segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Corrida Nº 89 - Corrida Rústica de Juranda - Juranda-PR - 11/12/2011

.
Uma semana após a XIII Volta Internacional da Pampulha em BH estava eu novamente competindo.
Desta vez na cidade de Juranda-PR.
A princípio, minha intensão era ir correndo de casa até lá, pois fica perto (cerca de 27km) e depois ainda correr a prova.
Mas, pensei melhor e vi que eu tinha possibilidades de subir no pódio pela última vez no ano e desisti de fazer este longão.




Conhecendo um pouco mais de Juranda:



Juranda é um município brasileiro do estado do Paraná. Fica situada na região de Goioerê.

Foi fundada em 16 de dezembro de 1.981.
Sua população, conforme dados do IBGE de 2010, é de 7.641 habitantes.
Sua área territorial é de 349,721 km².
Atualmente é admistrada por uma mulher: a Prefeita Leila Miotto Amadei do PSC, cujo lema é "Município de Juranda, o poder é do povo".


Segundo os moradores pioneiros, o nome deste município surgiu pelo fato de, em 1945, ter sido aprisionada, na região, uma índia que se chamava Juranda. Ocorre que, em cativeiro, a índia fora acometida de grande solidão e, por sentir enorme saudades de sua tribo e de seus familiares, acabou perecendo. A partir de então, quando alguma autoridade ou pessoa perguntava aos pioneiros onde moravam, esses informavam que residiam na região da índia Juranda. Com o passar do tempo, foi-se intensificando simplesmente a denominação Juranda.

Colonizada pelos imigrantes europeus, em Juranda, encontramos descendentes das comunidades Ucranianas, Polonesas, Italianas e Alemãs. Com o transcorrer dos anos houve a miscigenação com os "brasileiros" vindos de outras regiões do Paraná e do Brasil, em especial os Paulistas, Mineiros, Gaúchos e Baianos. No final dos anos 90, chegaram algumas famílias de origem Japonesa. Atualmente, ao traçarmos a árvore genealógica de algum habitante que reside a bom tempo na cidade, identificamos que compartilha grau de parentesco com grande parte dos moradores. Município fortemente agrícola, teve sua população diminuída na última década em razão da mecanização na agricultura. Fonte: Wikipédia.




Dados gerais da prova:

Data: Domingo, 11 de Dezembro de 2011
Cidade: Juranda-PR
Nome da Prova: Corrida Rústica de Juranda
Distância: 10km
Tempo de Conclusão: 36min40seg
Média Por Km: 3min40seg
Número de Peito: C 22
Atletas Concluíntes na Categoria Geral Masculina: não informado
Colocação Geral: não informado
Atletas Concluíntes na Faixa Etária 21 a 34 anos: não informado
Colocação Faixa Etária: 2º lugar


Saí de Ubiratã as 07:00h da manhã juntamente com meu pai que me levou de carro e ainda foram com a gente a minha mãe, a minha namorada e o filho dela.
Cerca de 20 minutos depois já estávamos no local da prova que tinha largada marcada para as 08:00h, mas acabou tendo largada somente uma hora depois e numa temperatura bem elevada.


A prova contou com cerca de 80 a 90 corredores dentre todas as categorias: 10 a 15 anos; 16 a 20; 21 a 34; 35 a 40; 41 a 54 e 55 anos acima.
Na categoria adulto masculino eu contei aproximandamente 40 corredores.
A largada foi em frente a Biblioteca Municipal e deveríamos dar 3 voltas no percurso. Saindo dali e subindo até próximo a rodovia BR-369 e descendo até três quadras pra baixo da biblioteca e subindo novamente.

Segundo informações, o percurso era de 10km, mas acredito que daria um pouco mais e conversando com outros atletas no final da prova eles calcuram cerca de 10,3km. Porém, em 2006 quando eu corri ali, o percurso foi o mesmo e nas informações da época daria 10,5kms. Mas, como não tenho informações corretas, vou postar como sendo apenas os 10kms.


Como disse mais acima, a minha intesão era fazer um longão: ir correndo até Juranda e correr a prova e depois voltar de carro com os amigos Osdival e Braguinha que também foram correr.

 
 Braguinha, Tutta e Osdival antes da prova.
O Braguinha completou o percurso com pouco mais de 50 minutos.
Já o Osdival fez com pouco mais de 58.
.

Porém, vi a possibilidade de subir no pódio pela última vez no ano e ainda ganhar uma pequena quantia em dinheiro que iria me ajudar nas despesas da viagem para São Paulo no final deste mês onde tirarei uma férias e aproveitarei para correr pela sexta vez (quinta consecultiva) a São Silvestre.


Não sabia como eu estava de velocidade, pois com esta prova, já somava sete nos últimos oito finais de semana e eu quase não estava treinando velocidade nesse período para que o desgaste do corpo não fosse tão grande.

Procurei então, alguns "coelhos" para ditarem o meu ritmo.
Por sorte o Luíz Ornóbio de Juranda e o Sérgio de Iporã estavam participando da prova e nós três temos um ritmo bem parecido. No entanto, o Luíz havia caído com o joelho em cima de uma pedra em um treino uma semana antes e estava todo inchado e não estava em condições de forçar muito. Mas, forçou bastante.
Foi difícil demais ultrapassá-lo. hehe


A largada foi em subida e apesar disso saímos num ritmo super bom.
No retorno dava pra "descansar" um pouco e acelerar a vontade pra tirar o tempo "perdido" na subida, pois quando completássemos a votla teríamos a mesma subida denovo.


Não havia marcação de kms, o que dificultou bastante.
Sempre gosto de correr controlando a velocidade a cada km.

Quando completamos a primeira volta nem lembrei de olhar o tempo no cronômetro.
Estava em 13º nessa ocasião.

Já na subida da segunda volta consigo ultrapassar o Luíz.
O Sérgio que estava do meu lado me pediu pra ajudar ele a alcansar o atleta da frente, pois era de sua categoria e conseguimos chegar até ele, mas não ultrapassá-lo.


Quando completei a segunda volta eu estava em 11º lugar no geral e nessa hora eu lembrei de olhar o meu tempo que marcava 24min22seg.


Abri a terceira e última volta ficando pra trás do Sérgio que ultrapassou o seu "adversário" de categoria na métade da subida e após o penúltimo retorno (já em descida) ultrapassou mais um atleta e este era da minha categoria.
Nessa ocasião, eu era o sexto da categoria, porém, se permanecesse assim eu subiria no pódio em terceiro lugar, pois os três primeiros era da faixa etária de 21 a 34 anos.
Mas, vendo que o Sérgio estava indo "embora", tirei forças não sei de onde e ultrapassei o tal atleta da categoria dele e a cerca de 5 quadras do último retorno ultrapasso o cara da minha categoria e alcanço o Sérgio próximo a passagem na frente do portal de chegada.
Nesse ponto teríamos que descer mais três quadras e subí-las para completar a prova.


O Sérgio me pergunta se o atleta da categoria dele está perto e eu respondo que ele pode ficar tranqüilo, pois o cara vem a mais de 30 metros atrás. Disse ainda que o problema maior era meu, com o "adversário" na minha cola.


Faço o último retorno já na frente do Sérgio, mas já quase sem forças e o meu 'companheiro' de categoria a cerca de uns 10 metros atrás.
Uma quadra depois ultrapasso o Osdival, dando uma volta nele e dou a última olhada pra trás e o cara acelerando muito.

Nessa hora eu virei o Usain Bolt e fiz os duzentos e poucos metros finais em uma velocidade aluciante e finalizei a prova com 36min40seg.

Terminando em 8º lugar geral (acredito eu, já que não foi divulgado os resultados) e em 2º lugar na faixa etária estendida de 21 a 34 anos e subindo no pódio pela última vez no ano de 2011.


E foi mais ou menos isso que aconteceu nessa prova.


Segue abaixo algumas fotos:


O meu número.
A letra "C" indicava a categoria
.
.

 A prefeita Leila Miotto Amadei conferindo as inscrições.
Quero aproveitar e parabenizá-la pela atitude, pois marcou presença do início ao fim das atividades onde discursou agradecendo a presença de todos e disse que a prova de Juranda veio pra ficar.
.
.

Momentos antes da largada.
O atleta com o número C 24 foi o tal atleta que ultrapassei no finalzinho, deixando-o em terceiro na catega.
.
.

Minha namorada Leide e eu após a prova.
Repare como o meu rosto estava todo vermelho devido ao calor e ao esforço feito nos metros finais.
Menos mal que valeu a pena. hehe
.
.

Prefeita Leila agradecendo as cidades representadas pelos atletas na prova de Juranda.
É bem verdade que nem precisava falar de Ubiratã, já que não tenho apoio nenhum por parte da administração municipal aqui, divulgar pra quê, não é mesmo?
Mas, de qualquer forma tá valendo, pois não meço esforços para levar o nome da minha querida por onde quer que eu vá.
.
.

Meu 10º pódio em 2011 em 17 provas disputadas.
.
.

Cheque referente a premiação na faixa etária que depois foi trocado (ali mesmo) por dinheiro vivo
.
.

Dinheiro da premiação que me ajudará nas despesas da São Silvestre 2011
.
.

 Frente da medalha referente a segunda colocação na faixa etária de 21 a 34 anos.
.
.

Verso da medalha acima com descrição completa da prova como o nome, a distância, a data, a categoria e a colocação.
.
.

Com a bela Prefeita de Juranda, Leila Moitto Amadei e o organizador da prova e Secretário de Esportes daquela cidade, Rafael.
.
.


Pra finalizar quero apenas deixar a minha impressão da prova.
Achei que foi muito boa, principalmente pelo esforço da atual administração de Juranda por fazer um evento como este.
O percurso é um tanto quanto difícil, pois só sobe e só desce na prova. É uma subida longa e uma descida da mesma distância. Mas o percurso tem que ser aquele mesmo, pois Juranda é bem pequena e não tem opções para mudar o percurso que é na principal (das duas) avenidas da cidade.
Por isso, acredito que para melhorar nos próximos anos, o horário de largada deverá ser respeitado para amenizar um pouco o calor que é grande nesta época do ano.
A data de realização da prova, acredito que tem que ser mantida, pois Juranda faz aniversário no dia 16 de dezembro.


Houve alguns outros pontos negativos na prova que inclusive foi comentado pela prefeita que disse que vão melhorar, e na minha humide opinião deverá ser corrigido os seguintes pontos:
Não irei fazer críticas, apenas citá-los.
O número de peito foi feito de cartolina e o meu desgrudou da camiseta na segunda volta devido ao suor e da água que caia quando eu a tomava, fazendo-me correr com ele na mão durante a última volta toda e deverá ser confeccionado com um outro material, bem como, ter estampado o nome da cidade para uma maior divulgação da mesma, pois como houve atletas de cerca de dez a doze cidades diferentes isso ajudará a manter Juranda conhecida pela região e pelo mundo atravéz das fotos.
O ideal também é ter medalhas de participação para todos, pois é uma forma de lembrança da prova para o atleta.
Este ano houve medalhas apenas para os segundos e terceiros colocados nas categorias e mais uma pequena quantia em dinheiro, enquanto para os primeiros colocados nessas categorias e para os três primeiros no geral receberam troféu e também uma quantia em dinheiro.

Deverá também ser divulgado os resultados para sabermos os tempos e colocações exatos.
Eu me ofereci para divulgar aqui no blog, mas até agora o Secretário de Esportes, Rafael não me passou nada a respeito. Apenas me disse que iria ser colocado no site da prefeitura, ams que também me mandaria o link para divulgação aqui.


Posto de hidratação foi bom. Teve um no percurso, que se tornou três devido a se dar três voltas.
E a inscrição foi grátis. Coisa rara hoje em dia.

Enfim... Juranda está de parabéns, não só pelo aniversário de 30 anos, mas também por nos proporcinar momentos de alegria atravéz da realização desta prova.



PS: Estarei saindo de 'férias' para São Paulo nesta quarta-feira, portanto, muito provavelmente estarei ausente do blog no período de 28/12/2011 a 15/01/2012.
Por este motivo quero aproveitar e desejar a todos uma feliz passagem de ano e que 2012 seja um ano de grandes conquistas e realizações na vida de cada um de vocês.


Um grande abraço e nos veremos CoRRendo CoRRidas por aí.




tutta-BALEIAS/Pr
www.correndocorridas.blogspot.com

15 comentários:

Anônimo disse...

Tutta,
Papai Noel foi generoso com você. Parabéns pelo pódio de fim de ano. Quem sabe na SSilvestre...
Feliz Ano Novo e divirta-se em SP.
Gilmar

Matheus Tonello disse...

Fala Tutta, seu pangaré.

Como é que você não me fala que vai correr a São Silvestre? Eu também vou, pô, e vou de carro. Você não quer uma carona? Vou viajar na quinta de manha e vou passar por Ubiratã.

Estou sem meu celular, não estou achando. Manda seu celular para mim por email se você estiver interessado na carona, seu traíra.

Abraços e Feliz Natal

tutta disse...

Resposta ao Gilmar Farias:
Olá Gilmar, eu não diria que foi esse tal de "papai noel" que foi generoso comigo, pois não acredito nele. hehe
Acredito sim, que Deus tem sido muito bom pra mim ao longo deste ano, bem como dos outros também.
Já em relação a São Silvestre: um pódio lá é quase impossível, a menos que eu conseguisse sair na elite "C" e tivesse em um dos meus melhores dias. hehe
Abraço e Feliz 2012 pra você também.


Resposta ao Matheus Tonello:
Fala Matheus, tudo bom? hehe
Cara, nem me deu tempo de avisar ninguém que eu iria correr a São Silvestre. Um dos poucos que estão sabendo é o Miguel.
Decidi em cima da hora e fiz a inscrição no penúltimo dia antes do encerramento e como no final de ano fica tudo bem corrido aqui no meu trabalho não foi possível postar nada no blog. Tá tudo tão corrido e atrasado aqui que este texto da corrida de Juranda saiu só 15 dias depois da realização da prova.
Quanto a minha ida pra São Paulo, irei de ônibus amanhã a tarde.
A minha avó que mora lá está aqui e irei junto com ela.
Mas, agradeço pela carona.
Nos encontraremos no final da corrida lá, pode ser? Mas, me espere assim que você terminá-la, ok? hehe
Abraço, boa viagem e Feliz Ano Novo pra você e pra Carol.


tutta/BALEIAS/PR
www.correndocorridas.blogspot.com

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Tutta, fechou bem o ano de pódios. Pô longao de 27km e ainda correr a prova seria puxado. mesmo que corresse mais leve. Valeu por optar a correr, pois levou uma medalha de 2º lugar e oitenta reais p cobrir um pco os custos da corrida.
Abraços, boas festas e um ótimo 2012 p nós com mtas corridas e mtos pódios p vc e tvz alguns p mim. he he he.

corridaderuams.blogspot.com

tutta disse...

Resposta ao Rodrigo Augusto:
Graças a Deus este ano foi repletos de pódios pra mim Rodrigo.
Espero que 2012 seja assim também. hehe
Quanto ao "longão", não seria tão puxado não, pois em uma maratona a gente corre 42km, mas vi a possibilidade de pódio, daí mudei de idéia e deixei este longão para uma outra oportunidade e me dei bem por esta opção. rsrs
Já em relação aos custos, não tive nenhum, pois a inscrição da corrida foi grátis e o meu pai me levou e não cobrou nada. hehe
Também não gastou quase nada, pois ida e volta de Ubiratã a Juranda não dá nem 60km.

Abraço pra você também e que seu 2012 seja repleto de coisas boas e pódios também. Pois você tem grande chances pra isso, é só treinar um pouquinho mais forte. hehe

Feliz Ano Novo.


tutta/BALEIAS/PR
www.correndocorridas.blogspot.com

Giba ( Junior ) disse...

Neste ano que se inicia, desejo que todos os seus sonhos se tornem realidade, que todos os seus planos se concretizem.
O melhor presente da vida é saber que não estamos sós e que podemos contar com quem gostamos e confiamos.
Que o seu caminho seja sempre iluminado por Deus e por seu infinito amor, orientado pela sabedoria infinita e abençoado por Ele com muita paz.
Este é o meu sincero desejo: Feliz Ano Novo!

{}´s
Giba
correndopelacidade.blogspot.com

Cesar Condrati disse...

Parabéns pelo esforço e ótimo resultado, além da escolha que fez, de guardar energias indo de carro, pois caso contrário possívelmente não ficaria em segundo e talvez até perdesse o terceiro lugar, ficando sem pódium, medalha e $$.

Agradeço também sua visita em meu blog, pensei que já estivesse na Av. Paulista se preparando para a SS. Certeza que conquistará um ótimo tempo em São Paulo, desde que cumpra sua estratégia de largar na frente.

Bom resto de 2011, com a participação na São Silvestre, e que 2012 seja ainda melhor.

Abraços,

César Condrati
http://condrati.blogspot.com

tutta disse...

Resposta ao Giba (Junior):
Muito obrigado pela belíssima mensagem Giba.
Desejo que seu 2012 seja repleto de realizaçõe e grandes conquistas, seguidos de muita paz, alegria, saúde e disposição para você enfrentar muitos kms.
Grande abraço e tudo de bom.


Resposta ao Cesar Condrati:
Realmente acho que fiz uma ótima escolha mesmo. hehe
Na realidade pensei primeiramente no pódio independente do dinheiro, pois achei que seria muito bom fechar o ano de corridas no pódio.
Porque eu não tava com muitos planos de ir pra São Silvestre, porém, com a inscrição que ganhei em forma de patrocínio do BCA Transportes e consequentemente com o dinheiro que possivelmente eu ganharia da premiação da corrida de Juranda a vontade de correr mais uma São Silvestre falou mais alto. hehe
E na realidade, não estou na Paulista, pelo menos não ainda, mas já estou em São Paulo e quase pronto pra prova. hehe
Já em relação aos meus comentários deixados em seu blog nem precisa agradecer, aliás, eu que agradeço pelos seus deixados aqui.
Saibas que me motivam muito para continuar treinando e buscando o meu melhor a cada prova e é o que eu pretendo nesta minha sexta São Silvestre. Por isso quero chegar mais cedo e tentar um 'espaço' mais a frente nem que eu me "derreta" com o calor durante umas 3 ou 4 horas, mais quero, no mínimo, ter a possibilidade de sair mais na frente e quem sabe fazer uma boa participação para fechar com chave de ouro este ano de 2011.
Caso não dê, me conformarei apenas em participar da festa.

Abraço e tudo de bom em 2012.


tutta/BALEIAS/PR
www.correndocorridas.blogspot.com

Unknown disse...

Tutta,
Desejo a você e sua família um ano novo cheio de prosperidade e realizações. E que 2012 seja repleto de SUCESSO, PAZ, AMOR , SAÚDE e muitas ALEGRIAS.....

Um abraço!!!

Fernando Moura
www.vivendoavidacorrendo.blogspot.com

Bons Km disse...

Tutta, feliz ano novo...
cheio de novos pódios e novas conquistas...
abraços
Ju

FREE ATLETA disse...

PARABÉNS E FELIZ 2012 GUERREIRO TUTTA !!!!!!!!!!!!!

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí tutta, blz. já vi seu tempo na S Silvestre. parabéns. Viu se souber de alguma prova em fevereiro aí na regiao (mais perto do Ms) me avise. valeu. bom 2012 !!!

RODRIGO AUGUSTO disse...

tUTTA, segue o link p o resultado
http://www.yescom.com.br/saosilvestre/2011/portugues/

Tiago Antunes disse...

daee tutta! Parabéns, bom ver você novamente correndo... eu também voltei este ano, desde o início hehehe

Tiago Antunes
www.vodoismax.blogspot.com

tutta disse...

PS: Desculpe-me pela ausência nas respostas dos comentários.
Estava de férias e retornei somente ontem dia 13/01/2012.


Resposta ao Vivendo a Vida Correndo:
Muito obrigado Fernando.
Abraço e tudo de bom pra você também em 2012.


Resposta a Bons Kms:
Obrigado Ju.
Feliz Ano Novo com tudo de bom na vida vida também.


Resposta ao Joka:
Obrigado e Feliz 2012 pra você também amigo.
Sucesso aí.


Resposta ao Rodrigo Augusto:
Beleza Rodrigo e você como está?
Obrigado pelo link da classificação da São Silvestre, ok?
Até o dia em que você deixou o comentário eu não tinha conseguido visualizar ainda.
Estava entrando no lugar errado. Acho que foi a ansiedade de saber o resultado logo. hehe
E quanto as provas aqui na região, em fevereiro não sei de nenhuma não, mas caso eu descubra eu te aviso, ok?
Abraço e feliz 2012.


Resposta ao Tiago Augusto:
Obrigado Tiago.
Voltei a correr um mês e meio após minha lesão que foi em julho.
De lá pra cá foram várias provas e alguns pódios.
O relato desta prova acima foi a penúltima de 2011 que fechei perfeitamente na São Silvestre e o relato vem em logo logo.
No momento estou acabando de retornar das férias. hehe
Abraço e sucesso pra você em 2012.


tutta/BALEIAS/PR
www.correndocorridas.blogspot.com