segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Corrida Nº 244 - 15ª Meia Maratona das Cataratas - Foz do Iguaçu-PR (05mai2024)

... Postagem atrasada ...


Mesmo não estando correndo tão bem como gostaria, mas confiante de que pegaria mais um pódio, segui para Foz do Iguaçu onde faria a minha 10ª participação na Meia Maratona das Cataratas.

"Quando você acredita que é possível, nada o impedirá de alcançar os teus objetivos."



Segue abaixo os dados gerais da prova:

Corrida número: 244
Nome da prova: 15ª Meia Maratona das Cataratas
Cidade: Foz do Iguaçu-PR
Data: Domingo, 05 de Maio de 2024
Distância: 21,1kms
Tempo: 1h18min20seg
Média por quilômetro: 3min42seg
Colocação geral: 3º lugar
Atletas no total geral: 677 atletas concluintes
Número de pódios (fora de Ubiratã): 133 pódios
Pódios por classificação geral: 58 pódios
Pódios na categoria por faixa etária: 69 pódios
Pódios em equipes e/ou duplas: 6 pódios
Número de peito: 21229



Devido ao cansaço do trabalho e, principalmente por conta dos treinos diários devido ao Desafio366 que consiste em correr todos os 366 dias do ano de 2024, segui sem muita expectativa de um bom resultado para Foz do Iguaçu na tarde do sábado, dia 4 de maio de 2024 onde participaria da 15ª Meia Maratona das Cataratas.

Por sorte este ano a entrega dos kits seriam até às 20:00 horas e isso facilitou bastante, pois não precisei me sacrificar em sair de Ubiratã às 03:00h da manhã para viajar e daí, embarquei às 12:40h (com 20 minutos de atraso) no ônibus da Expresso Maringá e consegui dormir a noite inteira antes da viagem.

Cheguei em Foz às 16:45h e imediatamente fui para a pousada que ficava quase ao lado da rodoviária (Pousada MG).
Deixei meus pertences e solicitei um Uber para ir até Centro de Visitantes na entrada do Parque Nacional do Iguaçu para retirar o meu kit.

Com o kit em mãos, esperei o ônibus que me levaria até o terminal (e demorou bastante) e de lá segui até o Mufatto para comprar umas coisinhas e retornei à pousada logo em seguida onde cheguei por volta das 20:00 horas.
Nem saí para jantar. Já havia levado um lanche pronto para tentar economizar um pouco.

Após a alimentação, fui direto e reto para a cama pois, precisava acordar antes das 4 da manhã para seguir até o Parque Nacional e pegar um dos ônibus para ir até o Porto Canoas onde seria a largada da meia maratona que estava prevista somente para às 08:10h da manhã.

Mas, nem consegui dormir.
A preocupação era tanta em querer dormir e acordar no horário certo que acabei ficando mais acordado do que devia. rsrs
Acho que só dei umas pequenas cochiladas.
Estava um pouco ansioso também e tinha uma pequena 'pressão', pois eu estava indo representar a empresa dos Postos BCA (que me pagou todas as despesas) e precisava fazer uma boa corrida. Então juntou tudo isso e acabei nem dormindo direito.

Sem contar que, no ano anterior me informaram que o trânsito foi horrível na Avenida das Cataratas até chegar no Parque Nacional do Iguaçu e por conta disso precisava acordar bem cedo pra evitar de correr o risco de pegar um trânsito "brabo" e não conseguir chegar ao Centro de Visitantes a tempo de pegar os ônibus.
Enfim, ficava olhando no relógio praticamente a cada 30 ou 40 minutos e me levantei em definitivo às 03:40h.
Comi algumas coisas rapidamente. Me aprontei. Devolvi a chave do quarto e solicitei um Uber.

Acho que dá próxima vez reservarei um hotel mais próximo ao Parque Nacional, pois daí a pressão seria menor e poderia até dormir um pouco mais e acordar próximo ao horário de acesso ao parque que este ano estava marcado entre 04:30h e 06:00 horas da manhã.

Mas, graças a Deus deu tudo certo e às 04:50h já estava no Centro de Visitantes na entrada do Parque Nacional do Iguaçu e sem muitos atletas.
Peguei um dos primeiros ônibus com destino ao Porto Canoas onde seria a largada e a chegada da prova.

O ônibus nos deixou em frente ao Hotel das Cataratas e tivemos que seguir o último km a pé até o local da largada num breu danado.
Confesso que deu vontade de parar num canto ao lado de umas lojinhas para dormir um pouco. kkkkkk
E até dava para fazer isso, pois no escuro que estava, ninguém iria me ver ou incomodar. Acho que dava para dormir pelo menos umas duas horinhas até a hora da largada. kkkkkk
Mas, não fiz isso e segui com os demais atletas até o local da largada.

Chegamos às 05:22h e precisamos aguardar até às 08:10h para a largada. Sacanagem.
Foi complicado aguardar.
A hora não passava nunca e quanto mais ia se aproximando o horário da largada e ia amanhecendo, mais o sono ia batendo forte. rsrs

Deitei num dos bancos em um canto mais escuro, mas não podia dormir, pois estava com a bolsa com todos os pertences e precisava ficar atento. 
Depois de muita espera e algumas conversas enfim amanheceu de vez. Aproveitei e coloquei a roupa da corrida, guardei os pertences no guarda-volumes e após um brevíssimo aquecimento fui para próximo ao local de acesso para a largada e fiquei na espera da liberação. Enquanto isso ia conversando com alguns amigos e quando abriram as grades e liberaram o acesso fui para bem próximo a fita de largada e aí foi só aguardar darem o sinal para sair correndo. rsrs

Faltando cerca de uma hora para a largada.


Dada a largada, que é em subida, logo de início estava eu, e outros três amigos (Luciano de Foz, Luciano de Toledo e Reinaldo também de Toledo) entre os primeiros colocados. Até achei que eu poderia vencer a prova, pois o ritmo dessa galera é um pouco inferior ao meu, quando se trata de prova longa. Mas, após finalizarmos a subida e começarmos a descer, passou dois 'foguetes' por nós.

Não tinha visto aquela galera na largada e eles passaram numa velocidade impressionante.
Depois me informaram que um deles havia vencido a prova no ano anterior e o outro havia feito uma maratona algumas semanas antes com 2h20. Então, vencer já não seria mais possível. rsrs
Mas, sabia que poderia fazer uma boa prova e de repente pegar pódio geral. Desde que não surgisse mais ninguém desconhecido vindo de trás. rsrs
Porém, no entanto, a expectativa mesmo era para pódio apenas na categoria. Pois, como eu não havia feito treinos tão bons, acreditava que o pódio geral seria muito audacioso.

Completei o primeiro quilômetro com 3min46seg e estava em sexto geral e não muito longe dos demais.
Nos dois quilômetros seguintes, já um pouco mais favoráveis, pude acelerar um pouquinho e ganhei uma colocação e cheguei no quilômetro 5 com 18min29seg e já era o quarto colocado e o Reinaldo (3º colocado) estava bem próximo.
Logo em seguida, km 6, ultrapassei ele e segui na frente até o quilômetro 9 quando ele me ultrapassou novamente.

Quando estava para completar o quilômetro 10, que passei com 36min40seg, os dois primeiros colocados já estavam voltando. Porém, achei super estranho, pois os tempos deles ao passarem pela metade da prova não apareceram na página de classificação. Achei esquisito isso, pois o de todos os atletas constavam na classificação e os deles não. Bem esquisito!
Mas, enfim... vamos seguindo...
O Reinaldo continuava na minha frente nesse momento.

Ao fazer o retorno, metade da prova, o tempo era de 38min42min e devido ao esforço feito até aquele momento, o cansaço bateu forte. Mas, procurei me manter focado, pois estava em quarto geral e com grandes chances de empatar com a melhor colocação que eu já havia feito ali na Meia das Cataratas na edição de 2019. Última vez que corri a prova.

Pouco depois, emparelhei com o Reinaldo, 3º colocado, e fomos revezando colocações por um bom tempo. Acredito que do km 11 até o 15. E em muitas ocasiões, percebia que o ele me 'fechava'. Ou seja, me impedia de correr ao lado dele ou que o ultrapassasse. Conversei com ele no final da prova e ele disse que não. Mas, muitas vezes eu me direcionava do lado dos cones que dividia a pista para tentar a ultrapassagem e ele ia pra esse lado e eu precisava recuar para não atropelar os cones. Saía e ia do outro lado da pista, próximo ao acostamento e ele ia junto. Isso aconteceu por várias vezes. Achei muito estranho. Mas, enfim... rsrs

Estávamos num bom ritmo mais aquela atitude dele, mesmo que fosse sem intensão, me incomodava.
Chegamos no quilômetro 15 e neste momento eu estava um pouquinho na frente dele.
O tempo era de 55min50seg e dali para frente comecei a apertar o passo para abrir vantagem dele e acabou dando super certo.

Nos dois kms seguintes fiz pace abaixo dos 3min40seg. E do km 18 em diante não o via mais.
Consegui até dar um 'refresco' no km 20 que fiz com 4 minutos cravados e 1h14min40seg de tempo total.
Dali para a linha de chegada era um 'pulinho. rsrs
Foi só passar em frente às Cataratas, descer um pouco e subir uma pequena rampa e descer novamente para cruzar a linha de chegada da minha 10ª participação na Meia Maratona das Cataratas com o tempo oficial de 1h18min20seg e feliz demais da conta. rsrs
Longe do meu melhor tempo já obtido na prova que é de 1h14min18seg lá em 2011, mas conquistando novamente a 3ª colocação geral. Minha melhor colocação já conquistada ali na Meia das Cataratas.

Completando a minha 10ª Meia das Cataratas com o tempo líquido oficial de 1h18min20seg em 3º lugar na classificação geral.


Ao final; hidratação, medalha, pódio e volta para casa com carona e almoço pago pelo parceiro ubiratanense Bruno Morita.

E assim foi a minha participação em mais uma Meia Maratona das Cataratas.


Segue abaixo algumas fotos:

Meu numeral.
.
.

Com os amigos Luciano de Foz (1h20min59seg) e Luciano de Toledo (1h23min21seg) antes da largada.
.
.

Com as amigas Jaysman de Ubiratã (2h37min40seg) e Joniana de Goioerê (2h11min41seg).
.
.

Subindo, quase completando o 1º quilômetro com as imponentes quedas das Cataratas ao fundo.
.
.

Após a prova.
.
.

Nas Cataratas.
.
.

Com os amigos de Ubiratã Bruno Morita (1h39min11seg) e Luciano (1h42min56seg).
.
.

Pódio geral masculino da 15ª Meia Maratona das Cataratas.
.
.


Os 5 primeiros colocados na classificação geral.
Até a data desta postagem a classificação poderia ser visualizada no site da Four Eventos Esportivos.
.
.

.

3º geral.
.
.

Com o Reinaldo, Luciano e o paraguaio campeão da prova, Derlys.
.
.

A medalha da prova.
Achei bem simples.
.
.

O troféu.
.
.

O vídeo que gravei na prova pode ser visto no canal Tutta Maratonista.

:



Agradecimentos:

Primeiramente a Deus pela vida, saúde e por me brindar com mais esta conquista.
Agradecimento também à minha família, em especial minha esposa Leide.
Ao patrocinador oficial: Postos BCA do amigo José Bocalon e ao Bruno Morita pela carona de volta e pelo almoço.