (Eu, Edson Leite, meu pai, meu primo, Magaiver, Pirinha e o treinador e professor de Educação Física Luís Carlos Smanhoto) divididos em dois carros. Sendo que no carro do Smanhoto onde foram a Pirinha e o Magaiver eles conseguiram apoio do BCA Transportes/Posto Ipiranga e da Madeireira Piveta.
Enquanto que no carro do Edson, nós mesmos bancamos a nossa ida, mas com grande custo e sacrifício fizemos o Edson aceitar pelo menos 10,00 reais de cada uma (30,00 reais no total) para ajudar nas despesas. Ele não queria aceitar por que segundo ele, ele iria de uma forma ou de outra, e iria gastar da mesma forma. Mas todos nós queríamos ajudá-lo e insistimos até que ele aceitou. Muito obrigado a você Edson e aos patrocinadores que ajudaram o Magaiver.
(O gastos em cada carro foi de aproximadamente 50,00 reais entre combustível e pedágio).

2 – Assim que terminei a prova, tomei um copo d’água comi algumas frutas e fui ao encontro da Pirinha para acompanhá-la nos metros que restavam para a conclusão de sua participação na prova. Pois sabia que ela não havia treinado 10km desde quando iniciou seus treinos.
Ao encontrá-la ela estava andando e me disse que pensou em sentar após o km 6 e esperar algum socorro para terminar o percurso mas que foi incentivada por uma cascavelense a correr/caminhar junto dela.
Quando a encontrei corremos por algumas centenas de metros mas ela estava muito cansada e não conseguia correr todo o tempo. Então intercalamos entre corrida e caminhada até o final. Quero aqui deixar os meus parabéns a você Pirinha e força nos treinos, ok menina? Quando precisar de um acompanhante nos seus treinos é só me avisar. Estou a disposição.

3 – Houve mais de 200 voluntários ajudando na organização desta etapa do circuito SESC-Pr de Caminhada e Corrida de Rua. E mais de 1.200 atletas inscritos em todas as categorias (mirim, infantil, juvenil, adulto e caminhantes).

4 – Quatro postos de água em cada volta ao longo do percurso de 10kms que compreendia 2 voltas de 5kms cada.
Frutas a vontade ao final da prova (banana, laranja e melancia).
Atendimento médico durante todo o percurso e ao final da prova também e massagem.

5 - O único ponto falho na minha opinião foi a água servida no percurso estar quente.

6 - Hoje dia 31/03/09, resolvi ir na Câmara Municipal de Vereadores de Ubiratã ver como é uma Sessão Extraordinária e fui surprendido quando o vereador Cidão do Lux (um dos vereadores mais bem conceituados do munícipio de Ubiratã, eleito nas últimas quatro gestões consecultivamente) citou meu nome agradecendo pela presença.
Na ocasião ele disse mais ou menos assim:
- "Quero agradecer a presença do Tutta, O Homem Mais Rápido do Município de Ubiratã".
Pow, aquilo me elevou lá em cima. Depois ele ainda citou as minhas participações na Corrida de São Silvestre e disse que sempre estou a representar muito bem o município por onde passo.
Quero deixar aqui registrado o meu muito obrigado a você Cidão.

7 - Quero agradecer também ao Fábio do site http://www.ubirataonline.com.br/ pela publicação de uma matéria sobre a minha participação na prova em Cascavel (link da matéria: http://www.ubirataonline.com.br/?secao=noticias_ver&id=824) e ao Jornal o Vale do Piquiri e Tv Vale pela publicação no jornal e pela matéria feita pelo Antônio Beckauser comigo no dia 01/04/09 quando eu estava a treinar na pista de atletismo do Estádio Municipal e que foi exibida no no seu programa de Tv no dia seguinte.

8 - Na categoria geral masculino houve 169 concluíntes e um deles foi um amigo de ubiratanense e corremos uma prova juntos no ano 2000 na minha segunda prova. Infelizmente desta vez não tiramos fotos, mas ele está completamente diferente. Engordou e bastante. Conversando com ele soube que ele foi para Cascavel servir o exército, ficou uns três anos e saiu. Só não me recordo agora no que ele trabalha. Mas quero deixar aqui registrado também os meus parabéns pra ele. Abílio. Abraços e em maio estaremos aí em Cascavel denovo correndo no em volta do lago 12km.


Bom, é isso aí amigos.
Segue abaixo mais algumas fotos.

Smanhoto (não correu devido a uma lesão), Eu, Pirinha, Magaiver e edson após a prova.
.
.
.
.

Eu no pódio elevando o meu troféu lá no alto.
.
.
.


Pirinha, em seu posto de 3ª colocada na faixa etária de 20 a 24 anos.
.

.


Eu e a Pirinha com os nossos troféis.
.


.

Esses são meu primo, Cléber de São Paulo e meu pai, Cido um santista roxo. Eles estão tomando uma cervejinha, dê uma olhada na mão de meu pai, e o Cléber,?, ah, ele preferiu esconder a dele. rsrsrsrsrs

.

.


Minha 35ª medalha.
.

.



Meu 12º troféu.




Dinheiro gasto para a participação nesta prova:

Inscrição: 10,00 R$
Ajuda no combustível da viagem: 10,00 R$

Total: 20,00 R$



...tutta...
ubiratã-pr.
www.correndocorridas.blogspot.com

9 comentários:

Emerson Jacques - corredor disse...

Parabéns brother, iniciou com o pé direito o circuito. Grande abraço e bons treinos. A gente se vê, com a graça de Deus

Diego da Costa disse...

Parabéns Tutta pela excelente prova. E bons treinos. Abraços!!!

Carlos Alexandre Lopes disse...

Parabéns meu amigo. Vc esta a voar muito bem

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Tuttão mais uma belo relato, mais uma bela vitória hein, Parabéns amigo vc merece e muito tá voando hein, depois vc diz que eu que voo baixo...rsss..
3min e 4 seg, com certeza vc estava a jato...rsss
Meu amigo po para com isso, vc fizeste um belo tempo e só pq o ano anterior vc fez menos, isso não é para ficar desanimado e sim contente, pense nisso, nem todas corridas são iguais, pense nisso...
Muito legal da sua parte voltar para dar um apoio moral a PIrinha.
Valeu camarada.
Boa semana e bons treinos.

Um abraço,

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

Paulinho Stone disse...

E ae Tutta!!!
Bela prova! 35' não é pra qualuer um!!
Parabéns pela 1ª Colocação e parabens também a Pirinha!

Abração!!

Paulinho Stone
www.paulinhostone.blogspot.com

llklkl disse...

Meu brother...haja folego hein, seus tempos são foda !!!!
Um dia chego lá..por enquanto me contento em finalizar os 10km na casa dos 44-48.
E se eu finalizar os 21km abaixo de 2 hrs to feliz...rs
Valeu cara..e vambora !
runningbrazil.blogspot.com

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Amigo eu já estive aqui nesse mesmo relato te parabenizando mais estava sem foto, agora vc enriqueceu com as fotos, legal...Precisa dizer mais alguma coisa eu acho que não né, fizeste uma brilhante corrida, ficando em 1º ganhaste uma bela medalha e um belo troféu os atletas de Ubiratan fizeram bonito nessa prova...PARABÉNS mais uma vez.

Um abraço,

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

tutta disse...

Emerson,
Verdade Emerson, iniciei com o pé direito mesmo. hehe.
Sabe, no ano passado me "matei" de treinar para vencer uma etapa dessas e nada, este ano nem precisou d muito esforço e deu no que deu. Venci.
Abraços.


Diego,
Muito obrigado, igualmente pra vc.


Carlos,
Valeu amigo, mas não voo tanto assim não. hehe


Jorge,
Muito obrigado.
E vc voa sim, rsrsrs
Mas 3min04seg foi no primeiro km, depois caiu e fechei com mais de 3min30seg de média.
E eu fiquei triste porque pensei que não daria pódio, mas vc tem razão, cada prova é uma prova, e não há prazer maior do que ter saúde e estar correndo e apoiando amigos. Como foi o caso da Pirinha, minha amiga que voltei pra dar forças pra que ela completasse o percurso.
Obrigado por tudo grande amigo.
Inclusive obrigado por voltar ao post pra ver as fotos e deixar mais um comentário.


Paulinho,
É isso aí amigo, pra fazer uma prova na casa de 35min vc tem que suar muito, eu que o diga. rsrs
Abraços e muito obrigado.


Rick,
Muito obrigado.
Concerteza o tempo que eu faço nos 10km, com treinos vc chegará lá sim.
O que vale é não desistir, ok?
E quanto a meia maratona com 2h, é um tempo alcansável por vc fácil fácil.
Vá lá amigo.


Abraços a todos e muito obrigado por comentar este meu post.



...tutta...
ubiratã-pr.
www.correndocorridas.blogspot.com

Unknown disse...

Parabéns!

Vai vir p/ ctba no dia 26/07?
vai ser minha primeira corrida!

falowww