Três semanas após a minha fantástica participação na Maratona em Florianópolis, já estava seguindo para mais uma prova de 42k.
Segue os dados gerais da prova:
Corrida número: 229
Nome da prova: 2ª Maratona de Campo Grande
Cidade: Campo Grande-MS
Data: Domingo, dia 02 de Julho de 2023
Distância: 42,2kms
Tempo: 2h44min15seg
Media por quilômetro: 3min53seg
Colocação geral: 3º lugar
Atletas no geral: 161 atletas
Número de pódios (fora de Ubiratã): 122 pódios
Pódios por classificação geral: 50 pódios
Pódios na categoria por faixa etária: 67 pódios
Pódios em equipes e/ou duplas: 5 pódios
Número de peito: 4138
Às 12 horas e 40 minutos do dia 30 de junho de 2023 eu embarcava no ônibus da empresa Expresso Maringá, em Ubiratã, rumo à Cascavel. De lá, sairia às 20 horas num ônibus da Valdir Tur fretado pelo Carlos que é o principal responsável pelas excursões da equipe Força Runners e eu, como sou amigo da equipe, embarquei junto em mais esta aventura.
Seguimos com um grupo de 52 corredores rumo a Campo Grande no Mato Grosso do Sul onde no domingo, dia 2 de julho estaria correndo a segunda edição da Maratona de Campo Grande.
No ano anterior, 2022, eu havia sido o VICE-CAMPEÃO geral completando a prova com 2h54.
Já neste ano de 2023, não teria muita noção de qual seria o meu desempenho. Pois, havia corrido super forte a Maratona da Cidade de Florianópolis, três semanas antes e por conta disso não sei se teria pernas o suficiente para "brigar " por pódio geral novamente. Além do mais, a premiação em Campo Grande havia aumentado em relação ao ano anterior e consequentemente o nível dos atletas também poderia ser melhor. E realmente foi.
Cheguei em Cascavel às 14h40.
Fiquei um tempo na rodoviária para recarregar um pouco o celular e depois segui até o Muffato comprar algumas coisas para comer na viagem.
E retornei para a rodoviária onde fiquei até às 18 horas.
Depois, jantei num restaurante em frente e por volta das 18h40 segui a pé até as dependências do ginásio Ciro Nardi onde pegaria o ônibus e embarcamos às 20 horas e 20 minutos.
Durante a viagem praticamente não dormi.
Achei o ônibus da Valdir Tur muito ruim. Apertado. Sem espaço para esticar as pernas e me mexia o tempo todo tentando achar uma maneira mais confortável, mas foi em vão. rsrs
Consegui apenas dar um leve cochilo quase amanhecendo o dia, mas foi muito pouco em relação ao que eu precisava.
Chegamos em Campo Grande muito cedo. Por volta das 8 da manhã e só podíamos entrar no hotel após às 12 horas.
Aproveitamos então e fomos pegar os kits e o sol já dava o ar da sua graça. Estava bem quente e na volta ficamos uma eternidade no saguão da hotel até começarem a servir o almoço e após o almoço ainda dei um pulinho no Bio Parque Pantanal para conhecer e só fui tentar dormir um pouco após as 15 horas e ainda assim não foi muita coisa. Pois, o meu parceiro de quarto, Sidnei, estava assistindo uma competição de ciclismo e o som estava relativamente alto. No entanto, consegui descansar um "tiquinho". rsrs
'Acordei' às 17 horas, terminei de assistir o ciclismo e após o banho comi algum lanche que havia levado (nem saí para jantar) preparei tudo e fui dormir antes das 20h30 e acordei às 4h30 da manhã do dia 2 (dia da prova).
Desta vez dormi bem e acordei às 4h30 e após o café da manhã segui com o meu parceiro de quarto, Sidney, para o local da largada.
Lá encontrei com o amigo Dário que mora em Campo Grande e acabamos deixando os nossos pertences na tenda da equipe dele.
Em seguida fui fazer um breve aquecimento e segui para o local de largada e saímos às 6h03.
Saí bem na frente do pelotão e logo já era o décimo colocado geral. No entanto, às largadas dos 7, 21 e 42kms foram simultâneas e então, eu poderia estar mais bem colocado na maratona. E estava. Só fui saber lá no km 22. kkkkkk
Passei o primeiro km com 3min31seg. Pouco depois o pessoal dos 7k viraram a direta e subi para 3° geral. Mas, ainda poderia estar melhor colocado, pois à minha frente poderiam ter atletas da meia. E tinha. Fiquei sabendo bem mais pra frente.
No segundo km o meu tempo era de 7 minutos cravados. Ou seja, passeio último km com 3min29seg.
E ia seguindo num ritmo bem forte. Nem parece que havia feito uma outra maratona três semanas antes. rsrs
Passei a marca dos 10k com 36min27seg
Pouco antes havia ultrapassado um atleta que era da meia maratona e subi para segundo geral. No entanto, ainda poderia estar numa melhor colocação, ou seja, eu poderia ser o líder da maratona, pois o atleta que seguia à minha frente poderia estar correndo os 21k e estava. Só fui saber lá bem depois.
Após o quilômetro 13 fui ultrapassado por um atleta da maratona e caí novamente para o terceiro lugar. Mas, na verdade eu perdia ali a liderança da maratona.
Nos 15 quilômetros eu passei com 55min23seg. Trinte e sete segundos mais rápido do que em Florianópolis 3 semanas antes.
Dali para completar a meia não demorou muito. Mas, devido a alguns trechos em subida cheguei na metade dos 42k com quase 1h19. Já um minuto a mais do que em Floripa.
No quilômetro seguinte me informaram que eu era o segundo geral na maratona.
Daí é que fui racionar, que do km 1 até o km 13,5 eu era o líder da maratona. Liderei todo este trecho sem saber que era líder. Foi uma 'liderança' até meio sem graça. rsrs
E nem senti tanta aquela sensação gostosa de estar liderando uma prova, mas foi legal demais saber que havia liderado todo este tempo.
E o atual líder, estava a menos de 100 metros de distância naquele momento. Ou seja, eu teria chances de "brigar" novamente pela liderança a qualquer momento.
E não demorou muito.
Fui me aproximando a cada passada até encostar e ultrapassar o líder no quilômetro 26, reassumindo assim a liderança da prova.
E aí sim, a emoção e a sensação gostosa de estar na frente de uma prova deu o ar da graça. rsrs
É bom demais. rsrs
Só que a partir dos 30k, foi batendo o cansaço da viagem e, acredito, que da prova de Floripa três semanas antes e com isso fui diminuindo o ritmo e próximo do km 32 fui ultrapassado novamente e não mais consegui acompanhar o líder.
Mas, já estava satisfeito por tudo que havia feito na prova. Agora, era manter o foco e tentar não quebrar tanto para não perder mais colocações..
E o ritmo até que fluía muito bem.
Em certos momentos corria abaixo dos 3min45seg. No entanto, a grande maioria das passagns de quilômetros começava a ficar mais próximo dos 4min e algumas vezes até acima disso até que por volta do km 37 perdi a vice-liderança e não tive forças para seguir próximo ao atleta que acabara de me ultrapassar.
Mas, ainda estava satisfeito.
No km 38 pegamos um bom trecho em leve subida e vento contra. Pensei em caminhar, mas não caminhei, pois assim daria a entender para o meu corpo que estava na hora de parar e eu não queria parar. E assim fui tentando administrar o ritmo e acabou dando tudo certo.
Passei os 40k com 2h34min48seg.
E os 41 com 2h39min30seg e dali era só descendo até cruzar a linha de chegada com 2h44min18seg (2h44min15seg pelo tempo líquido oficial).
O meu 3° melhor tempo em maratonas.
Acho que nem preciso dizer que fiquei feliz demais da conta, né? rsrs
Foi uma emoção enorme que não dá para descrever em palavras.
Mas, fiquei super feliz e mega satisfeito com mais um resultado extraordinário.
Foi minha 32ª maratona das quais, 17 são abaixo de 3 horas.
Após cruzar a linha de chegada peguei minha medalha e fui dar uma volta para tentar evitar câimbras, acabei não me sentindo muito bem e por precaução fui até o ambulatório médico, pedir para medir a minha pressão, estava 11 por 7. Me informaram que era normal e em seguida comecei a sentir uns calafrios e pedi para me deitar. Mas, não foi nada de mais. Talvez só esforço por conta da prova. Ou das provas.
O problema maior foi quando tentei me levantar. Pois, me atacou uma câimbra bem forte e precisei que me fizessem massagem e aplicassem gelou. Alguns minutos depois já estava bem e pude sair 'caminhando' e depois foi só aguardar a demorada premiação e enquanto não saia, fiquei conversando com alguma galera, entre eles o amigo Sacadura de Campo Grande, o campeão dos 7 e 4º colocado dos 21k e várias amigos de Cascavel que fomos juntos na viagem. E como ainda estava enrolada a premiação, fui tomar uma boa e gelada água de coco e voltei para o pódio onde ainda demorou mais meia eternidade até a minha premiação. kkk
A prova foi perfeita. Mas, a premiação foi muito demorada. Por pouco não precisei pagar meia diária a mais no hotel.
Acredito que na próxima edição seria interessante premiar os atletas dos 7 e 21k assim que as provas forem sendo finalizadas. Seria bom para todos. Principalmente para quem correu os 7 quilômetros. A prova aconteceu junto com a maratona, ou seja, largada às 06:00h da manhã e a premiação foi feita apenas às 11:00 horas. Imagina o desespero da galera em ficar esperando todo este tempo.
O pessoal da meia maratona também poderiam ser premiados ao final da prova. Ou seja, três horas após a largada e assim só restariam os 42k para premiarem após as 11 horas.
Não sei se alguém vai ver, mas fica minha dica aos organizadores.
Ao final da premiação preenchemos os dados de nome, colocação, prova e PIX para que a organização pudesse fazer o pagamento nos próximos dias (recebi já na terça-feira, dois dias após a prova) e voltei para o hotel onde fui recebido com gritos e aplausos da galera de Cascavel que já estavam quase todos no saguão do hotel e prontos para voltar pra casa.
Foi uma emoção e tanto. Quase chorei. rsrsrs
Após o banho e check-out, seguimos até uma churrascaria onde almoçamos e partimos de volta à Cascavel onde passei o restante da madrugada na casa do ex-policial Valdir que na manhã seguinte teria alguns trabalho para fazer em Corbélia, Cafelândia e Ubiratã e me ofereceu carona e pouso.
Muito obrigado Valdir.
E assim foi mais uma corrida na vida deste atleta amador
Segue abaixo mais algumas fotos:
Fiz um vídeo bem amador e caso queiram ver é só clicar AQUI
Com o amigo Dário que completou a maratona com 4h23'29 e sua namorada Natália que foi vice-campeã na sua categoria fechando os 42k com 4h15'11.
.
Me senti até parecendo um corredor de verdade. kkkkk
Muito obrigado galera.
Agradecimentos:
Primeiramente a Deus pelo dom da saúde e por me permitir correr mais uma prova de forma magnífica.
Agradeço também ao Carlos que montou mais esta maravilhosa excursão. Ao Valdir pelo pouso e carona. À minha esposa Leide que ficou em casa torcendo por mim e depois me pediu 500 reais (que dei a ela) kkkkk
E um agradecimento especial aos colaboradores do meu canal de loterias no YouTube. Sem a ajuda financeira daquela galera ficaria bem complicado a minha participação nesta prova.
Despesas:
Inscrição: R$ 199,90
Ônibus Cascavel/Campo Grande/Cascavel + hotel: R$ 465,00
Passagem Ubiratã/Cascavel: R$ 42,13
Alimentação e despesas extras: R$ 249,54
Total: R$ 956,57
Nenhum comentário:
Postar um comentário